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Gestão Municipal no Turismo e na Cultura e Esporte:

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Apresentação em tema: "Gestão Municipal no Turismo e na Cultura e Esporte:"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Municipal no Turismo e na Cultura e Esporte:
Como Gerenciar os Desafios para o Alcance dos Resultados Paulo Roberto May Instrutor/GesPública

2 Gestão Municipal no Turismo e na Cultura e Esporte:
Como Gerenciar os Desafios para o Alcance dos Resultados

3 Como Gerenciar os Desafios para o Alcance dos Resultados
=> Gestão Municipal => Turismo => Cultura => Esporte Como Gerenciar os Desafios para o Alcance dos Resultados

4 Gerenciar os Desafios para o Alcance dos Resultados
Como ? Gerenciar os Desafios para o Alcance dos Resultados DIAGNÓSTICO

5 Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização
GESPÚBLICA 1. Apresentação do GESPÚBLICA GESPÚBLICA Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização Amplitude Executivo Municipal Federal Excelência GESPÚBLICA dirigida ao Cidadão Judiciário Legislativo Estadual

6 GESPÚBLICA 1. Apresentação do GESPÚBLICA Missão Promover a gestão pública de excelência, visando contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para o aumento da competitividade do País. Estratégia Mobilizar pessoas e organizações voluntárias para atuarem como agentes transformadores da gestão pública brasileira. A atuação voluntária das pessoas é não remunerada, Considerada serviço público relevante

7 GESPÚBLICA 1. Apresentação do GESPÚBLICA Histórico 2005 GESPUBLICA – Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização 2000 PQSP – Programa da Qualidade no Serviço Público 1996 QPAP – Programa da Qualidade e participação na Administração Pública 1990 Sub Progama da Qualidade e Produtividade na Administração Pública 1979 Programa Nacional de Desburocratização 1956 Comissão de Simplificação Burocratica

8 Ciclo de Melhoria Continuada da Gestão
1. Apresentação do GESPÚBLICA GESPÚBLICA Ciclo de Melhoria Continuada da Gestão Apoiar a construção de organizações públicas de alto desempenho Prêmio Nacional da Gestão Pública Melhoria contínua do sistema de gestão Modelo de Excelência em Gestão Pública Excelência em gestão Melhoria Auto-avaliação Gestão do atendimento Desburocratização

9 gerenciar Gestão é a capacidade de fazer o que precisa ser feito.
GESPÚBLICA 2. Fundamentos e conceitos essenciais do GESPÚBLICA gerenciar Gestão é a capacidade de fazer o que precisa ser feito. Alta capacidade de gestão é obter a melhor relação entre recurso, ação e resultado. Planejar Dirigir Organizar Coordenar Controlar Quanto maior for a demanda e mais escassos os recursos, maior capacidade de gestão será exigida.

10 Fundamentos GESPÚBLICA Publicidade Impessoalidade
2. Fundamentos e conceitos essenciais do GESPÚBLICA Fundamentos Agilidade Inovação Publicidade Impessoalidade Valorização das pessoas Foco em resultado Excelência dirigida ao Cidadão Controle social Gestão participativa Moralidade Eficiência Aprendizado organizacional Visão de Futuro Legalidade Gestão baseada em processos e informações

11 MEG® Modelo de Excelência em Gestão Pública Clientes = Cidadãos
GESPÚBLICA Modelo de Excelência em Gestão Pública Clientes = Cidadãos MEG®

12 MEG® – Evolução do Modelo
Re sul ta do s ( ) Globalização Uniformização Tecnológica Expansão das Comunicações Gestão da Qualidade Total Migração de Capitais Poder da Distribuição Logística como Diferencial Cadeia de Valor Linear Insustentabilidade Escassez de Recursos Crise de Ética e Corrupção Força das Redes Complexidade Sustentabilidade Volatilidade Financeira Imprevisibilidade 1991 2012 Velocidade Responsabilidade Social Baldrige TQM Biz Excel Contr/Apdz Proc.Ger. ? Sustentab. Integração

