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SECRETARIA DA EDUCAÇÃO 24 de setembro de 2015 Balanço: Projeto Quem Falta Faz Falta GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

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1 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO 24 de setembro de 2015 Balanço: Projeto Quem Falta Faz Falta GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

2 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BALANÇO QUEM FALTA FAZ FALTA 2 1.Nova Resolução – apoio na implementação; 2.Piloto Ligação aos Pais; 3.Práticas regionais; 4.Próximos passos.

3 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO 1. NOVA RESOLUÇÃO 3 Divulgada no dia 18 de agosto (cartazes foram disponibilizados); Ligação para 629 escolas com maior índice de faltas para reforçar trabalho das DE (semana de 07 de setembro): 608 ligações efetivadas o Conhece projeto? 95,2% o Conhece o site do projeto? 50,5% o Acha importante a ação QFFF? 96,3%

4 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO 2. PILOTO LIGAÇÃO AOS PAIS 4 3 Diretorias de Ensino Centro Sul, Mogi das Cruzes, Sorocaba Principais Resultados: ~70% dos pais agradeceram; ~50% dos alunos retornaram/interromperam ciclo de infrequência; Desafio: cadastro! pais / conseguimos (32%) Ação de atualização de cadastro será lançada em breve e estruturação da expansão em 2016 será iniciada em outubro;

5 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO 3. PRÁTICAS REGIONAIS 5 Diversas customizações/complementações regionais do QFFF foram observadas entre agosto e setembro; Alguns exemplos... Centro Sul: Encontro com os Grêmios; Leste 1: Encontro com os Grêmios (participação dos pais) / Encontro de mães; Pirassununga: projetos especiais para as quartas-feiras envolvendo esporte; São Roque: foco nas escolas críticas quanto ao fluxo (várias já possuem 0% de evasão) Penápolis: trabalho específico com os pais; São Vicente: articulação com a Promotoria / Orientações e elaboração de vídeos com o PCNP de Tecnologia para tornar as aulas mais atrativas / Trabalho com os alunos acolhedores do Ensino Integral / Estudo de caso de uma escola fictícia para análise do fluxo. Ao longo de outubro e novembro “boas práticas” serão sistematizadas para replicação em 2016;

6 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO APLICATIVO DE CLASSE Secretaria Escolar Digital

7 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Qual o principal problema que o aplicativo visa endereçar? Problema Acompanhamento sistemático da frequência dos alunos pelos professores, equipes gestoras das escolas e Diretorias de Ensino é, em geral, pouco efetivo, o que dificulta a realização de ações preventivas e/ou intervenções específicas. 7 APLICATIVO DE CLASSE Diagnóstico Problema surge, em grande medida, devido a forma de se registrar a frequência (manual – via Diário de Classe), que dificulta a consolidação dos dados e praticamente impossibilita o compartilhamento das informações em tempo real.

8 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO APLICATIVO DE CLASSE Professores já possuem uma alta carga de tarefas operacionais – portanto, qualquer que seja a solução, proposta não pode ser entendida como “mais um trabalho a ser feito”. 8 Importante consideração para a formulação de um solução:

9 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO 1.Navegação intuitiva e de fácil manuseio (versão atual foi construída com mais de 100 professores da Rede); 2.Não depende da Internet, permitindo o uso na sala de aula – sincronização com o SED no momento em que se conecta com a internet; 3.Permite o fácil acompanhamento sobre as faltas de cada um dos alunos, em tempo real; Principais características do aplicativo: APLICATIVO DE CLASSE

10 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Avaliação Registro de Aula Frequência O que o aplicativo oferece? 10 O objetivo do aplicativo é prover uma alternativa ao Diário de Classe manual, portanto, ele contempla as mesmas “partes” da sua “versão física”:

11 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Avaliação Registro de Aula Frequência O que o aplicativo oferece? 11 O objetivo do aplicativo é prover uma alternativa ao Diário de Classe manual, portanto, ele contempla as mesmas “partes” da sua “versão física”: ROBSON CARDOSO DO AMARAL

12 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Como funcionará o Projeto Piloto?  Adesão – professores deverão se inscrever através de um formulário até dia 06/10 (mais informações serão disponibilizadas);  Esses professores receberão orientações específicas sobre o piloto;  NITs e PCNP TE também serão envolvidos;  Utilização do aplicativo durante o 4º bimestre, com dados reais, com o objetivo de auxiliar a SEE, através de devolutivas sobre o uso, na finalização do desenvolvimento para lançamento oficial em 2016.

