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Informática Aplicada à Logística Aula de Revisão

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Apresentação em tema: "Informática Aplicada à Logística Aula de Revisão"— Transcrição da apresentação:

1 Informática Aplicada à Logística Aula de Revisão
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife

2 Contatos Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo
Apelido: Alexandre Cordel /gtalk: Site: Celular: (81)

3 Roteiro ERP SCM WMS TMS CRM

4 O que é ERP Controlar; Integrar e;
Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa; Possibilitam a automatização e armazenamento de TODAS as informações de negócios de uma organização. Têm um objetivo fundamental: Controlar; Integrar e; Fornecer suporte a todos os processos de uma empresa – operacionais, produtivos, administrativos e comerciais.

5 Sobre ERP Importante saber: Fases da implantação:
1 – Raio X; 2 - Desenvolvimento; 3 – Teste; 4 – Treinamento; 5 – Implementação; 6 – Avaliação; Tempo de projeto ERP. Vantagens da implantação de ERP. Módulos Componentes de um ERP. Finanças Contabilidade Planejamento e Controle da Produção Recursos Humanos Custos Vendas Marketing Estoque

6 Abrangência dos ERP na Empresa

7

8 Módulos do ERP

9

10 O que é SCM? “SCM é a integração dos processos industriais e comerciais, partindo do consumidor final e indo até os fornecedores iniciais de insumos (agricultores, fazendeiros, etc), gerando produtos, serviços e informações que agreguem valor para o cliente.” Fórum de SCM realizado na Ohio State University em 2000

11 Supply Chain - Indústrias - Atacados - Distribuidores - Operadores - Logísticos - Brokers - Transportadoras - Redes de Varejo - Supermercados - Consumidores

12 Supply Chain Passo 4 Passo 3 $$$ $$$$ Redes de Varejo
Centros de Distribuição Passo 2 $$ Passo 5 Passo 6 $$$$$ Indústria Focal $$$$$$ Passo 1 $ Indústria Fornecedores Matéria-Prima Entre Todos os Passos Transportadoras

13 WMS – Warehouse Managment System
Como dissemos, o WMS é parte do SCM, que auxilia o gerenciamento da armazenagem. Com um WMS operacional, significa que a empresa depende menos da experiência das pessoas, uma vez que o sistema tem inteligência para operar o todo o processo de armazenagem.

14 WMS – Warehouse Managment System
Agendamento de recebimento (Através de informações, mostra em qual horário e local uma operação deverá ser executada, realizando o cálculo de recursos e tempo para aquela operação) Recebimento (Receiving) ( Nessa etapa, todos os volumes são conferidos, caso haja qualquer inconsistência, ficará registrado em sistema) Endereçamento (Storage Locations) ( Uma vez conferido, o sistema calcula os espaços disponíveis e emite automaticamente etiquetas de código de barras, que serão colocadas nos volumes a serem armazenados)

15 WMS – Warehouse Managment System
Armazenamento (Put Away) ( Após endereçamento, o sistema indica quais equipamentos serão necessários para realizar a operação e orienta através de endereços físicos disponíveis dentro do depósito ou centro de distribuição) Separação (Picking) ( A cada ordem de separação, o sistema indica onde está o item solicitado, indicando os equipamentos necessários para a operação e orientando em qual endereço o produto deverá ser retirado. A conferência do endereço ocorre através da leitura do código de barras fixado na estrutura, e do produto, na caixa ou volume do produto solicitado, antes do item ser levado para a área de expedição.)

16 WMS – Warehouse Managment System
Expedição (Vehicle Loading/Dispatch)(Na expedição, os itens separados são conferidos uma última vez, e colocados dentro de uma área de confinamento, para embarque ao destino final. Na entrega de cada pedido, o sistema envia uma mensagem SMS através de equipamentos de dotados de tecnologia 3G informado que o item foi entregue.) Abastecimento de linhas de produção (Delivered) ( O abastecimento de linhas de produção tem como finalidade evitar que uma linha de produção deixe de funcionar por falta de um determinado item necessário. No momento da programação da linha de montagem, o sistema calcula automaticamente a quantidade de itens necessários e informa caso alguns deles seja insuficiente. O abastecimento automático de linhas de produção evita que haja interrupções não programadas, reduzindo custos e aumentando a produtividade.)

17 WMS – Warehouse Managment System
Redirecionamento de Carga (Cross Docking) pode ser essencial para sua eficiência e viabilidade, pois auxilia na sincronização entre o recebimento e a expedição de mercadorias em outro veículo. Nesse processo, a carga não chega nem a ser estocada, a fim de ser entregue ao cliente imediatamente, ou o mais rapidamente possível.

18 Etapas do processo de armazenagem
Fonte:

19 FIFO, LIFO e FEFO FIFO (First In First Out) = primeiro a entrar, primeiro a sair; LIFO (Last In First Out) = último a entrar, primeiro a sair; FEFO (First to Expire First Out) = primeiro a vencer, primeiro a sair;

20 Sistema TMS Sistema TMS (Transportation Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Transportes) Permite controlar toda a operação e gestão dos transportes de forma integrada, contribuindo para a melhoria da qualidade e produtividade do processo de distribuição. O TMS integra-se ao WMS para viabilizar as entregas de modo a gerir todo o processo de armazenagem e transporte.

21 TMS – Módulos Gestão de frotas; Gestão de fretes; Roteirização;
Módulos Específicos: Gestão de frotas; Gestão de fretes; Roteirização; Programação de Cargas; Controle de Tráfego/Rastreamento; Atendimento ao cliente.

