A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 - Introdução BOM DIA... OBJETIVO será o estudo das pedagogias diretamente inspiradas na concepção marxista; O curso será ministrado na forma de seminários,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 - Introdução BOM DIA... OBJETIVO será o estudo das pedagogias diretamente inspiradas na concepção marxista; O curso será ministrado na forma de seminários,"— Transcrição da apresentação:

1 1 - Introdução BOM DIA... OBJETIVO será o estudo das pedagogias diretamente inspiradas na concepção marxista; O curso será ministrado na forma de seminários, com expositores convidados para cada uma das temáticas propostas. EP 316 – História Geral da Educação e da Pedagogia Não utilize este espaço!

2 1. Introdução Essa opção exige um esclarecimento inicial: O conteúdo desta disciplina foi solicitado pelos alunos regulares de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) do Grupo HISTEDBR; A JUSTIFICATIVA principal é que não há um estudo sistemático (nos cursos de pedagogia e de pós- graduação em educação) das pedagogias que decorrem da concepção marxista; Além do fato de que há poucas publicações que tratam do assunto. EP 316 – História Geral da Educação e da Pedagogia Não utilize este espaço!

3 1. Introdução – cont. Serão 15 seminários, proferidos por docentes e pesquisadores que, por força das opções filosóficas, políticas, ou mesmo da atividade acadêmica, debruçaram-se sobre autores ou experiências educacionais que se vinculam a essa perspectiva (será que poderíamos identificar a existência de um centro comum, algo como uma Pedagogia Comunista?); EP 316 – História Geral da Educação e da Pedagogia Não utilize este espaço!

4 1. Introdução – cont. Pela existência histórica de fortes debates e embates no interior da “esquerda” (como se convencionou chamar) não há unanimidade de pensamento e de prática. [assim como não há unanimidade em termos de projetos estratégicos e táticos nas organizações comunistas]. EP 316 – História Geral da Educação e da Pedagogia Não utilize este espaço!

5 1. Introdução – cont. Perguntar não ofende (penso eu): Apesar de não haver unanimidade em torno de um mesmo projeto estratégico e tático, será que não há como se buscar pontos articuladores de uma frente comunista, e que tenha em seu Manifesto uma proposta educacional calcada em alguns princípios gerais (estratégicos) e que traduzam uma concepção pedagógica comunista? EP 316 – História Geral da Educação e da Pedagogia Não utilize este espaço!

6 2. Informações Os 15 encontros (seminários) ocorrerão semanalmente (com uma agenda pré-estabelecida), ► com encontros às Sextas-Feiras ► das 9:00 às 12:00 h. EP 316 – História Geral da Educação e da Pedagogia Não utilize este espaço!

7 2. Informações (cont) os encontros semanais serão realizados na SALA DE VIDEO CONFERÊNCIAS da FE UNICAMP, Com interatividade com outras instituições (e programas de PG em Educação), a saber: estamos com conexão com um grupo de estudo da UEL, vinculado ao grupo MHTLE... EP 316 – História Geral da Educação e da Pedagogia Não utilize este espaço!

8 2. Informações (cont) A transmissão também ocorrerá via STREAMING, tornando os seminários acessíveis a outros grupos e programas de pós-graduação que ainda não possuem acesso interativo, via videoconferência. [ainda não temos uma relação destes outros grupos, pois a transmissão se normalizará a partir de nosso próximo encontro] EP 316 – História Geral da Educação e da Pedagogia Não utilize este espaço!

9 2. Informações (cont) Ao todo, estão previstos 14 encontros: + este encontro introdutório + outro de encerramento (se possível) Os 14 encontros (16 ao todo) serão centrados na exposição e debate em diferentes aspectos e autores da Pedagogia Marxista. EP 316 – História Geral da Educação e da Pedagogia Não utilize este espaço!

10 3. Conteúdo dos encontros CONTEÚDO DOS ENCONTROS: 1 - MARX & ENGELS 2 - Vladimir Ilitch LENIN, codinome de Vladimir Ilyitch Ulianov (1870–1924) 3 - Educação e Pedagogia na Russia revolucionária, o Comissariado do Povo de Educação: Nadeska Konstantinovna KRUPSKAIA (1869-1939); BLONSKI; Anatol Vassilevic LUNACHARSKY (1875-1953) 4 - Anton Semionovitch MAKARENKO (1888-1939) EP 316 – História Geral da Educação e da Pedagogia Não utilize este espaço!

