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SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA FORMAÇÃO EM AÇÃO OFICINA DE LÍNGUA ESPANHOLA 1º SEMESTRE - 2013.

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1 SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA FORMAÇÃO EM AÇÃO OFICINA DE LÍNGUA ESPANHOLA 1º SEMESTRE

2 2 Diretrizes Curriculares Orientadoras para a Educação Básica – LEM Objeto de estudo da disciplina: língua Concepção bakhtiniana de língua: Concebida como discurso Dinâmica Constrói significados Considera o contexto da interação verbal

3 3 Diretrizes Curriculares Orientadoras para a Educação Básica – LEM O trabalho com a Língua se dará a partir do texto: […] o texto não é uma forma prioritária de se usar a língua. É a única forma. A forma necessária. Não tem outro.

4 4 A gramática é constitutiva do texto, e o texto é constitutivo da atividade de linguagem. Tudo o que nos deve interessar no estudo -da língua culmina com a exploração das atividades discursivas. (Antunes, 2007, citado em DCOE, 2008, p.63)

5 5 Conteúdo estruturante de Língua Estrangeira Moderna: Discurso como prática social O discurso é efetivado nas práticas da: Oralidade Leitura Escrita

6 Plano de Trabalho Docente Conteúdo estruturante: Discurso como prática social Conteúdos básicos:Conteúdos específicos: Objetivos:Encaminhamento teórico- metodológico: Recursos:Avaliação: Gênero texto teatral escrito; intencionalidade do texto ; identificação das vozes sociais presentes no texto; marcas linguísticas específicas do gênero (recursos gráficos); léxico; discurso direto e indireto; elementos extralinguísticos (entonação e pausa); adequação do discurso ao gênero. Elementos composicionais do texto teatral escrito; léxico; intencionalidad e do texto; discurso direto e indireto; adequação dos tempos verbais. Ao trabalhar com o gênero textual selecionado, pretende-se que o aluno reconheça e interaja com o texto teatral escrito, identificando sua intencionalidade e as condições de produção do texto a partir da contextualização do período histórico, político e social. Apresentação do gênero discursivo texto teatral escrito. Contextualização do período de produção do texto e da biografia do autor. Atividades de compreensão leitora (leitura, interpretação, exploração dos elementos linguístico- discursivos). Textos impressos para leitura. TV pendrive para visualização de imagens. Laboratório de informática para atividades de pesquisa. Critérios: Verificação da compreensão dos elementos linguístico- discursivos e composicionais do gênero trabalhado (intencionalidad e, marcas linguísticas, identificação das vozes sociais); prática de oralidade (pronúncia, entonação, pausa, adequação do discurso ao gênero).

7 Plano de Trabalho Docente Conteúdo estruturante: Discurso como prática social Conteúdos básicos: Conteúdos específicos: Objetivos:Encaminhamento teórico- metodológico: Recursos:Avaliação: Prática da oralidade: leitura e/ou encenação do texto, ou de trechos do texto HAY UMA SOPA EN MI MOSCA de Fabián Sevilla. Instrumentos: Exercícios de compreensão leitora utilizando perguntas abertas direcionadas à releitura (elementos composicionais do texto teatral escrito, discurso direto/indireto, intencionalidade do texto, identificação das vozes sociais, léxico). Pesquisa sobre costumes relacionados ao período retratado na obra (identificação das vozes sociais, intencionalidade do texto). Encenação da obra, ou de parte dela (elementos composicionais do texto teatral escrito, marcas linguísticas específicas do gênero, léxico, discurso direto e indireto, elementos extralinguísticos - entonação e pausa).

8 Plano de trabalho docente Conteúdo estruturante: Discurso como prática social. Conteúdos básicos: Gênero discursivo texto teatral escrito, intencionalidade do texto, identificação das vozes sociais presentes no texto, marcas linguísticas específicas do gênero (recursos gráficos)léxico, discurso direto e indireto, elementos extralinguísticos (entonação e pausa), adequação do discurso ao gênero.

9 Plano de trabalho docente Conteúdos específicos: elementos composicionais do texto teatral escrito, léxico, intencionalidade do texto, discurso direto e indireto, adequação dos tempos verbais.

