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SER A PONTE ENTRE ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR, EMPREENDIMENTOS E INVESTIDORES SOCIAIS, CRIANDO ALTERNATIVAS PARA A SUSTENTABILIDADE E GERANDO RECURSOS.

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2 SER A PONTE ENTRE ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR, EMPREENDIMENTOS E INVESTIDORES SOCIAIS, CRIANDO ALTERNATIVAS PARA A SUSTENTABILIDADE E GERANDO RECURSOS QUE POTENCIALIZEM O CAPITAL SOCIAL, HUMANO, CULTURAL E AMBIENTAL. NOSSA MISSÃO

3 Crowdfunding (financiamento coletivo) é o processo de convencer um grande grupo de pessoas a contribuir pequenas somas de dinheiro para um projeto específico, geralmente através da Internet. Esta forma de arrecadação de dinheiro está ajudando a redefinir a forma de geração de fundos. O QUE É CROWDFUNDING? “A filantropia não é a única maneira de resolver os problemas sociais. Ganhar dinheiro não é o único ponto de investir”. (Antony Bugg-Levine)

4 Crowdfunding é uma maneira de estimular e facilitar que pessoas e empresas possam se tornar investidores em projetos de impacto social incríveis que precisam de recursos para sua manutenção e ampliação. Com a internet e as ferramentas de crowdfunding, estes projetos que não saíam do papel por falta de patrocínio ou até por conta da burocracia para conseguir um empréstimo bancário e/ou financiamento através das leis de incentivo, agora ganham força e tornam esses sonhos possíveis. POR QUE CROWDFUNDING?

5 1.Recompensas: é o tipo mais comum. Envolve a definição de diferentes níveis de recompensa de acordo com a quantia doada. Uma campanha padrão oferece de 3 a 5 faixas. Metas “Tudo ou nada”. 2.Patrimoniais: investidores interessados na startup podem aportar seus recursos para se tornar um sócio no futuro. 3.Doação: Não requer recompensas. Este tipo de campanha é mais usada para organizações sociais. Metas “flexíveis”. 4.Empréstimos (peer-to-peer/microlending): permite que os empreendedores levantem fundos sob a forma de empréstimos, pagos em um cronograma pré-determinado. Ex: Zidisha; Kiva TIPOS DE CROWDFUNDING

6 PELO MUNDO Uma pesquisa realizada recentemente pela empresa norte- americana Massolution constatou que a indústria do crowdfunding arrecadou US$ 16.2 bilhões no mundo todo em 2014. Um aumento de 167% em relação ao ano de 2013 quando projetos financiados pelo público geraram US$ 6.1 bilhões. Para 2015, a previsão é que o valor de arrecadação duplique, chegando a US$ 34.4 bilhões ao final do ano. Fonte: www.meufinanciamentocoletivo.com.br

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8 No Instituto Intersector, o financiamento coletivo, traduzido do inglês “crowdfunding”, é uma ferramenta para captação de recursos e comunicação de causas, na qual organizações do Terceiro Setor e Negócios Sociais conquistam investidores sociais. São várias pessoas e empresas que, por meio da internet, conhecem e decidem investir com recurso próprio em um ou mais projetos sociais. Uma alternativa às estratégias de captação de recursos que traz agilidade, transparência, engajamento e participação cidadã. COMO FAZEMOS

9 Ser um investidor social é realizar o repasse voluntário de recursos de forma planejada, participativa e recorrente para diversos projetos sociais, ambientais e culturais de interesse público. Nesta prática, estão incluídas empresas, fundações e institutos de origem empresarial, grupos informais ou indivíduos. O investimento social se diferencia de ações isoladas e de natureza assistencialista, na medida em que há: preocupação com planejamento, execução e sustentabilidade dos projetos; possibilidade de colaboração na estratégia voltada para resultados de impacto e transformação social; comunicação e mobilização em rede (envolvimento da empresa, colaboradores, familiares, amigos).

