A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciências Naturais 9.º ano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciências Naturais 9.º ano"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências Naturais 9.º ano
Alimentação

2 Ciências Naturais 9.º ano
Alimentos É nos alimentos que os seres vivos encontram matéria e energia para realizar as suas funções vitais. Mediante a sua composição, devem ser consumidos em maior ou menor quantidade, de maneira a não se tornarem prejudiciais. Os alimentos podem ser: Sólidos Pastosos Líquidos

3 Nutrientes Os nutrientes são substâncias químicas que existem nos alimentos e de que organismo necessita para o seu normal funcionamento e saúde. Nutrientes Inorgânicos Água Minerais Orgânicos Proteínas Glúcidos Lípidos Vitaminas

4 Valor nutricional dos alimentos
Ciências Naturais 9.º ano Valor nutricional dos alimentos Valor nutricional da tangerina (por 100 g) Energia 35 Kcal Glúcidos 9 g Gorduras / lípidos 0,3 g Proteínas 1 g Água 88 g Vitaminas Vitamina A Vitamina B1 Vitamina B2 Vitamina C 847 mg 0,09 mg 0,02 mg 26 mg (36 %) Sais minerais Cálcio Sódio Ferro Fósforo Potássio 12 mg 1 mg 0,1 mg 8 mg 132 mg Com base no exemplo fornecido, discute a discrepância existente entre os valores nutricionais dos nutrientes orgânicos e inorgânicos.

5 Funções dos nutrientes
Ciências Naturais 9.º ano Funções dos nutrientes Os nutrientes são classificados de acordo com a função ou funções que desempenham no organismo. Podem classificar-se em: Energéticos (glúcidos, lípidos e proteínas): fornecem energia para o organismo funcionar. Plásticos (água, proteínas, lípidos, glúcidos e alguns minerais): fornecem matéria-prima para a constituição das células, dos tecidos e dos órgãos. Reguladores (água, alguns minerais, vitaminas, proteínas e glúcidos): contribuem para o bom funcionamento do organismo e protegem de doenças. Explica a importância de termos uma alimentação variada, em que estejam presentes todos os nutrientes.

6 Nutrientes inorgânicos: a água
Ciências Naturais 9.º ano Nutrientes inorgânicos: a água A água constitui cerca de 70 % do corpo humano. É um nutriente plástico, porque está presente em todas as células. Desempenha também funções reguladoras, como o controlo da temperatura corporal. Estas são algumas das partes do corpo onde há mais água: Pulmões: 86 % Sangue: 81 % Pele: 71 % Músculos: 75 % Cérebro: 75 % Ossos: 22 % Explica as diferenças nas percentagens de água constituintes dos diversos órgãos.

7 Nutrientes inorgânicos: a água
Ciências Naturais 9.º ano Nutrientes inorgânicos: a água Assegura reações químicas celulares. Possibilita a absorção de nutrientes. Facilita a eliminação de produtos tóxicos. Dá elasticidade aos diferentes tecidos e órgãos. Transporta os nutrientes até às células. Mantém a fluidez do sangue e reduz a tensão arterial. Regula a temperatura corporal. Previne a perda de cálcio.

8 Nutrientes inorgânicos: a água
Ciências Naturais 9.º ano Nutrientes inorgânicos: a água A importância da água ao longo da vida do ser humano: 56% 75% 70%

9 Nutrientes inorgânicos: os minerais
Ciências Naturais 9.º ano Nutrientes inorgânicos: os minerais Os minerais desempenham funções plásticas, enquanto constituintes de células e fluidos corporais, e funções reguladoras, por intervirem em inúmeros processos biológicos.

10 Nutrientes inorgânicos: os minerais
Ciências Naturais 9.º ano Nutrientes inorgânicos: os minerais Alguns minerais são necessários em quantidades superiores a 100 mg por dia (macroelementos). Outros, embora necessários em pequenas quantidades, são essenciais aos processos biológicos (oligoelementos). Alguns exemplos de macroelementos: Cálcio: importante na constituição de ossos e dentes e na condução do impulso nervoso. Potássio: importante na contração muscular e propagação do impulso nervoso. Magnésio: importante na transmissão do impulso nervoso, no relaxamento muscular e na produção de energia celular.

11 Nutrientes inorgânicos: os minerais
Ciências Naturais 9.º ano Nutrientes inorgânicos: os minerais Alguns minerais são necessários em quantidades superiores a 100 mg por dia (macroelementos). Outros, embora necessários em pequenas quantidades, são essenciais aos processos biológicos (oligoelementos). Alguns exemplos de oligoelementos: Zinco: é muito importante para as funções cerebrais. Ferro: constituinte da hemoglobina, importante no desenvolvimento intelectual e físico e na imunidade. Iodo: constituinte das hormonas da tiroide, importante na regulação do crescimento e do desenvolvimento cognitivo.