10 j Objetivos:ao trabalhar com o gênero textual selecionado, pretende-se que o aluno reconheça e interaja com o texto teatral escrito, identificando sua intencionalidade e as condições de produção do texto a partir da contextualização do período histórico, político e social. Plano de trabalho docente

11 Encaminhamento teórico-metodológico: Apresentação do gênero discursivo texto teatral escrito. Contextualização do período de produção do texto e da biografia do autor. Plano de trabalho docente

12 Encaminhamento teórico-metodológico: Atividades de compreensão leitora (leitura, interpretação, exploração dos elementos linguístico-discursivos). Prática da oralidade: leitura e/ou encenação do texto, ou de trechos do texto, Hay uma sopa em mi mosca, de Fabián Sevilla. Plano de trabalho docente

13 Avaliação Critérios: Verificação da compreensão dos elementos linguístico-discursivos e composicionais do gênero trabalhado (intencionalidade, marcas linguísticas, identificação das vozes sociais); prática de oralidade (pronúncia, entonação, pausa, adequação do discurso ao gênero). Plano de trabalho docente

14 Instrumentos: Exercícios de compreensão leitora utilizando perguntas abertas direcionadas à releitura (elementos composicionais do texto teatral escrito, discurso direto/indireto, intencionalidade do texto, identificação das vozes sociais, léxico). Pesquisa sobre costumes relacionados ao período retratado na obra (identificação das vozes sociais, intencionalidade do texto). Plano de trabalho docente

15 Instrumentos: Encenação da obra, ou de parte dela (elementos composicionais do texto teatral escrito, marcas linguísticas específicas do gênero, léxico, discurso direto e indireto, elementos extralinguísticos - entonação e pausa). Plano de trabalho docente

16 Desenvolvendo o PTD R eflexões preliminares à apresentação do gênero. V ocê sabia que o texto encenado nos teatros primeiramente é produzido utilizando a linguagem escrita, considerando uma composição característica do texto teatral escrito? E m sua opinião, todos os textos teatrais escritos são encenados? V ocê já assistiu alguma encenação ou já visitou algum espaço teatral?

17 Você sabia? Fonte: do-cirso-e-e-dia-mundial-do-teatro

18 Conhecendo os espaços teatrais Você já viu essas imagens antes? Sabe que prédios são estes? Onde estão localizados? Parecem construções localizadas no Brasil ou no exterior?

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22 Theatro municipal de São Paulo, inaugurado em 1911.

23 Theatro Municipal do Rio de Janeiro, inaugurado em 1909.Acesse a história do monumento em:

24 Teatro Guaira, em Curitiba, prédio inaugurado em 1954.

25 Exploração das imagens Discussão sobre manifestação artística de diferentes períodos nas construções apresentadas. Possibilidade de encaminhamento dos alunos ao laboratório de informática para visita virtual a diferentes espaços.

26 Contextualizando o teatro R Realizar também a discussão sobre a existência de espaços teatrais na localidade da escola (mencionar festivais, teatro de rua, teatro na escola, teatro de bonecos, etc.) E Em sua cidade ou região, existe um espaço ou Companhia teatral famosos? V Você se sente atraído pelo teatro?

27 Aula do Telecurso sobre teatro.

28 Explorando o gênero Características do texto teatral escrito: Apresentar o texto impresso da obra Hay uma sopa em mi mosca e pedir aos alunos que identifiquem as características específicas do gênero textual. (Neste momento não é necessário solicitar a leitura da obra, apenas a apreciação do gênero, pode-se inclusive, trazer outros exemplos do gênero para apreciação)

29 Características do texto teatral escrito: Promover o diálogo e montar um quadro com as características identificadas pelos alunos. Este exercício de identificação pode ser feito em grupos para que os alunos trabalhem primeiramente no grupo previamente formado e, na sequência, faz-se a explanação para todo o coletivo. Explorando o gênero

30 Aproximação com o gênero: Como o texto narrativo é um texto comumente já trabalhado, é possível promover a comparação das características do texto narrativo com o texto teatral escrito, objetivando-se o seguinte resultado: Explorando o gênero

31 Semelhança com o texto narrativo: Personagens Tempo Espaço Enredo Se diferencia pela ausência do narrador. Os próprios personagens são responsáveis pelo desenvolvimento da trama. Explorando o gênero

32 Características específicas do texto teatral escrito: Diálogo Discurso direto Rubricas* *O texto teatral encenado exige elementos como o cenário, luz, figurino, maquiagem, gestos, movimento, etc. No texto teatral escrito, esses elementos estão presentes nas rubricas, que aparecem em letras diferenciadas do restante do texto. Explorando o gênero

33 Proposta de leitura da Obra Yerma P odem ser lidos trechos da obra, selecionados pelos atos ou, se houver possibilidade, a obra completa. ( O professor poderá manter os grupos formados para o trabalho de identificação do gênero para o momento de leitura da obra, ou ainda, viabilizar outras possibilidades de leitura, dependendo da estrutura física do estabelecimento escolar e da série/nível dos alunos.)

