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ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II

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Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II
Curso de Administração 2010

2 Administração Mercadológica II – Atividades Gerenciais de MKT
Produto Testar Novos Produtos; Modificar Atuais; Eliminar; Política de Marcas; Criar Satisfação e Valor; Embalagem.

3 Administração Mercadológica II – Atividades Gerenciais de MKT
Preço Política de Preços; Métodos de Determinação de Preços; Descontos; Condições e Prazo; Analisar o Preço da Concorrência e dos Mercados atuantes da Empresa.

4 Administração Mercadológica II – Atividades Gerenciais de MKT
Praça (Distribuição) Analisar Vários Canais de Distribuição; Desenvolver Relacionamento; Estabelecer um Centro de Distribuição; Formular e Implantar Procedimentos de Manuseio e Operação; Controle de estoque; Modal de Transportes; Minimizar custos de Distribuição.

5 Administração Mercadológica II – Atividades Gerenciais de MKT
Promoção Objetivos de Promoção; Tipos de Promoção; Selecionar Tipos de Mídia a ser Utilizada; Desenvolver a Mensagem (Modelo AIDA); Medir a Eficiência do Comercial; Programa de Promoção.

6 Administração Mercadológica II – Atividades Gerenciais de MKT
Administração de Marketing Estabelecer os Objetivos Gerais; Planejar as Atividades; Coordenar as Atividades; Motivar as Pessoas; Avaliar o Desempenho; Implementar; Controlar; Fazer Correções Necessárias.

7 Administração Mercadológica II – Ciclo de vida do produto

8 Administração Mercadológica II – Ciclo de vida do produto
Estratégias - Ciclo de Vida do Produto INDRODUÇÃO (Investimento): Período de crescimento lento e sem lucro. CRESCIMENTO (Domina): Rápida aceitação.Começa a aparecer o lucro.

9 Administração Mercadológica II – Ciclo de vida do produto
Estratégias - Ciclo de Vida do Produto MATURIDADE (Diferencia): Crescimento de vendas diminui, entretanto o produto é aceitável e o lucro estável. DECLÍNIO (Reposiciona): Vendas e lucros caem.

10 Matriz BCG – Boston Consulting Group

11 Matriz BCG – Boston Consulting Group
Mapeamento dos Segmentos Estratégicos primeiro quadrante = Interrogação Áreas em fase de nascimento/pioneirismo/promissoras. Prometem muito/grande expectativa. Grandes riscos. Alta atratividade / Baixa competitividade. Ponto de interrogação / Investimentos pesados.

12 Matriz BCG – Boston Consulting Group
Interrogação - Estratégias Existe uma lista extensa (alinhada com o propósito). A falta de recursos financeiros, materiais, humanos para todas. Selecionar cuidadosamente a de maior probabilidade decisões difícil devido aos grandes riscos,alavancar pontos fortes,capacitação,parcerias,investimentos pessoas de espírito pioneiro,criativas,trabalho condições extrema,em ambiente de grande incerteza.

13 Matriz BCG – Boston Consulting Group
Elementos da Matriz – Interrogação Pode tornar-se uma estrela ou um cachorro. Se aumentar seu Market Share, tornar-se-á uma estrela, caso contrário estará condenado a virar cachorro. Dilema : nível de recursos que podem ser investidos na sua promoção . Estratégia recomendada : investir o mínimo de recursos necessários para manter o market share, até que o mercado cesse o crescimento. Exige elevados custos para aumento do market share na busca de consumidores.

14 Matriz BCG – Boston Consulting Group
Mapeamento dos Segmentos Estratégicos Segundo quadrante = Estrela Fase de crescimento e sucesso. Existem ainda grandes expectativas e os riscos são menores. Alta atratividade/Alta competitividade. Função do sucesso no mercado/Investimentos. Precisam de investimentos contínuos.

15 Matriz BCG – Boston Consulting Group
Estrela - Estratégias Reinvestir todos os recursos gerados pela área, e até de outras áreas se necessário devido a seu crescimento. Reforços na capacitação Verificar seu desempenho real.

16 Matriz BCG – Boston Consulting Group
Elementos da Matriz – Estrela Estratégia deve ser manter o market share até que o mercado cesse o crescimento. Exige custos relativamente elevados de marketing devido ao surgimento de novos consumidores durante a fase de crescimento.

17 Matriz BCG – Boston Consulting Group
Mapeamento dos Segmentos Estratégicos Terceiro quadrante = Vaca Leiteira Fase de maturidade lucrativa. Pouco crescimento. Riscos menores, resultados estáveis. Entrada de concorrentes/Diminui lucro e mercado. Baixa atratividade/Alta competitividade. Consomem pouco investimento. São as atividades que sustentam a organização.

18 Matriz BCG – Boston Consulting Group
Vaca Leiteira - Estratégias Controle de produção e custos. Sem novos investimentos (exceto sobrevida-passar imagem de estrela). Investimentos em maquiagem/mudanças de embalagem. Aperfeiçoar o aumento de produtividade e qualidade. Comprar bem e baratos de fornecedores confiáveis, expansão geográfica.

