A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gerenciamento de riscos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gerenciamento de riscos"— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento de riscos
Parte VI Gerenciamento de riscos

2 Gerenciamento de Riscos
Introdução Os objetivos do gerenciamento de riscos do projeto são aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos e diminuir a probabilidade e o impacto dos eventos adversos ao projeto; Os processos de gerenciamento de riscos do projeto incluem os seguintes: Planejamento do gerenciamento de riscos, Identificação dos riscos, Análise qualitativa dos riscos, Análise quantitativa dos riscos, Planejamento das respostas dos riscos e Monitoramento e controle dos riscos; Esses processos interagem entre si e também com processos de outras áreas. Nos próximos slides passaremos mais a fundo por cada um deles.

3 Gerenciamento de Riscos
Definição de Risco O risco do projeto é um evento ou condição incerta que, se ocorrer, terá um efeito positivo ou negativo sobre pelo menos um objetivo do projeto, como tempo, custo, escopo ou qualidade; É importante entender que um risco pode ter uma ou mais causas e, se ocorrer, um ou mais impactos; As condições de risco podem incluir aspectos do ambiente da organização ou do projeto que podem contribuir para o risco do projeto, como práticas deficientes de gerenciamento de projetos e a falta de sistemas de gerenciamento integrados, por exemplo.

4 Planejamento do Gerenciamento de Riscos

5 Gerenciamento de Riscos
Planejamento do Gerenciamento de riscos O planejamento do gerenciamento de riscos é o processo de decidir como abordar e executar as atividades de gerenciamento de riscos de um projeto; O processo Planejamento do gerenciamento de riscos deve ser terminado já no início do planejamento do projeto; O plano de gerenciamento de riscos descreve como o gerenciamento de riscos será estruturado e executado no projeto; Portanto, é importante que a empresa já tenha definido algumas ferramentas úteis no tratamento dos riscos que surgirem durante o projeto. Uma das ferramentas que pode ser utilizada é a Matriz de probabilidade e impacto.

6 Gerenciamento de Riscos
Planejamento do Gerenciamento de riscos - Uma das ferramentas que pode ser utilizada é a Matriz de Probabilidade e Impacto. Nessa ferramenta, os riscos são priorizados de acordo com suas possíveis implicações para o atendimento dos objetivos do projeto; - As combinações específicas de probabilidade e impacto que podem fazer com que um risco seja classificado como de importância “alta”, “moderada” ou “baixa”, de acordo com a classificação que a empresa preferir; - Segue, no próximo slide, um exemplos de aplicação dessa ferramenta.

7 Gerenciamento de Riscos
Matriz de impacto e probabilidade

8 Identificação dos riscos

9 Gerenciamento de Riscos
Identificação dos riscos - A identificação de riscos determina os riscos que podem afetar o projeto e documenta suas características; - A identificação de riscos é um processo iterativo porque novos riscos podem ser conhecidos conforme o projeto se desenvolve durante todo o seu ciclo de vida; Esse processo conduzirá às análises qualitativa e quantitativa dos riscos; Em alguns casos, a simples identificação de um risco pode sugerir sua resposta e esses casos devem ser registrados para análise e implementação adicionais no processo Planejamento de respostas a riscos.

10 Gerenciamento de Riscos
Identificação dos riscos Para identificar os riscos pode ser realizados brainstormings, cuja meta seria obter uma lista abrangente de riscos do projeto; Uma técnica que também pode ser utilizada para identificação de riscos é a Técnica Delphi. Trata-se de uma técnica que pode ser usada para obter consenso a respeito dos riscos de um projeto. Essa é uma técnica que pode ser usada para obter qualquer tipo de consenso entre pessoas. Não é uma técnica apenas para identificação de riscos. No próximo slide segue os passos a se seguir para a realização da técnica.

11 Gerenciamento de Riscos
Identificação dos riscos Defina o grupo que vai participar do processo. Envie questionários para cada participante e solicite sua opinião com relação aos riscos mais importantes. Peça para priorizar os riscos. Reúna todas as opiniões dadas pelos participantes e compile tudo numa só lista sem a identificação dos participantes. Envie a lista compilada para cada especialista e peça para revisar a lista de riscos. Pergunte se a lista deve ser revisada com algum risco adicional ou se a ordem dos riscos deve ser alterada Tente obter consenso das respostas dadas. Se necessário repita o processo várias vezes até obter um consenso ou pelo menos chegar próximo de um consenso.

