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1 Estratégia de Comunicação Integrada de Marketing.

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Apresentação em tema: "1 Estratégia de Comunicação Integrada de Marketing."— Transcrição da apresentação:

1 1 Estratégia de Comunicação Integrada de Marketing

2 2 A Necessidade por Comunicações Integradas de Marketing Com a Comunicação Integrada de Marketing (CIM), a empresa integra e coordena cuidadosamente seus diversos canais de comunicação a fim de transmitir um mensagem clara, consistente e atraente sobre a organização e seus produtos.

3 3 Pré-venda Venda Pós-consumo Consumo Os profissionais de marketing vêem as comunicações como gerenciamento do relacionamento com o cliente ao longo do tempo durante os estágios de: Uma Visão do Processo de Comunicação

4 4 Estágios do Processo de Compra

5 5 Primeiro passo: Identificação do público-alvo Segundo passo: Determinação dos objetivos de comunicação Compra Convicção Preferência Informação Conscientização Estágios no Desenvolvimento de Comunicações Efetivas

6 6 Terceiro passo: Elaboração da mensagem Conteúdo da mensagem Apelos racionais Apelos emocionais Apelos morais Estrutura da mensagem Tirar conclusões Tipo de argumento Ordem do argumento Formato da mensagem Título, texto, ilustração, cores, vozes e linguagem corporal Estágios no Desenvolvimento de Comunicações Efetivas

7 7 A Cor e a Percepção Pesquisa Dr. H.F. Adams (Advertising and Its Mental Laws): 100 pessoas, grupo heterogêneo, buscando medir os índices de percepção de cada cor; Qual a cor que era vista primeiro? HOMENSMULHERESAMBOS LARANJA25%17%21% VERMELHO16%21%19% AZUL18%15%17% PRETO13%14%13% VERDE10%16%13% AMARELO12% VIOLETA5%10%6% CINZA0%1%

8 8 O Peso da Cor Todos nós percebemos a cor como se ela tivesse peso; Pesquisa psicólogos Warden e Flyn (The efect of color on apparent size and weight ) Pacotes de mesmo tamanho e de cores diferentes - Qual era o pacote mais pesado? PRETO1º ROXO2º CINZA3º PÚRPURA4º AZUL5º VERDE6º AMARELO7º BRANCO 8º

9 9 Canais de comunicação não pessoal Quarto passo: Seleção da mídia Canais de comunicação pessoal Quinto passo: Seleção da fonte da mensagem Sexto passo: Feedback Estágios no Desenvolvimento de Comunicações Efetivas

10 10 O Mix de Comunicações de Marketing

11 11 Propaganda Desenvolvimento e execução de qualquer mensagem de lembrança, informativa ou persuasiva comunicada a um mercado ou público alvo através de um meio não-pessoal. A mensagem é paga e o patrocinador da mensagem ou produto é identificado. Benefício chave capacidade de comunicar para um grande número de pessoas ao mesmo tempo O Mix de Comunicações de Marketing

12 12 Algumas Classificações – Propaganda de Marca

13 13 Algumas Classificações – Propaganda de Produto Trata da venda não pessoal de um determinado bem ou serviço, visando fortalecer o posicionamento do produto na sua categoria.

14 14 Algumas Classificações – Propaganda Ideológica Busca desenvolver uma idéia e estimular que os receptores sejam adeptos da mesma idéia; é um tipo de propaganda persuasiva Propaganda promovida pela PETA (Pessoas pela Ética no Tratamento de Animais): Eis o resto do seu casaco

15 15 Algumas Classificações – Propaganda Cooperada Exemplo de propaganda cooperada horizontal: duas entidades públicas, Banco do Brasil e Governo Federal promovem a idéia de sustentabilidade.

16 16 Algumas Classificações – Propaganda Comparativa Pepsi e Coca Zeca pagodinho na guerra das cervejas: primeiro participou da campanha da Nova Schin e logo depois foi parte de uma mega campanha da Brahma,Amor De Verão.

17 17 Algumas Classificações – Propaganda Promocional Anúncio de venda especial, redução de preços, eventos para venda, entre outros.

18 18 Venda Pessoal É uma comunicação individual (por telefone ou cara- a-cara) entre um comprador e um vendedor. Benefício chave O Mix da Comunicação Integrada de Marketing permite ao vendedor responder diretamente as preocupações e questões dos consumidores, assim como, dar um feedback imediato de um potencial consumidor

19 19 Promoção de Vendas São atividades realizadas com o objetivo de induzir compras para estimular vendas. O comprador pode ser o consumidor final, um intermediário ou a própria equipe de marketing da empresa. Benefício chave O Mix da Comunicação Integrada de Marketing pode desenvolver um pacote de valor agregado para o profissional de marketing

20 20 Relações Públicas e Publicidade São as atividades realizadas junto aos públicos de interesse e formadores de opinião (relações públicas) com o objetivo de gerar notícias não pagas favoráveis à empresa (publicidade). Benefício chave O Mix da Comunicação Integrada de Marketing alto nível de credibilidade

21 21 qualquer técnica, ação ou material promocional usado no ponto-de-venda que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores. Benefício chave O que é Merchandising visual ? É responsável pela apresentação destacada de produtos na loja, criando espaço e visibilidade, de maneira tal que acelere sua rotatividade.

22 22 Ações externas de marketing, propaganda e relações públicas criam uma série de expectativas no cliente: 80% das decisões de compra ocorrem no PDV.

