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Plano de Negócios – Hair Brasil Cosméticos

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Apresentação em tema: "Plano de Negócios – Hair Brasil Cosméticos"— Transcrição da apresentação:

1 Plano de Negócios – Hair Brasil Cosméticos

2 Agenda Sumário Executivo Ambiente Macro econômico Brasil
Ambiente Micro econômico Brasil O Mercado de “Estética” no Brasil Estratégia da empresa Estratégias de atuação mercado Desenvolvimento das unidades Estratégias / resumos financeiros Cronograma Implementação

3 Agenda Sumário Executivo Ambiente Macro econômico Brasil
Ambiente Micro econômico Brasil O Mercado de “Estética” no Brasil Estratégia da empresa Estratégias de atuação mercado Desenvolvimento das unidades Estratégias / resumos financeiros Cronograma Implementação

4 Sumário Executivo Iremos detalhar a seguir o plano de negócios que objetiva avaliar a oportunidade para a expansão do mercado atuante em todo território nacional. Iremos prover neste documento algumas explicações em torno da conjuntura atual, mostrando as oportunidades para exploração deste mercado, bem como a rápida visão geral sobre os principais competidores. Além disto iremos analisar a viabilidade de utilização do sistema de franquias como estratégia de atuação e desenvolvimento do mercado. A metodologia utilizada neste Plano de Negócios pode ser observado de forma resumida no quadro abaixo:

5 Agenda Sumário Executivo Ambiente Macro econômico Brasil
Ambiente Micro econômico Brasil O Mercado de “Estética” no Brasil Estratégia da empresa Estratégias de atuação mercado Desenvolvimento das unidades Estratégias / resumos financeiros Cronograma Implementação

6 Overview Depois período de mais de 20 anos, com melhorias significativas na economia brasileira, desde início Plano Real, a reeleição Presidente Dilma em out/2014 trouxe sérios problemas e escândalos de corrupção que levaram o Brasil face a momentos de grande dificuldade e incertezas políticas e econômicas Economia interna apresentando grande volatilidade e com maior exposição à crise internacional do que nos anos anteriores, fato este que estamos presenciando face escândalos de corrupção e endividamento setor público; A economia apresenta indicadores de crescimentos extremamente negativos com perspectiva de perpetuar crise até fim ano 2017. Brasil apenas permanece com viés de crescimento no setor agronegócio já os demais setores como indústria (automóvel, aeronáutica e de bens de capital), o consumo interno está extremamente retraído e com alto nível de desemprego contribuindo ainda mais para possível agravamento da atual situação. Com o intuito de reaquecer a economia o governo tem procurando alternativas como cortes de gastos, aumento impostos para honrar compromissos assumidos mas ainda sem medidas evidentes que possam estimular retorno positivo da economia como geração emprego, demanda e estabilização cambio e controle inflacionário.

7 Agenda Sumário Executivo Ambiente Macro econômico Brasil
Ambiente Micro econômico Brasil O Mercado de “Estética” no Brasil Estratégia da empresa Estratégias de atuação mercado Desenvolvimento das unidades Estratégias / resumos financeiros Cronograma Implementação

8 Overview Micro Ao contrário do que ocorreu em outros momentos difíceis da economia, segmento não resistiu e teve queda de 2,5% nas vendas de janeiro a abril, segundo a Abihpec; no 2º trimestre, empresas como Natura e Avon divulgaram vendas menores que as de 2014 A indústria de beleza, que durante anos se gabou de ser resistente a crises, também caiu em Nem o famoso "efeito batom", fenômeno que leva a população a gastar com cuidados pessoais durante períodos de contração econômica, resistiu ao aperto financeiro das famílias. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o setor teve retração de 2,5% de janeiro a abril, em relação ao mesmo período de Foi a primeira vez que o segmento andou para trás em 23 anos. O resultado ruim se espalhou pelas empresas do ramo, mas com impacto variado. Segundo fontes de mercado, as marcas de venda direta, como Natura e Avon, estão entre as mais afetadas pela decisão do brasileiro de cortar gastos. A empresa americana, que tem o Brasil como seu principal mercado global, viu suas vendas caírem 6% no segundo trimestre; em dólares, as vendas despencaram 32% por causa da forte desvalorização do real. Na Natura, a receita no mercado brasileiro caiu 4,6%, enquanto o volume vendido teve baixa de 15%.

