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Estratégias de Comunicação

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Apresentação em tema: "Estratégias de Comunicação"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégias de Comunicação
Prof. Dr. Basile Emmanouel Mihailidis

2 Composto da Comunicação
Propaganda e Publicidade Venda Pessoal Promoção de Vendas Relações Públicas Merchandising Marketing Direto

3 Marketing Direto

4 ( Direct Marketing Association)
Definição “Sistema interativo de marketing que usa um ou mais meios de propaganda para obter uma resposta e/ou transação mensurável em qualquer localidade” ( Direct Marketing Association) “Utilização de venda pessoal ou diversos veículos de propaganda como mala direta e telemarketing para solicitar pedidos dos consumidores em seu local de trabalho ou residência” (CHURCHIL & PETER) Banco de dados sobre clientes é essencial

5 Objetivos do Marketing Direto
Apoiar um plano amplo de comunicação integrada de marketing (CIM) Alinhar metas e estratégias utilizadas junto aos clientes com as estratégias de comunicação Estabelecer um relacionamento direto com o público alvo Obter resposta imediata Segmentar clientes como indivíduos

6 Objetivos dentro do plano de CIM
Retenção de clientes atuais Indução à experimentação do produto Troca de marca Aumento das vendas ou uso Vendas por meio de resposta direta

7 Principais Meios Telemarketing Mala Direta Marketing Online

8 Telemarketing Descreve o uso de operadores de telefone para:
atrair novos clientes entrar em contato com clientes atuais determinar níveis de satisfação anotar pedidos O operador de telemarketing deve ter treinamento e saber vender o produto com entusiasmo. Nomes de clientes devem ser cuidadosamente selecionados Banco de Dados é essencial

9 Vantagens Pessoal e Interativa Flexibilidade Otimização Foco
Abrangência Resposta imediata

10 Desvantagens Indisposição do Cliente Invasivo Banalização da Marca

11 Consiste em enviar uma oferta, anúncio, lembrete ou outro item a uma pessoa num endereço específico
Ex: cartas, folhetos, folders, fitas de áudio, fitas de vídeo, CDs. A mala direta tem também outros objetivos como: produzir clientes potenciais de peso fortalecer relacionamentos com o cliente informar os clientes sobre as últimas ofertas

12 Vantagens Seletividade dos nomes na lista Peças personalizadas
Pouca ou nenhuma concorrência pela atenção do cliente Fácil avaliação de sua eficácia Capacidade de fornecer elementos de atratividade para que a atenção do cliente seja obtida.

13 Desvantagens Produção é cara
Menor efetividade em relação a outros meios de marketing direto

14 Internet A internet é uma das ferramentas que pode ter mais sucesso para o processo de comunicação se a empresa souber utilizá-la. Através dessa nova forma de marketing cria-se um ambiente mais ágil para criação de um banco de dados A interpretação desses dados pode ser revertida na criação de uma mensagem personalizada ao cliente-alvo e público específico.

15 Vantagens Os contatos são mais baratos São facilmente atualizados
É mais fácil conseguir informações sobre clientes na internet Muitas formas de mensuração da propaganda e interatividade com o cliente Marketing Um a Um Distribuição Irrestrita de informação Aumento do número de usuários Convergência de mídias

16 Desvantagens Sobrecarga de informações
Dificuldade de retenção e processamento das informações Audiência relativamente pequena Dificuldade de constatar o tamanho do mercado

17 MERCADO BRASILEIRO DE MARKETING DIRETO TAXA DE CRESCIMENTO DO MERCADO
(ÚLTIMOS 7 ANOS) Crescimento Médio (últimos 7 anos) = 12,8% a.a. Indicadores ABEMD Fonte: Simonsen Associados, empresas consultadas

18 Promoção Pontos de Venda Internet Mídia extensiva Merchandising
(Revistas Especializadas , Eventos) Internet Mídia extensiva (Ações Indoor e Outdoor) Merchandising Programas Estratégias Colunas especiais Produto * Embalagem * Logo * Slogan * Ambientação Força de Vendas * Campanhas de incentivo * Treinamento Propaganda TV, Jornal, Revista, Rádio, Outdoors, Cinema Distribuidores * Revendedores * Varejistas * Decoração * Folhetos * Catálogos Meios Intangíveis Estímulos: Sonoros Visual Olfativos Trade (Cartazes, Vitrines, Exposição, Demonstrações) Promoção Boca a Boca Relações Públicas Líderes de Opinião


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