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Transporte e Manuseio de Cargas - Embalagens -

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Apresentação em tema: "Transporte e Manuseio de Cargas - Embalagens -"— Transcrição da apresentação:

1 Transporte e Manuseio de Cargas - Embalagens -
UCB - Tecnólogo de Logística Prof° Manuel LEMOS

2 Embalagem e Unitização
São dispositivos destinados a conter e proteger o material, assim como facilitar a movimentação e a armazenagem; Interferem em todas as atividades logísticas: Controle de estoque – o controle de estoque depende da precisão de sistemas de identificação manuais ou automatizados, ao quais se baseiam em informações afixadas nas embalagens; Atendimento de pedidos – a rapidez na separação de pedidos, precisão e eficiência são influenciadas pela rápida identificação das embalagens, por meio de configuração e facilidade de manuseio e/ou movimentação;

3 Embalagem e Unitização

4 Embalagem e Unitização
Transporte de cargas – interfaces de carga e descarga são considerados pontos críticos com relação ao tempo (lead time) para um veículo transportador. A atividade (carga e descarga) por meio mecanizado facilita se a embalagem apresentar volume pequeno poderá ser unitizada através de paletes ou caixaria, tornando a atividade mais ágil; Custo e movimentação – depende da capacidade de unitização e das técnicas adotadas; Custo de transporte e armazenagem – são influenciados diretamente pelas dimensões e pela densidade das unidades embaladas; Serviço ao cliente – a qualidade do sv prestado ao cliente depende da embalagem para manter as especificações de controle de qualidade durante a distribuição.

5 Embalagem É o acondicionamento de materiais de forma a conter, proteger e facilitar o manuseio, a movimentação, a armazenagem e o transporte de materiais; Para as operações logísticas o que realmente importa é uma embalagem que favoreça o manuseio; Quando os produtos são normalmente acondicionados em recipientes como caixas de papelão, caixotes, sacos etc. denomina-se embalagem primária;

6 Embalagem Os dispositivos de acondicionamento destinados a agrupar as embalagens primárias denominam-se embalagens secundárias; Quando as embalagens secundárias são agrupadas em unidades maiores, é conhecida como unitização ou conteinerização; 1kg de açúcar embalagens sec. (fardos) de papel bruto de 10 kg manuseadas através da unitização acondicionadas de 50 fardos de um palete.

7 Funções da Embalagem A embalagem que acondiciona um produto pode ter várias funções: Embalagem expositora – além de possuir a finalidade de transportar e proteger visa principalmente expor o produto. Tem apelos de venda (marketing), procura produzir no consumidor impulso de compra; Embalagem de distribuição – finalidade prioritária a proteção do produto na movimentação e transporte. Ex: papelão, caixas de madeira ou plástico, tambor de aço, fardos, carretéis para cabos; Embalagem retornável - reutilizável após cumprir sua função naquele momento. Requer uma logística reversa em seu transporte; Embalagem descartável – projetada para ser usada apenas uma vez, geralmente de baixo custo, não exigindo controle e devolução.

8 Considerações sobre Embalagens
Para o planejamento e projeto de embalagens é necessário efetuar algumas considerações: Proteção – prever uma embalagem que proporcione a segurança do produto com relação ao manuseio e a movimentação assim como aos agentes externos (climáticos, por exemplo); Manuseio – deve permitir um manuseio e movimentação que facilita de forma econômica, envolvendo relações de peso, tamanho, volume e principalmente a forma; Funcionalidade – refere-se ao manuseio quanto ao fechamento, abertura e à reutilização para guarda do produto pelo consumidor num 1º momento; Identificação – deve caracterizar bem o produto contido, fornecendo informações e instruções sobre o mesmo.

9 Unitização É o processo de agrupamento de embalagens secundárias em uma unidade física para o manuseio ou transporte de materiais; O conceito inclui todas as formas de agrupamentos, desde o uso de fita adesiva para juntar duas embalagens secundárias até o uso de equipamentos de transporte especializado como contêiner, que é destinado ao condicionamento de grandes quantidades e carga; Todos os tipos de unitização têm como objetivo básico o aumento da eficiência no manuseio e no transporte; O tempo de carga e descarga é minimizado e o manuseio é extremamente facilitado; Minimizar o tempo de carga e descarga, redução de danos nas cargas entre outros fatores reduzem o custo das atividades logísticas.

10 Vantagens da Unitização
Reduz sensivelmente os custos de movimentação; Menor movimentação pela eliminação da movimentação de itens individuais; Aumenta a produtividade com a maior movimentação global de cargas; Reduz o tempo de carga e descarga; Reduz custo de embalagem de distribuição; Permite melhor utilização de espaços de armazenagem;

11 Vantagens da Unitização
Permite um posicionamento melhor e uniforme no estoque; Reduz sensivelmente os danos nas embalagens dos produtos unitizados; Reduz o número de furtos de materiais; Menor perda de tempo na localização do material; Proporciona a integração das modalidades.

12 Desvantagens da Unitização
Custo da unitização e da desunitização; Carga unitizada exige equipamento de movimentação com capacidade; Controle do unitizador – retorno ou estocagem do vazio.

13 Tipos de Carga Unitizada
Existem vários métodos de carga unitizadas, cada qual correspondendo a um modelo específico de unitizador; Todos apresentam características particulares quanto às vantagens e desvantagens e também quanto aos equipamentos de movimentação; Tem-se: cargas paletizadas, cargas pré-lingadas; e cargas conteinerizadas.

14 Cargas conteinerizadas, cargas pré-lingadas e cargas paletizadas

15 Bibliografia VIEIRA, Hélio Flávio. Gerenciamento de estoques e operações industriais. Curitiba, PR: IESDE, 2009.


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