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VALORES Definição- Os valores representam convicções básicas de que:

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1 VALORES Definição- Os valores representam convicções básicas de que:
“um modo especifico de conduta ou condição de existência é individualmente ou socialmente preferível a modo contrario ou oposto de conduta ou de existência”. E Como eles mudam a cada geração e o que essas mudanças significam na gestão de pessoas de diferentes faixas etárias.?

2 Os valores são importantes no estudo do comportamento organizacional porque:
estabelecem a base para a compreensão das atitudes e da motivação, além de influenciarem nossa percepção. As pessoas entram nas empresas com noções preconcebidas das coisas que “devem” ou que “não devem” ser feitas, e de certo e errado. Os valores geralmente influenciam as atitudes e o comportamento. Suponhamos que você tenha um valor embutido sobre a maneira que deve ser feita sua avaliação e a empresa não corresponde a ela, isso pode lhe trazer insatisfação com o trabalho.

3 Milton Rokeach criou um levantamento de valores de Rokeach, em português. Consiste em dois conjuntos: Os valores terminais referem-se à condição de existência desejáveis e as metas que a uma pessoa gostaria de atingir durante sua vida. O valor instrumental contém os modos preferenciais de comportamento ou os meios para se chegar as metas dos valores terminais.

4 valores instrumentais
Ambição (esforço no trabalho, vontade) Visão ampla (mente aberta) Capacidade (competência, eficácia) Animação (alegria, contentamento) Limpeza (asseio, arrumação) Coragem (defesa de seus ideais Valores Terminais Uma vida confortável (uma vida prospera) Uma vida emocional ( ativa, estimulante) Um sentido de realização (contribuição duradoura) Um mundo de paz (livre de guerras ou conflitos) Um mundo de beleza (beleza da natureza e das artes) Igualdade (fraternidade, oportunidade, iguais para todos)

5 Os valores individuais variam de uma pessoa para outra;
mas não podemos esquecer que a sociedade em que o individuo foi criado,(cultura) ajuda para a explicação e a previsão de comportamentos. Os trabalhadores na faixa de 60 anos, por exemplo, tendem a aceitar melhor a autoridade se comparados com seus colegas dez ou quinze anos mais jovens. Já os trabalhadores na casa dos trinta anos tendem, mais que seus pais, a se rebelar contra horas-extras e trabalho nos finais de semana.

6 ATITUDE Definição e função das atitudes.
As atitudes são afirmações avaliadoras- favoráveis ou desfavoráveis- em relação a objetos, pessoas ou eventos. Refletem como um individuo se sente em relação a alguma coisa. Quando digo “gosto do meu trabalho” estou expressando minha atitude em relação ao trabalho. As atitudes são influenciadas simultaneamente pela cognição, afeto e comportamento.

7 A cognição esta relacionada no “como” você pensa (ou avalia) algo
A cognição esta relacionada no “como” você pensa (ou avalia) algo. Ex “descriminar é errado”. O afeto é o segmento da atitude que se refere ao sentimento e as emoções e se traduz na afirmação “não gosto de quem descrimina as minorias”. Já o comportamento de uma atitude se refere à intenção de se comportar de determinada maneira em relação a algo ou a alguém, “vou evitar as pessoas que descriminam

8 TIPOS DE ATITUDES: Uma pessoa pode ter milhões de atitudes, mas o estudo do comportamento organizacional se concentra em número limitado delas, relacionadas ao trabalho. 1- Satisfação com o trabalho. Essa se refere à atitude geral de uma pessoa em relação ao trabalho que realiza. Quando se fala em atitudes do trabalhador, quase sempre se refere à satisfação com o trabalho.

