A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA"— Transcrição da apresentação:

1 NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA
NUTRIÇÃO DURANTE A GRAVIDEZ E LACTAÇÃO Profª JOSELITA ALVES

2 ALIMENTAÇÃO NA GESTAÇÃO E AMAMENTAÇÃO
A gestação é uma fase extremamente importante e que necessita de cuidados especiais. A gestante passa a se preocupar mais com sua saúde: aumento de peso, escolha de alimentos, atividade física adequada, uso de medicamentos. Em relação ao aumento de peso, a conduta vai depender das condições iniciais da gestação. Se o peso estiver adequado na fase de concepção, o aumento de peso previsto para todo período deve ser ente 9 a 12Kg, sendo 3 kg reservados para a amamentação.

3 Dietas restritas não são recomendas para mulheres que já iniciam a gestação com sobrepeso ou obesidade. Neste caso, é feita uma adequação das calorias, suprindo guloseimas e carboidratos em excesso, mantendo as proteínas e outros nutrientes essenciais. A evolução do peso deve ser gradativa durante a gestação, com aumento de apenas 1,5Kg nas primeiras 12 semanas, e entre 250 a 400g por semana, nas semanas subsequentes. Para isso, não é necessário acrescentar mais do que 300 Kcal à dieta habitual.

4 ALGUMAS CONSEQUÊNCIAS PODEM SURGIR DURANTE ESSE PERÍODO DE 9 MESES:
NÁUSEAS: Comum no primeiro trimestre de gravidez, principalmente pela manhã. Pode evoluir para vômitos, com perda importante de eletrólitos. Tende a desaparecer no segundo trimestre. Para amenizar o problema, deve-se adotar uma dieta mais seca, pobre em gorduras, evitando ingerir líquidos juntos com as refeições. Evitar o jejum prolongado. Opção: biscoitos cream cracker ou 1 maçã. CONSTIPAÇÃO: Resulta da redução da atividade física, da motilidade intestinal diminuída, além da pressão aumentada no útero sobre o trato gastrointestinal. Devem ser utilizados alimentos mais ricos em fibras (frutas, vegetais, feijão, alimentos integrais) e consumir maior quantidade de água.

5 CONT. CONSEQUÊNCIAS AZIA: Também pode resultar da pressão aumentada do útero sobre o estômago. Evitar alimentos cítricos, condimentados, frituras, alimentos com gorduras e bebidas à base de cafeína. Fazer refeições a cada 2-3 horas com volumes reduzidos. EDEMA NOS MEMBROS INFERIORES: O edema costuma ocorrer após o 5º ou 6º mês de gestação, ocasionado pela compressão do útero, dificultando a circulação sanguínea. Reduzir o uso do sal e de alimentos ricos em sódio, manter o peso adequado, evitar sedentarismo fazendo caminhadas moderadas.

6 CONT. CONSEQUÊNCIAS ANEMIA: durante a gestação ocorre um aumento do volume sanguíneo, levando a um fator hematócrito e contagem de hemoglobina mais baixos, considerados normais. se houver uma maior redução das taxas, sem reposição adequada de ferro e acido fólico, pode resultar em anemia. Nesta fase é importante optar por alimentos ricos nesses nutrientes, tais como vegetais verde escuros, feijão, carnes magras, fígado e consumir junto alimentos ricos em vitamina C para melhorar a absorção do ferro.

7 A nutrição exerce um papel importante durante a gestação
A nutrição exerce um papel importante durante a gestação. Não significa ter que comer por 2, mas sim comer com qualidade, sem excessos, seguindo orientações nutricionais, fracionando o volume em 6 a 7 refeições, consumindo todos os nutrientes necessários para o bebê.

8 LACTAÇÃO Durante a gestação, há uma necessidade aumentada de todas as vitaminas e minerais (ferros, cálcio, ácido fólico, vitamina A, C, D complexo B, magnésio, fósforo...). Quando a alimentação é pobre nesses nutrientes, pode resultar em bebês com baixo peso ou prematuros, além de consumir todos os nutrientes do organismo da mãe.

9 Durante a amamentação, os cuidados continuam em relação à alimentação, hidratação, evitando alimentos fortes e condimentados. As exigências nessa fase continuam focadas na qualidade de nutrientes.

10 O QUE COMER NA AMAMENTAÇÃO
Algumas dicas para facilitar a alimentação da mãe que amamenta podem ser comer:

11 Pelo menos 3 frutas por dia;
Legumes e verduras ao almoço e jantar; Peixe bem cozido em uma das refeições principais, como o jantar; Arroz, massa ou batata nas refeições principais (menos de metade do prato); 3 doses de lacticínios em um dia, como 1 copo de leite, 1 fatia de queijo minas e 1 iogurte, por exemplo; Pequenas quantidades de alimentos com carboidratos aos lanches, como 30 g de cereais, 1 pão integral, 1 pão de centeio ou 2 torradas, por exemplo.

12 Além disso, é fundamental na dieta durante a amamentação a mãe ingerir também uma boa quantidade de água para ajudar na produção do leite, cerca de 3 a 4 litros. Esta quantidade engloba a água presente nas frutas, sopas e sucos, mas só ela não é suficiente para produzir todo o leite de que o bebê precisa, sendo necessário beber cerca de 2 litros de líquidos, como água ou chás, por dia.

13 ALIMENTAÇÃO DURANTE A AMAMENTAÇÃO QUE EVITA CÓLICAS NO BEBÊ
Para evitar cólicas no bebê, é importante que a mãe não coma em excesso alimentos que provocam gases, como feijão, ervilhas, nabo, brócolis ou couve-flor, por exemplo. Além disso, o uso de alguns chás na amamentação também pode provocar cólicas no bebê. Por isso, veja quais os chás que não pode tomar na amamentação: Chá de Carqueja, Ginseng, Palmeira Anã, etc.

14 Outro alimento que também pode provocar cólica no bebê é o leite de vaca, podendo ser necessário a mãe beber leite sem lactose ou inclusive eliminar o leite de vaca da sua alimentação assim como todos alimentos confeccionados com leite como bolos, arroz doce e outros.

15 O QUE NÃO COMER NA AMAMENTAÇÃO
Café, chá preto, chá mate e refrigerantes com cafeína, porque a cafeína passa para o leite e o bebê tem dificuldade em eliminar esse tóxico provocando também insônia no bebê. Pode beber-se apenas uma xícara de café por dia após dar de mamar até às 17h e caso a mamada seguinte não se realize em menos de três horas Bebidas alcoólicas, pois o álcool passa para o leite materno e o bebê não tem a capacidade de eliminar esse tóxico do seu organismo, podendo prejudicar o fígado e rins do bebê. Adoçantes e alimentos diet ou light pois ainda não existem estudos que comprovem que não faz mal para a saúde do bebê.

16 CONTINUAÇÃO O chocolate não deve ser consumido em grandes quantidades pois tem substâncias estimulantes que passam para o leite materno, não deve ser ultrapassada a quantidade de 1 quadradinho por dia de chocolate meio amargo após o almoço.

17 FIM


Carregar ppt "NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google