13 QUALIDADE RS

14 1 - LIDERANÇA

15 2 – ESTRATÉGIAS E PLANOS 5W 2H Quando será feito? Como será feito?
Por que será feito? Por que Por quem? Quem Quanto custará ? Onde deverá ser feito? O que será feito? Quanto Onde O quê 5W 2H Paulo May

16 3 – CIDADÃOS

17 4 – SOCIEDADE

18 5 – INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO

19 Você pode sonhar, projetar, criar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo. Mas precisará de pessoas para tornar o sonho realidade. (Walt Disney) 6 - PESSOAS SERES HUMANOS PESSOAS

20 Gerenciamento de Processos
MISSÃO INSUMOS PRODUTOS FORNECEDORES PROCESSOS CLIENTES CIDADÃOS 13

21 8 - RESULTADOS VER O TODO MUNDO VÊ ...

22 PERCEBER O QUE NINGUÉM VÊ ... 8 R E S U L T A D O

23 MEG® Modelo de Excelência em Gestão Pública Clientes = Cidadãos
GESPÚBLICA Modelo de Excelência em Gestão Pública Clientes = Cidadãos MEG®

24 Unidade lógica de operações de planejamento, organização,
GESPÚBLICA 2. Fundamentos e conceitos essenciais do GESPÚBLICA PRÁTICA DE GESTÃO Unidade lógica de operações de planejamento, organização, direção, coordenação e controle. unidade celular da avaliação da gestão. Monito- ramento Clima Org. Sugestões Reclama Decisão Av. Satisf. Desev. Global Plane- jamento Valores

25 Avaliar a gestão consiste em identificar e analisar as práticas
GESPÚBLICA 1. Apresentação O sistema de auto-avaliação continuada da gestão pública - MEGP. Avaliar a gestão consiste em identificar e analisar as práticas de gestão e os resultados de uma organização.

26 O Sistema de Avaliação Continuada da Gestão Pública: instrumentos
GESPÚBLICA 2. Auto-avaliação na prática O Sistema de Avaliação Continuada da Gestão Pública: instrumentos Instrumento 1000 Para organizações que atingiram pontuação igual ou superior a 350 pontos. Instrumento 500 Para organizações que atingiram pontuação igual ou superior a 200 pontos Para organizações que estão iniciando a implementação da Auto-Avaliação. Instrumento 250

27 GESPÚBLICA Sistema de Pontuação DIMENSÕES FATORES DE PONTUAÇÃO
SUBFATORES DE PONTUAÇÃO Processos Gerenciais Enfoque Adequação Proatividade Aplicação Abrangência Continuidade Aprendizado Melhorias Integração Coerência Inter-relacionamento Cooperação Resultados organizacionais Relevância Tendência Nível atual

28 Encaminha os resultados os Avaliadores Externos
2. Auto-avaliação na prática GESPÚBLICA A organização Encaminha os resultados da auto-avaliação ao GESPÚBLICA. Perfil e Planilhas preenchidas GESPÚBLICA Convida e designa os Avaliadores Externos Certifica a gestão de acordo com o Resultado validado.

29 Plano de Melhoria da Gestão
GESPÚBLICA 1. Plano de Melhoria de gestão - PMG Plano de Melhoria da Gestão PMG Instrumento de gestão constituído de metas e ações estabelecidas a partir da auto-avaliação, voltado exclusivamente para a melhoria do sistema do gestão.

30 RECOMENDAÇÕES A realização da auto-avaliação e o
GESPÚBLICA 2. Metodologia A realização da auto-avaliação e o planejamento para a melhoria não devem interromper as ações e os projetos em desenvolvimento; As ferramentas auxiliam, mas não substituem a percepção da organização sobre si mesma. RECOMENDAÇÕES

31 GESPÚBLICA 2. Metodologia Definição do sistema de monitoramento Monitoramento Estabelecer os mecanismos de acompanhamento das ações/projetos tendo por parâmetros as metas estabelecidas. O monitoramento possibilita agir corretivamente na execução e no próprio plano.

32 Portal da Gestão Pública: www.gespublica.gov.br
Portal do Núcleo de Santa Catarina: Portal da Gestão Pública: Obrigado! Paulo Roberto May Instrutor/GesPública

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