9 Overview Brazil at a glance: Principais indicadores econômicos do país

10 Agenda Sumário Executivo Ambiente Macro econômico Brasil
Ambiente Micro econômico Brasil O Mercado de “Estética” no Brasil Estratégia da empresa Estratégias de atuação mercado Desenvolvimento das unidades Estratégias / resumos financeiros Cronograma Implementação

11 O Mercado de “Estética” no Brasil
Detalhamento do mercado Principais competidores Tendência do mercado

12 Evolução Mercado

13 Panorama do Setor

14 Panorama do Setor por grupo Produtos

15 Principais países de destino - Exportações

16 Principais países de origem - Importações

17 Divisão do mercado segundo ABIHPEC

18 Divisão do mercado segundo ABIHPEC

19 Panorama Mundial Mercado

20 Características do mercado
Nos últimos 17 anos, o setor de cosméticos apresentou um crescimento médio composto de 10% ao ano no Brasil.  A indústria brasileira, em 2012, faturou R$ 34 bilhões, líquidos de impostos sobre as vendas crescimento expressivo quando comparado que as vendas totais em totalizaram R$4.9 bilhões. Algumas razões para esse excelente desempenho são: o aumento da expectativa de vida da população, levando à maior necessidade de manutenção de uma aparência jovial o maior acesso das classes C e D a produtos desse tipo; a elevação do valor agregado médio dos produtos adquiridos pela classe C e o incremento da produtividade e da inovação das indústrias desse tipo, promovendo aumento da variedade de bens oferecidos. Pesquisa do Euro monitor de 2012, o Brasil representa o terceiro maior mercado de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, atrás somente dos Estados Unidos e do Japão. É o 1° mercado em perfumaria e desodorantes, 2°.mercado em produtos para cabelos masculinos e infantil, produtos para banho, depilatórios e proteção solar; 3°. em produtos cosméticos cores, produtos para higiene oral e 4°. para produtos para pele

21 Mercado Brasileiro

22 Características do mercado
Com a tabela abaixo, observe que o setor de cosméticos cresce mais do que a indústria geral e mesmo PIB. Crescimento médio do setor de 10% a.a. X 3% PIB X 2,2% Indústria em Geral

23 Perfil do mercado

24 Panorama do setor – Industrias

25 Análise do Setor Pontos Fracos e Ameaças
Alta competitividade e mercado extremamente pulverizado; Número de produtos oferecidos e novos competidores principalmente momentos crise econômica Satisfação dos clientes “Tratamentos propostos” vs Resultados realmente alcançados Pouco acesso as classes mais baixas devido preços praticados Preços baixos oferecidos produtos com baixa qualidade Pontos Fortes e Oportunidades Preocupação com aparência e estética crescente em toda a população principalmente nas crises econômicas Mercado masculino com perspectivas de crescimento extremamente positivos e considerando alto potencial Oferecer os produtos em diversas localidades e com fácil acesso Canais de Distribuição Distribuição tradicional incluindo o atacado e as lojas de varejo Venda Direta – evolução do conceito de vendas domiciliares (porta a porta) Franquias – lojas padronizadas, especializadas .

26 O Mercado de “Estética” no Brasil
Detalhamento do mercado Principais competidores Tendência do mercado

27 Perfil Competidores Brasil - Franquia
O Modelo de Negócio atuante pela Hair Brasil, possui conceito parcialmente inovador e como diferencial no mercado a profissionalização dos cabeleireiros atuantes com salão próprio e com vantagens que podem ser qualificadas como fidelização através sistema de cooperativas, padronização dos produtos utilizados; Este mercado apresenta diversos players espalhados pelo Brasil com características de profissionais muitas vezes autônomos através de metodologias semelhantes quanto a sua aplicação. Como concorrentes destacamos: Instituto Embelleze SENAC Cursos On Line – Pagos e gratuitos via Internet Fernando Alves (desde 1978) Instituto Mix de Profissões () A seguir as tabelas que mostram as marcas mais lembradas (top of mind) no varejo, considerando os produtos da carteira da Hair Brasil

28 Perfil Competidores Brasil – Venda direta
O Perfil dos competidores a seguir é baseado na venda direta, as estrategias de marketing e variantes negociais são referenciados nos lideres de mercado em cosmetologia no Brasil. As seguintes tabelas objetivam determinar quais características comportamentais são relevantes à decisão de compra. Esses dados demostram quais empresas obtiveram os maiores faturamentos em segmentos específicos de cosméticos além de abordar o crescimento dos setores que afetam diretamente a Hair Brasil A classificação é determinada pelas as marcas mais lembradas (top of mind) no varejo, considerando os produtos da carteira da Hair Brasil.

