A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

9.4 Compostos de carbono e os seres vivos. 9.4 Compostos de carbono e os seres vivos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "9.4 Compostos de carbono e os seres vivos. 9.4 Compostos de carbono e os seres vivos."— Transcrição da apresentação:

1

2 9.4 Compostos de carbono e os seres vivos

3 A Química do Carbono, ou Química Orgânica, tem como
objetivo estudar moléculas que têm na sua constituição átomos de carbono. O carbono estabelece ligações covalentes com átomos de outros elementos, originando uma grande variedade de compostos. Os átomos de carbono entram na constituição dos seres vivos, sendo um constituinte essencial de: proteínas; lípidos; glúcidos; vitaminas.

4 Proteínas As proteínas são muito importantes para os seres vivos, pela sua função… estrutural — entram na constituição dos tecidos; reguladora — as enzimas (que são proteínas) catalisam diversas reações químicas. As proteínas são formadas por aminoácidos que têm na sua constituição carbono, hidrogénio, oxigénio, nitrogénio e, por vezes, enxofre. O aminoácido mais simples é a glicina:

5 Glúcidos Galactose Os glúcidos ou hidratos de carbono são conhecidos como açúcares ou sacáridos e são uma fonte de energia para os seres vivos. Os glúcidos mais simples são os monossacarídeos: Frutose Glucose A frutose encontra-se nos frutos e no mel. A glucose encontra-se nas plantas. A galactose encontra-se na goma arábica.

6 Glúcidos A ligação química entre dois monossacarídeos origina os dissacarídeos: Sacarose Maltose Lactose A sacarose é o açúcar vulgar. A maltose pode encontrar-se na cevada. A lactose encontra-se no leite e derivados.

7 Glúcidos Os glúcidos de cadeia longa denominam-se polissacarídeos:
O amido é um polissacarídeo presente nas batatas, no arroz, no milho e no trigo. O glicogénio é um polissacarídeo presente nos animais. A celulose é um polissacarídeo com funções estruturais nas plantas. Na alimentação humana, a celulose (fibra) regula o aparelho digestivo. O amido é um glúcido de reserva das plantas. O glicogénio é um glúcido de reserva dos animais.

8 Lípidos Os lípidos ou gorduras são compostos de carbono constituídos por carbono, hidrogénio e oxigénio, ligados entre si por ligações covalentes. Os lípidos são compostos de elevado valor energético, que constituem reservas de energia que os seres vivos podem utilizar em certas situações.

9 Lípidos Os lípidos ou gorduras classificam-se em:
saturados — quando existem apenas ligações covalentes simples entre os átomos de carbono; insaturados — quando existem ligações covalentes duplas ou triplas entre os átomos de carbono. Os lípidos insaturados têm pontos de fusão mais baixos, apresentando-se geralmente no estado líquido. Os óleos alimentares são lípidos ricos em gorduras polinsaturadas.

10 Vitaminas As vitaminas são nutrientes essenciais ao bom funcionamento
do organismo e protegem-no de numerosas doenças. Em geral, as hortaliças, os legumes frescos e a fruta são ricos em vitaminas. Alimentos ricos em vitamina A. Alimentos ricos em vitamina B6. Alimentos ricos em vitamina C.

11 Vitaminas Quimicamente, as vitaminas são compostos de carbono que apresentam estruturas diversas. Entre os diferentes átomos das vitaminas estabelecem-se ligações covalentes. Estrutura da vitamina A. Estrutura da vitamina B6. Estrutura da vitamina C.

12 A Química do Carbono, ou Química Orgânica, tem como
objetivo estudar moléculas que têm na sua constituição átomos de carbono. Os átomos de carbono entram na constituição dos seres vivos, sendo um constituinte essencial de proteínas, glúcidos, lípidos e vitaminas.


Carregar ppt "9.4 Compostos de carbono e os seres vivos. 9.4 Compostos de carbono e os seres vivos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google