A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI"— Transcrição da apresentação:

1 DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI
Ana Maria Trinconi Borgatto

2 A INFÂNCIA QUE ESTAMOS CONSTRUINDO

3

4 CULTURAS HUMANAS: ERAS CIVILIZATÓRIAS 1.ERA DA COMUNICAÇÃO ORAL
2. ERA DA COMUNICAÇÃO ESCRITA 3. ERA DA COMUNICAÇÃO IMPRESSA 4. ERA DA COMUNICAÇÃO PROPICIADA PELOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO 5.ERA DA COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA 6. ERA DA COMUNICAÇÃO DIGITAL

5 INTERNAUTAS ÍNDIOS LAN HOUSE 50 MIL 24 ETNIAS NA REDE 1500 VISITAS/DIA 40 MILHÕES 2 MILHÕES 6 A 11 ANOS 8 MILHÕES DE MENSAGENS 108 MIL 31 MILHÕES 10 A 15 ANOS

6 Mundo atual Novos códigos imagem luz cor tv multimídia internet foto
outdoor

7 SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
* Novas formas de organização social, política, econômica * Comportamentos * Relacionamentos * Valores éticos Organizar Situar no contexto

8 LEITURA E LEITORES DE HOJE
1º. GUTEMBERG LEITURA LINEAR – SEQUENCIAL 2º. JORNAL NOVAS HABILIDADES COGNITIVAS 3º. TV ZAPPING 4º. TECNOLOGIA VÁRIAS OPERAÇÕES – UM ÚNICO SUPORTE LEITOR DE HOJE – NATIVO DIGITAL - MOBILIDADE MENTAL - OUTRO PERFIL COGNITIVO

9 REPERTÓRIO CONHECIMENTO PRÉVIO RELAÇÕES APRENDER DISTRAIR-SE VERIFICAR
LER APRENDER DISTRAIR-SE VERIFICAR VELOCIDADE NÃO É SUFICIENTE REPERTÓRIO CONHECIMENTO PRÉVIO RELAÇÕES

10

11 Metacompetência LEITURA .chave para novas aprendizagens
Metacompetência .chave para novas aprendizagens .deve ser desenvolvida (solidariamente) por todas as áreas de estudo Relatório PISA- MEC/INEP , 2000

12 O QUE É LER? ATIVIDADE DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS E DE RELAÇÕES
BUSCA DE PISTAS E SINALIZAÇÕES QUE O TEXTO OFERECE PRESSUPÕE: - INTERAÇÃO AUTOR/TEXTO/LEITOR - CONHECIMENTO DO LEITOR

13 LER IMAGEM EXIGE UM TEXTO DO LEITOR
A SEQUÊNCIA LEVA O LEITOR A CONSTRUIR O TEXTO PODE SER LIDO EM QUALQUER LÍNGUA

14 “ Daí a importância que se atribui, hoje, à orientação a ser dada às crianças, no sentido de que, ludicamente, sem tensões ou traumatismos, elas consigam estabelecer relações fecundas entre o universo literário e seu mundo interior, para que se forme, assim, uma consciência que facilite ou amplie suas relações com o universo real que elas estão descobrindo dia-a-dia e onde elas precisam aprender a se situar com segurança, para nele poder agir.” Nelly Novaes Coelho


Carregar ppt "DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google