11 3. Conteúdo dos encontros 5 - Moisey M. PISTRAK 6 - Antonio GRAMSCI 7 - A Psicologia Cultural-Histórica e a Pedagogia: Lev Semenovitch VYGOTSKY (1896-1934); Alexander LURIA (1902-1977) e Alexei Nikolaievich LEONTIEV (1903 — 1979) 8 - Escola como Aparelho Ideológico do Estado: Louis ALTHUSSER (1918—1990) 9 - Teorias da Reprodução: Pierre Félix BOURDIEU (1930—2002) - Jean- -Claude PASSERON; BAUDELOT - ESTABLET EP 316 – História Geral da Educação e da Pedagogia Não utilize este espaço!

12 3. Conteúdo dos encontros 10 - Pedagogia marxista da alegria: Georges Elmer SNYDERS (1929...) 11 - Educação e Pedagogia na RÚSSIA Comunista 12 - Educação e Pedagogia na CHINA Comunista 13 - Educação e Pedagogia na CUBA revolucionária 14 – Pedagogia Histórico-Crítica EP 316 – História Geral da Educação e da Pedagogia Não utilize este espaço!

13 3. Conteúdo dos encontros CONVIDADOS (nem todos confirmados) Alessandra Arce, Amarilio Ferreira Jr e Marisa Bittar, Dermeval Saviani, Ester Buffa, Luiz Antonio Cunha, José Claudinei Lombardi, José Damiro de Moraes, Luis Antonio Paulino (ou indicado pelo Instituto Confúcio), Luiz Bezerra Neto, Luiz Carlos de Freitas, Marcos Cassin, Maria do Carmo Luiz Caldas Leite, Máuri de Carvalho, Nereide Saviani e Renê José Trentin EP 316 – História Geral da Educação e da Pedagogia Não utilize este espaço!

14 4. BIBLIOGRAFIA A bibliografia será indicada pelos professores convidados. Os participantes serão previamente informados da bibliografia indicada (esperamos que na semana imediatamente anterior ao encontro). EP 316 – História Geral da Educação e da Pedagogia Não utilize este espaço!

15 5. AVALIAÇÃO Penso que uma instrumento de estudo é o Fichamento das leituras indicadas como bibliografia básica; + Assim como a sistematização (anotações) das exposições e debates ocorridos em cada encontro.  Um relatório final, contendo um resumo dos fichamentos, das anotações, com uma apreciação geral sobre o tema objeto do curso (Pedagogia Comunista). EP 316 – História Geral da Educação e da Pedagogia Não utilize este espaço!

16 Bibliografia do seminário sobre Marx e Engels MARX & ENGELS. Textos sobre educação e ensino. São Paulo: Moraes, 1983. [há uma edição mais recente: MARX e ENGELS. Textos sobre educação e ensino. São Paulo : Centauro, 2004]. MANACORDA, M.A. Marx e a pedagogia moderna. São Paulo, Cortez/Autores Associados, 1991. [nova edição: MANACORDA, M.A. Marx e a pedagogia moderna. Campinas, SP : Editora Alínea, 2007]. LOMBARDI, J.C. Reflexões sobre educação e ensino na obra de Marx e Engels. Campinas, SP: Tese (livre docência) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, [s.n.], 2010. LOMBARDI, J.C., SAVIANI, Dermeval (orgs.). Marxismo e educação: debates contemporâneos. Campinas, SP : Autores Associados; HISTEDBR, 2005. EP 316 – História Geral da Educação e da Pedagogia Não utilize este espaço!

17 conclusão De minha parte, Espero que tenhamos um BOM semestre de trabalho E que os seminários, insistentemente solicitado pelos alunos de PG, sejam produtivos e de alto nível. Saudações a todos os participantes presenciais e à distância. Espero que o uso dos novos instrumentos de comunicação, como a internet e a videoconferência, possibilitem mais ampla e aprofundada SOCIALIZAÇÃO dos saberes historicamente acumulados. EP 316 – História Geral da Educação e da Pedagogia Não utilize este espaço!


Carregar ppt "1 - Introdução BOM DIA... OBJETIVO será o estudo das pedagogias diretamente inspiradas na concepção marxista; O curso será ministrado na forma de seminários,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google