A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMUNICAÇÃO E CATEQUESE Aparecida, 23 de julho de 2010 Maria da Luz Fernandes Marketing e Comunicação (27) 8823-1713.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMUNICAÇÃO E CATEQUESE Aparecida, 23 de julho de 2010 Maria da Luz Fernandes Marketing e Comunicação (27) 8823-1713."— Transcrição da apresentação:

1 COMUNICAÇÃO E CATEQUESE Aparecida, 23 de julho de 2010 Maria da Luz Fernandes Marketing e Comunicação daluz.vix@gmail.com (27) 8823-1713

2 A Importância da comunicação  Podemos dizer que dos 100% que compõe o nosso poder de comunicação, 80% vem do conhecimento do conteúdo do tema central. É o conhecimento técnico. Os 20% restante são técnicas, mas sem estas o conhecimento fica comprometido.

3 EFICÁCIA DA COMUNICAÇÃO  93% da eficácia da comunicação deve-se ao tom e à intensidade da voz, aos gestos e às expressões corporais. “A mensagem que prevalece é aquela transmitida pela comunicação não-verbal“, comunicação não-verbal comunicação não-verbal

4 EDUCAÇÃO  Educar é formar pessoas verdadeiramente humanizadas e felizes. Frei Beto, 2006  De maneira menos poética: educar é ensinar valores, princípios, o certo e o errado, o bem e o mal etc....

5 A CRIANÇA E A COMUNICAÇÃO  O problema é que quem ensina isso hoje são fundamentalmente os meios de comunicação: TV, internet, filme, jogo... (antes era o programa de auditório...hoje filme dentro do auditório.... novo formato)

6 A CRIANÇA E A COMUNICAÇÃO Quando a criança vê o bandido e o policial com a arma, ela enxerga o bem e o mal (não importa de que lado está a arma).

7 A CRIANÇA E A COMUNICAÇÃO  Outros aspetos:  Sexualidade – informação (quantidade e qualidade)

8 QUEM É RESPONSÁVEL PELA EDUCAÇÃO?  Família – escola – catequese - sociedade

9 O QUE APONTAM OS ESPECIALISTAS?  1ª SUGESTÃO: Formar consciências críticas (diálogo) – estaria, então delegado à família e à escola. ( A Igreja também embarcou)

10 A CRIANÇA E A COMUNICAÇÃO  2ª SUGESTÃO: O meio é apenas um instrumento para se transmitir a mensagem. (A Igreja também embarcou)

11 A CRIANÇA E A COMUNICAÇÃO  Até que um dia David Olsone Jerome Bruner (psicólogos) fizeram uma simples pergunta: Além de ajudar na transmissão do conhecimento será que o uso dos meios influencia no aprendizado? Revista da Educação, 1995

12  Eles responderam que sim.  Fica a pergunta: E a Igreja embarcou?

13  Eles foram além.  Existem 3 formas de aprender: 1ª Experiência direta (forno aquecido queima)  2ª Observação (alguém toca o forno e retira rapidamente a mão)  3ª Interpretação (alguém nos diz)

14 ESTATÍSTICA  uma pessoa retém 10% do que lê;  26% do que escuta;  30% do que vê;  70% do que vê e escuta;  70% do que discute com outros;  80% do que aprende experimentando;  90% do que explica para outros e  95% do que ensina para outros  COOK, J. & COOK, L. How technology enhances the quality of student learning. Quality Progress, n. 1, p. 59-63, 1999. learning. Quality Progress, n. 1, p. 59-63, 1999.

15  E a Igreja embarcou?

16  Se não embarcou, a hora é agora.

17 O QUE É COMUNICAÇÃO E CATEQUESE?  COMUNICAÇÃO = ARTE DE SE RELACIONAR (com pessoas, grupos, nas diversas situações, com vários objetivos) – GERA ALEGRIA  CATEQUESE = ENSINAMENTO = educação da fé das crianças, jovens e adultos

18 COMO SE DÁ A COMUNICAÇÃO  Emissor Receptor Mensagem Feed-back RUÍDOS

19 ONDE ESTÃO OS MEIOS OU VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO?  O uso dos veículos de comunicação pode ajudar ou atrapalhar

20 CATEQUESE É ENSINO  TEM UM ROTEIRO

21 CATEQUESE É COMUNICAÇÃO  Tem um emissor, uma mensagem e um receptor

22 CATEQUESE É VIVÊNCIA (EXPERIÊNCIA)  Tem que ser autêntica, de verdade, motivada e não robótica  Tem veículos ou formas de comunicar que podem facilitar esse processo.