19 Matriz BCG – Boston Consulting Group
Elementos da Matriz – Vaca Leiteira O produto desse quadrante atingiu a economia de escala, está num ponto mais adiantado que os concorrentes na curva da experiência e tem custos relativamente menores no mercado. É o produto que traz mais dinheiro para dentro da empresa

20 Matriz BCG – Boston Consulting Group
Mapeamento dos Segmentos Estratégicos Quarto quadrante = Cachorro Fase terminal/ Resultados negativos Baixa atratividade/ Baixa competitividade

21 Matriz BCG – Boston Consulting Group
Cachorro- Estratégias Desinvestimento, de liquidação (vendidos, alugados). Movimentações de ativos/equipamentos. Relocar e Retreinar pessoas. Cuidados especiais com clientes (evitando assim um prejuízo na imagem e no valor da Marca) Amplo comunicado (mídia, fornecedores, clientes). Terceirização.

22 Matriz BCG – Boston Consulting Group
Elementos da Matriz – Cachorro Produto com baixo market share num mercado estável , no momento não está gerando lucros e tem baixas possibilidades de vir a gerá-lo no futuro. Os custos para aumentar o market share às custas dos clientes de outras empresas concorrentes são muito elevados. Só com elevados investimentos em marketing e / ou redução de preços para aumento da participação relativa no mercado

23 Matriz BCG – Boston Consulting Group
Mapeamento dos Segmentos Estratégicos Decisões mais importantes sobre o Portfólio Selecionar as áreas que estão no nascedouro, para decidir qual investir pesado, para que elas possam ser estrelas no futuro o mais rapidamente possível. Determinar as áreas estrelas, continuar reinvestindo. Identificar áreas de vacas leiteiras, extraírem o melhor resultado delas, durante o maior tempo, com mínimo de investimento, apenas sustentação. Identificar áreas cachorro, visando sua liquidação.

24 Matriz SWOT – Forças, Oportunidades Fraquezas,Ameaças
Análise SWOT ou FOFA: Forças - Oportunidades Fraquezas - Ameaças

25 Matriz SWOT – Forças, Oportunidades Fraquezas,Ameaças
Análise do Ambiente Externo O objetivo desta etapa é identificar as oportunidades e as ameaças no ambiente externo, em que a empresa interage os seus pontos fortes e fracos, em relação ao seu ambiente interno, procurando trabalhá-los, de forma a definir uma estratégia para obter vantagens competitivas dentro do seu ramo. Percepção do ambiente e sua turbulência, aumentando a percepção das variáveis que se encontram em torno da organização, influenciando seus resultados.

26 Matriz SWOT – Forças, Oportunidades Fraquezas,Ameaças
Importância do Ambiente Externo O ambiente externo passa por mudanças constantes, muitas vezes repentinas, que influenciam diretamente as empresas e seus planos e estratégias. As empresas que vão se desenvolver, ou mesmo sobreviver, serão as que tiverem a capacidade de se adaptar rapidamente às características diferentes que o meio ambiente em mudança for apresentado.

27 Matriz SWOT – Forças, Oportunidades Fraquezas,Ameaças
Importância do Ambiente Externo A empresa necessita conhecer seu meio ambiente com está, no momento atual, mas como as decisões de hoje serão implementadas amanhã, isso não basta, é também indispensável poder prever o que vai ocorrer e com o estará o meio ambiente amanhã. Como o futuro é imprevisível, as previsões são apenas aproximações do que ocorrerá, porém sem estas aproximações a empresa não terá condições de tomar as decisões necessárias para se ajustar às novas condições do ambiente.

28 Matriz SWOT – Forças, Oportunidades Fraquezas,Ameaças
Ambiente Externo - Ameaças Força ambiental incontrolável pela organização, que cria obstáculo à sua ação estratégica, mas que poderá ou não ser evitada desde que conhecida em tempo hábil. São variáveis que podem afetar o desempenho organizacional, devido as suas condições adversas. Devem ser eliminadas, minimizadas ou evitadas.

29 Matriz SWOT – Forças, Oportunidades Fraquezas,Ameaças
As ameaças permitem a organização saber “até onde pode ir”, implica, assim, as limitações que devem ser superadas, num determinado espaço de tempo. Procurar fixar dentro das limitações das quais deve agir. Limitações bem fixadas trazem a vantagem de se poder concentrar o pensamento nos problemas mais agudos da organização. As limitações favorecem a descoberta de oportunidades. Com limitações bem definidas, há maior probabilidade para se descobrir as coisas corretas a serem feitas.

30 Matriz SWOT – Forças, Oportunidades Fraquezas,Ameaças
Ambiente Externo - Oportunidades É a força ambiental incontrolável pela organização, que pode favorecer a sua ação estratégica, desde que conhecida e aproveitada satisfatoriamente enquanto perdura. São variáveis que podem ensejar ocasiões favoráveis à organização, sendo preciso estar atento a esta realidade para captá-las e transformá-las em objetivos rentáveis.

31 Matriz SWOT – Forças, Oportunidades Fraquezas,Ameaças
Ambiente Externo - Oportunidades Devem ser aproveitadas e relacionam-se com:  Necessidades de mercado; Diversificação de produtos; Redefinição de negócios;  Crescimento – Sobrevivência;  Potencialidades Ocultas - Desmembramento de negócios;

32 Matriz SWOT – Forças, Oportunidades Fraquezas,Ameaças
Análise de Viabilidade de Oportunidades: Verificar efetivas aptidões; Verificar os efeitos sobre os negócios (participação no mercado, desenvolver com lucratividade).

