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INTERDISCIPLINARIDADE, TURISMO E PESQUISA

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Apresentação em tema: "INTERDISCIPLINARIDADE, TURISMO E PESQUISA"— Transcrição da apresentação:

1 INTERDISCIPLINARIDADE, TURISMO E PESQUISA
RODRIGO TADINI

2 TEORIA GERAL DE SISTEMAS
Não é propriamente a TGS que interessa, mas seu produto principal: a sua abordagem de sistemas (teoria de sistemas) A teoria de sistemas permite reconceituar os fenômenos dentro de uma abordagem global, permitindo a inter-relação e integração de assuntos que são, na maioria das vezes, de naturezas completamente diferentes.

3 Conceito de Sistemas Saídas: Entradas: Informação Dados Energia
Matéria Entradas: Dados Energia Matéria

4 SISTEMA DE TURISMO (SISTUR) - Modelo Referencial -
CONJUNTO DAS RELAÇÕES AMBIENTAIS-RA ECOLÓGICO SOCIAL CONJUNTO DA ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL-OE ECONÔMICO CULTURAL SUPERESTRUTURA CONJUNTO DAS AÇÕES OPERACIONAIS-AO MERCADO OFERTA INPUT DEMANDA OUTPUT PRODUÇÃO CONSUMO INFRA-ESTRUTURA DISTRIBUIÇÃO Fonte: BENI, Mário. Análise Estrutural do Turismo, 2001

5 “O Turismo é uma combinação complexa de inter relacionamentos entre produção e serviços, em cuja composição integram-se uma prática social com base cultural, com herança histórica, a um meio ambiente diverso, cartografia natural, relações sociais de hospitalidade, troca de informações inteculturais. O somatório dessa dinâmica sócio cultural gera um fenômeno recheado de objetividade/subjetividade, consumido por milhões de pessoas, como síntese, o produto turístico”. ( Moesh, 2002:09)

6 Pelas necessidades que começaram a apontar no mercado, os profissionais de diversas áreas de atuação como Administração, Economia, Geografia, Ciências Sociais entre outras, começaram a transformação de um fenômeno em uma profissão e uma área de conhecimento muito vasta e promissora, apesar de só recentemente abordada e pesquisada com afinco científico

7 A produção do saber turístico de um modo geral, e de modo específico no Brasil, tem se constituído num conjunto de iniciativas, prioritariamente, no setor privado/empresarial e menos da acadêmia, sejam elas Universidades ou faculdades, público ou privadas. O saber turístico assim produzido é reduzido às informações e sistemáticas sobre seu setor produtivo.

8 O turismo é um fenômeno social, fenômeno porque empiricamente observável e social porque diz respeito ao homem em sociedade e dentro de um processo histórico. Proponho que, à ciência que o estuda se dê o nome de turismologia, ou turismosofia, para estabelecer diferenças inteligíveis entre o fenômeno e a pesquisa a seu respeito. (BARRETTO, 2004, p.85)

9 Sabendo que o Turismo depende de outras ciências para construir um conhecimento sobre o fenômeno em seus mais variados aspectos, quais seriam, então, as ciências ou campos do conhecimento que estariam relacionados a ele? Quais são os campos de estudos que fornecem subsídios para as pesquisas em Turismo? Como integrar esses campos a fim de fornecer as bases para a construção do saber turístico?

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17 HOMEM SOCIOLOGIA MEDICINA PSICOLOGIA FARMÁCIA HISTÓRIA FILOSOFIA
DIREITO QUÍMICA ANTROPOLOGIA FÍSICA BIOLOGIA ARQUITETURA MATEMÁTICA ZOOLOGIA ENGENHARIA

18 A compreensão de que o turismo entrelaça várias áreas de estudo das ciências humanas é ponto primordial para o desenvolvimento de pesquisas em turismo. Seu campo de estudo é muito amplo e não possui um método próprio de pesquisa, mas utiliza os métodos de outras disciplinas. Um estudioso do turismo não pode deixar de levar em consideração questões ambientais, sociais, culturais, legais, econômicas, que envolvem um problema em um destino turístico.

