A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O propósito da organização. O propósito é um conjunto consistente de elementos intrínsecos que motivam e condicionam construção do futuro de uma organização.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O propósito da organização. O propósito é um conjunto consistente de elementos intrínsecos que motivam e condicionam construção do futuro de uma organização."— Transcrição da apresentação:

1 O propósito da organização

2 O propósito é um conjunto consistente de elementos intrínsecos que motivam e condicionam construção do futuro de uma organização. Elementos do propósito Visão Visão Missão Missão Abrangência Abrangência Posicionamento estratégico Posicionamento estratégico Princípios Princípios Valores Valores

3 Conceito de visão É um modelo mental claro e luminoso de um estado ou situação altamente desejável!!! de uma realidade futura – possível descrito de forma simples e objetiva e partilhada por todos os dirigentes e colaboradores da empresa DECLARAÇÃO DA VISÃO O que somos ? No que acreditamos ? O que queremos ser ?

4 A importância da visão compartilhada explicita o que a instituição quer ser explicita o que a instituição quer ser unifica as expectativas unifica as expectativas dá um sentido de direção dá um sentido de direção facilita a comunicação facilita a comunicação ajuda o envolvimento ajuda o envolvimento favorece o comprometimento favorece o comprometimento dá energia às equipes de trabalho dá energia às equipes de trabalho inspira as grandes diretrizes da entidade inspira as grandes diretrizes da entidade baliza as estratégias e demais ações baliza as estratégias e demais ações

5 Exemplos de empresas - VISÃO BCP TELECOMUNICAÇÕES Ser a melhor empresa de telecomunicações do Brasil. EMBRAER A Embraer se consolidará e se manterá como uma das grandes forças globais do setor aeroespacial, operando com lucratividade e apresentando níveis de excelência em tecnologia, produtos e serviços ao Cliente.

6 MissãoMissão Missão é uma declaração sobre o que a organização é, sobre sua razão de ser. Serve de critério geral para orientar a tomada de decisões, para definir objetivos e auxiliar na escolha das decisões estratégicas

7 MissãoMissão qual é a necessidade básica que a organização pretende suprir? que diferença faz ela existir ou não? para que serve? para que existe? qual é a sua razão de ser? qual a motivação básica que inspirou seus fundadores? Principais Componentes da definição de uma Missão: Cliente Produtos ou Serviços Local Geográfico Tecnologia Preocupação com a sobrevivência Empregados Filosofia Conceito Próprio Imagem Pública Acionistas

8 Exemplos de empresas - MISSÃO ERICSSON BRASIL Nossa missão é entender as necessidades e oportunidades de nossos Clientes e oferecer soluções de comunicação mais rápidas e melhores do que qualquer outro competidor. É dessa forma que a Ericsson gera lucro para seus acionistas. MCDONALD´S Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável. FORD Nossa missão é atender às necessidades de transporte de nossos clientes, aprimorando nossos produtos e serviços, prosperando como empresa e proporcionando retorno aos acionistas.

9 Conceito de abrangência Limitações reais ou auto-impostas Limitações reais ou auto-impostas Limitações regimentais ou estatutárias Limitações regimentais ou estatutárias Limitações geográficas Limitações geográficas Limitações políticas Limitações políticas Grupos sociais alvo Grupos sociais alvo Formas de atuação Formas de atuação Mercados específicos Mercados específicos

10 Posicionamento estratégico O trilema estratégico de M Treacy e F. Wieserma É preciso escolher uma das três seguintes opções: Fornecimento de produtos ou serviços de ponta Fornecimento de produtos ou serviços de ponta Excelência operacional Excelência operacional Relacionamento e intimidade com os clientes Relacionamento e intimidade com os clientes e procurar ser a melhor naquela posição escolhida Ao resultado desta opção consciente, chamamos de posicionamento estratégico da instituição

11 Princípios e valores

12 Conceito de princípios É aquilo do qual não estamos dispostos a arredar pé, aconteça o que acontecer

13 PrincípiosPrincípios A Carta de Princípios A Carta de Princípios O Credo da instituição O Credo da instituição As crenças básicas As crenças básicas Em que acreditamos Em que acreditamos O código de ética O código de ética As grandes escolhas As grandes escolhas

14 Valores O que é realmente importante para nós? O que é que nós consideramos como mérito organizacional ou pessoal? Que características devem ser preservadas, meritizadas e incentivadas? São convicções claras e fundamentais que a empresa defende e adota como guia de gestão do seu negócio (crenças e posturas éticas: certo e errado, bom e ruim, importante e não importante) Temas mais utilizados como Valores: Consumidor Ética Qualidade Parceria Ecologia Transparência Recursos HumanosImagem Participação ComunitáriaSigilo

15 Exemplos de Princípios e Valores MACKENZIE Na Conduta pessoal: dignidade, caráter, integridade e espírito mackenzísta. No relacionamento interpessoal: lealdade, respeito mútuo, compreensão, honestidade e humildade. No exercício da atividade profissional: ética, competência, criatividade, iniciativa, disciplina, dedicação e disposição para o trabalho voluntário. No processo de decisão: busca de consenso, justiça e verdade, igualdade de oportunidades, eficiência e eficácia. No processo de relacionamento entre órgãos colegiados, unidades e departamentos: cooperação, espírito de equipe, profissionalismo e comunicação adequada. No relacionamento com outras instituições: responsabilidade, independência e transparência. E sempre, em todas as circunstâncias, o amor, que é o vínculo da perfeição.

