A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CRIATIVIDADE NA SALA DE AULA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CRIATIVIDADE NA SALA DE AULA."— Transcrição da apresentação:

1 CRIATIVIDADE NA SALA DE AULA

2 CRIATIVIDADE O que é criatividade ?
VÍDEOS\Criatividade\Comercial Antigo Folha de São Paulo Hitler - Brasil - YouTube.flv

3 Existem várias definições para criatividade:
é o processo de mudança, de desenvolvimento, de evolução na organização da vida subjetiva.

4 Outras definições: é o processo que resulta em um produto novo, que é aceito como útil e/ou satisfatório por um número significativo de pessoas em algum ponto no tempo

5 é o processo de tornar-se sensível a problemas, deficiências, lacunas no conhecimento, desarmonia;

6 Capacidade para identificar a dificuldade, buscar soluções, formulando hipóteses a respeito das deficiências; testar e retestar estas hipóteses e, finalmente, comunicar os resultados.

7 Potencial Criativo é a capacidade que o ser humano tem para produzir, transformar, agir sobre o ambiente a adequá-lo a suas necessidades. É A CAPACIDADE DE CRIAR.

8 O potencial criativo humano ...
... tem início na infância. Quando as crianças têm suas iniciativas criativas elogiadas e incentivadas,

9 ... tendem a ser adultos ousados, propensos a agir de forma inovadora.

10

11 O inverso também é verdadeiro...

12 A criatividade como habilidade passível de desenvolvimento ...
é um grande passo para o desenvolvimento humano.

13 Alguns têm a visão de que a criatividade seja uma habilidade inata, ligada a fatores genéticos, hereditários e, portanto, determinista.

14 Vender = educar Vender e educar, mais do que nunca, são processos articulados e importantes na estratégia de “marketing” (no melhor sentido da palavra): “Vender é satisfazer sonhos, ou seja, atender a todas as necessidades, expectativas e desejos das pessoas.”

15 Mas e os nossos "clientes", quem são?
Os mais importantes do mundo: os nossos alunos. Nós também temos que “vender” sonhos de uma boa educação, pois vivemos na Era do Conhecimento.

16 A pergunta desafiadora:
Desperta a curiosidade. Estimula a reflexão e a criatividade. Revela e desafia as suposições e crenças da situação vigente. Abre novas perspectivas e possibilidades. Gera energia e movimento. Canaliza a atenção e promove a investigação. Promove novas abordagens e a cooperação entre pessoas e equipes. Dá origem a mais perguntas.

17

18 Mas para vender esse sonho
e fazer com que ele se torne realidade, é preciso, primeiro, passar pelo conhecimento do ciclo vital da realidade do saber, parte importante da Sociedade da Informação e do Conhecimento.

19 Ciclo Vital da Realidade do Saber

20 Informação: Precisa satisfazer uma necessidade real da pessoa: desde a leitura de um poema ou de uma bula de remédio até uma especificação técnica de alguma operação eletrônica.

21 Conhecimento Disposição para aceitar a informação / reter a informação.

22 Compreensão resposta a uma indagação essencial: de que modo podemos traduzir em ações o conhecimento adquirido ?

23 Aplicação é o conhecimento testado. Ela reforça o conhecimento, valida a competência e provoca um desempenho eficaz. Toda aplicação deve ser avaliada, para obter credibilidade.

24 Avaliação dá a “certificação de qualidade” ao conhecimento aplicado.

25 Aprendizagem produto final continuamente renovado no processo de informação / conhecimento. A aprendizagem é contínua no sentido de que está sempre em movimento, provocando novos conhecimentos e novas aplicações.

26 Aprenda a aprender VÍDEOS\Criatividade\Aprenda a aprender.flv

27 Em “Revolucionando o Aprendizado” de Gordon Dryden há a sugestão:

28 A partir de agora, estudar é para a vida toda;
Talvez seja mais correto afirmar que vivemos na Sociedade da Aprendizagem. Por isso, podemos afirmar que: A partir de agora, estudar é para a vida toda; A nossa formação não termina com o último certificado; A educação é um grande jogo (que todos devem jogar) e no qual devemos entrar para ganhar.

29 Renovação Contínua A aprendizagem é contínua no sentido de que está sempre em movimento, gerando novos conhecimentos. VÍDEOS\Criatividade\A águia em seu voo para vitória - YouTube.flv

30 Nick Vujicic, um exemplo de aprendizagem

31 Qualquer pessoa pode descobrir que pode aprender sempre
VÍDEOS\Criatividade\Nick Vujicic - A deficiência não está no exteriror, está dentro de nós..flv

32 Criatividade O conceito de criatividade vai tomando significados durante os tempos, aproximando processo e produto criativos como expressão da capacidade humana.

33 Aos poucos, criatividade passa a ser conhecida como condição humana que adquire visibilidade por meio das relações que o homem estabelece consigo, com outros homens e com o mundo.

34 De início, contudo, criatividade foi termo associado ao sobrenatural, ao domínio da fé em Deus. Era Deus que, através dos homens, era criativo. O homem, neste sentido, seria dotado de um “dom” que o diferenciaria dos demais homens, na medida em que se encontrava entre os escolhidos por Deus para desempenhar o papel divino.

35 CONCEITUANDO CRIATIVIDADE: BREVE RETROSPECTIVA
Na Antiguidade, acreditava-se que os Deuses atribuíam poderes aos humanos, tornando-os criativos. Desta maneira, criatividade, não sendo uma característica humana, encontrava-se associada a uma dádiva divina, a um “Dom” lançado por Deus. Platão identificava o homem por meio de sua aproximação com a razão divina. O artista, no momento da criação, perde o controle de si e age guiado por um poder superior, divino.

36 Na Idade Média, criatividade esteve associada aos conceitos de bruxaria ou como sinal de desajustamento e loucura , instabilidade nervosa.

37 Com isto, muitos artistas e cientistas foram interpretados como loucos, como lunáticos na medida em que, pela busca de sua superação, tendiam a forçar ao extremo a própria natureza, colocando-se numa nuance de limiar entre insanidade e a resolução crucial de um conflito.

38 Com a Modernidade, criatividade passa a ser identificada como consequência da inteligência , própria do ser humano.

39 Todo ser humano apresenta certo grau de habilidades criativas que podem ser desenvolvidas e aprimoradas por meio da prática e do treino. VÍDEOS\Criatividade\Aprenda a aprender.flv

40 Criatividade deve ser compreendida como fenômeno humano mediado pela inteligência e influenciada pela aprendizagem.

41 Exemplo de criatividade
VÍDEOS\Criatividade\tare zameen par-bum bum - YouTube2.flv


Carregar ppt "CRIATIVIDADE NA SALA DE AULA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google