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VII Encontro CIN sobre Qualidade, Processos e Gestão de Software

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Apresentação em tema: "VII Encontro CIN sobre Qualidade, Processos e Gestão de Software"— Transcrição da apresentação:

1 VII Encontro CIN sobre Qualidade, Processos e Gestão de Software
VII Encontro CIN sobre Qualidade, Processos e Gestão de Software. Aspectos sobre Retorno de Investimento em Implementação de Modelos de Qualidade de Software UFPE Paulino Wagner Palheta Viana Janeiro-2008

2 Agenda Objetivos Motivação Referencial Teórico
Origem da Metodologia ROI ROI of SPI PSM e ISO/IEC 15939 Estudo de Caso Conclusões UFPE Paulino Wagner Palheta Viana

3 Objetivos Investigar a origem do cálculo do Processo Retorno sobre Investimento Aplicabilidade no contexto de melhoria de processo de software UFPE Paulino Wagner Palheta Viana

4 Motivação Dissertação de Mestrado
Qual o Retorno sobre Investimento em implementação de Modelos de Qualidade nas empresas brasileiras Proposta de demonstrar as melhores práticas sobre a Metodologia ROI. UFPE Paulino Wagner Palheta Viana

5 Referencial Teórico Análise de investimento Fluxo de Caixa
Quanto custa? Quando terá retorno? Fluxo de Caixa Valor Anual Uniforme Valor Presente Líquido Taxa Interna de Retorno Pay-back ROI UFPE Paulino Wagner Palheta Viana Casaroto

6 Referencial Teórico ROI Ferramenta de administração
Depende da base de investimento Se Patrimônio líquido for denominador ROE – Return of Equity Se Ativos for denominador ROA – Return of Assets O numerador é o lucro do investimento UFPE Paulino Wagner Palheta Viana

7 Referencial Teórico ROI
É uma medida que quantifica o retorno produzido pelas decisões de investimento Avalia a atratividade econômica do investimento Parâmetro de avaliação de desempenho da empresa em um período de tempo UFPE Paulino Wagner Palheta Viana

8 Origem da Metodologia ROI
Investimentos em TI têm sido avaliados com bases puramentes financeiras Aquisição de novas tecnologias ou processos, são avaliados baseados no fluxo do caixa no aspecto quantitativo Setor de TI existem benefícios intangíveis Fatores decisivos na tomada de decisão UFPE Paulino Wagner Palheta Viana

9 Origem da Metodologia ROI
Necessidade de mensuração dos intangíveis Melhoria da imagem pública Aumento da satisfação no trabalho Aumento do conhecimento Aumento do comprometimento organizacional Principal Ativo das Organizações Recursos Humanos Metodologia de avaliação de Treinamento UFPE Paulino Wagner Palheta Viana

10 Origem da Metodologia ROI
Sistema de Mensuração do Retorno de Investimento em Treinamento Metodologia de Donald Kirkpatrick Reação – satisfação do indivíduo Aprendizagem – aumento das habilidades Comportamento – mudança no trabalho Resultados – aumento de produção Não possibilitava o ROI UFPE Paulino Wagner Palheta Viana

11 Origem da Metodologia ROI
Metodologia de Hamblin Reação – atitudes e opiniões do indivíduo Aprendizagem – o que se sabia antes e depois do treinamento Comportamento – desempenho antes e depois do treinamento Organização – mudanças organizacionais antes e depois do treinamento Valor final – comparar custos com benefícios Ausência de detalhes dos métodos UFPE Paulino Wagner Palheta Viana

12 Origem da Metodologia ROI
Metodologia ROITM de Jack Phillips Abordagem viável, acurada e de credibilidade para as questões financeiras Utilizada em mais de 40 países Organização Certificadora – ROI Institute UFPE Paulino Wagner Palheta Viana

13 Origem da Metodologia ROI
Metodologia ROITM de Jack Phillips Busca equilibrar a praticidade, simplicidade, credibilidade e confiabilidade Atenção especial com audiências-alvo Gerentes de projetos – abordagem fácil de mensuração Clientes – resultados quantitativos e qualitativos Pesquisadores – apoiar a replicação de medidas UFPE Paulino Wagner Palheta Viana

14 Origem da Metodologia ROI
Metodologia ROITM de Jack Phillips Elementos do Modelo ROI UFPE Paulino Wagner Palheta Viana

15 Origem da Metodologia ROI
Metodologia ROITM de Jack Phillips Framework de Avaliação Definir níveis da avaliação, tipos de dados e forma de coleta Modelo de Processo Procedimento do cálculo do ROI Filosofia e Padrões de operação Manter o processo no rumo certo UFPE Paulino Wagner Palheta Viana

16 Origem da Metodologia ROI
Metodologia ROITM de Jack Phillips Prática e Casos de Aplicação Mostrar como o ROI funciona realmente na Organização Implementação Destinar recursos para institucionalizar UFPE Paulino Wagner Palheta Viana

