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Rogério Gentil Bellot, Rogério Toto, Vera Carolina Cambréa Longo

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Apresentação em tema: "Rogério Gentil Bellot, Rogério Toto, Vera Carolina Cambréa Longo"— Transcrição da apresentação:

1 Rogério Gentil Bellot, Rogério Toto, Vera Carolina Cambréa Longo
PIBID NOS CURSOS DA FACULDADE DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E EDUCAÇÃO FÍSICA Rogério Gentil Bellot, Rogério Toto, Vera Carolina Cambréa Longo

2 Programa de Incentivo às Licenciaturas da Metodista
Lançado em 2011 Incentivo e valorização à formação de professores Cursos de licenciatura com preços acessíveis Áreas: Ciências Biológicas, Filosofia, Matemática e Pedagogia

3 Pibid: o que é? Quais são seus objetivos?
Programa do Governo Federal (Capes) que oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos de licenciatura que se dediquem às atividades nas escolas públicas. Objetivos Valorizar a docência Promover o comprometimento com o exercício do magistério na rede pública Antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública Articular a educação superior, a escola e os sistemas estaduais e municipais de ensino

4 Projeto Institucional Sub projeto de Ciências Biológicas
Pibid na Metodista ( ) Projeto Institucional “Residência Pedagógica: a transversalidade na construção da docência” Participantes * 2 coordenadores institucionais * 9 coordenadores de sub-projetos * 270 alunos bolsistas * 23 escolas públicas de SBC e Mauá * 54 professores supervisores * 6640 alunos da Educação Básica Sub projeto de Ciências Biológicas * 1 coordenador * 25 alunos bolsistas * 5 escolas públicas * 5 professores supervisores * Estimativa de atendimento: 1500 alunos de Ensino Fundamental II e Médio * 1 coordenador * 26 alunos bolsistas * 4 escolas públicas * 4 professores supervisores * Estimativa de atendimento: 1300 alunos de Ensino Fundamental e Médio Sub projeto Educação Física

5 Objetivos - Possibilitar o contato dos estudantes dos cursos de Licenciatura, futuros professores, com o cotidiano escolar de turmas de Ensino Fundamental e Médio - Estimular a relação teoria-prática, através da integração de conteúdos pedagógicos com os conteúdos de áreas específicas (Ciências Biológicas e Educação Física) - Promover metodologias de ensino que estimulem a pesquisa, o desenvolvimento e adoção de práticas diferenciadas de ensino por parte dos estudantes e professores envolvidos nos projetos - Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, através da disseminação de práticas educativas diferenciadas e materiais didático-pedagógicos capazes de contribuir com a construção do conhecimento, a reflexão, a crítica e a solução de problemas

6 Depoimentos de alunos e professores bolsistas
Vivência da realidade escolar Depoimentos de alunos e professores bolsistas “A escola pública tem muitos problemas: falta de estrutura e de professores; alunos que brigam, quebram a escola, não respeitam o professor... A gente tem que fazer alguma coisa para mudar isso.” (aluno bolsista) “Nunca pensei em ser professor, mas depois de fazer parte do Pibid, comecei a pensar no assunto.” (aluno bolsista) “Os (alunos) bolsistas trazem ideias e sugestões para ajudar nas aulas. Isso é bom. Nós os ajudamos em sua formação para ser professor, mas eles também contribuem para nossa formação.” (professor supervisor) “Estes alunos que são bolsistas do Pibid, com certeza, estarão mais preparados do que nós. A gente foi “jogado” na sala no primeiro dia de trabalho. Com eles não vai ser assim. Isso vai ajudar a melhorar a educação.” (professor supervisor)

7 Aprender brincando: jogos como recursos didáticos no ensino de Ciências e Biologia
Sub projeto de Ciências Biológicas Profa. Coordenadora: Vera Carolina Cambréa Longo

8 Participantes Aprender brincando: jogos como recursos didáticos no ensino de Ciências e Biologia

9 - Oficina de produção de jogos (elaboração de protótipo + regras)
Ações - Ambientação e identificação do perfil da comunidade escolar, sob acompanhamento dos professores supervisores nas escolas e do coordenador do sub projeto - Levantamento dos conteúdos de Ciências e Biologia em que os alunos das escolas envolvidas possuem mais dificuldades - Escolha dos temas/conteúdos que serão trabalhados a partir das necessidades da escola - Oficinas pedagógicas: Práticas de ensino (projetos, experimentos e jogos); Planejamento (plano de ensino e plano de aula); Sequência Didática; Redação Científica (resumos, relatórios e apresentações para Congressos) - Oficina de produção de jogos (elaboração de protótipo + regras) Oficinas Vamos jogar? Aplicação dos jogos elaborados na Universidade e em sala de aula Aplicação das atividades em sala de aula - Reuniões de planejamento e avaliação das atividades (reuniões semanais com professores supervisores e mensais com o coordenador do sub projeto) - Apresentação dos resultados (elaboração de relatórios mensais e eventos)

10 Resultados Jogos: planejamento, confecção, elaboração de sequência didática, aplicação e avaliação A, B, C, D e E Aplicação das sequências didáticas e dos jogos nas escolas EE Profa. Maria Auxiliadora Marques, EE Profa. Cynira Pires dos Santos – EF, EE Profa. Cynira Pires dos Santos – EM, EE Lauro Gomes de Almeida e EE Engenheiro Francisco Prestes Maia, respectivamente.