33 Matriz SWOT – Forças, Oportunidades Fraquezas,Ameaças

34 Matriz SWOT – Forças, Oportunidades Fraquezas,Ameaças
Macro Ambiente – Variáveis Incontroláveis Forças Externas Forças Políticas e Legais: Mudanças de Regime de Governo; Política Fiscal e Monetária (Gasto Público, Legislação Tributária,Incentivos Exportação); Legislação Social (Leis anti-poluição, Reciclagem Obrigatória) Relações Governamentais (Subsídios, Tarifas, Cotas de Importação )

35 Matriz SWOT – Forças, Oportunidades Fraquezas,Ameaças
Macro Ambiente – Variáveis Incontroláveis Forças Externas Demográficas: Características das populações (Tamanho, Distribuição e Crescimento); Crescimento da 3ª idade; Idade, Sexo, Ocupação; Renda; Tamanho da família.

36 Matriz SWOT – Forças, Oportunidades Fraquezas,Ameaças
Macro Ambiente – Variáveis Incontroláveis Forças Externas Forças Culturais e Sociais: Estilo de vida Valores e crenças Mudanças de papéis (Mulheres da classe C vão dominar o mercado de trabalho, as famílias e o consumo no Brasil).

37 Matriz SWOT – Forças, Oportunidades Fraquezas,Ameaças
Macro Ambiente – Variáveis Incontroláveis Forças Externas Condições Econômicas Estágio da Economia: Período de prosperidade (crescimento econômico, novos produtos e mercados); Recessão (retração, afeta o modo de comprar); Recuperação (renda aumenta mais emprego, maior esforço de marketing).

38 Matriz SWOT – Forças, Oportunidades Fraquezas,Ameaças
Macro Ambiente – Variáveis Incontroláveis Forças Externas Concorrências  Marca; Produtos similares; Novos produtos; Monitorar composto de marketing do concorrente (produtos, preços, sistemas de distribuição e promocionais); Comprar concorrentes.

39 Matriz SWOT – Forças, Oportunidades Fraquezas,Ameaças
Macro Ambiente – Variáveis Incontroláveis Forças Externas Tecnologia Internet / Intranet / Computador de mão; Vídeos Games; Tecnologia da informação (Telefone + TV + Computador). 

40 Matriz SWOT – Forças, Oportunidades Fraquezas,Ameaças
Micro Ambiente Externo São variáveis específicas de cada companhia, e podem ser influenciadas até certo ponto pela organização. Mercado : Pessoas com necessidades e expectativas a serem atendidas (como atingi-lo e servi-lo de forma lucrativa); Poder de compra; Comportamento de compra.   

41 Matriz SWOT – Forças, Oportunidades Fraquezas,Ameaças
Micro Ambiente Externo Fornecedores Parte vital (necessidade de cooperação) Localização, Parceria, Garantia dos serviços. Intermediários Organizações independentes que auxilia diretamente o fluxo de mercadorias Canais de Distribuição (Atacadista / Varejista).

42 Matriz SWOT – Forças, Oportunidades Fraquezas,Ameaças
Análise do Ambiente Interno Forças: São aquelas características positivas de destaque, na instituição, que a favorecem no cumprimento do seu propósito. Marca conhecida; Rede de distribuição cobertura nacional;

43 Matriz SWOT – Forças, Oportunidades Fraquezas,Ameaças
Análise do Ambiente Interno Forças: Presteza no atendimento a reclamações e pedido de informações; Linha de produtos completa e diversificada; Capacidade de pesquisa e desenvolvimento; Recursos Financeiros; Recursos Humanos.

44 Matriz SWOT – Forças, Oportunidades Fraquezas,Ameaças
Análise do Ambiente Interno Fraqueza São aquelas características negativas, na instituição, que prejudicam no cumprimento do seu propósito. Ausência de local de estacionamento dos clientes; Ausência do manual do usuário;

45 Matriz SWOT – Forças, Oportunidades Fraquezas,Ameaças
Análise do Ambiente Interno Fraqueza Ausência de recursos para pagamento com cartões de crédito; Ausência de mecanismo de pós venda; Falta de integração entre pessoas da seção, dos departamentos; Falta de integração de dados.

46 Administração Mercadológica II

47 Administração Mercadológica II
MÍDIA ALTERNATIVA A empresa japonesa Tadacopy instalou várias máquinas copiadoras em campus universitários no Japão. Os estudantes selecionam a quantidade de cópias desejadas e não pagam um único centavo pelo serviço. Como é possível? Em vez de ganhar dos estudantes pelas cópias, a Tadacopy ganha das empresas que têm interesse em anunciar na página de trás da folha copiada. Utilizando páginas mais grossas do que as normais, a impressão da propaganda não brilha na página principal.  

48 Administração Mercadológica II
MÍDIA ALTERNATIVA (continuação) O CPM (custo por mil) para o anunciante é US$ 375,00. O CPM para o estudante é US$ ZERO! Este é um exemplo de modelo de negócios que será cada vez mais comum no mercado: o consumidor compra produtos e serviços sem pagar nada em espécie. O pagamento será feito em número de impressões, que serão diretamente pagas pelos anunciantes. Nessa tendência, veremos músicas gratuitas, softwares gratuitos, livros gratuitos... Quem sabe teremos uma versão gratuita de tudo. Fonte – Escrito no Blog por Ricardo Pomeranz em 17/2/2008 

49 Administração Mercadológica II– Atividades Gerenciais de MKT
Sistema de Informações de Marketing – SIM Planejar Testes Mercadológicos; Analisar o Comportamento do Consumidor; Interpretar as Informações; Analisar as Oportunidades; Providenciar e Distribuir as Informações.

