A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNINDO FORÇAS PARA CRESCER

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNINDO FORÇAS PARA CRESCER"— Transcrição da apresentação:

1 UNINDO FORÇAS PARA CRESCER
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO TRABALHO DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO COOPERATIVISTA, ATRAVÉS DA ORGANIZAÇÃO DO QUADRO SOCIAL COPAGRO COOPERATIVA DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA DE LUZ- COPAGRO UNINDO FORÇAS PARA CRESCER Carla Toledo Marciano Adalberto Graduandos em Gestão de Cooperativas -UFV

2 Sistema OCEMG/SESCOOP-MG
Sejam todos bem-vindos! Aqui, ninguém sabe tudo. Todos sabemos algo. JUNTOS saberemos mais! Realização: Sistema OCEMG/SESCOOP-MG Parceria: UFV - COOPERATIVA COPAGRO

3 Organização do Quadro Social- OQS
Estabelecer um processo sistemático e permanente de comunicação e integração entre os associados, deles com a cooperativa e vice-versa, realizando, assim, a verdadeira cooperação e a viabilização das atividades individuais dos associados através da cooperativa.

4 Processo Da organização dos associados em Núcleos de Desenvolvimento Cooperativista, na área de ação da cooperativa; Da constituição de um Núcleo Central de Desenvolvimento Cooperativista, junto à administração da cooperativa; Do aperfeiçoamento da Assistência Técnica como instrumento de organização do processo produtivo; Da capacitação e profissionalização dos associados, visando à viabilização econômica da atividade rural e o consumo dos produtos e insumos oferecidos e, por conseqüência, da própria cooperativa;  Da integração e participação do quadro social na gestão da cooperativa; Do estabelecimento de uma nova relação de compromisso entre os associados e a cooperativa e vice-versa.

5 O que justifica a organização do quadro social?
Pouca participação e falta de integração dos associados; Desconhecimento por parte dos associados do que é realmente a cooperativa, do que ela representa e dos serviços por ela prestados; Dificuldade dos dirigentes em conhecer as reais necessidades e anseios dos associados e seus familiares; Baixo investimento em educação, conscientização e profissionalização dos associados, dificultando a sua adaptação à nova realidade econômica; Distanciamento entre os objetivos da cooperativa e as reais necessidades do quadro social.

6 Quadro social organizado
Os dirigentes devem discutir: O QUE FAZER; Com a equipe técnica e assessoria, os dirigentes devem discutir: O COMO FAZER. Com o Conselho de Administração ou Diretoria, os dirigentes devem discutir: O QUANDO FAZER.

7 Objetivos Geral: Integrar todas as forças produtivas internas e externas, existentes na área de ação da COPAGRO, visando à viabilização da atividade como instrumento para o fortalecimento econômico e o desenvolvimento social dos associados, seus familiares e da cooperativa.

8 Organizar o quadro social da COPAGRO;
Específico: Organizar o quadro social da COPAGRO; Planejar a prestação de serviços da COPAGRO; Diagnosticar, permanentemente, os problemas, expectativas, anseios, necessidades, potencialidades e possibilidades do quadro social, na área de ação da cooperativa. Integrar o ambiente interno da cooperativa (associados, dirigentes e colaboradores) e este, ao ambiente externo. Preparar novas lideranças. Facilitar o acesso do produtor/associado a novas tecnologias contribuindo para o aperfeiçoamento da sua atividade. Promover a educação e a consciência cooperativista.

9 Metodologia O processo se dá através do mapeamento da área de ação da cooperativa, da mobilização e organização de grupos em núcleos. Este mecanismo possibilita aos associados criar um canal para expressar suas necessidades, desejos e inquietudes, além de opinarem e participarem da Gestão da Cooperativa.

10 Metodologia O trabalho consiste em preparar, capacitar e conscientizar o Quadro Social da COPAGRO, principalmente seus líderes e representantes. Através de oficinas e reuniões que demonstrem a importância da participação para o melhor desenvolvimento da cooperativa. Será através dos núcleos regionais que os associados levarão à administração seus problemas, necessidade e potencialidades nas reuniões com o núcleo central.