19 A de se considerar que o turismo não possui um método científico próprio, o que causa polêmicas por visões diferentes sobre a sua cientificidade. No entanto, os estudos realizados na área de turismo, utilizam-se do caráter inter e multidisciplinar dessa área de conhecimento graças à sua abrangência, o que possibilita a realização de pesquisas científicas com respaldo e confiabilidade.

20 Multidisciplinaridade
Entende-se por Multidisciplinar: estudo que agrega diferentes áreas do conhecimento em torno de um ou mais temas, no qual cada área ainda preserva sua metodologia e independência.

21 Interdisciplinaridade
Entende-se por Interdisciplinaridade: Convergência de duas ou mais áreas do conhecimento, não pertencentes à mesma classe, que contribua para o avanço das fronteiras da ciência e tecnologia, transfira métodos de uma área para outra, gerando novos conhecimentos ou disciplinas. Novo profissional com perfil distinto dos existentes, com formação básica sólida e integradora.

22 Definições Interdisciplinar, comum a diversas disciplinas. Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, Enciclopédia Britânica do Brasil. “...a interdisciplinaridade é um método de pesquisa e de ensino suscetível de fazer com que duas ou mais disciplinas interajam entre si, esta interação podendo ir da simples comunicação das idéias até a integração mútua dos conceitos, da epistemologia, da terminologia, da metodologia, dos procedimentos, dos dados e da organização da pesquisa.” Japiassu, Hilton, Dicionário Básico de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1989

23 Interdisciplinaridade
Nova forma de produção do conhecimento. Implica trocas teóricas e metodológicas. Geração de novos conceitos e metodologias. Natureza múltipla de fenômenos de maior complexidade;

24 Interdisciplinaridade e Patologia do Saber Hilton Japiassu
“O especialista, dizia G.K. Chesterston, é aquele que possui um conhecimento cada vez mais extenso relativo a um domínio cada vez mais restrito.” A exigência interdisciplinar impõe a cada especialista que transcenda sua própria especialidade, tomando consciência de seus próprios limites para acolher as contribuições das outras disciplinas. Prefácio de George Gusdorf

25 Resta a academia investir em seu papel de reflexão, pesquisa e produção científica consistente...
... nas abordagens simplistas que negam as diversas ciências que o relacionam, restaria a crítica e a orientação para retroceder e evitar equívocos constantes em sua abordagem que por princípios limitados de percepção, são muitas vezes denominadas apenas como gestão da atividade.

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28 Desta forma, fazer ciência no turismo, como em toda a ciência é um processo complexo, demorado e de difícil execução, porém seu uso é justificado pelos benefícios que traz em termos de praticidade, transmissibilidade, verificabilidade, solidez e alcance.

29 Interdisciplinaridade e Patologia do Saber
Exigências “...é indispensável que a interdisciplinaridade esteja fundada sobre a competência de cada especialista.” Reconhecimento, por cada especialista, do caráter parcial e relativo de sua própria disciplina, e seu enfoque, cujo ponto de vista é sempre particular e restritivo. Polarizar o trabalho interdisciplinar sobre pesquisas teóricas ou aplicadas, com vistas a resolver determinado problema social ou institucional com o concurso de várias disciplinas a ele concernentes. Superar todas as modalidades que não atingem uma integração propriamente ditas das disciplinas, desde os conceitos até os métodos. Interdisciplinaridade e Patologia do Saber

30 Pontos para reflexão Campo vasto para pesquisas (vide novas gerações);
O turismo passa por uma trajetória de maturação e aceite da sociedade científica; Quebra da visão imediatista: Oportunismo Econômico; Pesquisa superação da reprodução e cópia de idéias.

31 Para que isto seja possível há que se terem educadores críticos, dispostos à cooperação, a troca entre as diferentes disciplinas, o constante questionamento do saber arbitrário, cristalizado e desvinculado da realidade. Exige à prática da pesquisa, a sistematização das idéias, a construção do conhecimento em um processo de questionamento e busca permanente, mas acima de tudo, pressupõe a clareza dos objetivos a que se pretende chegar.

32 Bibliografia Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, Enciclopédia Britânica do Brasil Japiassu, Hilton e Marcondes, Danilo. Dicionário Básico de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editos, 1989. Japiassu, Hilton. Interdisciplinaridade e Patologia do Saber. Rio e Janeiro: Imago, 1976


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