16 UMA VISÃO SEM AÇÃO NÃO PASSA DE UM SONHO. AÇÃO SEM UMA VISÃO É SÓ PASSATEMPO. UMA VISÃO COM AÇÃO PODE MUDAR O MUNDO.

17 MISSÃOProduzir conhecimento em todas as suas formas e torna-lo acessível à sociedade contribuindo para o desenvolvimento integrado da região VISÃO A FSSS será reconhecida como uma Instituição cuja razão de existir é contribuir para melhoria da qualidade de vida, através da produção e difusão do conhecimento e valores que permitam o indivíduo ser útil para si, seu semelhante e ao ambiente onde vive.

18 O triângulo estratégico

19 O propósito O que nós queremos ser? Visão – Missão – Abrangência Posicionamento Estratégico Princípios - Valores Visão – Missão – Abrangência Posicionamento Estratégico Princípios - Valores Qualquer estratégia proposta que entre em conflito com o propósito, terá grandes dificuldades para ser implantada com sucesso, pois é o propósito que define e limita o que a organização quer ser e fazer.

20 O ambienteO que nos é permitido fazer? O ambienteO que nos é permitido fazer? Propósito Ambiente O que nós podemos fazer? Ambiente O que nós podemos fazer? Elementos como volumes atuais e futuros de demanda; consumidores; leis e regulamentações; concorrentes; fonte de matéria prima; parceiros; opinião pública; governo; sindicatos, dentre outros, externos à organização, criam limitações, oportunidades ou ameaças, e isso deve ser contemplado.

21 A capacitação O que nós sabemos fazer? Capacitação O que nós sabemos fazer? Capacitação O que nós sabemos fazer? Ambiente Propósito O que a organização sabe e possui condições de fazer com qualidade. Um inventário de capacitação passa por tópicos, como: corpo gerencial preparado; técnicas gerenciais apropriadas; mão de obra qualificada e motivada; máquinas e equipamentos apropriados e atualizados; métodos e tecnologias adequadas, dentre outros.

22 A estratégia O que nós vamos fazer? Ambiente Propósito Propósito Capacitação Estratégia O que nós vamos fazer??? Estratégia O que nós vamos fazer???

23 E se a capacitação for insuficiente para atender a uma estratégia proposta? Capacitação Insuficiente! Capacitação Insuficiente! Ambiente favorável! Ambiente favorável! Propósito atendido! Propósito atendido! Estratégia? O FUTURO Plano de Capacitação O plano de capacitação deve especificar os passos e meios para que a organização se torne capacitada, dentro de um prazo previsto, com um custo predeterminado para a implementação da estratégia proposta. No plano conceitual, é a estratégia que condiciona e antecede a capacitação, e não o contrário.

24 E se o ambiente for desfavorável a uma estratégia proposta? Propósito atendido! Propósito atendido! Capacitação suficiente ! Capacitação suficiente ! Estratégia? Ambiente desfavorável! Ambiente desfavorável! O FUTURO Plano de Ação para Mudanças no Ambiente Plano de Ação para Mudanças no Ambiente Haverá algum plano possível que transforme, num prazo razoável, as condições externas atuais em novas condições menos adversas, ou até favoráveis à implantação da estratégia proposta? Esses planos só devem ser adotados se os benefícios esperados com a nova estratégia proposta superarem o custo, riscos, a demora e as ameaças da implementação do plano de ação. Caso contrário, a estratégia deve ser descartada.

25 E se a estratégia proposta conflitar com algum dos elementos do propósito? Propósito em conflito com estratégia! Propósito em conflito com estratégia! Ambiente Favorável! Ambiente Favorável! Capacitação Suficiente! Capacitação Suficiente! Estratégias? O FUTURO Plano de Revisão e Adequação do Propósito Algumas empresas são capazes de redefinir sua abrangência para incorporar novos mercados, ampliar sua missão ou reformular sua visão. Esses processos somente devem ser adotados se os benefícios esperados com a nova estratégia superarem os custos, riscos, demora e ameaças das transformações culturais necessárias.

26 O JARDIM Um velho vivia sozinho em Minnesota. Um velho vivia sozinho em Minnesota. Ele queria cavar seu jardim, mas era um trabalho muito pesado. Ele queria cavar seu jardim, mas era um trabalho muito pesado. Seu único filho, que normalmente o ajudava, estava na prisão. Seu único filho, que normalmente o ajudava, estava na prisão. O velho então escreveu a seguinte carta ao filho, reclamando de seu problema: "Querido Filho, Estou triste porque, ao que parece, não vou poder plantar meu jardim este ano. Detesto não poder fazê-lo porque sua mãe sempre adorava a época do plantio depois do inverno. Mas eu estou velho demais para cavar a terra. Se você estivesse aqui, eu não teria esse problema, mas sei que você não pode me ajudar com o jardim, pois está na prisão. Com amor, Papai."

27 Pouco depois o pai recebeu o seguinte telegrama: "PELO AMOR DE DEUS, papai, não escave o jardim! Foi lá que eu escondi os corpos" As quatro da manhã do dia seguinte, uma dúzia de agentes do FBI e policiais apareceram e cavaram o jardim inteiro, sem encontrar nenhum corpo. Confuso, o velho escreveu uma carta para o filho contando o que acontecera. Esta foi a resposta: "Pode plantar seu jardim agora, papai. Isso é o máximo que eu posso fazer no momento." Nada como uma boa estratégia, para conseguir coisas que parecem impossíveis...


Carregar ppt "O propósito da organização. O propósito é um conjunto consistente de elementos intrínsecos que motivam e condicionam construção do futuro de uma organização."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google