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Fábio Lavratti Tipos de bens Tipos de bens: Bem de consumo durável: não desaparecem da primeira vez em que são usados e deveriam durar para sempre. Carros,

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2 Fábio Lavratti Tipos de bens Tipos de bens: Bem de consumo durável: não desaparecem da primeira vez em que são usados e deveriam durar para sempre. Carros, eletrodomésticos, móveis e decoração, utensílios e acessórios domésticos, equipamento fotográfico, para recreação ou para esportes, brinquedos e jogos. Bem de consumo não-durável: são usados apenas uma vez ou duram menos de 3 anos. Cosméticos, comida, produtos de limpeza, suprimentos para escritório, embalagens, papel, produtos pessoais, roupas e sapatos. Bem intermediário: utilizados para produção de outros bens. Matérias- primas, produtos parcialmente acabados, componentes. Aço, motor para automóvel. Bem de capital: são usados na produção de capital. Máquinas, equipamentos, carros e computadores. Fonte: WOILER, Samsão. Projetos. São Paulo: Atlas, 1983.

3 Fábio Lavratti Tipos de serviços Atributos dos serviços: Intangibilidade Perecibilidade Falta de transportabilidade Falta de homogeneidade Uso intensivo de trabalho Flutuações na demanda Envolvimento do comprador Fonte: WOILER, Samsão. Projetos. São Paulo: Atlas, 1983.

4 Fábio Lavratti Prestação de serviços Prestação dos serviços geralmente envolve: O provedor do serviço Equipamentos usados na prestação do serviço As instalações físicas Os clientes Outros consumidores presentes no local da prestação do serviço Ensino Limpeza doméstica Conserto de encanamento Restaurante Roupas sob medida Carro novo Rádio Refrigerantes Sal Serviços puros Bens puros (commodities)

5 Fábio Lavratti Como os clientes avaliam informações Fonte: CUNHA, Cristiano. Iniciando seu próprio negócio. Florianópolis: I. E. A., 1997. Diagnóstico médico Serviço de advocacia Tratamento dentário Manutenção de automóveis Manutenção de televisores Creche Corte de cabelo Férias Refeições em restaurantes Automóveis Casas Móveis Jóias Roupas Serviços Bens Avaliação baseada principalmente em PESQUISA A avaliação baseada em pesquisa pode ser feita antes da compra. Avaliação baseada principalmente em EXPERIÊNCIA A avaliação baseada em experiência somente pode ser feita durante o uso ou consumo. Avaliação baseada principalmente em CREDENCIAIS A avaliação baseada em credenciais é característica principalmente dos serviços que não podem ser avaliados antes da compra, muito menos durante o consumo.

6 Fábio Lavratti Demanda Demanda: é a quantidade de bens que o cliente não quer mas pode compar. Fonte: WOILER, Samsão. Projetos. São Paulo: Atlas, 1983.

7 Fábio Lavratti Oferta Oferta: é a quantidade que o produtor pretende vender a um determinado preço. Os fatores determinantes da oferta serão o preço de mercado e o custo de produção. As curvas de oferta são construídas com base na produção de longo prazo da empresa. O formato crescente se deve à utilidade marginal decrescente. Fonte: WOILER, Samsão. Projetos. São Paulo: Atlas, 1983.

8 Fábio Lavratti Preço de equilíbrio Oferta: é a quantidade que o produtor pretende vender a um determinado preço. Os fatores determinantes da oferta serão o preço de mercado e o custo de produção. As curvas de oferta são construídas com base na produção de longo prazo da empresa. O formato crescente se deve à utilidade marginal decrescente. Fonte: MESCON; BOVÉE; THILL Demanda Oferta Demanda insuficiente Oferta insuficiente O preço certo faz a oferta e a demanda iguais 1015202530 10 15 20 25 30 35

9 Fábio Lavratti Teoria da utilidade marginal Utilidade marginal: o consumidor compra mais de uma mercadoria quando o seu preço cai. Utilidade marginal decrescente: os sucessivos incrementos de um bem produzirão unidades sucessivamente decrescente de satisfação. Quando um preço cai: efeito-renda e efeito-substutuição. Paradoxo do valor: um bem essencial pode ter um preço muito inferior ao de bens menos abundantes. Fonte: McCormick; Kitchin; Marshall; Sampson; Sedgwick.

