A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula Prática: Uma Aprendizagem Significativa de Ciências

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula Prática: Uma Aprendizagem Significativa de Ciências"— Transcrição da apresentação:

1 Aula Prática: Uma Aprendizagem Significativa de Ciências
Autor (a): Keila Cristina Minaré Baldo de Melo Co-autor(a): Maria Aparecida de Oliveira Orientador (a): Lilian M. Biagioni de Lima PIBID – Ciências Biológicas / UNIUBE

2 INTRODUÇÃO Com o avanço da tecnologia temos grandes recursos que favorecem o Ensino e a Aprendizagem dentro e fora da sala de aula. Fazendo uso destes meios é que as licenciandas bolsistas do PIBID - Ciências Biológicas - UNIUBE desenvolveram um trabalho produtivo e com êxito para um ensino significativo de Ciências.

3 OBJETIVOS Incentivar o professor a utilizar ações pedagógicas alternativas. Contribuir para a sua formação continuada. Despertar o interesse do aluno e propiciar a melhoria do desempenho escolar na educação básica.

4 METODOLOGIA O desenvolvimento das ações previstas neste projeto ocorreram na Escola Municipal Santa Maria, situada na cidade de Uberaba/MG, onde o projeto esta vinculado ao PIBID-UNIUBE. Para a realização da atividade de dissecação dos peixes e aves junto aos alunos, utilizamos os recursos e o Laboratório de Ciências da escola parceira.

5 RESULTADOS Propiciamos aos alunos uma atividade dinâmica com a participação de todos no contexto da aprendizagem, permitindo o despertar da curiosidade, a criticidade e a busca de respostas às indagações dos alunos. Compreendemos que a utilização e a manipulação de recursos didáticos alternativos deve ter como principio básico, relacionar a Ciências com o cotidiano e contribuir com o aluno na construção de seu conhecimento e do ambiente em que vive.

6 RESULTADOS Fonte: Dissecação de peixe - PIBID-Ciências Biológicas-UNIUBE

7 RESULTADOS Fonte: Atividade avaliativa diagnóstica sobre a Dissecação de peixe PIBID-Ciências Biológicas-UNIUBE

8 RESULTADOS Fonte: Dissecação de peixe - PIBID-Ciências Biológicas-UNIUBE

9 RESULTADOS Fonte: Visita monitorada ao Laboratório de Anatomia-UNIUBE - PIBID-Ciências Biológicas-UNIUBE

10 RESULTADOS Fonte: Microscopia célula animal e vegetal - PIBID-Ciências Biológicas-UNIUBE

11 RESULTADOS Fonte: Construção do minhocário - PIBID-Ciências Biológicas-UNIUBE

12 CONSIDERAÇÕES FINAIS A metodologia utilizada deve incentivar o aluno a questionar, a problematizar e a sugerir explicações provisórias. Não apresentar uma rota engessada, mas uma diversidade de caminhos que se ajustam à situação e ao contexto. Dessa maneira, a utilização de metodologias ativas no ensino e aprendizagem de Ciências, nas quais o aluno seja agente de seu conhecimento, promoverá de forma significativa a sua aprendizagem e contribuirá na construção do conhecimento e raciocínio lógico de acordo com o desenvolvimento de cada aluno no seu tempo.

13 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
ACEVEDO, J. A. et al. Natureza da Ciência, didática da Ciência, pratica docente e tomada de decisões tecnocientificas. In: SEMINARIO – IBERICO AMERICANO NO ENSINO DE CIÊNCIAS, 3, 2004, Aveiro. Ata. p. 23 – 30. MONTEIRO, de S. B. et al. Metodologia de desenvolvimento de objetos de aprendizagem com foco na aprendizagem significativa. Paranaíba, 2006. TAVARES, Romero. Aprendizagem significativa e o ensino de ciências, 2005.


Carregar ppt "Aula Prática: Uma Aprendizagem Significativa de Ciências"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google