12 Nutrientes inorgânicos: os minerais
Ciências Naturais 9.º ano Nutrientes inorgânicos: os minerais Se F Zn Cr Fe Na Cu Mg Ca Com a ajuda do manual: Identifica os elementos químicos que são utilizados em mais do que uma função no organismo humano. Identifica algumas fontes alimentares de cada um desses elementos químicos (ou sais minerais).

13 Nutrientes orgânicos: as proteínas
Ciências Naturais 9.º ano Nutrientes orgânicos: as proteínas As proteínas constituem componentes essenciais para o metabolismo celular. Resultam de várias combinações de moléculas mais simples: os aminoácidos. 8 dos 20 aminoácidos existentes não são sintetizados pelo organismo, tendo de ser ingeridos: são os aminoácidos essenciais. Aminoácidos Proteína Clicar na imagem para descobrir mais sobre as proteínas.

14 Nutrientes orgânicos: as proteínas
Ciências Naturais 9.º ano Nutrientes orgânicos: as proteínas As proteínas desempenham várias funções no nosso organismo: Transporte de oxigénio e dióxido de carbono. Hormonal (ex.: Insulina). Estrutural (constituintes dos diferentes tecidos). Digestão química (enzimas digestivas). Proteção do organismo (imunidade). Movimento (contração muscular). Coagulação sanguínea. Com a ajuda do manual identifica algumas proteínas que tenham as funções acima indicadas.

15 Nutrientes orgânicos: os glúcidos
Ciências Naturais 9.º ano Nutrientes orgânicos: os glúcidos Os glúcidos são os principais nutrientes energéticos, mas desempenham também funções plástica e reguladora e dividem-se em glúcidos simples e glúcidos complexos. Glúcidos simples Glúcidos complexos

16 Nutrientes orgânicos: os glúcidos
Ciências Naturais 9.º ano Nutrientes orgânicos: os glúcidos Os glúcidos desempenham várias funções no nosso organismo: Transporte de energia (glucose). Armazenamento de energia (glucogénio). Estruturas (constituinte da membrana celular). Reguladora (fibras). Pesquisa alguns dos glúcidos que tenham as funções acima indicadas.

17 Nutrientes orgânicos: os glúcidos
Ciências Naturais 9.º ano Nutrientes orgânicos: os glúcidos Uma vez que os glúcidos são essenciais na produção de energia para o nosso organismo, analisa e discute o texto. «Há menos de dez mil anos, o Homem dominou o cultivo das sementes, dando início à agricultura moderna. Há menos de mil anos, conseguiu extrair o açúcar da Natureza e, há pouco mais de 400 anos, praticamente universalizou o seu consumo. Este foi, certamente, um dos principais fatores da disseminação da obesidade, da diabetes e de outras doenças crónicas.» (Adaptado de Carvalho (2006) in

18 Nutrientes orgânicos: os lípidos
Ciências Naturais 9.º ano Nutrientes orgânicos: os lípidos Os lípidos têm funções energéticas e funções plásticas, como constituintes da membrana celular e do tecido adiposo. Podem ser de origem vegetal ou animal, o que os divide, respetivamente, em: Gorduras insaturadas (origem vegetal, estado líquido) Gorduras saturadas (origem animal, estado sólido)

19 Nutrientes orgânicos: os lípidos
Ciências Naturais 9.º ano Nutrientes orgânicos: os lípidos Os lípidos desempenham várias funções no nosso organismo: Reserva energética. Constituição das membranas celulares. Transporte e armazenamento de vitaminas lipossolúveis. Proteção dos neurónios (mielina). Isolamento térmico. Hormonas sexuais. Quais são as diferenças essenciais entre gorduras saturadas e gorduras insaturadas? Quais são as consequências de uma alimentação rica em lípidos?

20 Nutrientes orgânicos: as vitaminas
Ciências Naturais 9.º ano Nutrientes orgânicos: as vitaminas As vitaminas são utilizadas pelo nosso organismo em pequenas quantidades, mas são essenciais na regulação de múltiplas reações químicas. Podem dividir-se em: Vitaminas lipossolúveis — solúveis em lípidos —, que são absorvidas pela linfa. Este tipo de vitaminas não é eliminado, o que faz com que as mesmas possam ser acumuladas em excesso. Vitaminas hidrossolúveis — solúveis em água —, que são absorvidas pelo sangue e eliminadas pela urina.