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32 O Mercado de “Estética” no Brasil
Detalhamento do mercado Principais competidores Tendência do mercado

33 Tendências do mercado Potencial do mercado associado com:
Inovação quanto aos produtos oferecidos e forte apelo aos produtos ecológicos e naturais: “Uma das grandes tendências é a vegetalização. Além de sustentáveis, vários componentes vegetais, como os óleos, são menos agressivos e mantêm melhor a hidratação. Por conta disso, estão ganhando a preferência do consumidor em relação a outros componentes sintéticos” Cleber Barros, pesquisador em desenvolvimento cosmético Possibilidade de utilização de produtos e associação com parceiros que gerem alto valor agregado á marca. Explora um nicho de mercado e resolve um problema das consumidoras que não possuem uma opção eficiente e de tratamento para matização Possibilidade de exportação para países do oriente médio ex: Emirados Árabes, Kuwait, Omã e Arábia Saudita. Líbano e Marrocos. A mais forte tendência é associada à sustentabilidade e ao consumo consciente, o produto se destaca por ser seguro para gestantes e lactantes porque não possui substâncias químicas tóxicas como os solventes na sua estrutura

34 Tendências do mercado

35 Tendências do mercado

36 Tendências do mercado

37 Tendências do mercado

38 Tendências do mercado

39 Tendências do mercado

40 Agenda Sumário Executivo Ambiente Macro econômico Brasil
Ambiente Micro econômico Brasil O Mercado de “Estética” no Brasil Estratégia da empresa Estratégias de atuação mercado Desenvolvimento das unidades Estratégias / resumos financeiros Cronograma Implementação

41 Hair Brasil A Hair Brasil surge com o intuito de diferenciar o mercado de cabeleireiros procurando padrões em excelência dos serviços prestados bem como total qualificação e capacitação dos seus profissionais. Não apenas oferecer curso profissionalizante e padrão em excelência mas também que cada profissional seja parte do sucesso com uso de produtos diferenciados, constante reciclagem das técnicas aplicadas e extra benefícios a serem estudados como por exemplo através de cooperativas Ousadia e técnica aliada a criatividade, este é o conceito que queremos criar quando formamos um profissional. Fazer a diferença, ter a simplicidade para encontrar tudo aquilo que vai além do meramente notório e relevante, como parte de nossa cultura. Nossa equipe visa estudar e influenciar com elementos sofisticados e total abrangência ao publico consumidor, lançando tendências que servem o ontem, o hoje e o amanhã. Atualmente, dispomos salão de beleza, com atendimento voltado para um público. Organizar grupos para participar de feiras, eventos e workshop's de moda e beleza nacional e internacional. Além de ensinar moda em cabelo, também vislumbramos impulsionar a carreira de nossos alunos com carreira profissional sólida e consistente, além de todo apoio técnico, oferecemos informações sobre mercado e principalmente como vender um produto, como tipo cortes, tratamento químico ou até mesmo uma mudança radical

42 Missão, Visão,Valores e Objetivos Estratégicos
Ser referência no mercado de estética e cursos profissionalizantes para cabelos aliado tecnologia e tendência com diferencial perceptível e valor agregado por nossos clientes.  Visão Criar relacionamento sólido e de longo prazo com nossos clientes em salões de beleza e também usuário final, mantendo sempre o foco num resultado de alto valor estético e satisfação aos nossos clientes. Valores Experiência em Moda Cabelo Qualidade e atualidade técnica Excelência nos resultados Respeito ao cliente e ao profissional Objetivos Estratégicos: Oferecer produtos e cursos para todo o território brasileiro, atendendo as necessidades do mercado de maneira satisfatória e com qualidade e serviços e produtos padronizados