11 Resultados F G (F) Modelo para elaboração da sequência didática para aplicação do jogos. (G) Ficha de avaliação dos jogos.

12 Sequências didáticas e aplicação dos jogos:
Resultados Sequências didáticas e aplicação dos jogos: uso de metodologias diferenciadas de ensino nas aulas (cartazes, experimentos, vídeos, apresentações em power point) 189 alunos responderam a ficha de avaliação do jogo 186 (98,4%) consideraram o tipo de jogo adequado para abordagem do conteúdo e que ele desenvolveu muito a concentração, raciocínio e atenção citados, respectivamente, por 142 (75,1%), 136 (71,9%) e 149 (78,8%) alunos, como as principais habilidades utilizadas no momento de jogar aspectos mais citados para serem melhorados: ter mais tempo para jogar; jogar fora da sala de aula e usar termos mais simples nas perguntas discussão das atividades realizadas – avaliação e replanejamento

13 J H K I Participações em eventos
Resultados J Participações em eventos 90% dos bolsistas participaram de eventos nas áreas de Educação e Biologia (H) 4º Congresso Brasileiro de Biologia Marinha – Florianópolis/SC. (I) 20ª Educador/Educar – São Paulo/SP. (J) 2º Congresso de Pesquisa e Ensino de Ciências e Biologia – São Paulo/SP. (K) 21º Congresso de Biólogos – CRBio-1 – Santos/SP. H K I

14 Resultados Auxílio ao professor para planejamento e execução de aulas e atividades junto aos alunos L M N O P Atividades e aulas planejadas e aplicadas com auxílio dos alunos bolsistas do Pibid. (L) Projeto Água – EE Cynira Pires dos Santos (EF). (M) Aula sobre Vírus – EE Cynira Pires dos Santos (EF). (N) Concurso de Paródias - EE Cynira Pires dos Santos (EM). (O) Projeto Aprender e Ensinar com jogos – EE Lauro Gomes de Almeida. (P) Projeto Petróleo – EE Profa. Neusa Figueiredo Marçal.

15 Dificuldades enfrentadas e inovações implementadas
Alta rotatividade de bolsistas no início dos sub projetos Desligamento de professores supervisores no meio dos sub projetos Restrições ao acesso e permanência dos bolsistas em algumas escolas Capacitação para a docência e valorização da profissão (atuais e futuros professores) Reconhecimento e adoção de práticas diferenciadas de ensino Utilização de todos as atividades e materiais didáticos produzidos nas aulas Favorecimento do aprendizado através da adoção de metodologias diferenciadas Melhora de desempenho dos estudantes do ensino fundamental e médio Multiplicação dos conhecimentos e práticas adquiridos durante a realização do projeto Participação em Congressos de Educação e, em particular, Congressos e Encontros sobre o Ensino de Ciências (troca e ampliação de conhecimentos) EU QUERO SER PROFESSOR

16 Referências Bibliográficas
BAHIA, N. P. & SOUZA, R. M. Q. Quem quer ser professor? - O PIBID como uma possibilidade para o enfrentamento da desvalorização do magistério. Apresentado ao “II Encontro Cemoroc Educação: O conhecimento pedagógico e seus limites”. São Paulo, Notandum 31. Jan-Abr Disponível em acesso em 26/04/2013. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais e Temas Transversais. Brasília: MEC / SEF, acesso em 26/07/2012. _______. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais / Ensino Médio. Brasília: MEC / SEF, Disponível em: acesso em 26/07/2012. FCC – Fundação Carlos Chagas. Atratividade da carreira docente no Brasil. Relatório Final. Out./2009. Disponível em: Acesso em 26/04/2013. GATTI, B. A. Formação de Professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p , out.-dez Gatti, B. A. & Barreto, E. S. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, p. GOMES, R. R.; FRIEDRICH, M. A Contribuição dos jogos didáticos na aprendizagem de conteúdos de Ciências e Biologia. In: EREBIO,1, Rio de Janeiro, 2001, Anais..., Rio de Janeiro, 2001, p GUIMARÃES, Y.A.F. & GIORDAN, M. Instrumento para construção e validação de sequências didáticas em um curso a distância de formação continuada de professores. In: VIIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Campinas, 2011. MIRANDA, S. No fascínio do jogo: a alegria de aprender. In: Ciência Hoje, V.28, pp

17 Apoio financeiro

18 Profa. Vera Carolina Cambréa Longo
Contato Profa. Vera Carolina Cambréa Longo


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