21 Ciências Naturais 9.º ano
Vitaminas As vitaminas são muito importantes para o nosso organismo. Exemplos das funções de algumas vitaminas: VITAMINA K Coagulação sanguínea. VITAMINA D Imunidade, reprodução e secreção de insulina. VITAMINA A Crescimento, desenvolvimento ósseo, imunidade e reprodução. VITAMINA E Antioxidante. VITAMINA C Antioxidante, produção de colagénio, preservação da saúde dos dentes e gengivas, prevenção da anemia, ajuda na síntese de hormonas e de neurotransmissores, bem como na resistência às infeções.

22 Ciências Naturais 9.º ano
Vitaminas Todas estas vitaminas auxiliam a ação de enzimas, o metabolismo de proteínas, lípidos e glúcidos e a produção de energia metabólica. VITAMINAS DO COMPLEXO B Essencial no sistema digestivo, na medula óssea e no sistema nervoso. VITAMINA B12 Essencial na medula óssea e no sistema nervoso. VITAMINA B6

23 Nutrientes orgânicos: as vitaminas
Ciências Naturais 9.º ano Nutrientes orgânicos: as vitaminas C B9 B12 B2 B3 B5 B6 B1 A K E D Das vitaminas identificadas nos diapositivos anteriores, quais são as hidrossolúveis e quais são as lipossolúveis? Porque são as vitaminas lipossolúveis prejudiciais, quando em excesso no nosso organismo? Quais são as causas de uma alimentação pobre em vitamina B1?

24 A importância da Dieta Mediterrânica
A Dieta Mediterrânica é mais do que uma forma de comer. É um estilo de vida adotado pelos povos que vivem junto ao mar Mediterrâneo, que alia a capacidade de bem come e a socialização, respeitando hábitos tradicionais e privilegiando a agricultura sustentável. A 4 de dezembro de 2013 foi classificada como Património Mundial e Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

25 A importância da Dieta Mediterrânica
«Existe uma baixa adesão ao padrão alimentar mediterrânico […], revela-se prioritário atuar desde cedo na educação para uma alimentação saudável […].» Adaptado de Martins, E. et. Al (2012) (2/11/2014) Reflete sobre a frase apresentada.

26 A importância da Dieta Mediterrânica
«Num estudo sobre os hábitos alimentares realizado por investigadores em adolescentes das regiões de Viseu e Lisboa, verificaram-se os seguintes resultados relativos ao consumo alimentar diário: 86,85 % consome fast food; 58,80 % consome legumes; 26,50 % consome frutos secos; 72,10 % não toma o pequeno-almoço; 94,10 % dos que tomam o pequeno-almoço, consome bolos; 79,40 % consome fruta ou sumo de fruta; 73,50 % consome peixe regularmente; 92,60 % consome arroz ou massa; 97,10 % utiliza como fonte de gordura o azeite; 85,30 % consome cereais e derivados; 92,60 % consome leite ou derivados.» Dados retirados de Martins, E.,. et. Al (2012) (2/11/2014) Debate com os teus colegas os dados acima apresentados.

27 A importância da Dieta Mediterrânica
A Dieta Mediterrânica é um instrumento muito eficaz dentro da Estratégia Mundial sobre Regime Alimentar, Atividade Física e Saúde (estabelecida pela OMS em 2004), porque promove: Atividade física; Tradição e interculturalidade; Convivência; Biodiversidade e valores ecológicos; Hábitos alimentares corretos e diversificados. Explica porque deve um estilo de vida saudável ter em conta todas estas indicações.

28 Ciências Naturais 9.º ano
A Dieta Mediterrânica Partindo das informações indicadas na pirâmide da Dieta Mediterrânica (pesquisa no manual e na Internet), constrói uma refeição mediterrânica completa que seja do teu agrado.

29 Avalia as tuas metas… Distinguir alimento de nutriente.
Resumir as funções desempenhadas pelos nutrientes no organismo. Distinguir nutrientes orgânicos de nutrientes inorgânicos, dando exemplos. Testar a presença de nutrientes em alguns alimentos. Relacionar a insuficiência de alguns elementos traço (por exemplo, cobre, ferro, flúor, iodo, selénio, zinco) com os seus efeitos no organismo. Relacionar a alimentação saudável com a prevenção das principais doenças da contemporaneidade (obesidade, doenças cardiovasculares e cancro), enquadrando-as num contexto histórico da evolução humana recente. Reconhecer a importância da dieta mediterrânica na promoção da saúde.


Carregar ppt "Ciências Naturais 9.º ano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google