50 Sistema de Informações de Marketing – SIM
Administração Mercadológica II – Sistema de Informações de Marketing – SIM Sistema de Informações de Marketing – SIM “São os recursos humanos e tecnológicos da empresa, envolvido de forma sistemática na coleta, qualificação, análise, disseminação e arquivo de informações relevantes às decisões de marketing.” “Forma organizada e planejada de proporcionar informações de maneira constante, utilizando dados internos e externos.”

51 Sistema de Informações de Marketing – SIM
Administração Mercadológica II – Sistema de Informações de Marketing – SIM Sistema de Informações de Marketing – SIM “Consiste em pessoas,equipamentos e procedimento organizado e contínuo para coletar, selecionar, analisar e distribuir informações necessárias para a tomada de decisão. “ “É constituído de pessoas, equipamentos e procedimentos para coleta, classificação, análise, avaliação e distribuição de informações necessárias de maneira precisa e oportuna para os que tomam decisões de marketing.”

52 Principais Fontes de Informação
Administração Mercadológica II – Sistema de Informações de Marketing – SIM Principais Fontes de Informação Serviços Arranjados: São relatórios regularmente tabelados que são produzidos e vendidos a qualquer interessado por agências de pesquisa, sem nenhum cliente particular em mente. Ex: Relatório de Auditoria Nacional de Mercado Total, uma medida bimestral nacional de todas as vendas a varejo por marca, permite que se monitorem regularmente as vendas próprias e de concorrentes por tipo de loja e área geográfica.

53 Administração Mercadológica II – Sistema de Informações de Marketing – SIM
Principais Fontes de Informação Sistema de Informações de Marketing (SIM): Uma atividade interna que fornece fluxo contínuo, planejado, usados pelos gerentes e vendedores, por exemplo, checar estoque, desempenho das vendas de produtos monitoria do padrão de compras.

54 Administração Mercadológica II – Sistema de Informações de Marketing – SIM
Principais Fontes de Informação Sistema de Suporte à Decisão (SSD): Também interna, interagem dados por meio do computador, simulando e estimando o impacto de vários níveis nas vendas dos produtos. O SSD tem métodos analíticos, vão de simples proporções, gráficos desenhados, até técnicas estatísticas sofisticadas e modelos matemáticos.

55 Administração Mercadológica II – Sistema de Informações de Marketing – SIM
Principais Fontes de Informação Sistema de Suporte à Decisão (SSD): Permite que os gerentes retenham dados, examinem relações e até mesmo produzam relatórios que atendam suas necessidades específicas, existe uma capacidade interativa, fazendo perguntas e conseguindo respostas imediatas. O SSD adiciona velocidade e flexibilidade para o SIM.

56 Sistema de Suporte à Decisão (SSD):
Administração Mercadológica II – Sistema de Informações de Marketing – SIM Sistema de Suporte à Decisão (SSD): Considere o Exemplo - Na metade do ano, um gerente quer comparar as vendas atuais de um produto com o que foi previsto, trabalhando no sistema e chama as previsões mensais e o número de vendas atuais, descobre que a vendas caíram um pouco abaixo da previsão do mês, ele comanda o sistema que forneça dados de outros produtos. Verifica que eles estão no alvo. Então pede para o sistema dividir o numero total de vendas por áreas geográficas, descobre que somente duas áreas estão fora do alvo. Então compara os níveis de publicidade e preços do produto em questão e os da concorrência.

57 Administração Mercadológica II – Sistema de Informações de Marketing – SIM
Considere o Exemplo (continuação)- Decide examinar os níveis de distribuição para territórios (tamanho e tipos de lojas), descobre um pequeno declínio no tipo de varejista que compõem uma porção significativa das vendas. Então decide investir no uso de lojas alternativas. Projeto de Pesquisa de Mercado: Conduzido pelo próprio pessoal da organização ou por uma agência independente de pesquisa, para responder uma pergunta específica.

58 Administração Mercadológica II – Sistema de Informações de Marketing – SIM
Por que usar o SIM? - Pressão competitiva de preço/Para competição de valor do produto. - Mercado em expansão/local/nacional/global. - Custo de um erro (analisar mercado, concorrência e consumidores). - Crescente expectativas dos consumidores/seletivos em suas escolhas.

59 Administração Mercadológica II – Sistema de Informações de Marketing – SIM
Por que usar o SIM? - Vantagem competitiva: Escolhe melhor o mercado, desenvolve melhores ofertas, executa melhor o Planejamento de Marketing. Métodos Informal: Experiências e Observações. Formal: Planejada e Sistemática (pesquisa de mercado).

60 Processar as informações – (Qualidade e Credibilidade).
Administração Mercadológica II – Sistema de Informações de Marketing – SIM Funções do SIM Proporcionar a coleta de informações - (várias fontes, selecionar, arquivar). Ex: Algumas empresas desenvolveram sistemas de informações de marketing que suprem a gerência da empresa com informações rápidas e incrivelmente detalhadas sobre desejos, preferências e comportamentos dos compradores. Processar as informações – (Qualidade e Credibilidade).

