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PublicouIsabelly Da Rosa Alterado mais de 11 anos atrás
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APRENDIZADO, CONHECIMENTO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
Profª Andréa Ribeiro
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APRENDIZADO Adquirir capacidades relevantes para melhorar o desempenho da empresa e/ou de responder adaptando-se de forma criativa às condições do ambiente competitivo.
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APRENDIZADO E INOVAÇÃO
A inovação é o resultado das capacidades de aprendizado e conhecimento relevante. A empresa voltada com sucesso para o A&I é aquela que, de forma sistemática, busca, cria, difunde e utiliza um novo conhecimento e experiências que acumula para satisfazer as necessidades de seus clientes enquanto reduz custos e se adapta.
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A ORGANIZAÇÃO QUE APRENDE
As empresas inovadoras geram uma dinâmica de auto-fortalecimento baseada em ciclos interativos que vinculam aprendizado, conhecimento, criatividade e inovação.
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CRIATIVIDADE & INOVAÇÃO
Para desenvolvê-las internamente é essencial a geração de um ambiente propício à experimentação, e a manutenção de ferramentas e procedimentos eficazes para difundir o conhecimento. O modelo gerencial pode ser um motivador ou inibidor desse processo.
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CRIATIVIDADE x INOVAÇÃO
Criatividade – processo de desenvolvimento de novas idéias (PENSAR) Inovação – implementação dessas como uma solução rentável ou que gere valor agregado (IMPLEMENTAR)
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PROGRAMAS PARA CRIATIVIDADE
É importante que possuam alguns elementos básicos: Treinamentos para desenvolvimento de capacidade criativa Instrumento de captação de idéias Estrutura formal para análise de idéias Uma cultura organizacional que permita e valorize a criatividade Existência de um líder que consiga compreender e incentivar o desenvolvimento de idéias
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ATIVOS INTANGÍVEIS É fundamental que as organizações consigam entender os ativos intangíveis que possam exercer influência sobre seus resultados para gerenciá-los de forma eficaz. O conhecimento competitivo – tudo que um agente econômico dispõe para utilizar no sentido de sobrevivência e prosperidade competitiva - é um ativo intangível.
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EXEMPLOS DE CONHECIMENTO COMPETITIVO
Experiência Criatividade Capacidade de tomar decisão Capacidade de execução Capacidade de aprendizado e desaprendizado Capacidade de se comunicar e se relacionar Imagem Marcas
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VALOR x ATIVOS INTANGÍVEIS
O sucesso está diretamente condicionado ao valor que as empresas conseguem construir a partir dos ativos intangíveis. Esse valor deve ser medido e reportado ao acionista, à sociedade, aos mercados, aos investidores, a todos os envolvidos de alguma forma.
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CAPITAIS FORMADORES DO ATIVO INTANGÍVEL
Há uma metodologia de análise que propõe que o ativo intangível é formado por quatro capitais: Capital Institucional – é o resultado dos esforços de uma organização sendo percebido por todos aqueles que são afetados por eles. Refere-se á reciprocidade, ativos que a empresa afere como prêmio pelos esforços. Ex: responsabilidade social, reputação.
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CAPITAIS FORMADORES DO ATIVO INTANGÍVEL
Capital Organizacional – ativos sistêmicos que a empresa possui e que produzem valor de maneira recorrente e contínua. Sendo exemplos o capital estrutural, a arquitetura de processos, a capacidade de aprendizado, a gestão do conhecimento.
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CAPITAIS FORMADORES DO ATIVO INTANGÍVEL
Capital de relacionamentos – formado por toda a malha de relacionamentos que a empresa possui. Ex: Clientes e nível de fidelidade, poder de barganha, parcerias e alianças, acesso a mercados, capacidade de influência na imprensa e nas instâncias governamentais.
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CAPITAIS FORMADORES DO ATIVO INTANGÍVEL
Capital intelectual – formado pelo produto intelectual gerado pelos indivíduos que compõem a organização e sua malha de stakeholders. São exemplos desse capital as patentes, propriedades intelectuais, perfil e alinhamento do corpo de colaboradores, qualidade e atitude decisória.
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