23 23 Os 6 aspectos principais no Merchandising Visual: Imagem Layout Apresentação Sinalização Cenário Eventos

24 24 Nome / Logomarca / Fachada Identidade da loja Lojas e vitrinas Iluminação e ambiente Imagem A imagem é que forma um conceito sólido e inabalável para todos os outros esforços na área de vendas. Os 6 aspectos principais no Merchandising Visual:

25 25 Mapa da loja Zonas de impacto Zonas de fluxo Focos de iluminação Layout Os 6 aspectos principais no Merchandising Visual:

26 26 Acessórios Básicos Bebês Presentes Seção de recém- nascidos Meninos 4 - 6Meninas Meninos Meninas CAIXA Loja infantil Layout Os 6 aspectos principais no Merchandising Visual:

27 27 Estrutura de Corredores corredores que conduzam e orientem os clientes permitindo concentrar a atenção nas mercadorias. trilhas condutoras e os corredores principais atraem clientes para o interior da loja, facilitam o encontro com o produto desejado e conduz a uma compra por impulso através da exposição de produtos não planejados e correlacionados. Os 6 aspectos principais no Merchandising Visual: Layout

28 28 Transição da Entrada para o Interior da Loja dentro da loja os clientes precisam de espaço para se ajustar ao novo ambiente (Zona de Descompressão). Considerar situações como pressa, distração, compromissos e preocupações. Custo m2 (nesta zona crítica) x bem-estar do cliente. Os 6 aspectos principais no Merchandising Visual: Zonas de impacto/Zonas de fluxo

29 29 Apresentação Determinar um método de posicionar as mercadorias em sua loja, que facilite a compra e que seja mais lucrativo. Descobrir várias opções de apresentação que vão seduzir os clientes a comprar seus produtos. Os 6 aspectos principais no Merchandising Visual:

30 30 Tipo de mercadoria / Gerenciamento por categorias Organização de seções Estilo de apresentação / ex: História Sugestionando a compra Acessibilidade dos produtos Os 6 aspectos principais no Merchandising Visual: Apresentação

31 31 Avaliar a sinalização em sua loja. Considerar novas opções para sinalizar sua loja e seus produtos. Os 6 aspectos principais no Merchandising Visual: Sinalização Os clientes são condicionados a procurar mensagens diferentes em placas de várias alturas e níveis dentro da loja (rodovias).

32 32 Os 6 aspectos principais no Merchandising Visual: Dar asas à sua criatividade em busca de grandes idéias para cenários. Descobrir os vários princípios do cenário que vão possibilitar a criação de um clima de animação e dinamismo e dinamismo dentro da loja. Cenário

33 33 Algumas opções de temas bem populares Tema Sazonal O óbvio: primavera, verão, outono e inverno. O não óbvio: casa de campo, campeonato de futebol, flores. - Churrasco de Verão (loja de utilidades domésticas). - Moda de Outono (espalhado por toda uma loja de vestuário). - Olimpíadas de Inverno (loja esportiva). - Primavera (livraria). Os 6 aspectos principais no Merchandising Visual:

34 34 Pensar em algumas idéias para entreter, treinar e envolver o cliente. Eventos Os 6 aspectos principais no Merchandising Visual:

35 35 Eventos Entretenimento / Shows Treinamento de funcionários Calendário de eventos Check-list de planejamento Os 6 aspectos principais no Merchandising Visual:

36 36 PAULUS Livraria Vila Mariana... Saraiva Cultura

37 37 Fisgando Pelo Olfato Poderoso agente de persuasão em todos os aspectos de nossa vida Perfumes apropriados ao ambiente chamam a atenção e retém clientes na loja A regra do Merchandising Visual quanto menos melhor também se aplica ao cheiro Você pode usar aromas para fisgar seus clientes? Quais? Merchandising

38 38 Iluminação Outro recurso visual com forte efeito psicológico sobre o cliente. Lojas mais alegres = bem iluminadas Lojas clima mais íntimo = menos iluminadas Quanto menor e mais focada iluminação > percepção de valor Dicas: Paredes e móveis escuros refletem menos luz. Se a loja estiver escura otimize seus gastos clareando as paredes. Paredes texturizadas também refletem menos luz. Merchandising

39 39 Atração Musical A música tem o poder de criar a imagem e o ambiente desejados, estimulando e deixando os clientes mais inspirados para comprar. Os clientes percebem menos o tempo na fila O atendimento ao cliente é visto como mais amigo Os clientes passam mais tempo comprando na loja (18%) Cuidado: legislação e direitos autorais (receptor de rádio a cabo) Merchandising

40 40 Atração Musical A música é um bom recurso para a sua loja? Que tipo seria mais apropriado? Dicas: Músicas clássicas espantam jovens e adolescentes. Bons aparelhos de som. Compatibilidade com o ambiente. Pela manhã, som mais leve. Nos horários de pico, aumento do volume. Inove sempre a seleção de músicas. Merchandising

41 41 Recursos disponíveis Baseado no que a empresa pode gastar Objetivos e tarefas Baseado na determinação de objetivos e tarefas Objetivos e tarefas Baseado na determinação de objetivos e tarefas Porcentagem sobre as vendas Porcentagem sobre a receita de vendas atual ou prevista Porcentagem sobre as vendas Porcentagem sobre a receita de vendas atual ou prevista Paridade com a concorrência Baseado nos gastos da concorrência Paridade com a concorrência Baseado nos gastos da concorrência Uma das mais difíceis decisões de marketing que uma empresa tem de tomar é quanto gastar em promoção. Definindo o Orçamento Total de Promoção


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