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PublicouMaria Laura Zaira Sacramento Barroso Alterado mais de 8 anos atrás
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Importância da Política de Crédito no Processo de Gestão da Cooperativa de Crédito Olavo Borges Dezembro / 2005
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Agenda Importância do Crédito Política de Crédito e as etapas do processo de crédito Coleta e tratamento de dados Critérios de análise Regras de decisão Procedimentos de acompanhamento dos créditos concedidos Gestão da carteira de crédito Procedimentos de cobrança e recuperação
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Importância do Crédito Facilita acesso a bens e serviços Permite a incorporação contínua de novos consumidores ao mercado Cria verdadeiro circulo virtuoso na cadeia produtiva Reflete positivamente em toda a economia Para a economia
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Importância do Crédito CAIXA Captação de Recursos Aplicação dos Recursos Para a Cooperativa de Crédito
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Importância do Crédito A continuidade de qualquer entidade que desenvolve uma atividade depende da qualidade de seus resultados Operações Ativas RECEITAS Operações Passivas DESPESAS > SUPERÁVIT Para a Cooperativa de Crédito E também...... da QUALIDADE dos ativos (acordo de Basiléia)
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Atender exigências das autoridades regulatórias Assegurar resultado planejado Preservar a qualidade dos ativos Garantir a perenidade da Cooperativa Importância do Crédito
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Política de Crédito Conjunto de regras que orientam a concessão de crédito em todas as suas etapas
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ETAPAS DA CANCESSÃO DE CRÉDITO Coleta de Dados Cadastral - Financeira - Negativa - Comportamental - Setorial - Grupo Econômico (importante cobrir os Cs do Crédito) Mensuração do risco cliente Quantificação do risco do tomador de crédito ( rating/score ) Decisão (risco operação) Sim ou não. Se sim: produto, valor, prazo, taxa, garantias (estrutura da operação) Acompanha mento Tomadores de alto risco Gestão (risco carteira) Concentrações da Carteira de Crédito: perfil de risco, produto, região, setor,... Cobrança e Recuperação Procedimentos de cobrança (telefone, carta, protesto, execução, requerimento de falência,...) Política de Crédito
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Importante Deve estar alinhada com o planejamento estratégico da Cooperativa Não pertence somente à área de crédito É de toda a organização Deve propiciar O atingimento das metas de atendimento ao cooperado - Emprestar Qualidade da carteira de crédito - Receber Precisa ser Ágil-processos automatizados Flexível-respostas para diversas situações Segura-parâmetros claros e objetivos Política de Crédito
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Definição das informações mínimas necessárias para avaliação do risco do tomador de crédito Dados cadastrais (PF e PJ) Dados Financeiros (PF e PJ) Informações negativas (PF e PJ) Hábitos de pagamento (PF e PJ) Informações setoriais e macroeconômicas (PJ) Informações sobre o Grupo (PJ) Importante cobrir os Cs do Crédito
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Caráter Capital Capacidade Condições Conglomerado Colateral Os Cs do Crédito
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Veracidade Atualidade Fontes Atualização Armazenamento Abrangência Validade e consistência dos dados em relação ao fato gerador Fidedignas e confiáveis perecibilidade da informação do histórico dos dados geográfica Cuidados especiais
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RISCO É uma classificação que indica a expectativa do tomador de crédito não honrar o compromisso assumido
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Modelos de classificação de Risco ( RATING e SCORE ) Próprio de Mercado ( pode ser customizado ) Modelos Objetivos Estatístico ( mais recomendado ) Especialista ( sistema de peso e nota - há certo grau de subjetividade ) Modelo Julgamental Cuidar para que grau de subjetividade seja minimizado Escala de risco Baixo Médio Alto Importante que todos os Cs do Crédito sejam avaliados
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Baixo Risco Médio Risco Alto Risco
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OBJETIVO: maximizar a separação do perfil de bons e maus tomadores de crédito MERCADO (Possíveis Tomadores de Crédito) MODELO (Estatístico ou Julgamental) DECISÃO ( Sim ou Não )
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Dado o risco do tomador de crédito ( RATING e SCORE ) qual a decisão ? Não aprova a operação Aprova a operação Estabelece limite de crédito ? Solicita Garantias ? Não Sim. Qual? Pessoal ou Real ? Qual valor de cobertura do limite (120%, 130%, 150%)? Prazo de validade do limite 3 meses 6 meses 1 ano
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Limite máximo a ser concedido para um determinado cliente Limite mínimo Regras específicas para: Segmentos específicos Produto específico (depende da estratégia do produto) Região geográfica específica Porte específico de empresa
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As regras de decisão podem estar voltadas para: Ampliação da base de tomadores de crédito e / ou de participação no mercado Expansão das atividades em determinada região, produto, segmento de clientes Manutenção das atividades Redução da inadimplência na carteira Importante estar alinhada com o planejamento estratégico da Cooperativa
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Exemplo de Regras para Determinação de Limites
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Por que acompanhar ? Risco do tomador pode estar aumentando(restringir crédito) Risco do tomador pode estar melhorando(aumentar crédito) Quem acompanhar ? Baixo risco(revisão a cada ano) Médio risco(revisão a cada 6 meses) Alto risco(revisão a cada trimestre) Que ação tomar ? Em situação de piora do risco Em situação de melhora do risco
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Piora do risco Solicitar reforço de garantias Reduzir limite de crédito Reduzir o prazo do limite Cancelamento do limite (analisar caso-a-caso) Não realizar novas operações Melhora do risco Aumentar limite de crédito Liberação da exigência de garantias Aumento do prazo do limite
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Visão da carteira como um todo Concentração do risco por: Classe de risco Porte Região geográfica Unidade de negócio Setor / Ramo de atividade
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Parcela importante da carteira concentrada em clientes de alto risco
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Parcela importante da carteira concentrada em tomadores de alto risco: Suspender, temporariamente, crédito para tomadores de alto risco Reduzir limites de crédito dos tomadores de alto risco Aumentar limites de crédito de tomadores de médio e baixo risco Orientações para área comercial focar em tomadores de médio e baixo risco
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Crédito Problemático Atraso Inadimplência Perdas Tomador Problemático PMA - Prazo Médio de Atrasos PFA - Percentual de Faturas Atrasadas (PJ) SITUAÇÃO PROBLEMA
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Avaliação do contexto Erro de processo Problema de caixa momentâneo Deterioração da situação financeira Primeiros contatos Carta Telefone Renegociação Negativação Execução Requerimento de falência (PJ) A Ç Õ E S
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GESTÃO DO PROCESSO Custo da cobrança Créditos levados a cobrança x Rendas de Operações de Crédito Perfil de risco dos casos levados a cobrança Perfil dos casos recuperados x não recuperados Subsídios para ajustes da Política de Crédito (IML) Taxa de recuperação por classe de risco, produto, região, etc. Modelo de probabilidade de recuperação (Recovery Rating) Cobrança própria x cobrança terceirizada Venda de créditos incobráveis
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Política de Crédito Alavancando Vendas Fundamental o envolvimento da Alta Direção da Cooperativa na definição e implementação da Política de Crédito A Política de Crédito deve estar ao alcance de todos os envolvidos no processo de crédito A regras devem ser claras e objetivas A Cooperativa deve entender que: CONSIDERAÇÕES FINAIS A Política de Crédito está ali para alavancar suas atividades com o máximo de qualidade, segurança e agilidade dos processos e procedimentos de análise e decisão do crédito
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Perguntas, dúvidas, colocações... Obrigado pela atenção Olavo Borges
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