61 Administração Mercadológica II – Sistema de Informações de Marketing – SIM
Funções do SIM Usar a informação fornecida (de acordo com nível do cargo), e descobrir suas necessidades o que realmente necessitam algumas perguntas úteis: - Que decisões você toma regularmente; - Que informações você precisa para tomar essas decisões; - Que informações você obtêm regularmente; - Que estudo você solicita periodicamente;

62 Administração Mercadológica II – Sistema de Informações de Marketing – SIM
Funções do SIM - Que informações você quer e não esta obtendo agora; - Que informações você gostaria de obter diariamente, semanalmente, mensalmente, anualmente; - Que revista ou relatório você gostaria de consultar; - Sobre quais assuntos você gostaria de estar informado.

63 Administração Mercadológica II – Sistema de Informações de Marketing – SIM
Tipos de Informações Registros Internos: Pedidos, vendas, preços, custos, níveis de estoque, contas a receber, contas a pagar, faturas, relatórios anuais, fornece dados de resultados. O núcleo é o ciclo pedido-pagamento, realizar esses passos rápido e preciso ,sistema de informações de vendas acesso imediato a informações sobre clientes com registros mais detalhados a qualquer instante.

64 Atividades de Inteligência de Marketing:
Administração Mercadológica II – Sistema de Informações de Marketing – SIM Tipos de Informações Atividades de Inteligência de Marketing: Conjunto de procedimentos e fontes usados para obter informações diárias sobre eventos no ambiente, coletam informações lendo livros, jornais, publicações setoriais, conversando com clientes, fornecedores, distribuidores, Motivando o pessoal de vendas, vendendo a idéia da importância que ela tem como coletora de informação, Comprar produtos dos concorrentes, Painel consultivo de clientes.

65 Pesquisa de Marketing:
Administração Mercadológica II – Sistema de Informações de Marketing – SIM Tipos de Informações Pesquisa de Marketing: Corresponde à elaboração, à coleta, à análise e à edição de relatórios sistemáticos de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica. Pode ser: Teste de preferência de Produto, previsão de vendas por região, ou avaliação de propaganda. O Processo começa com: Definição do problema e dos objetivos da pesquisa;

66 Administração Mercadológica II – Sistema de Informações de Marketing – SIM
Pesquisa de Marketing: Desenvolvimento do plano de pesquisa através de : Fontes de dados, abordagens da pesquisa (observação, ou em grupo, ou levantamentos gerais); Instrumento de pesquisa – Questionários. Instrumentos mecânicos - audímetro registra qual canal esta a TV, Câmeras oculares estudam os movimentos),

67 Administração Mercadológica II – Sistema de Informações de Marketing – SIM
Planos de Amostragem: Unidade de amostragem (quem será pesquisado, público-alvo); Tamanho da amostra, Procedimentos de amostragem (a escolha); Métodos de contato (entrevistas pessoais, pelo correio, telefone). Coleta de Informações: É a mais dispendiosa. Análise das Informações: É tirar as conclusões a partir dos dados coletados (distribuição de freqüência, estatísticas).

68 Análise de suporte à decisão de marketing
Administração Mercadológica II – Sistema de Informações de Marketing – SIM Tipos de Informações Análise de suporte à decisão de marketing É um conjunto coordenado de dados, sistemas, ferramentas e técnicas e programas de software, que auxiliam na elaboração de estudos de pesquisa, segmentação, determinação de preços, verbas de propaganda.

69 Administração Mercadológica II

70 Administração Mercadológica II – Pesquisa de Marketing
Segundo Kotler (2000): “Pesquisa de Marketing é a coleta, análise e divulgação sistemática de dados relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada pela organização. Normalmente, essas pesquisas orientam as decisões mercadológicas no que tange ao desenvolvimento de novos produtos ou modificações em produtos em comercialização”.

71 Administração Mercadológica II – Pesquisa de Marketing
Segundo Kotler (2000): “A função da pesquisa de marketing é descobrir fatos e fazer estimativas sobre os parâmetros do universo. Universo é o conjunto finito ou infinito de indivíduos com uma característica comum”.

72 Administração Mercadológica II – Pesquisa de Marketing
Segundo Basta, Andrade, Ferreira e Seixas  (2006), dois recursos são possíveis para delinear informações sobre públicos : universo de pesquisa (obter dados sobre cada um dos elementos que compõe o grupo), ou parcela do universo (amostragem).

73 Administração Mercadológica II – Pesquisa de Marketing
Dependendo do tipo de pesquisa a ser aplicado, utilizam-se procedimentos metodológicos diferentes numa abordagem: Qualitativa - (não-probabilística, trabalhando com amostras pequenas, com conhecimento individual eficiente). Quantitativa - (probabilística, mensurando características através de distribuições percentuais).

74 Administração Mercadológica II – Pesquisa de Marketing
Pode-se classificar as pesquisas de mercado como:          - Exploratórias : levantamento de hipóteses;         - Descritivas : descreve hábitos de compras e de uso; - Experimentação : utilização do serviço ou produto pelo entrevistado.

75 Administração Mercadológica II – Pesquisa de Marketing
A partir da descrição do problema e os objetivos, se define: o alvo (pessoa); o tipo; e a abordagem da pesquisa; bem como a amostragem; o questionário; e o tipo de entrevista.