23 CATEQUESE É UM EVENTO  Exige um comportamento – tempo – ritual

24 TEMPO  TEMPO DE CONCENTRAÇÃO DO OUVINTE  A CAPACIDADE MÁXIMA DAS PESSOAS É DE 20 MINUTOS DE ESCUTA

25 JUNTANDO TUDO  Processo de comunicação não precisa de meios (instrumentos)  Existem 3 formas de aprender. Podemos trabalhar com as 3 ou priorizar a experiência (= vivência)  A rapidez da informação não ajuda a conscientização e aprendizado

26 QUAL O OBJETIVO DA COMUNICAÇÃO NA CATEQUESE?  ENVOLVER E PROMOVER A APRENDIZAGEM E A EXPERIÊNCIA

27 COMO FAZER?  Na década de 80, um Francês, Pierre Babin, profetizou uma mudança profunda na educação.  Em síntese ele anunciou o fim da escola-loja e o surgimento da escola-mesa

28 É isso que nós precisamos fazer na catequese.  1º mudar o formato das salas (ainda são lojas?)  2º desacelerar o ritmo, tempo (Não ensinar tudo no primeiro ano. Organizar um crescente)

29  3º aproximar as histórias dos personagens bíblicos e santos com as histórias dos heróis  4º criar ambientes diferentes para provocar atitudes, sentimentos e vivências diferentes  5º colocar os instrumentos na mão dos catequizandos

30 ATITUDES  Atit. 1 – na catequese-mesa o conhecimento é partilhado (eles não conhecem vão fazer pesquisa na internet, em documentos, em visitas, entrevistas, na Bíblia)  Atit. 2 – a forma de partilhar o conhecimento pode ser muito diversificada – fotos, vídeos, encenações, torpedos, mensagens formato twitter

31  Atit. 3 – Lembre-se sempre que sua presença deve ser oportuna e segura  Atit. 4 – Não tenha medo de arriscar. Ouse.

32 ORGANIZAÇÃO  Cada evento (elemento) pode ser fracionado em partes.  O emissor escolhe o ritmo da sequência.  A sequência deve ser dedutiva

33 TUDO DEPENDE DE: 1. O OBJETIVO (saber exatamente o que se pretende com o ano (período) e cada encontro 1. O CONHECIMENTO DO PÚBLICO (ruídos) 1. CONHECIMENTO DAS TÉCNICAS OU INSTRUMENTOS A UTILIZAR

34 4. TER PRESENTE TODO O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO (o público dá sinais [feed- back])

35 PERGUNTAS PÓS-PREPARAÇÃO DO ESQUEMA  GESTOS – falam por si mesmos ou não?  ESSA DINÂMICA É A MELHOR PARA ESSA MENSAGEM?  O USO DO MEIO – é adequado àquele ambiente?

36 EXEMPLOS  1.  Anunciação do anjo a Maria  Pedir que leiam o texto e façam fotos para apresentar essa passagem.  Depois que eles apresentarem enviar por email a todos para que durante a semana eles trabalhem as fotos

37  Na semana seguinte levar um computador para que eles gravem a narração  Na semana após enviar para todos para façam a base musical  No encontro seguinte votar a melhor  TOTAL = 3 ENCONTROS

38  2. Falar de crack  Jogo de futebol: o time do crack e o time saúde – formar os times e discutir como será a dinâmica do jogo  Na semana seguinte – realizar o jogo e narrar  O diálogo vai acontecer com perguntas e respostas sobre a narração

39  3. Vida de um santo  Pesquisar na internet a história de S. Francisco de Assis. Levantar os dados importantes e relacionar com algum herói dos filmes e desenhos que eles assistem.  Abrir uma discussão no orkut sobre o assunto  Apresentar em forma de teatro

40  4. Passagem Bíblica  Ler o sermão da montanha e discutir qual lugar do bairro Jesus escolheria se tivesse que fazer o sermão ali.  Na encontro seguinte ir ao local e fazer a experiência

41  5. Explicando a missa  Explicar parte por parte e aos poucos.  1º dia fica até ao glória – sai, conversa sobre dúvidas etc....etc...  Volta e tenta perceber se ficaram dúvidas

42  Na terceira vez faz com que eles participem com a aspersão da água – acompanhando os pais para purificar as mãos etc...etc....  FIM


Carregar ppt "COMUNICAÇÃO E CATEQUESE Aparecida, 23 de julho de 2010 Maria da Luz Fernandes Marketing e Comunicação (27) 8823-1713."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google