22 Roteirização de Veículos
Restrições Limitações de Recursos Carga horária de trabalho dos motoristas e ajudantes. Dificuldades de locomoção no trânsito, desvios, engarrafamentos, velocidade máxima, locais proibidos de circulação e estacionamento. Veículos de maior capacidade de carga proibidos de transitarem em vias públicas em horário comercial.

23 Princípios para uma Boa Roteirização
Carregar os caminhões com volumes de paradas que estão próximas entre si; As paradas em dias diferentes devem ser combinadas para produzir agrupamento densos; A seqüência das paradas em uma rota rodoviária deve formar um padrão de gota d’água; As rotas mais eficientes são construídas usando os maiores veículos disponíveis; As limitações das janelas de tempo estreitas devem ser evitadas.

24 Bons Roteiros Maus Roteiros Formato de Gota D`água Ponto Removível
Método Alternativo Caminho Cruzado Ponto Removível Distante demais Caminhões Carregados para rotas distantes Caminhões Carregados para rotas Próximas Rotas Sobrepostas Rotas Distintas

25 Exemplo Origem e Destinos Multiplos
Fornecedor 1 Abastecimento 400 Fornecedor 2 Abastecimento 700 Fornecedor 3 Abastecimento 500 Cliente 1 Necessidade 600 Cliente 2 Necessidade 500 Cliente 3 Necessidade 300 Programação ótima de Suprimentos 4 De/Para 1 2 3 400 200 300 7 6 5 5 5 9 5 8 Total de Unidades Transferida = 1400

26 Roteirização com Restrição
Método da Varredura Resolução da maioria dos problemas de distribuição física fica condicionada aos limites de tempo ou de capacidade de carga dos veículos. Dois métodos relativamente simples, eficaz e muito utilizado: Método da Varredura Simples, menos preciso Método de Clarke e Wright Conceito de Ganho . . . . . . . . . Roteiro 3 Roteiro 2 Roteiro 1 Região atendida clientes CD

27 Roteirização com Restrição
Método de Clarke e Wright (margem de erro – 2 %) “Tem como objetivo gerar roteiros que respeitem as restrições de tempo e de capacidade, mas visando, ao mesmo tempo, minimizar a distância total percorrida pela frota”

28 CRM - Definição Segundo Brent Frei, fundador da Onyx Software, “Customer Relationship Management (CRM) é um conjunto de processos e tecnologias que geram relacionamentos com clientes efetivos e potenciais, e com parceiros de negócios através do marketing, das vendas e dos serviços, independentemente do canal de comunicação”. O CRM é uma abordagem que coloca o cliente no centro dos processos do negócio, sendo desenhado para perceber e antecipar as necessidades dos clientes atuais e potenciais, de forma a procurar supri-las da melhor forma.

29 Tipos de CRM CRM Operacional: é a aplicação da tecnologia de informação para melhorar a eficiência do relacionamento entre os clientes e a empresa. Prevê a integração de todos os produtos de tecnologia para proporcionar o melhor atendimento ao cliente. Exemplo: O call-center, quando utilizado como ferramenta de SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), oferece um enorme potencial para aprender mais sobre o cliente. Nele devem ser registradas todas as suas ligações e ocorrências para facilitar as próximas interações deste cliente com a empresa.

30 Tipos de CRM CRM Colaborativo: é a aplicação da tecnologia de informação que permite a automação e a integração entre todos os pontos de contato do cliente com a empresa. Estes pontos de contato devem estar preparados para interagir com o cliente e disseminar as informações levantadas para os sistemas do CRM operacional. Exemplo: Toda a interação com o cliente através de contato por voz, conferências e conferências via web, , redes-sociais, gerenciamento de respostas, fax, cartas e interação direta (lojas físicas, quiosques, distribuidores, lojas virtuais).

31 Tipos de CRM CRM Analítico: componente do CRM que permite identificar e acompanhar diferentes tipos de clientes dentro da carteira de uma empresa e de posse destas informações, determinar qual a estratégia a seguir para atender às diferentes necessidades dos clientes identificados. Normalmente utiliza recursos de mineração de dados para localizar padrões de diferenciação entre os clientes. É o estratégico do CRM, contempla as funções de análise do desempenho e da inteligência dos negócios. Com o CRM analítico é possível identificar os clientes e determinar como cada um deve ser tratado.

32 Tipos de CRM CRM Social: é a forma de interagir com o cliente por meio das mídias/redes sociais, e ainda de enriquecer os dados e informações sobre o cliente com base nas informações encontradas em seus perfis nas redes sociais. Exemplo: Para esclarecer como funciona o CRM Social, vamos tomar como exemplo o Linkedin. Trata-se de uma rede onde as próprias pessoas colocam seus dados e os manipulam. Uma das características é o gerenciamento de contatos, com , telefone, endereço, entre outros dados.

33 CRM Social

34 Consumidor 2.0 CDC – Código de Defesa do Consumidor Procon
redes sociais; youtube e; demais meios virtuais (Reclame Aqui)

35 Empresas 2.0 Foco do produto Só visa lucro
Foco no consumidor 2.0 (Fidelização) Atento as redes sociais; Setor/departamento de Mídas Sociais; Preocupada com a imagem perante a sociedade; Usa internet para ampliar clientela e lucro

36 Informática Aplicada à Logística Aula de Revisão
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife


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