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11 Existem duas maneiras de você participar. Uma como investidor social (pessoa jurídica ou pessoa física), apoiando uma ou mais campanhas e a outra como proponente de um projeto caracterizado como projeto de impacto de uma organização social. Cada projeto publicado em nosso portal passou pela revisão de uma equipe altamente especializada. Houve o processo de validação das informações, conhecimento das organização (em alguns casos, foram realizadas visitas in loco) e, por fim, autorização do projeto para financiamento. FAÇA PARTE

12 Este é um cuidado que não tem objetivo de burocratizar a publicação de projetos a serem financiados. Acreditamos e trabalhamos para o fortalecimento do Terceiro Setor e do Investimento Social, para isso, é fundamental propiciarmos as informações corretas e gerar não apenas capital financeiro, mas intelectual e social. É uma forma de fazer as coisas como devem ser feitas: ajudar organizações e seus projetos a darem certo e, ao mesmo tempo, ajudar investidores sociais a encontrarem as informações que precisam para a tomada de decisão. FAÇA PARTE

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14 CAPTAÇÃO DE RECURSOS NO TERCEIRO SETOR carnê boleto venda de produtos rifa conta de água e luz Incentivos fiscais bazar eventos Patrocínios e parcerias Crowdfunding outros Diversificação e Inovação!

15 CAPTAÇÃO DE RECURSOS NO TERCEIRO SETOR Como a Crise Econômica tem nos afetado? O que temos feito para contorná-la? Algumas histórias...

16 Pesquise cases antigos Escolha uma plataforma Defina seu objetivo e deixe-o claro na descrição Tenha uma história convincente Defina uma meta realista Ofereça recompensas atrativas Certifique-se de que sua campanha é atraente Mantenha contato com seu público Abuse das redes sociais Procure influenciadores da sua categoria Mantenha-se organizado Lance a campanha na hora certa LIÇÕES APRENDIDAS

17 Crowdfunding começa antes do lançamento da campanha; Você não pode depender exclusivamente de seus amigos no Facebook A multidão não está buscando por você Escolha as plataformas adequadas ao seu contexto A mídia social é rápida; seja incisivo Não se preocupe em ser viral, mas vibrante Dê um pedacinho do seu coração "Ei, irmão, você pode fazer um retuite?“ Crowdfunding é uma maratona Depois da campanha: não abandone seus públicos LIÇÕES APRENDIDAS

18 1)Dia de Doar está chegando! Dia 01 de dezembro 2)Dia Internacional do Voluntariado: Dia 05 de dezembro 3)Lançamento de uma plataforma mineira focada no Terceiro Setor 4)E na sua organização, quais são as novidades? OPORTUNIDADES

19 Acreditamos que são as pessoas que transformam o mundo. A partir de um grande potencial criativo e inovador, aliado às oportunidades e mecanismos de fomento, são capazes de gerar capital social e cultural que refletem uma sociedade mais justa, fraterna e solidária. Mesmo na esfera das organizações, são as pessoas que, unidas no objetivo comum de torná-las melhores, constroem sua história e seu legado. Seja o fundador de uma instituição filantrópica ou um empreendedor social, eles foram capazes de não somente realizar sonhos, mas de trazer mais gente para construir junto e fazer a diferença. Nessa história, nós não somos apenas doadores. Somos investidores. Compreendemos a complexidade da nossa sociedade, transitamos em suas várias esferas, reconhecemos a importância das causas sociais. Nossa doação é, antes de tudo, uma decisão consciente. Queremos conhecer quem apoia, quem realiza, onde, quando e como se alcançam os resultados. Promovemos e fortalecemos a cultura colaborativa. Somos o Instituto InterSector, facilitadores dos sonhos de organizações e empreendedores sociais que possuem projetos de impacto socioambiental positivos. Junto com a gente, você também passa a assumir o papel de investidor social, compondo essa rede que deseja transformar! VAMOS CONHECER ESSAS HISTÓRIAS E FAZÊ-LAS SE MULTIPLICAR?

20 COM NOSSOS PARCEIROS, CONSEGUIMOS MUITO MAIS IMPACTO SOCIAL!

21 Nathália Simões | Assessora de Desenvolvimento (31) 3286-3512 – 8868-6627 www.institutointersector.com.br Obrigada!


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