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PublicouDalila Canejo Teves Alterado mais de 8 anos atrás
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LILIANE CABRAL MKT DE RELACIONAMENTO
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REFERÊNCIAS MADRUGA, Roberto. Guia de Implementação de Marketing de Relacionamento e CRM. São Paulo, Atlas, 2004. KOTLER, Philip. Administração de Marketing A Edição do Novo Milênio. 10ª Edição São Paulo: Prentice Hall, 2000 McKENNA, Regis. Marketing de Relacionamento. Rio de Janeiro, Campus, 1993. STONE, Merlin & WOODCOCK, Neil. Marketing de Relacionamento. São Paulo, Littera Mundi, 1998.
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IDENTIFICAR SIGNIFICA CONHECER SUA IDENTIDADE, FORMA DE CONTATO PREFERIDA, TODAS AS TRANSAÇÕES, RECLAMAÇÕES E PROVIDÊNCIAS TODA A EMPRESA CLIENTES ANÔNIMOS CLIENTES IDENTIFICADOS
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PROGRAMAS DE IDENTIFICAÇÃO DE CLIENTES PROGRAMAS DE FIDELIDADE X PROGRAMAS DE MKT DE FREQUÊNCIA PRÊMIOS INTERESSANTES FIDELIDADE?
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DIFERENCIAR OS CLIENTES SÃO DIFERENTES CLIENTES DE MAIOR VALOR (CMV) E CLIENTES DE MAIOR POTENCIAL (CMP)
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VALOR REAL DIFERENCIAR POR VALOR VALOR REAL/VALOR VITALICIO TRAZER PARA O PRESENTE O VALOR DAS TRANSAÇÕES DO FUTURO + CORREÇÕES. CAPTURAR ESSE VALOR DO CLIENTE VIVO E FIEL, QUE CONTINUA COMPRAR PRODUTOS E SERVIÇOS DA EMPRESA
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CALCULAR O LTV LUCRO OU CUSTOS? LTV = 300.000,00 (AUTOMOVEL, PEÇAS, SERVIÇOS)
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VALOR POTENCIAL TUDO QUE O CLIENTE GASTA NO MERCADO ONDE A EMPRESA ATUA MAIS DIFICIL DE SER MEDIDO DADOS EXTERNOS
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QUANTAS X O CLIENTE COMPROU OU UTILIZOU OS SERVIÇOS DE UM CONCORRENTE?POTENCIAL NÃO REALIZADO VALOR POTENCIAL X POTENCIAL DE COMPRA
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SE O CLIENTE COMPRA NA CONCORRENTE PORQUE A EMPRESA NÃO POSSUE? VALOR POTENCIAL REALISTA
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A DIFERENÇA ENTRE VALOR REAL E O VALOR POTENCIAL É O POTENCIAL NÃO REALIZADO, OU SEJA, O QUE O CLIENTE GASTA COM OS CONCORRENTES E NÃO GASTA CONOSCO. CMV – CMP = POTENCIAL NÃO REALIZADO
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CLIENTES QUE COLABORAM COM A EMPRESA COM RECLAMAÇÕES E SUGESTÕES SÃO USADOS COMO REFERÊNCIA (VARIAVEIS MENOS TANGIVEIS, NÃO SÃO MEDIDAS - INTERPRETADAS).
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DIFERENCIAÇÃO POR NECESSIDADES MAIOR O NÚMERO DE NECESSIDADES CONHECIDAS MAIOR OPORTUNIDADE USUARIOS DE COMPUTADOR/ HÓSPEDES/ LIVRARIA
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ESTRATIFICANDO CLIENTES CMVs PROGRAMAS DE RETENÇÃO CMPs INCENTIVOS, PRIVILÉGIOS DESENVOLVER. CLIENTES QUE TRAZEM PREJUIZOS (BZs) ELIMINAR? ATENDER? POTENCIAL DE COMPRA?
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INTERAGIR INTERAÇÃO INICIADAS PELO CLIENTE X INICIADAS PELA EMPRESA POTENCIAL MUITO MAIOR, RESPONDER PERGUNTAS, DÚVIDAS, SUGESTÕES SALA DE ESPERA - SALA VIP HÁ INTERAÇÃO? COMUNICAÇÃO?
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INTERAÇÃO PELA EMPRESA CANAL DE COMUNICAÇÃO PREFERIDO PELO CLIENTE E PERMISSÃO (MKT DE PERMISSÃO) ROTEIRO ☻Podemos entrar em contato? ☻Prefere que EU entre em contato com você ☻Qual a melhor forma de entrar em contato? ☻O que fizemos de errado?
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CUIDADOS (O QUE FAZER COM A ??) TER OBJETIVO CLARO NÃO PEDIR O QUE JÁ TEM VERIFICAR O TEMPO DO CLIENTE ASSEGURAR QUE O CLIENTE VEJA VALOR NO DIALOGO INCENTIVAR DIALOGOS ATRAVÉS DE 0800, WEB PROTEGER A PRIVACIDADE DO CLIENTE
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PERSONALIZAR > PERSONALIZAÇÃO + VALOR > CONVENIÊNCIA EM CONTINUAR A RELAÇÃO PERSONALIZAÇÃO É FÁCIL?
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CONHECIMENTO DAS NECESSIDADES E PREFERÊNCIAS + FLEXIBILIDADE DA EMPRESA (TODAS AS PESSOAS ENVOLVIDAS) POSSUI WEB SITE? FÁCIL PERSONALIZAR? E OS OUTROS CANAIS DE COMUNICAÇÃO? QUAL O MELHOR CANAL?
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