A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 9 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 9 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA."— Transcrição da apresentação:

1 Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 9 Prof. Carlos Vinícius cvalves@senacrs.edu.br SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS

2 Gerenciamento da Comunicação

3 o Comunicação: Intercâmbio de informação entre sujeito e objeto...

4 Gerenciamento da Comunicação o Vantagens e problemas ocasionadas pela comunicação VantagensProblemas Uma comunicação bem feita faz com que o trabalho seja realizado com maior precisão. Falta de diálogo. Saber ouvir faz com que a equipe se sinta realmente parte do projeto. Julgar pela aparência. Saber usar a comunicação para passar e absorver o máximo de informação dos clientes. Comunicação não é clara. Habilidade de ouvir e expor opiniões.Influência de opiniões alheias. Uma comunicação bem feita faz com que o trabalho seja realizado com maior precisão. Falta de diálogo.

5 Gerenciamento da Comunicação o Gerenciamento da Comunicação inclui um conjunto de processos exigidos para assegurar a geração, coleta, distribuição, armazenamento apropriado e o controle básico das informações do projeto. o Processos: oPlanejamento das Comunicações: determinação das necessidades de informações e comunicações das partes interessadas no projeto.

6 Gerenciamento da Comunicação o Processos: oDistribuição das Informações: permitir que as informações necessárias estejam disponíveis para os interessados no projeto no momento oportuno. oRelatório de Desempenho: coleta e divulgação de informações sobre o desempenho. Isso inclui o relatório de andamento do projeto, a medição do progresso e as previsões.

7 Gerenciamento da Comunicação o Processos: oGerenciar as Partes Interessadas: gerenciamento das comunicações para satisfazer os requisitos das partes interessadas e solucionar os problemas por meio delas.

8 Gerenciamento da Comunicação

9 o Importância da Comunicação oQual a importância da comunicação ???

10 Gerenciamento da Comunicação o Modelo de Comunicação oEmissor ou transmissor: Aquele que origina a mensagem, ele determina qual idéia deverá ser transmitida e compartilhada com o receptor e de que forma será codificada, considerando qual será o meio utilizado para transmissão e particularidades do receptor. oMensagem: São os pensamentos, sentimentos ou idéias transformadas em um “código” que deve ser compreensível tanto pelo emissor quanto pelo receptor.

11 Gerenciamento da Comunicação o Modelo de Comunicação oMeio ou mídia: o veículo ou mecanismo usado para encaminhar a mensagem. A escolha do meio vai destacar e influenciar o efeito da mensagem. Os meios mais comuns são o visual, o auditivo e o tátil... 3u c0n5160 l3r i550 4qu1 r4p1d4m3nt3...

12 Gerenciamento da Comunicação o Modelo de Comunicação oReceptor: aquele para o qual a mensagem é destinada. Utilizando sentidos ele decodifica e aplica a ela sua percepção, ou seja, a sua compreensão da idéia recebida. oCUIDADO: Processo bastante variável, depende de fatores como formação cultural, estresse, emoções, humor, aceitação, preconceitos... Esse cuidado se deve por uma mensagem emitida pode ser percebida de forma diferente...

13 Gerenciamento da Comunicação o Barreiras de Comunicação o“Falar com jeito” – “Saber como falar” oFalta de canais de comunicação claros; oDistância física ou temporal entre o emissor e o receptor; oUso inadequado de linguagem técnica; oFatores ambientais de distração (barulho, cheiro); oAtitudes prejudiciais (hostilidade, descrença, preconceitos); oInformações excessiva; oFalta de conhecimento sobre assunto que esta sendo comunicado; oDiferenças culturais.

14 Gerenciamento da Comunicação o Tipos de Comunicação oComunicação verbal: oOral ou escrita, muito importante para manter a proximidade, aumentando o espírito de equipe. oComunicação oral mais rápida que escrita, porém, não formaliza nada... “Falar... Até papagaio fala...” oComunicação escrita mais detalhada.

15 Gerenciamento da Comunicação o Tipos de Comunicação oComunicação Não-verbal: oSe dá sem o uso de palavras. oMensagens não-verbais são usadas para substituir, reforçar e, vez ou outra, contradizer uma mensagem verbal. o“Sim/Não” – “Eu não sei”

16 Gerenciamento da Comunicação o Tipos de Comunicação oComunicação Paralinguística: oUtiliza-se de sons ou qualidade de voz que acompanha a fala... oVelocidade e entonação são considerados paralinguísticos.

17 Gerenciamento da Comunicação o Estilos de Comunicação oComunicação Formal: Onde um conjunto de regras e procedimentos deve ser seguido, exigindo um formato, um protocolo. oComunicação Informal: Não há regras, comunicação livre, a grande maioria dos GPs prefere se comunicar verbal e informalmente.

18 Gerenciamento da Comunicação o Requisitos de Comunicação oIdentificar o relacionamento entre a organização do projeto e a responsabilidade dos interessados; oIdentificar as disciplinas, departamentos e especialidades que estão envolvidos no projeto; oReconhecer a logística de quantos indivíduos estarão envolvidos com o projeto, e em que local eles estarão;

19 Gerenciamento da Comunicação o Requisitos de Comunicação oIdentificar se haverá necessidade de comunicação externa.

20 Gerenciamento da Comunicação o Tecnologia das Comunicações oCelular, e-mail, tablet... Google... oFatores tecnológicos que podem afetar o projeto? oUrgência da necessidade de informação; oDisponibilidade de tecnologia; oA equipe que irá participar do projeto; oQuanto tempo o projeto irá durar.

21 Gerenciamento da Comunicação o Análise dos Interessados (Stakeholders) oComo os dados serão coletados, organizados e arquivados. oOs métodos a serem utilizados para distribuir as informações. oO tipo de informação a ser distribuído. oQuando cada tipo de informação será produzido. oMétodos de acessar informações entre as comunicações programadas. oO método usado para atualizar e refinar o plano durante o projeto.

22 Gerenciamento da Comunicação o Criando comunicações bem-sucedidas com a equipe do projeto oSer um comunicador efetivo; oSer um facilitador de comunicações; oEvitar bloqueadores de comunicação; oManter a equipe de projeto o mais próximo possível; oTer uma sala de comando para o projeto; oConduzir reuniões eficazes.

23 Vamos trabalhar... oTrabalhos... oNão preciso mais informar... cvalves@senacrs.edu.br


Carregar ppt "Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 9 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google