76 Administração Mercadológica II – Pesquisa de Marketing
Uma vez colhidos, os dados passam por um processo de validação e, em seguida, são organizados (tabulados) e analisados, de modo a gerar informações que venham a esclarecer as indagações e dúvidas mercadológicas que deram origem à pesquisa.

77 Administração Mercadológica II – Pesquisa de Marketing
Origens dos dados: Dados Primários Dados Secundários Exclusivos:Sob encomenda, específicos, de posse e uso de quem os levantou Públicos: acessíveis a qualquer organização ou pessoa Via Pesquisa: Levantamento específico e dirigido Via jornais, revistas, relatórios, associações, governos, teses, bibliotecas Internos e Externos Internos (reservados) e Externos Oficiais e Informais Fonte:Rocha,Tófani(2007)

78 Administração Mercadológica II – Segmentação de Mercado
“O mundo é muito grande e preenchido com muitas pessoas diferentes, para que os gerentes de marketing construam um composto de marketing único, que satisfaça a todos.” Kotler

79 Administração Mercadológica II – Segmentação de Mercado
Componentes Básicos de um Mercado Requisitos - Existir pessoas com necessidades; - Poder aquisitivo para comprar; - Autoridade para decidir a compra; - Para serem úteis devem ser: mensuráveis, substanciais, acessíveis, acionáveis.

80 Administração Mercadológica II – Segmentação de Mercado
Componentes Básicos de um Mercado Ação no Mercado - Consumidores são diferentes em seus desejos e expectativas. - Apelos diferentes (hábitos e preferências de compras e comportamentos de uso). - Motivações de uso e de compra são diferentes.

81 Administração Mercadológica II – Segmentação de Mercado
Segmentação - Conceito “Processo de agregação de consumidores com características homogêneas, diferenciadas de outros grupos, com o objetivo de planejar programas de marketing, que aproximem mais da satisfação das necessidades e supere as expectativas do grupo escolhido (mercado-alvo)”. Peter Drucker

82 Administração Mercadológica II – Segmentação de Mercado
Segmentação - Conceito “Dividir o mercado em grupos distintos de consumidores, com necessidades, características ou comportamentos diferentes que exijam produtos ou compostos de marketing distintos”. Philip Kotler

83 Administração Mercadológica II – Segmentação de Mercado
Níveis de Segmentação – Nichos de Segmentação de Mercado Por muitas vezes na administração de um segmento de mercado, verificamos que um pequeno grupo de pessoas manifestam uma necessidade que os demais integrantes do segmento não manifestam.Este fato, em Marketing, merece tratamento. E, isto é feito com a identificação de Nichos.

84 Administração Mercadológica II – Segmentação de Mercado
Níveis de Segmentação – Nichos de Segmentação de Mercado É um grupo mais restrito, cujas necessidades não estão sendo totalmente satisfeitas. É uma subdivisão de um segmento que procura um mix de produto mais distinto. Nicho – É a Ultra-Segmentação de Mercado ou a parte menor de um segmento.

85 Administração Mercadológica II – Segmentação de Mercado
- Dividir o mercado em partes menores (de consumo e industrial); - Selecionar e agrupar algumas características; - Concentrar esforços em programas diferentes; - Diferenciação entre clientes; - Especialização.

86 Administração Mercadológica II – Segmentação de Mercado
Benefícios da Segmentação de Mercado - Ao adaptar os programas de marketing aos segmentos isolados, a administração pode realizar uma melhor atividade de marketing e fazer uso mais eficiente dos seus recursos. Uma empresa com recursos limitados, pode competir de modo eficaz em um segmento pequeno de mercado.

87 Administração Mercadológica II – Segmentação de Mercado
Benefícios da Segmentação de Mercado - Com o posicionamento nos segmentos de mercado as empresas podem crescer rapidamente. Mesmo com recursos para empenhar em um marketing de massa, e em nível nacional, as empresas estão deixando de lado essas estratégias, defendem a segmentação como uma estratégica mais eficaz para alcançar fragmento de mercado.

88 Administração Mercadológica II – Segmentação de Mercado
Processos Segmentação de Mercado - Descrição: Os mercados às vezes, são segmentados intuitivamente, ou seja, um comerciante confia em sua experiência e capacidade de julgamento para decidir que segmentos existem no mercado e qual o potencial que oferecem, outros seguem o precedente dos concorrentes ou de outros que já estão no mercado.Ex: A Gatorade.

89 Administração Mercadológica II – Segmentação de Mercado
Identificar os desejos atuais e potenciais que existem dentro de um mercado – Ex: Dentro do mercado de relógio de pulso existe o desejo comum entre os consumidores de poder saber às horas, entretanto há consumidores que querem um relógio como acessório de moda, símbolo de status, cronômetro. Podem existir outros que gostariam que funcionassem como computador, monitor de pulsação, TV ou telefone, cada um desses desejos representa um segmento potencial dentro do mercado de relógios.

90 Administração Mercadológica II – Segmentação de Mercado
Identificar as características particulares entre os segmentos – “A pergunta é:” O que os consumidores potenciais que tem um desejo particular, têm em comum que os distingue de outros segmentos? Entre as empresas Comerciais poderia ser uma característica física (tamanho, localização). Entre os consumidores poderia ser atitudes ou padrão de comportamento, agrupar os principais aspectos diferenciadores, identificar programa específico, ver a mídia a utilizar.

