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A Construção do Plano de Negócio

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Apresentação em tema: "A Construção do Plano de Negócio"— Transcrição da apresentação:

1 A Construção do Plano de Negócio
Antonio Renato Cecconello Alberto Ajzental Capa da Obra 1ª Edição | 2008

2 Fundamentação para a proposição do Plano de Negócio
Capítulo 3 Fundamentação para a proposição do Plano de Negócio

3 3.1 Caracterização de oportunidades de negócios ou necessidades de mudanças
Oportunidades de negócios: são observáveis por meio dos sinais emitidos pelo mercado ou “visualizadas” pelo empreendedor. Sua caracterização está ligada a: novas funções para produtos ou serviços existentes; variações da demanda aparente, positivas ou negativas; indicadores de atratividade (evolução da demanda, desempenho da indústria - rentabilidade); perspectivas de demanda futura; outras formas de oportunidades identificadas.

4 3.2 Diagnóstico de empresa em operação – estudo exploratório interno
Enquanto o plano de negócio para uma empresa nova busca praticamente construir conhecimentos para o estudo de viabilidade, para uma empresa existente, ele parte da grande parcela de conhecimentos consolidados e disponíveis nela. Em termos práticos, a elaboração de um plano de negócio para uma empresa existente em pouco difere, metodologicamente falando, da elaboração de um plano para uma empresa nova. O fato relevante é o referencial de partida.

5 3.2.1 Compreensão de um negócio existente
Trata-se do primeiro passo para evitar um diagnóstico ingênuo. A maioria de seus dados é factual com aspectos palpáveis, pois o negócio existe. O diagnóstico mais próximo possível da realidade, por isso a pessoa que realizá-lo deve ter uma postura crítica, desprezando/questionando conhecimentos existentes, buscando novas oportunidades e fragilidades ainda não observadas.

6 Objetivos do negócio atual: apresenta os aspectos que precisam de atenção:
objetivos gerais: tomar conhecimento/analisar a redação dos objetivos propostos para o negócio; produtos: conhecer as verdades a respeito do produto que a empresa oferece ao mercado;

7 mercados; clientes; orçamentos operacionais: tomar contato com documentos ou saber as intenções dos responsáveis quanto a planos operacionais existentes para a empresa. práticas comerciais; entre outros.

8 Sistema de valores: permite obter uma visão mais abrangente sobre o posicionamento da empresa dentro da progressão de acumulação de valores econômicos. Modelo de Gestão e Estrutura de Negócio: o organograma pode revelar aspectos sobre a cultura, estrutura dos processos operacionais, disfunções, etc. da empresa. Ramler e Brache: acreditam que ele permite apenas uma visão horizontal da empresa e sugerem a visão sistêmica. Sistema de informações gerenciais: tem a finalidade de apresentar aos responsáveis indicações sobre as atividades operacionais da empresa o que permite a avaliação de sua performance, podendo ser um sistema tanto manual quanto informatizado.

9 Para fornecer subsídios à pesquisa exploratória, sugere-se uma leitura macro sobre as principais áreas operacionais da empresa: Área comercial: evolução das vendas por mercado e famílias de produto; principais clientes e mercados; prazo médio de recebimento praticado; nível de devoluções e seus motivos; nível de abatimento de preços praticado. Área de produção: capacidades instaladas; ocupação média nos últimos doze meses; quantidade de interrupções de produção por quebra de equipamentos; nível da qualidade na produção.

10 Área administrativa: evolução do faturamento dos últimos meses, por mercado, principais clientes, famílias de produtos; prazo médio de recebimento praticado; atraso médio de recebimento. Suprimentos: evolução das compras por insumos nos últimos doze meses; principais fornecedores; prazo médio de pagamento acordado com os fornecedores; atraso médio no pagamento. Recursos humanos: rotatividade do pessoal nas diversas áreas; observação de indicadores sobre o clima organizacional e moral dos trabalhadores.

11 Resultados operacionais: A leitura da evolução das demonstrações de resultados dos últimos doze meses e a apreciação da demonstração do fluxo de caixa também ajudam a entender os números apresentados no balanço patrimonial. Estrutura do capital: tenta conhecer as fontes operacionais para a sutentação da atividade da empresa, suas propostas de desenvolvimento, via investimento em ativos imobilizado e diferido e forma de financiamento desses investimentos.

12 3.2.2 Diagnóstico preliminar: busca de causas para os sintomas identificados na pesquisa exploratória de uma empresa podendo ser aspectos negativos ou positivos. É chamado preliminar por trazer informações à formação do quadro de referência para a preparação das fases seguintes. Função: contrapor dados identificados na compreensão da situação existente e apresentar um resumo dos pontos que chamaram atenção. Conteúdo: breve apresentação constando: aspectos organizacionais: objetivos do negócio atual, modus operandi, estrutura organizacional, rotatividade de pessoal, clima organizacional, análise do sistema de valores e riscos estratégicos. indicadores operacionais: quanto aos pontos comerciais, de produção, finanças, suprimentos e de pessoal.

13 A caracterização de um problema é o produto final de uma apresentação inicial sobre os fatos que sugeriram a proposta de estudo. No desenvolvimento de TCCs, ocorre o erro comum de definir o que vai ser feito sem ao menos apresentar ao leitor os impulsos e o contexto que propiciou chegar a esta ou àquela conclusão.


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