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PublicouPaulo Gorjão Bergmann Alterado mais de 8 anos atrás
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Maria Vitória Ribas de Oliveira Lima Patrícia Smith Cavalcante Universidade Federal de Pernambuco Centro de Educação Avaliação da Aprendizagem no Programa de Educação a Distância PROFORMAÇÃO
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CONTEXTO DA PESQUISA Processos de ensino e aprendizagem e avaliação da aprendizagem Concepções de avaliação da aprendizagem (classificatória e mediadora) Entraves das inovações na prática pedagógica A formação mínima exigida Art. 62 da LDB Incentivo a Programas de Educação a Distância Art.80 e 87 da LDB
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CONTEXTO DA PESQUISA Programa de Formação de Professores a Distância- PROFORMAÇÃO: Os pressupostos da avaliação no PROFORMAÇÃO A importância em discutir avaliação na modalidade a distância EAD modelos e características A modalidade a distância limites e possibilidades
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OBJETIVOS OBJETIVO GERAL: Investigar as concepções de avaliação presentes no Programa de Educação a Distância-PROFORMAÇÃO, na área temática de Vida e Natureza e nas Áreas Pedagógicas OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Comparar as concepções adotadas nos documentos oficiais do Programa com as desenvolvidas por ele; Explicitar as concepções de avaliação que perpassam os instrumentos de avaliação do Programa; Analisar a forma da avaliação no curso de educação a distância - PROFORMAÇÃO.
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PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Sujeitos: Professores Formadores e Tutores do PROFORMAÇÃO que acompanham os cursistas Coleta de dados: Análise das produções dos professores cursistas(tipo de atividades, correção e reformulação). Entrevistas com os professores formadores e tutores que acompanham o programa na AGF-Agência Formadora, localizada na Escola Abílio Galvão no município de Palmares-PE. Análise documental do Projeto: acompanhamento e avaliação (conteúdo e forma).
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ANÁLISE DOS DADOS Análise das entrevistas realizadas com três professores formadores: um da Área de Vida e Natureza e dois da Área Pedagógica. As questões selecionadas para análise têm o objetivo de discutir o acompanhamento da avaliação dos cursistas do PROFORMAÇÃO e as concepções de avaliação que perpassam os instrumentos de avaliação do Programa. Utilizamos como referência para análise as concepções teóricas de avaliação e as competências que o Programa prevê a serem adquiridas ao longo do curso pelos cursistas e as funções dos instrumento de avaliação.
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ANÁLISE DOS DADOS: As respostas foram agrupadas de acordo com temas comuns (análise de conteúdo, categorias temáticas). Comparar: projeto - entrevistas – observação - teorias de avaliação. Refletir sobre a avaliação em educação a distância e em educação presencial.
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RESULTADOS O PROFORMAÇÃO não apresenta nenhum indício de avaliação que seja característico de um programa na modalidade a distância na atualidade (tecnologia virtual e a distância). Os instrumentos que mais preocupam os formadores são o Caderno de Verificação de Aprendizagem – CVA e a Prova Bimestral – PB. Os Professores Formadores priorizam o “domínio do conteúdo” como a competência necessária para os cursistas alcançarem bons resultados nos instrumentos utilizados. Os guias de estudo são considerados a principal fonte de estudo e pesquisa para o cursista estudar e responder o que lhe é solicitado.
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RESULTADOS O “reforço” para prova bimestral é o momento destacado pelos PF para tirar as dúvidas dos cursistas. Os professores formadores não dispõem de muita flexibilidade e desenvolvem o processo avaliativo como um ação operacional estabelecida pelo Programa. Esta pouca flexibilidade não permite ao professor refletir, adequar e reconstruir o processo de ensino. O PROFORMAÇÃO não utiliza nenhum meio tecnológico para o acompanhamento do cursista à distância.