91 Administração Mercadológica II – Segmentação de Mercado
Processos Segmentação de Mercado - Descrição: Determinar quem apresenta cada desejo. O passo final é calcular o quanto de demanda ou potencial de vendas cada segmento representa: números de consumidores, estimar retorno e fazer projeções.

92 Administração Mercadológica II – Segmentação de Mercado
Identificação dos Concorrentes - Conceitos do Setor: É um grupo de empresas que oferecem um produto ou uma categoria de produtos que são substitutos próximos uns dos outros. Se classificação quanto a: Quantidade de empresas e o Nível de diferenciação do produto - Monopólio, Oligopólio e Concorrência pura.

93 Administração Mercadológica II – Segmentação de Mercado
Identificação dos Concorrentes – Barreiras à Entrada, a Mobilidade e à saída - Os setores diferem em grande parte no que diz respeito a facilidade de entrar nele.Ex: É “fácil” abrir um novo restaurante, porém é difícil ingressar no setor aeronáutico. Devido a necessidades de muito capital, exigência de patentes, canais de distribuição, escassez de local e matéria-prima. A mobilidade é a facilidade de entrar em segmentos de mercados mais atraentes. Exemplo: A Pepsico.

94 Administração Mercadológica II – Segmentação de Mercado
Identificação dos Concorrentes – Estrutura de Custos - Cada setor tem uma composição de custos Exemplo: Na siderurgia os custos elevados são de fabricação e matéria-prima. Já no mercado de brinquedos os maiores custos são na distribuição e Marketing.

95 Administração Mercadológica II – Segmentação de Mercado
Identificação dos Concorrentes – Grau de Integração Vertical - Quanto a atuação nas atividades dentro da sua cadeia exemplo: exploração de petróleo – perfuração – refino – fabricação química – atendimento aos postos de gasolina. Grau de Globalização - Alguns setores são altamente regionais (vestuário) ou são globais (petróleo, equipamentos eletrônicos).

96 Administração Mercadológica II – Segmentação de Mercado
Critérios de Segmentação Segmentação Geográfica Observar a decisão estratégica de segmentar o mercado geograficamente, isto é, a decisão atuar em uma área limitada. Segmentação Demográfica Sexo, faixa etária, grupo étnico, poder aquisitivo, escolaridade, classe social.

97 Administração Mercadológica II – Segmentação de Mercado
Critérios de Segmentação Segmentação Psicográfica Baseada em ESTILO DE VIDA: A forma pela qual uma pessoa ou um grupo de pessoas vivenciam o mundo e, em conseqüência, se comportam. Segmentação Por Benefício Baseada nos diferentes benefícios que os compradores percebem nos produtos, sejam benefícios racionais ou psicológicos.

98 Administração Mercadológica II – Segmentação de Mercado
Segmentação - Segundo o Comportamento de Compra Freqüência de uso - usuários freqüentes ou pesados,médios, leves ou infrequentes. Ordem de uso - Leva-se em consideração os primeiros donos de determinado produto.

99 Administração Mercadológica II – Segmentação de Mercado
Segmentação - Segundo o Comportamento de Compra Forma de uso - Como dirigem a utilização dos bens. Sensibilidade ao Marketing - Segmentos existentes graças a força das ferramentas de Marketing.

100 Algumas Bases para a Segmentação de Mercados de Consumo
Faixa etária Sexo Renda Estado civil Demográfica Freqüência Variedade Geográfica Grau de Utilização Localização Densidade Populacional Segmentação Rapidez Economia Status Conveniência Benefícios Psicográfica Estilo de vida Fatores Psico. Personalidade Valores, opiniões 7 7

101 Administração Mercadológica II – Sete tipos de Consumidores
A segmentação Psicográfica Transformadores; Exploradores; Vencedores; Emuladores; Integrados; Resignados e Inconformados.

102 Administração Mercadológica II – Sete tipos de Consumidores
A segmentação Psicográfica Critério desenvolvido pela Agência de Publicidade Young & Rubican, baseado em Pesquisa que faz parte do Brand Asset Valuator, ou BAV, estudo mundial, realizado de dois em dois anos, com cerca de 350 mil entrevistados, ao custo de US$45 milhões, além da imagem de mais 19 mil marcas. Fonte: Jornal Valor Econômico

103 Administração Mercadológica II – Sete tipos de Consumidores
Transformadores São pessoas que visam mudar o mundo trabalhando em projetos sociais ou organizando protestos. Os consumidores desse gênero são os menos materialistas, vistos como intelectuais e buscam comprar produtos que sejam política e ecologicamente corretos. Idade: 18 a 24 anos Porcentagem da população: 9% Classe social predominante: A e B O que procuram: um mundo melhor Quem são: acadêmicos, escritores e assistentes sociais Marcas apreciadas: Greenpeace, MTV, Projeto Tamar, Corpus, Nutry e Danone Activia

104 Administração Mercadológica II – Sete tipos de Consumidores
Exploradores Vivem intensamente e adoram praticar esportes de aventura. O objetivo é buscar novas experiências e sensações. São, quase sempre, os primeiros a aceitar as evoluções tecnológicas e comprar produtos inovadores. Esse grupo é conhecido por criar as tendências. Idade: 18 a 24 anos Porcentagem da população: 10% Classe social predominante: B e D O que procuram: descobertas e desafios Quem são: músicos, hoteleiros, diplomatas e artistas Marcas apreciadas: Google, Yahoo!, Harley Davidson, WWF, Flash Power e Marathon.

