A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Memórias 5º ano - Itaim Maria Do Carmo Cordeiro Pelegrini.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Memórias 5º ano - Itaim Maria Do Carmo Cordeiro Pelegrini."— Transcrição da apresentação:

1 Memórias 5º ano - Itaim Maria Do Carmo Cordeiro Pelegrini

2 Introdução O livro Linhas da Vida, série Memórias, propõe uma reflexão sobre a importância de resgatar a memória afetiva. Por saber que, por meio do resgate da memória, podemos suscitar emoções, sentimentos e diferentes situações, foi proposto um trabalho relacionado com tudo o que envolve o resgate da memória e as transformações envolvidas em todo o processo.

3 O trabalho desenvolvido com o quinto ano teve início com a exploração do livro de imagens, para que, aos poucos, pudessem emitir opiniões sobre a relação das imagens com o tema do trabalho “Memórias”. Assim, os alunos foram descobrindo especificidades nas imagens, que remetiam a todo momento às memórias de Dona Eliza, que foi suscitada por meio da borboleta, que aparece nas páginas iniciais do livro e das fotos que ela mostrou aos netos. Essas lembranças só precisam de uma motivação ou imagens para serem colocadas para fora e nos trazerem emoções. Assim, a borboleta e as fotos foram os elementos que desencadearam a volta ao passado e, dessa forma, ela pode fazer um balanço das transformações ocorridas em sua vida.

4 Objetivos Estabelecer a relação da memória afetiva com as transformações que ocorrem durante a vida. Identificar e registrar as memórias da história pessoal do aluno e de seus familiares, por meio de fotos e histórias contadas.

5 Desenvolvimento do trabalho Primeira atividade: leitura dos textos iniciais do livro Linhas da Vida
Iniciou-se o trabalho com a leitura dos textos das páginas 6 e 7 e, em seguida, foi proposta uma discussão sobre a compreensão do que foi lido e uma reflexão sobre os sentimentos, emoções, situações vividas e todas as transformações envolvidas até o momento. Pensando na necessidade da reflexão e compreensão sobre o que vivenciam, o que sentem e o reconhecimento das características físicas e psicológicas, foi proposta a próxima atividade.

6 Segunda atividade: Um dia, eu encontrei um baú
A intenção foi provocar uma retomada de sentimentos que marcaram a história pessoal e familiar de cada aluno, por meio do contato com fotografias. Foi importante reconhecer, na história de cada um, os valores implícitos em cada grupo familiar, a forma de viver e os costumes. A observação, por meio de fotos da infância dos pais, avós e dos próprios alunos, suscitou nos alunos o resgate das memórias familiares, que foram relatadas com entusiasmo e orgulho.

7

8 Terceira atividade: Retratos, histórias e memórias
A proposta da atividade da página 13 foi ampliar a exploração do resgate da memória, não mais por meio da observação visual, mas sim por meio do registro de uma história contada pela familiar e registrada pelo aluno. Para isso, foram realizadas pesquisas com as famílias, com o objetivo de coletarem informações sobre o passado. Feito isso, organizaram o que seria relevante para o registro. Constatou-se que essas atividades possibilitaram que os alunos percebessem que a história de vida de cada um está guardada na memória e que deve ser valorizada e respeitada.

9 Quarta atividade: Às vezes, as famílias guardam segredos
A atividade iniciou-se com a seguinte pergunta da professora: “Se um amigo lhe contasse um segredo, você revelaria para um outro amigo? ”

10 Muitas indagações foram colocadas em discussão no momento propício, para um trabalho que envolveu valores. Os alunos puderam refletir sobre o significado de um segredo e os sentimentos, emoções e valores envolvidos. Os alunos perguntaram aos pais sobre um segredo de família, que pudessem escrever na página 17 do livro Linhas da Vida. Muitos alunos, no dia seguinte, não quiseram compartilhar o segredo, pois partiram do princípio que um segredo não deve ser revelado. A professora respeitou cada um dos alunos e os deixou à vontade para ler ou não para a classe.

11 O trabalho continuou, ampliado agora por uma abordagem musical.
Quinta atividade: Dando continuidade ao trabalho de Memória, nas aulas de Música resgatamos a memória de um grande compositor brasileiro – Dorival Caymmi. Sua importância em nossa cultura, sua história, suas canções, época vivida, seus trajes. As crianças puderam observar também que a memória de Dorival Caymmi foi muito retratada em suas canções no período em que viveu no Rio de Janeiro, lembrava muito da sua Bahia querida. Em sala desenvolvemos o levantamento da Biografia, bem como fotos e vídeos. Foi elaborado um power point fazendo essa apresentação, onde cada criança narrou um pouco desta história. Trabalhamos também com diversas canções, interpretando e explorando letra, música e instrumentos. Também foi criado 2 Clips Musicais, onde cada grupo selecionou uma canção de Dorival, fazendo sua interpretação através de encenação. O trabalho foi finalizado com uma apresentação aos pais, contando e cantando Dorival Caymmi.

12 Biografia : Canção Marina : Canção Suíte do Pescador:
Canção Marina : Canção Suíte do Pescador: Material: vídeos e fotos (Pueri Domus)


Carregar ppt "Memórias 5º ano - Itaim Maria Do Carmo Cordeiro Pelegrini."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google