43 Público Alvo O público alvo:
Mulher moderna, de 25 a 59 anos, das classes B e C. Beleza livre dos estereótipos. Valoriza a auto-estima, a estética pessoal e o bem-estar. Cada vez mais exigentes por produtos cosméticos de qualidade A NOVA CLASSE C Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) apresentado no fim de outubro de 2009 mostra que, em três anos, 18,5 milhões de brasileiros – mais de 10% da população do país – mudaram de classe social. Isto significa que há uma parcela maior da população em condições de consumo. O surgimento dessa nova classe média figura como um fenômeno social sem precedentes na história do país – e também um desafio para o mundo dos negócios. Por isso, o objetivo com o lançamento é atingir também este crescente público do mercado

44 Análise SWOT Pontos Fracos e Ameaças
Assegurar qualidade e satisfação dos clientes quanto aos produtos comercializados Preocupação com a escala e a padronização dos produtos Valor dos produtos visa atingir o público A e B+ Novos entrantes no mercado com qualidade que permitam preços mais acessíveis Novos entrantes que venham a usar as mesmas diretrizes/ métodos com custos mais acessíveis Pontos Fortes e Oportunidades Produto inovador e diferencial no mercado Sem concorrentes diretos no mercado brasileiro Mercado em franca ascensão devido maior preocupação com aparência e estética Expansão em todo território nacional seja com parceiros estratégicos Sistema com constante inovação e melhorias assegurando diferencial competitivo

45 Linha de Produtos profissionais - Público final

46 Linha de Produtos profissionais - Público final

47 Linha de Produtos profissionais - Público final

48 Linha de Produtos profissionais - Público final

49 Linha de Produtos – Potenciais já formulados
Os produtos para e-commerce consumidor final são os seguintes:  Kits Blonde Silver: Shampoo, Condicionador e Mascara, linha tratamento para cabelos loiros, platinados e brancos. Kits Lumini Sistem: Shampoo, Condicionador e Mascara, linha tratamento para todos os tipos de cabelos. Kits Redheads: Shampoo, Condicionador e Mascara, linha de tratamento para cabelos ruivos e avermelhados. Kits Linha de tratamento Detox: Shampoo e Mascara  para limpeza profunda e desintoxicação dos fios capilares. Kits Linha de Reconstrução Capilar: Shampoo Anti-resuido e Botox para tratamento dos fios dos cabelos. (Sem formol). Kits Cauterização: Shampoo, Queratina Hidrolisada e Mascara Defrizz,(reconstrução interna e externa dos fios). Fluido para escova com Óleo de Argan.(produto finalizador). Serum: Reparador de pontas. (Produto finalizador). Óleo de Argan (Produto finalizador). Protetor Térmico e Selante (Produto finalizador). Creme para Cachos: Define, modela e trata os cachos. Pomada Modeladora.

50 Plano de Mídia ESTRATÉGIAS DE MÍDIA: Estrategicamente, vamos trabalhar em nível nacional, priorizando o eixo Rio-São Paulo, e avaliar o polo Norte-Nordeste como uma região de alta aceitabilidade da marca, sendo percebida como uma marca aspiracional. A estrategia será viabilizada pelo uso do meio internet, como mídia básica, apoiado pelos meios revista, televisão e mídia exterior. Sugerimos a divisão da seguinte forma: Aplicar 65,11% de nossa verba em internet, por ser uma mídia com possibilidade interativa e rápida na veiculação da mensagem e ter como perfil de audiência 54% de mulheres. Aplicar 17,44% em televisão por ser a mídia de maior cobertura tanto em área geográfica como em população, por mensagem transmitida. É a mídia de maior penetração em todas as faixas etárias, sexo e nas classes A, B, C e D. Investir em gêneros de programas de maior índice de audiência feminina, como novelas, programas de auditórios e sessões de filmes,devido ao grande custo dos espaços publicitarios nesse meio, destinar uma parte da verba para TV para mídias indoors especificas para o público, e de grande abrangência Aplicar 9% revistas femininas dos segmentos de moda, variedades e beleza,com circulação nacional e que desfrutam de grande credibilidade. Aplicar 11.63% em mídia impressa e sondar em espaços como: - Outdoor (buscar mídias em transporte publico), por permitir alta frequência de exposição, grande impacto visual e continuidade da mensagem; - Bancas de Jornais, Relógios, Mobiliário Urbano, por além de tratar-se de um veículo limpo, tem a vantagem de atingir seu público alvo em momentos de lazer possibilitando a alta frequência de exposição junto ao target. Ainda está no planejamento a margem de 5,81% para investimentos esporádicos em Rádio visando as qualidades dessa mídia como uma campanha regionalizada e impacto imediato.