105 Administração Mercadológica II – Sete tipos de Consumidores
Vencedores O nome já diz tudo.Essa turma tem como objetivo vencer na profissão.São aplicados, concentrados e organizados. Gostam de viajar, ir a festas e praticar esportes competitivos. Quando o assunto é compra, procuram prestígio e, acima de tudo, qualidade. Idade: 25 a 29 anos Porcentagem da população: 19% Classe social predominante: A, B e C O que procuram: luxo e status Quem são: empresários e executivos Marcas apreciadas: Land Rover, Chivas Regal, Unilever, Perrier, Jaguar e Christian Dior"

106 Administração Mercadológica II – Sete tipos de Consumidores
Emuladores Tidos como superficiais, materialistas e esnobes.Esses são alguns dos adjetivos usados para defini-los.Para essa camada da população, a embalagem é mais importante do que o conteúdo. Por isso, compram tudo o que está na moda, aparece na mídia e reflete status. Idade: 18 a 34 anos Porcentagem da população: 25% Classe social predominante: A e D O que procuram: aparência e status Quem são: os “alpinistas sociais” e “novos ricos” Marcas apreciadas: Giorgio Armani, Malboro, Sony, Ferrari, Moët Chandon e Smirnoff Ice

107 Administração Mercadológica II – Sete tipos de Consumidores
Integrados A preocupação com família é a principal característica desse grupo. Por isso, nunca tomam decisões individuais, sempre coletivas.Os bens de consumo mais procurados por eles são aqueles de marcas tradicionais. Ou seja, não arriscam novidades. São maioria na sociedade. Idade: 40 a 64 anos Porcentagem da população: 26% Classe social predominante: C O que procuram: segurança Quem são: funcionários públicos, bancários Marcas apreciadas: Maizena, Brastemp, Nestlé, Coca Cola

108 Administração Mercadológica II – Sete tipos de Consumidores
Resignados Seguem os dogmas religiosamente. Não fazem nada do que fuja às regras, respeitam as instituições e tentam passar isso para a família.Para essas pessoas, a compra está intimamente ligada à segurança e preço adequado. Idade: 18 a 39 anos Porcentagem da população: 6% Classe social predominante: C e D O que procuram: viver de acordo com as regras Quem são: operários e aposentados Marcas apreciadas: Leite de Rosas, Fininvest, Nova Schin, Novelas do SBT, Phebo e Soya.

109 Administração Mercadológica II – Sete tipos de Consumidores
Inconformados É o típico grupo formado por pessoas insatisfeitas e que esperam que as oportunidades caiam do céu. Permanecem em casa assistindo televisão, se alimentam basicamente de fast food e fazem poucos planos para o futuro.A compra está relacionada ao preço e a uma gratificação instantânea. Idade: 18 a 29 anos Porcentagem da população: 6% Classe social predominante: C e D O que procuram: esperam pela sorte Quem são: desempregados ou pessoas com empregos temporários Marcas apreciadas: Velho Barreiro, Lojas Riachuelo

110 Administração Mercadológica II - Posicionamento
Posicionamento - Conceito “Posicionamento não é o que você faz com o produto. Posicionamento é o que você faz com a mente do cliente em perspectiva. Ou seja, você posiciona o produto na mente do consumidor em potencial.” Al Ries & Trout

111 Administração Mercadológica II - Posicionamento
Posicionamento - Conceito “Posicionamento do produto é o conceito obtido pelo produto na mente do consumidor, como resultado de três dimensões: o produto, o público-alvo e a concorrência.” Rocha & Christensen

112 Administração Mercadológica II - Posicionamento
Quem - A empresa e a concorrência: Há segmentos? – Há substitutos? Qual o posicionamento do produto em relação à concorrência? O Quê – Produto: Atributos gerais do produto/qualidade e benefício/vantagem – Que atributos diferenciam da concorrência? A Quem – Público-alvo:Como descrever o público-alvo do produto? Perfil Demográfico e Psicográfico.

113 Administração Mercadológica II - Posicionamento
Imagem é diferente de Posicionamento. Posicionamento é o que você quer construir, imagem é a forma como o mercado construiu seu o seu produto na mente do consumidor.

114 Administração Mercadológica II - Posicionamento
Posicionamento da Oferta ao Mercado Como Diferenciar: Definição do modelo de valores para o cliente – A empresa relaciona todos os fatores de produtos e serviços que podem influenciar a percepção de valor do cliente.

115 Administração Mercadológica II - Posicionamento
Estabelecimento da hierarquia de valores para o cliente – A empresa aloca todos os fatores relacionados em um desses grupos: Básico: A comida é razoável e servida em um tempo adequado. Esperado: A porcelana e os talheres são de boa qualidade, as toalhas de mesa e os guardanapos são de linho, há flores, o serviço é discreto e a comida bem preparada. Desejado: O restaurante é agradável e tranqüilo e a comida é excepcionalmente boa.

116 Administração Mercadológica II - Posicionamento
Estabelecimento da hierarquia de valores para o cliente – Inesperado: o restaurante oferece uma entrada antes do prato principal e oferece doces depois o último prato servido. Decisão sobre o pacote de valores para o cliente - A empresa combina itens tangíveis e intangíveis, experiências e resultados desenvolvidos para superar o desempenho dos concorrentes e conquistar a fidelidade.


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