A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LUZ, CÂMERA, AÇÃO! O CINEMA VAI À ESCOLA O olhar infantil no escurinho do cinema. Turma: 3º ano Professora: Elaine Azevedo Coordenadora: Virgínia Santos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LUZ, CÂMERA, AÇÃO! O CINEMA VAI À ESCOLA O olhar infantil no escurinho do cinema. Turma: 3º ano Professora: Elaine Azevedo Coordenadora: Virgínia Santos."— Transcrição da apresentação:

1 LUZ, CÂMERA, AÇÃO! O CINEMA VAI À ESCOLA O olhar infantil no escurinho do cinema. Turma: 3º ano Professora: Elaine Azevedo Coordenadora: Virgínia Santos

2 Apresentação O cinema é um modo divino de contar a vida. Federico Fellini É importante que a escola ofereça aos alunos oportunidades de conhecer e aprender por diversos meios e o cinema é uma linguagem contemporânea que encanta o universo infantil e adulto. Por meio dessa linguagem a criança expressa seus sonhos, alegrias, medos e fantasias. O cinema emociona e como pratica educativa, facilita o diálogo entre os conteúdos apresentados na sala de aula.

3 Para ampliar o trabalho com o Projeto Mundo Leitor, o estudo da história do cinema foi direcionado de modo que os alunos conheçam a história da sétima arte de forma lúdica e contextualizada com a história do modernismo. Um aprendizado leve, criativo e muito envolvente. Disponível em: Acesso em 17 set 2015.

4 Objetivos: Compreender a linguagem cinematográfica; Incorporar a arte do cinema ao seu repertório cultural; Entender os elementos que compõem um filme; Conhecer os elementos que compõem o cinema mudo; Valorizar a história do cinema mudo; Criar um roteiro; Dramatizar uma cena de cinema mudo; Perceber a diferença entre a linguagem literária e a linguagem cinematográfica.

5 Desenvolvimento 1ª Etapa – Conhecendo o cinema mudo A partir da leitura das páginas, 28,29, 30 e 31 do livro Mundo Leitor, fazer um breve relato da história do cinema. Mostrar aos alunos a importância da sonoplastia e alguns trechos das rádios novelas que eram transmitidas no início do século XX. Dentro desse contexto, apresentar cenas do filme Tempos Modernos do Charles Chaplin. Ressaltar a multiplicidade do artista que era ator, diretor, produtor, humorista, empresário, escritor, dançarino, roteirista e músico.

6 Perceber os detalhes do cinema mudo e reconhecer o seu importante papel na história do cinema. Vale lembrar que o cinema nunca foi mudo, pois os roteiros eram acompanhados de sonoplastas e músicos. As gravações eram realizadas sem som porque as câmeras não o captavam. Durante a exibição dos trechos do filme, despertar o senso crítico das crianças para a exploração do trabalho e contextualizar o período histórico vivenciado no filme. O roteiro retrata a mudança na vida dos operários após a revolução industrial.

7 Mostra de forma cômica a transição da produção artesanal, para a produção nos padrões de hoje, ou seja, em série. Um tipo de produção que desvaloriza o trabalhador, que naquela época, não tinha seus direitos respeitados, além de sofrerem pressões psicológicas, pensando que o seu trabalho seria excluído em detrimento das máquinas. 2ª Etapa – Uma conversa sobre o cinema Em uma roda de conversa essas questões são debatidas e nesse momento é fácil ver a revolta das crianças que desconhecem o trabalho sem a proteção das leis trabalhistas.

8 3ª Etapa – Vamos fazer um filme
3ª Etapa – Vamos fazer um filme! Após a roda de conversa sobre o cinema mudo, sonoplastia, Chaplin e a exibição de Tempos Modernos, convidar os alunos, para que em grupos, escrevam pequenos roteiros para serem interpretados. Neste momento explique as equipes as várias etapas do trabalho. É necessário que fique explícito as funções e que um roteiro conta com os detalhes de tudo o que vai acontecer na cena. Todo roteiro é a parte escrita do que vai ser filmado. É necessário que a equipe divida as funções e pensem no figurino, no cenário, nos diálogos e na música que vai compor a cena.

9 4ª Etapa - Luz, câmera, ação
4ª Etapa - Luz, câmera, ação! Roteiro pronto, figurino escolhido, cenário adequado, texto ensaiado, movimentos e expressões adequados ao roteiro escrito. Tudo pronto! Depois de repassar a cena é chegada a hora de filmar! 5ª Etapa - O Cineminha Especial Apresentação sobre a história do cinema, exibição de curtas-metragens de animação e oficina de jogos óticos. Trabalho de Campo – Palácio das Artes

10 O Cinema na Sala de Aula

11 Em Busca do Ouro

12

13 Tempos Modernos

14

15 O Lutador

16

17 O Grande Ditador

18

19 Oficina de Criação

20 Uma ideia aqui, outra ali...

21 Nascem os Personagens

22 Brincando de Cinema Making Off

23

24

25

26 Avaliação Charlie Chaplin sabia como contar histórias, sabia emocionar e divertir o seu público. Seus personagens encantavam e encantam adultos e crianças até hoje, sua arte é atemporal. Seu andar, seu olhar, sua inocência... Seu Carlitos era simples, humano e por esse motivo é um ícone do cinema, adorado por multidões. Levar o cinema mudo para a sala de aula, contar a sua história e a sua trajetória, despertou o sentimento pela beleza e pela criatividade nas crianças, que parecidas com Carlitos, gostam de contar histórias e de fazer rir. Inspirados nos filmes, eles se produziram, criaram figurinos, ensaiaram expressões, se maquiaram e na hora da gravação improvisaram gestos e cenas hilárias. O cinema foi além da sala de aula e mostrou que sobrevive a todas tecnologias. A sétima arte aguça a imaginação e esse é o principal papel da educação. Educar pela arte, pela emoção e pelo prazer é o diferencial da nossa escola. Professora Elaine Azevedo

27 Bibliografia TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; LOPES, José de Souza Miguel (Org.). A escola vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. MONTEIRO, Junior; GOMES, Áureo. Linhas da vida: espelho. Curitiba: AHOM Educação,2011. O Lutador. Disponível em: Acesso em: 05 ago O Grande Ditador.Disponível em: watch?v=Z9nlarFhr-U >. Acesso em: 12 ago 2015. Tempos Modernos.Disponível em: watch?v=CozWvOb3A6E >. Acesso em: 19 ago 2015. Em Busca do Ouro.Disponível em: watch?v=4VRVkMvLT6M >. Acesso em: 26 ago 2015. O Artista. Disponível em: Lnzjrkm_o>. Acesso em: 03 set 2015.

28 “Eu não vou conhecer todos os lugares que desejo, nem tudo e todos que quero. Não posso viajar no tempo. Não consigo acabar com a saudade, nem conseguirei. Eu vou morrer algum dia. O cinema é só um sonho.” Cinema Paradiso


Carregar ppt "LUZ, CÂMERA, AÇÃO! O CINEMA VAI À ESCOLA O olhar infantil no escurinho do cinema. Turma: 3º ano Professora: Elaine Azevedo Coordenadora: Virgínia Santos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google