A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
PROVA FLORIPA

2 CONSIDERAÇÕES INICIAIS
A importância da avaliação externa Avaliação externa e qualidade da educação Função diagnóstica e produção de indicadores Diagnóstico sobre a rede de ensino Definição de Padrões de Desempenho dos estudantes Relação avaliação externa e Currículo Currículo e Matriz de Referência Avaliação , Currículo e Projeto Político Pedagógico

3 DIREITO DE APRENDIZAGEM
Os estudantes são sujeitos de direitos e protagonistas do processo pedagógico. Nesse sentido, o direito de aprender vem assumindo uma dimensão cada vez mais forte no cotidiano escolar. Todos podem aprender e o grande desafio das Unidades Educativas não é ensinar, e sim FAZER APRENDER. O sucesso escolar e a garantia do direito de aprendizagem são questões essenciais que devem estar presentes no Projeto Político Pedagógico das Unidades Educativas. O reconhecimento das diferenças e o trabalho pedagógico com a diversidade são questões fundamentais para que seja garantido a todos o direito de aprender.

4 PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O DIREITO DE APRENDIZAGEM
Lei de junho de 2014. O Ministério da Educação (MEC), em articulação e colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, deverá, até o 2° ano de vigência deste PNE, elaborar e encaminhar ao Conselho Nacional de Educação,precedida de consulta pública nacional, proposta de direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para os alunos do Ensino Fundamental e Médio(estratégias 2.1 e 3.2). Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental e Médio, definida até 2016.

5 PLANO NACIONAL E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO-META 7 PNE
Estratégia 7.1: “estabelecer e implantar, mediante pactuação interfederativa, diretrizes pedagógicas para a educação básica e a base nacional comum dos currículos,com direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos,para cada ano do Ensino Fundamental e Médio,respeitada a diversidade regional, estadual e local “. As novas definições sobre currículo estão diretamente relacionadas com a Matriz de Referência para as avaliações externas.

6 PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS
Meta 5: “ Alfabetizar todas as crianças , no máximo, até o final do terceiro ano do Ensino Fundamental”. Estratégia 5.2: “instituir instrumentos de avaliação nacional periódicos e específicos para aferir a alfabetização de crianças, aplicados a cada ano, bem como estimular os sistemas de ensino e as escolas a criarem os respectivos instrumentos de avaliação e monitoramento, implementando medidas pedagógicas para alfabetizar todos os alunos e alunas até o final do terceiro ano do Ensino Fundamental”.

7 AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E CURRÍCULO
As diferentes concepções de currículo: Concepção tradicional: Conhecimentos científicos aprofundados e inserção produtiva no mundo do trabalho. Concepção transformadora: Formação integral do ser humano; cidadão compromissado com a construção de um mundo mais justo e solidário. Concepção inovadora: Sintonia com o mundo do trabalho e formação de cidadãos éticos, sensíveis e socialmente comprometidos.

8 AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E CURRÍCULO
Currículo formal: Previsto nas leis e diretrizes oficiais. Currículo real: Aquele que se desenvolve em sala de aula e está sujeito a várias injunções de natureza política, administrativa, financeira e pedagógica. Está relacionado com os professores e as diferenças dos alunos. As definições sobre o currículo, bem como o seu desenvolvimento, devem ser resultantes de um processo de construção coletiva e supõe acordo entre as partes envolvidas.

9 AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: RESULTADOS E CURRÍCULO
Os testes que são aplicados para os estudantes são elaborados a partir de uma Matriz de Referência, que constitui uma parte do currículo. Compreensão do currículo como percurso formativo que exige tempos necessários para aprendizagens significativas. Nesta perspectiva, o currículo não se resume a uma lista de conteúdos. Construído com a participação coletiva, ele trabalha o direito à aprendizagem como um “capital”cultural, científico, histórico, tecnológico, estético e moral.

10 AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA : RESULTADOS E CURRÍCULO
Em cada componente curricular, ao se definir direitos e objetivos de aprendizagem, são estabelecidas expectativas sobre o rendimento dos estudantes. O processo de avaliação, seja interno ou externo, testa essas expectativas e produz o diagnóstico que a comunidade escolar precisa para redefinir ou não os rumos do processo pedagógico. Este diagnóstico pode apontar a necessidade de revisão do currículo. Currículo e avaliação fazem parte de um mesmo processo pedagógico no dia a dia da Unidade Educativa.

11 AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: RESULTADOS E CURRÍCULO
Avaliação ( interna e externa), Currículo e PPP caminham juntos e articulados. O desenvolvimento do Currículo e o Projeto Político Pedagógico. Apropriação dos resultados da avaliação pela comunidade escolar: gestores, professores, instâncias colegiadas existentes nas Unidades Escolares e pais. A apropriação dos resultados é o caminho para se discutir, elaborar e realizar as mudanças necessárias para melhorar a formação e o Padrão de Desempenho dos estudantes.

12 AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
O Projeto Político Pedagógico define e orienta a ação pedagógica em cada Unidade Educativa. Projeto vem do verbo projetar, que quer dizer lançar-se para a frente. Neste sentido, todo projeto supõe mudanças e, por isso, ele deve ser flexível. O Projeto Político Pedagógico tem um marco referencial que explicita a concepção filosófica, pedagógica e política que se pretende implementar na Unidade Educativa. Em resumo, o PPP aponta a concepção de educação a ser trabalhada no cotidiano escolar.

13 AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
O direito de aprendizagem deve ser o eixo norteador do PPP. O projeto político pedagógico tem também um plano operacional ( Plano de Ação) , onde é importante considerar a implementação do currículo, a organização dos tempos e espaços escolares, e o processo avaliativo , entre outras questões.

14 AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: RESULTADOS E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
A apropriação dos resultados da avaliação em larga escala pela comunidade escolar deve considerar a necessidade de mudanças na implementação do Projeto Político Pedagógico. Aprendizagem, avaliação e ensino formam um só processo pluridimensional. Os vários componentes curriculares podem se reorganizar considerando o diagnóstico realizado pela avaliação em larga escala. As metas e as ações estabelecidas no PPP podem ser refeitas a partir da apropriação dos resultados da avaliação externa, tendo como referência a garantia do direito de aprender.

15 CONSIDERAÇÕES FINAIS Relação entre avaliação (interna e externa) e currículo. Avaliação integra todo o processo pedagógico. Relação com a formação dos docentes . Relação com a gestão democrática da escola.


Carregar ppt "FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google