A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Síndrome do auto bicamento em aves Causas comportamentais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Síndrome do auto bicamento em aves Causas comportamentais."— Transcrição da apresentação:

1 Síndrome do auto bicamento em aves Causas comportamentais

2 Arrancamento das penas causando ferimentos graves por automutilação. Atinge principalmente piscitacídeos e passeriformes. Falta de companhia. Tédio. Medo. Frustração reprodutiva. Superpopulação. Perda de companheiro de viveiro. Estresse por ruído de pessoas. Esses motivos levam a reações adversas nas aves levando ao arrancamento de penas ou se bicarem até sangrar.

3 Cacatuas tem desejo de contato tátil e a atenção do seu dono o que pode levar a comportamento obsessivo compulsivo como arrancamento de penas(SAGER). Arrancamento se da em áreas onde a ave alcança com seu bico(Peito,dorso e asas). Bicadores comportamentais são os mais difíceis de serem tratados(RUPLEY,1999).

4

5 TRATAMENTO Antidepressivos. Ansiolíticos. Antipsicóticos. Melhorar a qualidade de vida da ave cativa: - Providenciar mais espaço físico. - Aves para conpanhia e reprodução. - Ambiente limpo,iluminado e arejado. - Enriquecimento ambiental do cativeiro.

6

7 Automutilação por causa nutricional Ocorrem devido a falta de nutrientes como aminoácidos essenciais como a metionina (fonte de enxofre) A deficiência de metionina reflete-se em desenvolvimento insuficiente das penas devido a falta de enxofre na dieta. Nesse tipo de deficiência as aves tendem ingerir suas penas para suprir a própria necessidade protéica. (CUBAS, Z., S., 2006)

8 Deficiencia em Metionina. Segundo Marchi(2009) a causa mais provável desta enfermidade deve-se ao fornecimento exclusivo de semente de girassol na dieta. Neste trabalho ocorram 2 casos, numa Calopsita (Nymphicus hollandicus) e num Canário Belga (Serinus canarius).

9 Tratamento Dieta com teores adequados de proteínas. Fornecimento de rações industriais balanceadas para psitacídeos. Fornecimento de Cálcio; vitaminas D3, A e do complexo B (melhoram a condição das penas do animal). Haloperidol na dosagem de 0.15mg/kg/oral. Adoção do Colar Elizabetano. Extrato de Babosa (amargo) na área afetada Métodos alternativos com homeopáticos (Chamomila CH6/Brionya CH6) são relatadas melhoras do paciente. (PEREIRA, 2008)

10 Referências In BERCHIERI JUNIOR A; SILVA E. N; FALSIO J; SESTI L; ZUANANI M. A. F; Doenças das aves Ed.2 FACTA. Carciofi,A.C. Doenças nutricionais.In CUBAS, Z.S,. Tratado de animais Selvagens. 1ª ed. São Paulo: Roca, Marchi,M.N.A; LEONARDO,J.M.L.O; SANTOS, J.M.G. Síndrome do autobicamento em aves ornamentais. In EPCC,2009. PEREIRA,R.E.P. AUTOMUTILAÇÃO EM AVES SILVESTRES – REVISÃO DE LITERATURA. In REVISTA CIENTÍFICA ELETÔNICA DE MEDICINA VETERINÁRIA


Carregar ppt "Síndrome do auto bicamento em aves Causas comportamentais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google