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Teorias Motivacionais aplicadas à Administração

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Apresentação em tema: "Teorias Motivacionais aplicadas à Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Teorias Motivacionais aplicadas à Administração
Prof. Ulisses Feres da Silva

2 Teoria Motivacional de Maslow
Hierarquia das Necessidades Organiza as Ns Humanas num modelo piramidal em cuja base encontra-se as Ns Fisiológica( ar, alim, H2O, repouso, sono) 1ª para a qual cada pessoa deseja satisfa- zer; satisfeita, atende um 2º nível

3 Hierarquia de Maslow Necessidade de Segurança:
obtenção de um ambiente seguro, sem ameaças ao bem-estar, incluindo os assédios moral e sexual

4 Hierarquia de Maslow Necessidades Sociais e de amor:
pertencer a um grupo, dar e receber amor e atividade sexual; trabalho em equipe, integração social em assuntos relacionados a problemas de trabalho

5 Hierarquia de Maslow Necessidades de Estima:
auto-respeito e respeito aos outros, prestígio, reconhecimento e apreciação ( elogios ) que ao serem reconhecidas e valorizadas, levam a pessoa ao esforço máximo para realizar seu potencial

6 Hierarquia de Maslow Necessidades de Auto-Realização:
Desenvolvimento pessoal e crescer até o máximo do potencial; tornar-se aquilo que se é capaz de ser; tarefas desafiadoras e criativas

7 Hierarquia de Maslow Princípio chave: quando uma N é satisfeita, perde sua força, deixa de ser motivadora e a N seguinte é ativada Para se atingir a N de AR é preciso satisfazer as anteriores.

8 Teoria dos 2 Fatores (Herzberg)
Fatores Motivadores ou Satisfacientes: relacionam-se às N mais altas em Maslow ( Estima e Auto-Realização );ligados ao cargo desafios, responsabilidade,reconhecimento, realização, promoção Fatores Higiênicos ou Insatisfacientes: evitam a insatisfação mas não assegu- ram a satisfação; relacionam-se às N mais baixas em Maslow ( Fisiológicas, Segurança e Sociais e Amor ); ligadas ao ambiente condições físicas de trabalho, políticas da empresa, ql da supervisão, relacionamento com colegas, salário, status, segurança

9 Realização-Poder- Afiliação(McClelland)
N de Realização:desejo de conseguir algo difícil por seus próprios méritos ( interesse em recompensas $ como feedback de seu desempenho; assume riscos calculados, metas realistas e moderadamente difíceis

10 Realização-Poder- Afiliação(McClelland
N. de Poder: desejo de controlar outras pessoas, para influenciar o comporta- mento delas e ser responsável pelas mesmas; controle de recursos materiais e humanos como forma de conquistar status

11 Realização-Poder- Afiliação(McClelland
N de Afiliação: desejo de estabelecer e manter um relacionamento amigável e caloroso com os outros; amenizam ressentimentos,


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