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Administração de Marketing Aula 5

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Apresentação em tema: "Administração de Marketing Aula 5"— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Marketing http://unicebr.wordpress.com Aula 5
16/07 Professora Renata Aquino 1

2 Conceitos de Marketing
Mercados Transações Troca Produtos Demandas Desejos Necessidades Conceitos de Marketing 16/07 Professora Renata Aquino 2

3 Conceitos de marketing
Troca Obtenção de um objeto de desejo oferecendo um retorno Transação Troca de valores entre as partes Monetárias Escambo Ideológico (voto) Mercados Grupo de compradores reais de um determinado produto 16/07 Professora Renata Aquino 3

4 Avaliação e seleção de mercado(s) - alvo
Baixo Risco Tamanho Crescimento Rentabilidade Economia de Escala Atratividade do Segmento Atende a objetivos de longo prazo Apresenta boa relação custo/benefício Competências adequadas da empresa Objetivos e recursos da empresa

5 Mercado-alvo e segmentação
Segmento de mercado Porção de mercado agrupada em função de: Faixa de renda Faixa etária Região geográfica Gênero Etc Mercado-alvo Segmento de mercado escolhido para oferta de bem ou serviço 5

6 Segmentação Geográfica Psicológicas Comportamentais Demográfica
Bairros Cidades Estados Países Urbana/Rural Demográfica Idade Sexo Características físicas Psicológicas Atitudes Personalidades Valores pessoais Ideais Atributos do Produto Durabilidade Marca Volume de uso Preço Comportamentais Ocasião Influências Moda Benefício buscado Qualidade Assistência técnica Atendimento Sócio-Econômica Faixa de renda Tamanho da família Escolaridade Religião 6

7 Conceitos de marketing
Mercado-alvo e Segmentação Exemplos Volvo: segurança Ferrari: estilo Uno: preço Gol: confiabilidade 16/07 Professora Renata Aquino 7

8 Questão prática de Marketing
A empresa “Doce Tabaco”, após dois anos de intensas pesquisas, lançou finalmente o revolucionário cigarro sem fumaça. O termo "revolucionário” cai bem ao novo produto porque, além de não produzir fumaça, ele apresenta outras importantes inovações: a) o cigarro não queima, portanto não reduz o tamanho enquanto é consumido, permanecendo aceso até que uma pequena ponteira de carbono seja consumida; b) não produz cinza, dispensando, portanto, o indesejável cinzeiro; c) é revestido de uma lâmina rígida, de material sintético, artificial e não tóxico, que não permite que ele seja facilmente esmagado, após consumido, como acontece com os cigarros de papel; d) o prazer de fumar é obtido por um aromatizante depositado em uma embalagem de alumínio dentro do produto, responsável pela maior parte da nicotina do cigarro; e) a embalagem do produto é biodegradável. A empresa “Doce Tabaco” está utilizando, na comunicação do cigarro sem fumaça, apelos relacionados à inovação tecnológica de cunho mais racional do que emocional. O preço do produto é vinte e cinco por cento superior à média dos demais cigarros existentes no mercado. Você acredita que a imagem da “Doce Tabaco” como empresa politicamente correta seria beneficiada pelo lançamento deste produto? Considerando os fatores (a) éticos, (b) sociais, (c) culturais e (d) ecológicos, justifique a sua resposta. 8


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