A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ABORGAGENS PEDAGÓGICAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ABORGAGENS PEDAGÓGICAS"— Transcrição da apresentação:

1 ABORGAGENS PEDAGÓGICAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES JEQUITINHONHA E MUCURI DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS DICIPLINA METODOLOGIA DE ENSINO ABORGAGENS PEDAGÓGICAS Tecnicista/Comportamentalista

2 Discente:Ivisson Reis Amanda Soares
GOOGLE IMAGENS Discente:Ivisson Reis Amanda Soares

3 Introdução A palavra Pedagogia tem origem na Grécia Antiga paidós (criança) e agogé (condução). A Pedagogia firmou-se como correlação da educação é a ciência do ensino. Entretanto, a prática educativa é um fato social, cuja origem está ligada à da própria humanidade.

4 TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA
Tecnicista : Valorização de forma excessiva dos recursos tecnológicos ou da atuação dos técnicos. A pedagogia tecnicista aparece nos Estados Unidos na segunda metade do século XX. E foi introduzida no Brasil entre 1960 e 1970, onde proliferou o que se chamou de “tecnicismo educacional ”.

5 Ela foi inspirada nas teorias behavioristas da aprendizagem e da abordagem sistêmica do ensino, buscando adequar a educação às exigências da sociedade industrial e tecnológica” O interesse é produzir indivíduos “competentes” para o mercado de trabalho, onde é valorizado. nesta perspectiva, não o professor, mas sim a tecnologia.

6 Para o tecnicismo é desnecessário questionamentos, debates, opiniões.
Ele oferece muita ênfase à formação de competências e habilidades, mas nenhuma ênfase às atitudes do ser humano. O professor passa a ser um mero especialista, sendo,apenas, um elo de ligação entre a verdade científica e o aluno.

7 Seus métodos são programados por passos seqüenciados, empregada na instrução programada, nas técnicas de micro ensino, multimeios e módulos inclusive a programação de livros didáticos.

8

9 video

10 TEORIA COMPORTAMENTAL
A abordagem comportamentalista analisa o processo de aprendizagem,desconsiderando os aspectos internos que ocorrem na mente do agente social,centrando-se no comportamento observável. Parte de pressupostos de que todos podem aprender e se o aluno não aprende, é porque não foi corretamente ensinado.

11 Essa abordagem teve como grande precursor o norte- americano John B
. Essa abordagem teve como grande precursor o norte- americano John B. Watson, sendo difundida e mais conhecida pelo termo Behaviorismo. GOOGLE IMAGENS

12 O comportamento é composto por respostas e pode ser analisado em cada detalhe da sua constituição, a partir dos estímulos que lhe são adjacentes. Para todo e qualquer estímulo, existe sempre uma reposta, que será semelhante em indivíduos inserido no mesmo meio.

13 IVAN PAVLOV Para Pavlov a aprendizagem é uma resposta a estímulos condicionais. Sua aquisição se dá pelo  "condicionamento respondente” que modifica o comportamento natural do indivíduo. Em conseqüência da fraca retenção, que depende de re-acoplar estímulos, a transferência não é significativa. GOOGLE IMAGENS É o famoso exame do DETRAN para revalidar a carteira de motorista.

14 BURRUS FREDERIC SKINNER
A aprendizagem decorre de uma ação primeira do sujeito que será reforçada. A retenção, ou seja, a própria aprendizagem, é também fraca, pois depende da manutenção dos reforços sobre as respostas que vão acontecendo. O “sujeito aprendiz”  tem pouca participação e não necessita de motivação própria. Assim como a teoria de Pavlov, o método de Skinner é indicado para aprendizagens menos complexas que podem ser realizadas por meio do reforço. GOOGLE IMAGENS

15 Condicionamento Respondente
Skinner acredita que essa espécie de condicionamento desempenha pequeno papel na maior parte do comportamento do ser humano e se interessa pouco por ele.     São todas as coisas que fazemos e que têm um efeito sobre o ambiente ou operam sobre ele, não são automáticos e não se relacionam com estímulos conhecidos. Condicionamento Operante

16 Caixa Skinner GOOGLE IMAGENS

17 video

18 Conclusão A partir de análises feitas sobre as diferentes abordagens do processo ensino aprendizagem, pôde-se constatar que certas linhas teóricas são mais explicativas sobre alguns aspectos em relação a outros, percebendo-se assim a possibilidade de articulação das diversas propostas de explicação do fenômeno educacional .

19 Referências Fonte das imagens: Google imagens
Fonte dos Vídeos: youtube Bibliografia Google acadêmico Livro: Democratização da escola publica(a pedagogia crítico-social dos conteúdos) pag. 129 a 131 / SAVIANI,1984, p. 17 Filme: tempos modernos

20 Obrigado!


Carregar ppt "ABORGAGENS PEDAGÓGICAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google