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PublicouMarta Canejo Peralta Alterado mais de 8 anos atrás
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Gerenciamento do Crescimento do Ser Humano
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2/19 Aspectos Básicos e Fundamentais: TQC é a conjugação de métodos gerenciais com criação de um clima de emoção pelo trabalho TQC é baseado em um programa de educação e treinamento para se mudar a maneira de pensar TQC é um programa gerencial centrado nas pessoas Ter um quadro mínimo, mas ótimo Cada um deve ser o melhor do mundo naquilo que faz A empresa faz parte do projeto de vida de cada um Todos devem se orgulhar da empresa e lutar por ela Política de Recursos Humanos e o TQC
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3/19 Princípios que norteiam o Crescimento do Ser Humano na Empresa Influências sobre a política de RH no Japão – Maslow, 1954 - “O potencial mental das pessoas (...) não é, na sua origem, afetado por nenhum fator. O p otencial mental poderá diminuir, mas nunca aumentar durante a vida do ser humano”. Educar e Treinar as pessoas diante de uma necessidade evidente Educação e Treinamento durante todo o ciclo de vida do empregado Se Educar e Treinar é difícil, a solução é a retenção dos bons profissionais - “A insatisfação é um estado natural do ser humano...”. Manter o GRUPO motivado - MORAL Manter as necessidades básicas atendidas - “O ser humano tem necessidades básicas que devem ser satisfeitas simultaneamente.....”. Fisiológicas, segurança, sociais, estima e auto-realização Estabilidade e política salarial justa Bônus
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4/19 O conceito de crescimento do ser humano está baseado na intenção de que as pessoas devem fazer sempre serviços de valor agregado cada vez mais alto. Maior valor agregado para pessoas significa trabalho no qual se escreve, fala, ordena, mostra, instrui etc., ao invés de mover, copiar, seguir, obedecer, etc. Crescimento do ser humano significa utilizar cada vez mais a mente do indivíduo e não somente a força braçal. Conceito de Crescimento do Ser Humano
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5/19 Objetivos: Desenvolver o raciocínio das pessoas –Análise e solução dos problemas Desenvolver a sensibilidade e a tenacidade para mudanças –Visão crítica do mundo leva à melhoria contínua Desenvolver a consciência que a empresa é sua –Realizar o futuro. Projeto de vida Pilares da Educação e Treinamento: Treinamento no Trabalho Treinamento em grupo Auto-desenvolvimento Educação e Treinamento
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6/19 Educação e Treinamento Decálogo: 1.Delegação é a base da educação 2.As pessoas têm que desejar serem treinadas 3.O treinamento na tarefa decorre dos procedimentos operacionais 4.O treinamento é um meio para se chegar um fim 5.O treinamento deve ser acompanhado da aplicação prática dos conhecimentos e habilidades adquiridos 6.Se possível, utilizar instrutores internos, em especial chefias 7.Os cursos devem ser padronizados, depois de algum tempo 8.Um plano de Educação e Treinamento, gerenciado pelo PDCA 9.Educação e Treinamento são responsabilidade da chefia direta 10.O conhecimento caminha na direção do elogio
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7/19 Gerenciamento do Crescimento do Ser Humano Desenvolvimento: De acordo com o método PDCA Firme comprometimento da alta administração Política de recursos humanos Processo de comunicação do conhecimento: Currículo – Produto. Conteúdo do que deve ser transmitido Instrutor - Comunicador Ambiente – Conforto para facilitar a comunicação
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8/19 Papel do Setor de Educação e Treinamento Estabelecimento e controle do Sistema de Desenvolvimento de Recursos Humanos de toda Empresa Identificação das necessidades de educação e treinamento para os Recursos Humanos Assessoria e Aconselhamento às unidades gerenciais e supervisores Estabelecimento e implementação do programa de educação Estabelecimento, apoio e providências ao conceito de autodesenvolvimento entre os empregados
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9/19 Sistemas de Avaliação de Desempenho e Premiação Avaliação é necessário, mas, como avaliar ??? –Resultado individual –Processo contínuo – Ao longo da vida Premiação –Reconhecimento – Jantares, viagens, medalhas, diplomas –Pequenos prêmios em dinheiro, por boas idéias –Bônus
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10/19 Programas que envolvem operadores Círculos de Controle da Qualidade CCQ –Grupo pequeno para conduzir de forma voluntária atividades de controle de qualidade dentro da mesma área de trabalho. –Idéia Contribuir para a melhoria e desenvolvimento da empresa Construir um local de trabalho alegre Desenvolver as possibilidades infinitas da capacidade mental humana e permitir a sua aplicação Sistema de Sugestões –Modelo Ativo –Premiação – pela idéia e não pelo lucro gerado pela idéia
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11/19 Programas que envolvem operadores Programa de Reuniões-Relâmpago –Pequenas palestras – Assuntos específicos –Atenção máxima – 10 min x 52 = 520 min Programa 5S –Visão de reflexão –Programa para todas as pessoas da empresa Significado: –SEIRI – Arrumação – Cartão vermelho para o desnecessário –SEITON – Ordenação – Sistema para saber onde encontrar o que –SEISSO – Limpeza – Limpar e manter limpo, atualização e renovação de dados –SEIKETSU – Asseio – Manter tudo limpo, organizado e sinalizado –SHITSUKE – Auto-disciplina – Educação para executar os outros 4S
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Implantação do TQC
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13/19 Fundamentos da Implantação Pontos Básicos Implantação top-down Responsabilidade de implantação do Presidente Esforço de Educação e Treinamento Acompanhamento de instituição qualificada Condições Básicas Liderança Persistente das chefias Educação e Treinamento
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14/19 Procedimentos Iniciais Definição da situação atual Metas de Sobrevivência Estratégias p/ atingir as metas Comitê de Implantação do TQC Coordenador do TQC
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15/19 Operação Sobrevivência Definição dos itens de controle do chefe de seção e dos critérios de avaliação destes itens Padronização dos procedimentos e do processo Solução de problemas Controle do Processo
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16/19 Organização para Implantação Comitê de implantação do TQC Constituição do escritório do TQC Funções do escritório do TQC Facilitadores setoriais
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17/19 Organização para Implantação Presidente Diretor ADiretor B Comitê de Implantação do TQC Escritório TQC Escritório CCQ Subcomitês Padronização Tecnologia Etc.
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18/19 Sistema de Gerenciamento da Implantação do TQC AP DC Definir metas Definir os métodos Educar e Treinar Executar e coletar dados Verificar Tomar Ações Corretivas
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19/19 Gerenciamento da Rotina Implantação do gerenciamento da Rotina Iniciar a solução de problemas ao nível de seção – Shake down Definição do Plano da Implantação da rotina Definição dos itens de controle Padronizações Solução de Problemas Controle de Processo Eventos Internos e Externos Promover a Prática do TQC Participação de toda alta gerência Gerente – sempre haverá problemas
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