17 Origem da Metodologia ROI
Metodologia ROITM de Jack Phillips UFPE Paulino Wagner Palheta Viana

18 ROI of SPI Segundo Pressman, existem três regras a serem seguidas no uso de métricas para Processo de Software Definir metas antes de medir Identificar as métricas significaticas para atingir as metas e manter sempre simples, muito simples David F. Rico orienta como fazer de forma objetiva UFPE Paulino Wagner Palheta Viana

19 ROI of SPI Segundo Pressman, regras a David Rico
UFPE Paulino Wagner Palheta Viana David Rico

20 ROI of SPI UFPE Paulino Wagner Palheta Viana David Rico

21 ROI of SPI Segundo Pressman, regras a David Rico
UFPE Paulino Wagner Palheta Viana David Rico

22 PSM: Practical Software & System Measurement
Evolução do GQM (Goal Question Metric) Influenciou a criação/definição da ISO/IEC 15939 Patrocinado pelo DoD e amplamente difundido a partir de 2001 UFPE Paulino Wagner Palheta Viana

23 Necessidades de Informação
Hierarquia de Medição do PSM Necessidades de Informação do Projeto Categorias de Informação Conceitos Mensuráveis Construções (Medidas) UFPE Paulino Wagner Palheta Viana

24 Norma ISO/IEC 15939 UFPE Paulino Wagner Palheta Viana

25 Visão Geral do Modelo ISO/IEC 15939
Modelo de Medição O Modelo de Medição, define o Produto de Informação para satisfazer uma Necessidade de Informação. Este Produto de Informação é produzido por uma Construção Mensurável a partir de Atributos que representam Entidades Produto de Informação Necessidade Construção Mensurável Conceito Atributo Entidade UFPE Paulino Wagner Palheta Viana Visão Geral do Modelo ISO/IEC 15939

26 Estudo de Caso Duas Empresas do Grupo MPS.BR nível G da SOFTEX-Recife;
Indicadores intangíveis Nível de conhecimento do modelo MPS.BR Nível de conhecimento em Processo de Software Nível de conhecimento em Gerencia de Requisitos Impacto de mudança organizacional Apoio da Alta Direção Níveis de pontuação 0-Nenhum, 1-Baixa, 2-Média e 3-Alta. UFPE Paulino Wagner Palheta Viana

27 Gráfico dos Indicadores da Empresa A
Estudo de Caso Resultados da Empresa A (2 colaboradores). Setembro Janeiro Gráfico dos Indicadores da Empresa A 2 1 3 UFPE Paulino Wagner Palheta Viana

28 Gráfico dos Indicadores da Empresa B
Estudo de Caso Resultados da Empresa B (1 colaborador). Setembro Janeiro Gráfico dos Indicadores da Empresa B 1 2 3 UFPE Paulino Wagner Palheta Viana

29 Conclusões O indicador Apoio da Alta Direção foi escolhido por se tratar de um aspecto de altíssimo risco para qualquer melhoria de processo; Pois se não existir liberação de recursos para apoiar as iniciativas de melhorias de processo, tende ao fracasso. UFPE Paulino Wagner Palheta Viana

30 Conclusões A demanda por responsabilidades financeiras em MPS é crescente Metodologia ROI, difundida em mais de 40 países, passa a ser um diferencial nas organizações ROI of SPI é uma ferramenta útil, pode ser expandida para outros modelos (MPS.BR) Norma e Metodologia para medição Investigação mais detalhadas para avaliar aplicabilidade da Metodologia ROI. UFPE Paulino Wagner Palheta Viana

31 Referências CASAROTO FILHO, N.; KOPITTKE, B. H. Análise de Investimento. Matemática Financeira. Engenharia Econômica. Tomada de Decisão. Estratégia Empresarial. São Paulo: Editora Atlas, 2000 RICO, David F. – ROI of Software Process Improvement – Metrics for Project Managers and Software Engineers, J, Ross Publishing, Boca Raton, FL, 2004 PHILIPPS, Jack. ROI – Retorno sobre o investimento em projetos, Revista MundoPM, Rio de Janeiro, Número 15, p.8-16, junho/julho PHILIPPS, Jack. ROI – Return on Investment BasicASTC Press 2005 ISO/IEC PSM UFPE Paulino Wagner Palheta Viana

32 Obrigado Segundo Pressman, regras a UFPE Paulino Wagner Palheta Viana

33 VII Encontro CIN sobre Qualidade, Processos e Gestão de Software
VII Encontro CIN sobre Qualidade, Processos e Gestão de Software. Aspectos sobre Retorno de Investimento em Implementação de Modelos de Qualidade de Software UFPE Paulino Wagner Palheta Viana Janeiro-2008


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