13 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FASE 1 Implementação do Piloto Professores Voluntários em toda a Rede Implementação Sistêmica Abertura para toda a Rede Teste de usabilidade em 5 DEs FASE 2 FASE 3 Preparação da Fase 2 Preparação da Fase 3 Cronograma de implementação 4º Bimestre3º Bimestre 13

14 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO 22 de setembro de 2015 SARESP/SAEB, Fluxo, Base Nacional Comum GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO CGEB/CIMA/SUBSEC Reunião de Dirigentes de Ensino

15 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Como melhorar o IDESP/IDEB? Apoio às Escolas Aprendizagem Fluxo (Reprovação e Abandono) Acompanhamento 15 RELEMBRANDO…

16 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Como melhorar o IDESP/IDEB? Apoio às Escolas Aprendizagem Fluxo (Reprovação e Abandono) Acompanhamento 16 HOJE FALAREMOS SOBRE: 1) SARESP/SAEB 2) Quem Falta Faz Falta 3) Piloto do Aplicativo de Classe 2) Quem Falta Faz Falta 3) Piloto do Aplicativo de Classe

17 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SEMANA DO SARESP/SAEB (Antigo “Dia do SARESP”)

18 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SEMANA DO SARESP/SAEB 18 1.Quando será o SARESP e o SAEB (Prova Brasil)? SAEB/Prova Brasil: 3 a 13 de novembro Coordenadores de Polo (350) – indicados pela DEs – estabelecem junto aos Diretores das Escolas as datas de aplicação no Polo; SARESP: 24 e 25 de novembro; 2.Quando será a “Semana do SARESP/SAEB”? 5 – 10 de outubro; Semana do SARESP/SAEB será lançada por meio de uma videoconferência (CGEB/CIMA/SubSec) para DE’s (Dirigentes / Supervisores / NPE / CIE) e Escolas (equipe gestora) no dia 5 de outubro;

19 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SEMANA DO SARESP/SAEB 19 3.Objetivos específicos da “Semana” (i) Disseminar junto a equipe escolar os objetivos e formato de aplicação das avaliações, assim como os pontos em comum entre elas;

20 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SEMANA DO SARESP/SAEB 20 3.Objetivos específicos da “Semana” (ii) Reconhecer a evolução histórica dos resultados das avaliações do SARESP por meio da nova plataforma “Foco Aprendizagem” a fim de refletir sobre os resultados e, principalmente, planejar ações pontuais até os dias de aplicação das avaliações;

21 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SEMANA DO SARESP/SAEB 21 3.Objetivos específicos da “Semana” (iii) Planejar a aplicação da “Simulado Online SAEB – 2015” com vistas a trabalhar o gênero “item” junto aos alunos e apoiar o direcionamento de ações pontuais a partir do retorno dos resultados em tempo real; IMPORTANTE: essa orientação não indica que o simulado terá de ser obrigatoriamente aplicado na semana de 05 a 10 de outubro. A semana tem por objetivo principal organizar a escola para realização dessa ação assim que possível (pode ser na semana de 05 a 10 ou logo depois).

22 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SEMANA DO SARESP/SAEB 22 3.Objetivos específicos da “Semana” (iv) Planejar ações de mobilização dos alunos e comunidade escolar como um todo para assegurar ampla participação e engajamento para com a realização das avaliações. MATERIAL ORIENTADOR ESPECÍFICO SOBRE OS 4 OBJETIVOS SERÁ DISPONIBILIZADO NO DIA 05 DE OUTUBRO.

23 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SEMANA DO SARESP/SAEB Articulação Regional Importante cada Dirigente de Ensino elencar um Supervisor de Ensino para articular a “Semana do Saresp/SAEB” no âmbito de sua Diretoria de Ensino  Dirigente definir “coordenador” até o dia 30/09;  Enviar para SubSec;

24 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO A BASE NACIONAL COMUM e a participação da SEE-SP

25 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO 25

26 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BASE NACIONAL COMUM – ELABORAÇÃO

27 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Documento da versão preliminar da BNC16/09 Seminário Nacional da BNC23 a 25/09 Ciclos de formação na discussão nas regionais (primeira Ouvidoria) 17/09 a 20/10 Proposta para Dia da Base Nacional Comum para que todas as escolas discutam a BNC 21/10 Sistematização das contribuições das regionais de Ensino para discussão da BNC Até dia 15/12 Envio para o Ministério da Educação no sistema do documento final do estado Até 15/04/16 CRONOGRAMA DE DISCUSSÃO – PROPOSTA MEC

28 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO 28 COMO SE DARÁ A PARTICIPAÇÃO DA SEE-SP?

29 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO 29 oficial do MEC Movimento pela BNC PARA SABER MAIS E ACOMPANHAR OS TRABALHOS

30 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO


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