10 Fábio Lavratti Oferta Fonte: www.greeneconometrics.com/

11 Fábio Lavratti Oferta Fonte: www.greeneconometrics.com/

12 Fábio Lavratti Oferta Fonte: www.greeneconometrics.com/

13 Fábio Lavratti Oferta Fonte: www.greeneconometrics.com/

14 Fábio Lavratti Oferta Fonte: www.greeneconometrics.com/

15 Fábio Lavratti Oferta Fonte: http://bp3.blogger.com

16 Fábio Lavratti Oferta Fonte: www.earthtoys.com

17 Fábio Lavratti Tendências nas preferências do consumidor Fonte: COUGHLAN, Anne T. et al. Canais de marketing e distribuição. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002. a) Escassez de tempo b) Aumento de conhecimento sobre produtos e disponibilidade c) Aumento da polaridade de rendas d) Aumento na quantidade de trabalhadores autônomos

18 Fábio Lavratti Custo de oportunidade Custo de oportunidade tem a ver com o quanto custa para uma empresa para produzir bens ou serviços em termos de o quanto poderia ser o lucro ao usar os mesmos recursos para produzir outros bens ou serviços. Essencialmente, custo de oportunidade é comparar uma opoção de produção com outra. Isto envolve determinar o valor recebido por um produto versus o quanto poderia ser recebido se outra opção fosse escolhida, utilizando os mesmos materiais. Custo de oportunidade pode ser entendidopensando nos vários produtos que podem ser feitos com as mesmas matérias-primas básicas. Por exemplo, o milho é um commodity. O milho pode ser processado de vendido em latas, ou vendido congelado. Alternativamente, poderia ser moído e vendido na forma de outro alimento preparado. O vendedor poderia querer investigar as vantagens de produzir cada tipo de produto e comparar o custo envolvido em fazer uma escolha, em relação às demais alternativas. Ao calcular o custo de oportunidade é importante avaliar muitos aspestos da economia. Primeiro, há o custo de produzir, envolvido em cada opção de produção. Segundo, há o custo de armazenagem, antes de vender o produto. Por último, há a escassez de materiais e o impacto da disponibilidade no custo dos materiais. Fonte: http://www.wisegeek.com/what-is-opportunity-cost.htm

19 Fábio Lavratti Competitividade Fonte: RUSSELL, Roberta; TAYLOR III, Bernard W. Operations management. 4 ed. New Jersey: Prentice Hall, 2002. Competir em custos (fazer barato). Empresas que eliminam desperdícios. Examinam toda a estrutura de custos. Produção em massa pode ser ou não uma alternativa. As reduções de custo devem ser de longo prazo. Competir em qualidade (fazer certo). Qualidade deve ser vista como uma oportunidade de atender o consumidor, não como uma forma de reduzir os problemas. Competir em flexibilidade (mudar o que faz). Produzir uma grande variedade de produtos, introduzir novos produtos e modificar os existentes rapidamente. Competir em velocidade (fazer rápido). Movimentos rápidos, adaptações rápidas e fortes ligações no canal de suprimentos. Competir em confiança (fazer em tempo). Entregar os produtos aos clientes conforme foi prometido.

20 Fábio Lavratti Intervalo de negociação Fonte: LEENDERS; FEARON; FLYNN; JOHNSON O vendedor e o comprador se sobrepõem O vendedor e o comprador não se sobrepõem Negociação $220.000$240.000$250.000$280.000 O intervalo do vendedor: $240.000 a $280.000 O intervalo do comprador: $220.000 a $250.000 $220.000$250.000$300.000 O intervalo do vendedor: $270.000 a $300.000 O intervalo do comprador: $220.000 a $250.000 $270.000


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