12 Análise qualitativa dos riscos

13 Gerenciamento de Riscos
Análise qualitativa dos riscos A análise qualitativa de riscos inclui métodos de priorização dos riscos identificados para ação adicional, Também avalia a prioridade dos riscos identificados usando a probabilidade deles ocorrerem, o impacto correspondente nos objetivos do projeto se os riscos realmente ocorrerem; A análise qualitativa de riscos é normalmente uma maneira rápida e econômica de estabelecer prioridades para o planejamento de respostas a riscos, e estabelece a base para a análise qualitativa de riscos;

14 Gerenciamento de Riscos
Análise qualitativa dos riscos A Matriz de Probabilidade e Impacto pode ser usada analisar os riscos qualitativamente; A organização deve determinar as combinações de probabilidade e impacto que resultam em uma classificação de risco alto (“condição vermelha”), risco moderado (“condição amarela”) e risco baixo (“condição verde”). Em uma matriz em preto e branco, essas condições podem ser indicadas pelos diferentes tons de cinza; No próximo slide, segue uma outra forma de aplicação da Matriz.

15 Gerenciamento de Riscos
Matriz de impacto e probabilidade

16 Análise quantitativa dos riscos

17 Gerenciamento de Riscos
Análise quantitativa dos riscos A análise quantitativa de riscos é realizada nos riscos priorizados pelo processo de análise qualitativa de riscos; Em alguns casos, a análise quantitativa de riscos pode não ser necessária para desenvolver respostas a riscos eficazes; Isso porque gerentes experientes algumas vezes realizam essa análise diretamente após a identificação de riscos; Essa etapa utiliza como indicadores modelagem de problemas e distribuições de probabilidades.

18 Planejamento de resposta a riscos

19 Gerenciamento de Riscos
Planejamento de respostas a riscos O planejamento de respostas a riscos é o processo de desenvolver opções e determinar ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto; Também aborda os riscos de acordo com a sua prioridade, inserindo recursos e atividades no orçamento, cronograma e plano de gerenciamento do projeto, conforme necessário; Os riscos incluem as ameaças e oportunidades que podem afetar o sucesso do projeto e são discutidas respostas para cada uma delas.

20 Gerenciamento de Riscos
Planejamento de respostas a riscos Segundo o PMBoK há três estratégias que se pode adotar em relação aos riscos negativos. São elas: prevenir, transferir e mitigar; Prevenir: prevenção de riscos envolve mudanças no plano de gerenciamento do projeto para eliminar a ameaça apresentada por um risco adverso; Transferir: A transferência de riscos exige a passagem do impacto negativo de uma ameaça para terceiros, juntamente com a propriedade da resposta. Portanto, não elimina os riscos, apenas o transfere.

21 Gerenciamento de Riscos
Planejamento de respostas a riscos Mitigar: A mitigação de riscos exige a redução da probabilidade e/ou impacto de um evento de risco adverso até um limite aceitável. A realização de ações no início para reduzir a probabilidade e/ou o impacto de um risco que está ocorrendo no projeto é frequentemente mais eficaz do que a tentativa de reparar os danos após a ocorrência do risco. - Já para os riscos positivos, tem-se como estratégias: explorar, compartilhar e melhorar.

22 Gerenciamento de Riscos
Planejamento de respostas a riscos Explorar: Esta estratégia tenta eliminar a incerteza associada a um risco positivo específico fazendo com que a oportunidade definitivamente aconteça; Compartilhar: O compartilhamento de um risco positivo envolve a atribuição da propriedade a terceiros que possam capturar melhor a oportunidade em benefício do projeto; Melhorar: Esta estratégia tem como objetivo modificar o “tamanho” de uma oportunidade através do aumento da probabilidade e/ou dos impactos positivos e pela identificação e maximização dos principais acionadores desses riscos de impacto positivo.

23 Monitoramento de controle de riscos

24 Gerenciamento de Riscos
Monitoramento de controle de riscos Monitoramento e controle de riscos é o processo de identificação, análise e planejamento dos riscos recém-surgidos, acompanhamento dos riscos identificados e das respostas dadas aos mesmos; O monitoramento e controle de riscos, e também os outros processos de gerenciamento de riscos, constituem um processo contínuo em toda a vida do projeto.; O processo Monitoramento e controle de riscos pode envolver a escolha de estratégias alternativas,além da realização de ações corretivas para os riscos.

25 Gerenciamento de Riscos
Monitoramento de controle de riscos Conforme dito no slide anterior, esse processo tem como objetivo identificar novos riscos e também reavaliar os já existentes. Portanto, todas as ferramentas apresentadas anteriormente podem ser de novo utilizadas durante o processo de monitoramento e controle de riscos.

26


Carregar ppt "Gerenciamento de riscos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google