Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMartín Bugalho Palha Alterado mais de 8 anos atrás
1
O que é Marketing? Prof. Rafael Oliveira Faculdade Ateneu
2
MARKETING DO INGLÊS, MARKET = MERCADO
MARKET + ING (GERÚNDIO) = FAZENDO O MERCADO EM PORTUGUÊS= MERCADOLOGIA MERCADO + LOGIA (ESTUDO) MARKETING = TERMO INTERNACIONAL
3
MARKETING NÃO É CIÊNCIA NÃO É (SÓ) PROPAGANDA NÃO É (SÓ) VENDA
ESTUDAR O MERCADO É MUITO MAIS
4
Marketing “Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, criando e trocando produtos e valores uns com os outros” (Kotler & Armstrong, 1998). “Marketing consiste de todas as atividades pelas quais uma empresa se adapta a seu ambiente - criativa e viavelmente” (Ray Corey). “O objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. É conhecer e compreender tão bem que o produto ou serviço sirva...e venda por si próprio” (Drucker, 1973). “Marketing é satisfazer desejos e necessidades do cliente” (Rafael Oliveira)
5
Necessidades, Desejos e Demanda
Necessidade: Estado de privação de alguma satisfação humana. Ninguém precisará criá-las nos consumidores, elas emergem espontaneamente. Exemplos: alimentação, roupas, segurança, afeto, associar-se, conhecimento e auto-realização. Desejo: Carência por satisfações específicas para atender às necessidades. Referem-se, portanto, às formas para satisfazer necessidades (moldados pela cultura e características individuais). Demanda: é a satisfação dos desejos humanos através de trocas monetárias ou escambo.
6
Valor, Satisfação e Qualidade
Valor para o cliente é a diferença entre os valores (percebidos) que ele ganha comprando e usando um produto e os custos decorrentes do processo. O consumidor optará pelo produto que lhe proporcione mais valor por unidade monetária despendida. Satisfação corresponde a relação entre o desempenho percebido e o desempenho esperado de um produto (segundo a avaliação do consumidor). Qualidade é a totalidade dos aspectos e características de um produto ou serviço com capacidade de satisfazes as necessidades dos clientes (American Society for Quality Control).
7
MARKETING PARA TRATAR DE MARKETING É PRECISO:
CONHECER OS CENÁRIOS MUNDIAIS ANALISAR TENDÊNCIAS BUSCAR PERSPECTIVAS CONHECER CONCORRÊNCIA CONHECER NOVOS PRODUTOS E SERVIÇOS CONHECER A SI MESMO
8
Ferramentas do Marketing
Propaganda; Publicidade; Promoção de Vendas; Pesquisa de Mercado; Merchandising; Pré-venda, Pós-venda; Venda; Preço; Assistência Técnica; Assessoria de Imprensa; Desenv. de Produtos; Logística / Distribuição; Marketing Pessoal; Marketing Direto; Marketing Reverso; Telemarketing; Marketing Mobile; Relações Públicas;
9
Exercício Ler atigo do site; Rever o vídeo; Dúvidas na próxima aula.
10
Muito obrigado, e até a próxima aula!!! Fiquem com Deus!!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.