34 Contexto de produção da obra Yerma O autor: Federico García Lorca Considerado um autor popular culto. Mais perigoso com a caneta do que outros com o revólver. (Argumento do deputado que decretou a morte do escritor)

35 Contexto de produção da obra Yerma El teatro es la poesía que se hace humana. El teatro fue siempre mi vocación (...) El teatro necesita que los personajes que aparezcan en la escena lleven um traje de poesía y al mismo tiempo se les vean los huesos (...) (Declaración de García Lorca sobre la producción teatral y la poesía. Fonte: DIAZ-PLAJA, Guillermo. Federico García Lorca. Editorial Espasa Calpe. Edición VI. Madrid, 1980, p. 190)

36 Contexto literario de la obra. La producción del autor es clasificada en diferentes etapas, teniendo influencia del romantismo y del surrealismo. Trilogía: Bodas de Sangre (1933), Yerma (1934), La casa de Bernarda Alba (1936). Guerra Civil española (contextualizar os fatos mais importantes, explorar a produção de Guernica) Generación del 27 (explorar a importância dos autores deste grupo e a participação de Lorca)

37 Compreensão leitora 1)O espaço da peça é definido? Busque elementos do texto que identifiquem o espaço onde a trama se desenvolve: 2)Caracterização dos personagens. Selecione no texto termos que auxiliam na identificação dos personagens principais da tragédia:

38 Compreensão leitora 3) Qual a relação da personagem Yerma com a maternidade? 4) Como você percebe o sentimento de Juan com relação a Yerma? 5) Faça um comparativo dos comportamentos retratados na obra com os padrões da sociedade atual. Identifique possíveis semelhanças e diferenças dos padrões sociais relacionados ao casamento, à mulher e à maternidade:

39 Compreensão linguístico- discursiva Possibilidades de exploração com elementos linguístico-discursivos: Explorar as especificidades do Discurso direto / indireto em língua espanhola Trabalhar o conteúdo relacionado ao uso do pronome complemento

40 Ejercicios E xplotar la escena donde Juan encuentra a Yerma en la casa de Dolores, la conjuradora. E xplorar a cena em que Juan encontra a Yerma na casa de Dolores, a benzedeira. 1 )?Qué dijo Juan al encontrar Yerma en la casa de la conjuradora? 2 ) En la escena final de la tragedia, ?qué pidió Juan a Yerma?

41 Atividade Proposta de leitura / encenação: Segundo Ato Cena 1: Lavadeiras Caracterização do espaço Identificação dos Costumes Figurino

42 Roteiro para atividade de leitura Exercício de leitura Dividir os personagens entre os alunos Trabalhar a especificidade da entonação Destinar o tempo necessário para o ensaio Apresentação oral com a leitura do segundo ato pelos alunos.

43 Roteiro para atividade de encenação 1)Expor as opções das cenas para a representação 2) Dividir os alunos em grupos de diferentes números de integrantes, conforme a cena escolhida por cada grupo 3) Trabalhar a especificidade da entonação

44 Roteiro para atividade de encenação 4) Explorar o léxico, a partir dos vocábulos inicialmente desconhecidos 5) Pesquisar sobre os costumes camponeses da época 6) Destinar o tempo necessário para o ensaio 7) Encenação dos grupos.

45 Fonte: design-n-production Exemplo de resultado de pesquisas de imagens relacionadas ao figurino. A partir das imagens selecionadas pelos alunos pode-se trabalhar com o léxico de vestuário dos personagens.

46 2º Proposta de encenação Exercício de encenação Seguir o roteiro anterior, porém com proposta diferenciada para composição da cena: Propor aos alunos o exercício de transposição dos acontecimentos ocorridos na cena escolhida para os costumes da atualidade, destacando a diferenciação dos espaços, dos valores sociais, dos costumes, dos figurinos.

47 Referências PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Departamento de Educação Básica. Diretrizes Curriculares de Língua Estrangeira Moderna. Curitiba, ZUBIRÍA, María C. Salatino. Yerma. Por qué poema trágico y no tragédia poética. Revista de Literaturas Modernas, nª 35, p Cuyo: Disponível em: Acesso em: 02/04/2013 BORGES JR, Zaqueu Machado. Sobre o poético e o trágico em Yerma, de Federico García Lorca. Revista Lumen et virtus. Vol I nº1 Jan/2010. Disponível em: Acesso em: 19/03/013.

48 Referências LOAYZA, Juan C. Arias. Yerma de Federico García Lorca. Monografia apresentada para obtenção do título de Licenciado em Educação Secundária. Lima: Universidad Nacional Federico Villarreal, Disponível em: federico-garcia-lorca/yerma-federico-garcia-lorca.shtml. Acesso em: 20/03/2013.http://www.monografias.com/trabajos68/yerma- federico-garcia-lorca/yerma-federico-garcia-lorca.shtml LORCA, Federico G. Yerma. Disponível em: Acesso em: 15/03/2013.

49 Referências de imagens de-sao-paulo/ imperdivel/curitiba/curitiba-teatro-guaira/ costume-design-n-production

50 Contato: Departamento de Educação Básica Equipe de língua estrangeira moderna Priscila C. Moreira (41)


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