9 2- Envolvimento com o trabalho.
O envolvimento com o trabalho é o grau em que uma pessoa se identifica psicologicamente com seu trabalho e considera seu desempenho nele como um fator de valorização pessoal. 3- Comprometimento organizacional. Podemos definir como, a situação em que o trabalhador se identifica com uma empresa e seus objetivos, desejando manter-se parte dessa organização. Assim, enquanto o envolvimento no trabalho significa uma identificação com as tarefas realizadas, o comprometimento organizacional diz respeito à identificação com a organização na qual se trabalha.

10 4- Atitudes e consistências.
Pesquisas mostram que, geralmente, as pessoas buscam consistência em suas próprias atitudes entre suas atitudes e comportamento. Quando surge uma inconsistência o individuo tende a buscar equilíbrio em que as atitudes ou comportamento se tornem coerentes de novo. Isso pode acontecer por meio da modificação da atitude ou do comportamento, ou ainda através de uma racionalização capaz de justificar essa discrepância. Ex: os executivos das industrias de cigarros.

11 Teoria de atitudes: dissonância cognitiva A dissonância é uma inconsistência, e em ambas ocorre o desequilíbrio emocional. Por exemplo, se, por força de seu cargo ou função, as pessoas precisarem dizer ou fazer coisas que contradizem suas atitudes pessoais, elas tenderão a mudar suas atitudes para torná-las compatíveis com a cognição daquilo que vieram a dizer ou fazer. Teoria da autopercepção. Essa teoria argumenta que as atitudes são utilizadas, depois do fato consumado, para dar sentido a uma ação que já ocorreu, ou seja, o individuo se percebe na atitude.

12 Atitudes que podem ser tomadas:
Preocupados com atitudes dos funcionários, administradores estão aplicando uma enquête sobre atitudes com seus funcionários, perguntando se eles concordam ou não com algumas afirmações, por exemplo: “suas opiniões são acatadas no ambiente de trabalho?”; “aqueles que sentem vontade de se tornarem lideres dentro da empresa tem essa oportunidade?”; “nos últimos seis meses, alguém na empresa conversou com você sobre seu desenvolvimento pessoal”? Etc.

13 Com os resultados o administrador pode colher sugestões dos funcionários que, depois de implementadas, pode melhorar significativamente a percepção dos funcionários sobre sua influencia na tomada de decisão e sobre suas oportunidades de carreira naquela divisão.

14 Outra preocupação dos administradores esta sendo com a mudança nas atitudes dos funcionários no que se refere a assuntos como: raça, sexo e outros aspectos da diversidade. Por exemplo, um comentário feito a um colega do sexo oposto, que há 20 anos seria tomado como um galanteio, hoje pode se tornar o fim de uma carreira. Os programas sobre diversidade incluem uma fase de auto-avaliação, as pessoas são induzidas a fazer um auto-exame e a encarar os seus possíveis estereótipos étnicos e culturais. Depois, elas costumam participar de discussões de grupo ou painéis com representantes dos diversos grupos.

15 Para verificar a Satisfação ou insatisfação do colaborador com o Trabalho.
Como vimos à satisfação com o trabalho é a atitude geral de uma pessoa em relação ao trabalho que realiza. O trabalho de uma pessoa é muito mais que organizar papéis, programar um computador, atender clientes ou dirigir um caminhão. Requer a convivência com colegas e superiores, a obediência a regras e políticas organizacionais, o alcance de padrões de desempenho, a aceitação de condições de trabalho.

16 Proposta: Uma pergunta do tipo:
“Levando tudo em consideração, o quanto você está satisfeito com o seu trabalho?. Os funcionários respondem marcando as alternativas proposta, de um a cinco, que vão de “extremamente satisfeito” a “extremamente insatisfeito”. Para se ter uma visão mais ampla, pode-se pegar os elementos-chave no trabalho e perguntar ao funcionário qual a sua opinião sobre:

17 supervisão, remuneração atual; as oportunidades de promoção e o relacionamento com os colegas. Esses fatores são classificados em uma escala padronizada e, depois, somados para obter uma pontuação geral da satisfação no trabalho.


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