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RESULTADOS A avaliação é percebida como uma prática institucional para o controle dos dados pelo programa. O que o programa define como função formativa não condiz com as discussões teóricas sobre esta função na avaliação. Nem sempre há coerência entre o que o Programa propõe, os instrumentos utilizados e o processo desenvolvido. As provas bimestrais não são momentos eventuais como prevê a LDB – Art. 24 item V.
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RESULTADOS A forma como os instrumentos de avaliação são utilizados é mais compatível com o modelo de avaliação classificatória. EX: A preocupação com a pontuação mínima exigida nas provas para o cursista ser aprovado na unidade ou módulo revela um modelo de avaliação centrada na classificação. A maioria das competências previstas pelo Programa para serem formadas pelo cursista ao longo do curso não aparecem nos instrumentos nem no depoimento dos professores.
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CONCLUSÕES O Programa de Formação de Professores a Distância- PROFORMAÇÃO Caracteriza-se como um programa semi- presencial; Baseia-se num modelo de transmissão de informações; Distribui materiais instrucionais e de estudo para o aluno distante, realizar sua aprendizagem com apoio dos formadores e tutores em momentos presenciais; A avaliação da aprendizagem e o acompanhamento é todo realizado presencialmente e na lógica presencial; A formação não é tão ampla como está previsto pelo programa; No PROFORMAÇÃO em PE, a evasão e a reprovação não chegam a atingir 5% dos alunos que cursaram.
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Questionamentos a partir dos resultados Será que a não evasão e os resultados positivos da aprovação dos cursistas no PROFORMAÇÃO ocorrem porque todo processo de acompanhamento e de avaliação é presencial ? A exigência da legislação, de que todo momento de avaliação seja presencial, garantirá a não evasão em todos os cursos de EAD? Garantir a avaliação presencial na modalidade a distância, em oposição a uma avaliação específica a distância, resolve o problema da qualidade da avaliação em EAD ?
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA CUNHA, Maria Antonieta Antunes – Manual do Tutor do PROFORMAÇÃO, Brasília, Mec.Fundescola,2000................................................. – Guia geral do PROFORMAÇÃO, Brasília, Mec.Fundescola,2000. HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação Mito e Desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Mediação. Porto alegre: Mediação,1995. LITWIN, Edith. Introdução: O Bom Ensino na Educação a Distância, In: LITWIN, Edith (org), Educação a Distância: temas para o debate de uma nova agenda educativa, Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. NEDER, Maria Lúcia Cavalli, O Processo de Gestão e Avaliação na Educação a Distância - UFMT- 2002, mimeo PERRENOUD, Fhilippe. Avaliação de Excelência à regulação das aprendizagens, entre duas lógicas, Porto Alegre, Artes Médicas, 1999. PICANÇO, Alessandra de Assis. Para que avaliar na Educação a Distância?. In: ALVES, Lynn; NOVA, Cristiane (Orgs). Educação a Distância: uma nova concepção de aprendizado e interatividade. São Paulo: Futura, 2003.
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AUTORES CONSULTADOS CUNHA, Maria Antonieta Antunes – Guia Geral e o Manual do Tutor do PROFORMAÇÃO, Brasília, Mec.Fundescola,2000. LITWIN, Edith, (2001) HOFFMANN, Jussara Maria Lerch, (1995) Lei 9394-96 - Diretrizes e Bases da Educação Brasileira NEDER, Maria Lúcia Cavalli, (2002) PERRENOUD, Fhilippe, (1999) PICANÇO, Alessandra de Assis, (2003)
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PRESSUPOSTOS Os diversos procedimentos e instrumentos de avaliação utilizados no curso PROFORMAÇÃO, nem sempre parecem cumprir a função diagnóstica, formativa e somativa previstas nos documentos institucionais do Programa e apresentam características mais compatíveis com a concepção classificatória; O processo de avaliação não apresenta indícios da modalidade a distância. É um processo de avaliação de cursos regulares presenciais.
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