51 Plano de Mídia Off-Line On-Line Principais Redes Sociais
Estrutura e suporte Rádio TV Impressos

52 Agenda Sumário Executivo Ambiente Macro econômico Brasil
Ambiente Micro econômico Brasil O Mercado de “Estética” no Brasil Estratégia da empresa Estratégias de atuação mercado Desenvolvimento das unidades Estratégias / resumos financeiros Cronograma Implementação

53 Estratégia atuação mercado
Nossos principais objetivos são: Ser uma empresa ética e lucrativa. Obter crescimento consistente todos os anos O reconhecimento como a melhor opção em cosméticos 100% naturais Reinvestir em novas oportunidades e produtos Agilidade em processos e tomadas de decisões como diferencial competitivo face aos nossos competidores Produto de alta qualidade assegurada Assegurar forte reputação com clientes e todo mercado Oferecer melhor atendimento ao cliente Ser reconhecimento como um líder em tecnologia e/ou de inovação dos produtos Desenvolver mercado com cobertura geográfica ampla principalmente com atendimento via E-Commerce

54 Estratégia de Atuação Política Comercial
A venda direta pelo e-commerce apresenta vantagens frente aos demais canais devido a facilidade em administrar e gerir questões como: logística, logística reversa, distribuição, mensuração da receptividade de campanhas aceitação branding e facilidade na segmentação por campanhas de display e remarketing tornando o negocio por completo mais assertivo Além disso apresenta uma vantagem econômica, haja visto a diminuição de custos quando é entregue ao consumidor final além da eliminação de intermediários na distribuição e comercialização, possibilitando uma maior margem de lucro. O método tradicional de atuação também sera abordado apesar da priorização pelo meio eletrônico, entre a rede de colaboradores há pessoas capacitadas e de conhecimento técnico que já estão levando o produto á perfumarias, logistas e revendedores, essa abordagem é importante para fixar a presença da marca, pulverizando os produtos nos centros de distribuição. Outras opções podem ser consideradas como o MMN e o marketing de rede. Preço para distribuidor: de 70,00 á 120,00 reais, levando a margem de lucro do revendedor.

55 Agenda Sumário Executivo Ambiente Macro econômico Brasil
Ambiente Micro econômico Brasil O Mercado de “Estética” no Brasil Estratégia da empresa Estratégias de atuação mercado Desenvolvimento das unidades Estratégias / resumos financeiros Cronograma Implementação

56 Plano de Expansão Através E-commerce tem abrangência nacional e oferecer produtos com alto valor agregado (relação custo x benefício) Desenvolver parceiros estratégicos para melhor cobertura geográfica seja através vendas diretas (canais de E-commerce, sites, franquias, revendedores) Num segundo momento avaliar estratégia crescimento e expansão do E-commerce e lojas físicas através de Franquias com produtos específicos e diferenciados para não existir concorrência entre os canais de vendas Avaliar o momento e a oportunidade de exportação e criação de redes de distribuição principalmente para a América latina e Oriente médio, como já identificados como mercados potenciais para cosméticos Brasileiros.

57 Plano de Expansão Ranking dos Estados no PIB per capita do Brasil
Região PIB per capita em R$ (2011) Dados relativos a 2011 Mudança comparada a 2010 1 (0) 28.350 2 27.829 3 24.382 4 13.888 5 10.379

58 Agenda Sumário Executivo Ambiente Macro econômico Brasil
Ambiente Micro econômico Brasil O Mercado de “Estética” no Brasil Estratégia da empresa Estratégias de atuação mercado Desenvolvimento das lojas Estratégias / resumos financeiros Cronograma Implementação

59 Resumo dos Investimentos e Resultados esperados


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