11 Desenvolvimento Cooperativo
Fluxograma COPAGRO Núcleo Central de Desenvolvimento Cooperativo (comitê educativo) NÚCLEO NÚCLEO NÚCLEO NÚCLEO NÚCLEO NÚCLEO

12 Núcleos de Desenvolvimento Cooperativista
São pequenos grupos informais de associados, integrados por região geográfica, que se reúnem, preferencialmente, uma vez por mês ou sempre que necessário, com o assessoramento do “Agente de Desenvolvimento Cooperativista”. Os associados discutem seus problemas, necessidade e potencialidades, bem como sua ajuda na busca de soluções. Cada Núcleo escolherá, anualmente, seus representantes, democraticamente eleitos entre os associados da localidade, nos termos do Regimento Interno a ser adotado.

13 Núcleo Central de Desenvolvimento Cooperativista
É um órgão de assessoria da administração da cooperativa, sem poder de decisão, constituído pelos representantes (Coordenador e Secretário) dos Núcleos de Desenvolvimento Cooperativista. Auxilia a administração da cooperativa, estabelecendo a ligação direta entre a cúpula dirigente e as unidades regionais (Núcleos). É o grande momento de integração entre os associados e a direção da cooperativa. Assessorado pelo ADC

14 Objetivos dos núcleos Desenvolver nos associados que integram os núcleos, principalmente, os assuntos relacionados às atividades econômicas pertinentes à cooperativa. Proporcionar o surgimento de novas lideranças para a cooperativa e a comunidade. Divulgar os serviços prestados pela cooperativa e desta forma, aumentar o seu índice de utilização. Avaliar os serviços prestados pela cooperativa e sugerir alternativas.

15 Identificar os verdadeiros associados do empreendimento cooperativo, mantendo na entidade, os associados com disposição de assumirem os compromissos necessários para o sucesso do empreendimento cooperativo. Auxiliar no planejamento da cooperativa. Desenvolver a cooperativa como instrumento de representação e viabilização da atividade profissional e social dos associados. (Núcleo central) Sugerir à administração da cooperativa, medidas de interesse geral a serem adotadas. (Núcleo central) Auxiliar na organização das assembléias gerais da cooperativa.

16 Propostas de Núcleos - COPAGRO
Limoeiro Campo das Oliveiras Organizados! Olaria Palmital Marcela – Baú Distrito de Esteios- Sumaré Lagoinha - Campinho

17 Implantação do Trabalho
Motivação dos associados.  Definição clara e objetiva da função dos Núcleos de Desenvolvimento Cooperativista junto à administração da cooperativa. Integração total dos conselheiros (administração e fiscal), diretores executivos e gerentes da cooperativa com os Núcleos de Desenvolvimento Cooperativista. Integração da Assistência Técnica com o trabalho dos Núcleos de Desenvolvimento Cooperativista.

18 Resultados esperados Estabelecimento de mecanismos permanentes de comunicação; Participação de toda a cooperativa; Associado mais consciente, participativo e comprometido com os objetivos da cooperativa; Organização da produção através de um trabalho de acompanhamento; Formação de novas lideranças e depuração do quadro social da cooperativa; Aumento da rentabilidade operacional; Geração e difusão de processos, métodos e técnicas educacionais.

19 Recursos Necessários Uma pessoa da cooperativa, treinada e capacitada; com atribuições exclusivas e específicas para a condução dos trabalhos de OQS (Agente de Desenvolvimento Cooperativista); Equipe técnica e toda estrutura administrativa disponibilizada para o atendimento aos associados; Integração com os órgãos, instituições e entidades de representatividade e prestação de serviços (públicos ou privados) na área de ação da cooperativa;

20 Recursos Necessários Veículo disponível para o trabalho;
Equipamentos: computador, impressora, câmara fotográfica, retroprojetor, flip-chart, gravador e outros; Veículo de informação e comunicação mensal entre a cooperativa e os associados.

21 Considerações Finais A implantação do Projeto de OQS é um grande desafio e é importante deixarmos claros que ninguém vive de filosofia, precisamos ser eficientes. Portanto, é preciso do envolvimento de todos para o sucesso do trabalho, que é contínuo. O agente de desenvolvimento cooperativista é apenas um facilitador, de forma que o próprio grupo encontre soluções.

22 Reflexões: Ação sem conhecimento...
Tá bom! Já tiramos a roupa e eu já estou em cima de você... Quando começa a ficar bom? Não faço a menor idéia, mas agora eu já sei porque a mamãe sempre tem dor de cabeça...

23 “Ninguém planta nada se não tiver sementes”.

24 Obrigado pela atenção!!! Saudações cooperativistas
Dúvidas????


Carregar ppt "UNINDO FORÇAS PARA CRESCER"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google