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COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS Prof. Jeferson José do Valle

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Apresentação em tema: "COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS Prof. Jeferson José do Valle"— Transcrição da apresentação:

1 COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS Prof. Jeferson José do Valle

2 COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
DEFINIÇÃO: É a capacidade de o sujeito mobilizar saberes, conhecimentos, habilidades e atitudes para resolver problemas e tomar decisões adequadas.

3 CONCEPÇÕES GERENCIAIS
Ampliação dos conhecimentos Conhecimentos básicos Atualização dos conhecimentos MERCADO Conceituais Exigências atuais do mercado e, ocupação de melhores posições de trabalho

4 COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS Exigências do mercado
COMPETÊNCIAS HARD (HARD SKILLS) COMPETÊNCIAS SOFT (SOFT SKILLS) HUMANAS Foco no Negócio, Business, Produto, Tecnologia Ética, Saúde, Auto Desenvolvimento, Socialização, Agente de Mudança, Liderança, Comunicação, Criatividade, Iniciativa, Flexibilização, Espiritualidade, Cultura, Emoção, Lealdade, Comprometimento, Capacidade de Relacionamento, Responsabilidade, Trabalho em Equipe. Variáveis conhecidas Competências já desenvolvidas pelo mercado Convivência com Projetos e Processos EQUILÍBRIO ENTRE AS COMPETÊNCIAS HARD E SOFT

5 COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS VALOR PROFISSIONAL X VALOR PARA O MERCADO
Exigências do mercado VALOR PROFISSIONAL X VALOR PARA O MERCADO Fazer o que gosta transforma habilidades e competências A falta de foco num destes 3, o profissional não conseguirá desempenhar a função INTERESSE HABILIDADES PONTOS FORTES PROFISSIONAIS OPORTUNIDADES POSIÇÃO IDEAL Mercado de trabalho Parei aqui POTENCIALIZAR AÇÕES

6 COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
Futuro TENDÊNCIA PARA COOPERAÇÃO COOPETIÇÃO COMPETIÇÃO

7 COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS Demandas atuais e futuras
Relações Humanas Liderança e Constância de Propósitos, Visão de futuro, Foco no Cliente e no Mercado, Responsabilidade Social e Ética, Decisão baseada em Fatos, Valorização das Pessoas, Abordagem por Processo, Foco no Resultado, Inovação, Aprendizado Organizacional, Visão Sistêmica

8 COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
Futuro Profissional Multidisciplinar MACRO VISÃO HOLÍSTICA MICRO MESO

9 COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS Perfil de Competências
1) Domínio: Capacidade para determinar atividades a serem realizadas; Habilidade para comandar equipes; Exerce poder e autoridade sobre os demais; Capacidade de liderança natural. 2) Energia: Tem boa vitalidade para as ações; Apresenta postura pró-ativa e realizadora; Age com certa impulsividade, mesmo sob forte pressão; Facilidade em emitir seus pareceres e opiniões. 3) Competitividade: Disponibilidade para competir; Compara seus resultados com de outros; Seu objetivo é ser o melhor; Prefere atuar em ambientes regidos pela competição. 4) Ambição: Evidencia esforços para alcançar os objetivos traçados; Busca bens materiais, status e reconhecimento social; Regido por forte obstinação; Visa alcançar altos ganhos, cargos e resultados.

10 COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS Perfil de Competências
5) Decisão: Destemido, toma a ação sem hesitação; Assume riscos; Toma decisões com rapidez; Não perde as oportunidades. 6) Otimismo: Acredita sempre que seu esforço apresentará o melhor resultado; Mantém disposição positiva nas mais variadas situações; Sua expectativa é sempre a melhor possível; Procura animar os outros para ir adiante. 7) Raciocínio Lógico: Capacidade para abordar situações de forma lógica, sistemática e seqüencial; Expressa idéias bem fundamentadas; Busca embasamento conceitual na solução de problemas; Avalia as situações através de modelos lógicos. 8) Estratégia: Analisa situações, considerando-as as como campos de batalha; Capacidade de lidar com múltiplas variáveis; Visão sistêmica de processos e resultados; Desenvolve estratégias sempre em sintonia com os interesses da empresa e mercado.

11 COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS Perfil de Competências
9) Análise Crítica: É lógico e detalhista na análise criteriosa de todos os elementos que compõem uma situação; Chega a uma conclusão clara sobre o problema analisado; Habilidade em apresentar análise dos fatores, avaliando prós e contras das situações. 10) Observação: Está atento todo o tempo ao que se passa ao seu redor; Atenção difusa: presta atenção em várias coisas ao mesmo tempo; Capacidade de ouvir, atendo-se as minúcias do ambiente; Percepção das mudanças ambientais. 11) Detalhamento: Está atento e é cuidadoso com detalhes, assegurando que não existam lacunas no processo sob sua coordenação; Observa os mínimos detalhes em qualquer situação; Procura executar tarefas com perfeição; Preocupação com a apresentação e forma das tarefas. 12) Concentração: Capacidade de se manter atento em uma determinada tarefa; Mantém-se alheio as interferências do meio até a finalização; Capacidade de terminar uma tarefa antes de iniciar outra; Habilidade para focar um objeto isoladamente para análise.

12 COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS Perfil de Competências
13) Conservadorismo: Fortes princípios estabelecidos; Resistente à mudanças; Estável e plenamente previsível; Cumpre à risca os modelos existentes. 14) Disciplina: Ter auto-disciplina no cumprimento de suas tarefas; Cumpre prazos, sabendo administrar tempo e recursos; É disciplinado no trabalho e cumpre as determinações; Mantém a ordem no ambiente de trabalho. 15) Rotina: Facilidade de adaptação às tarefas previsíveis; Atua com disposição nas tarefas repetitivas; Cumpre tarefas rotineiras sem questionamento; Prima pelos padrões tradicionais. 16) Organização: Atua através de métodos e sistemas pré-estabelecidos; Visa sempre a maior praticidade das coisas; Tem sempre em mente o começo, meio e fim das ações; Executa as atividades exatamente como foram planejadas. 17) Persistência: Não desiste frente à obstáculos; Está sempre disposto para tentar novamente; Procura sempre uma nova solução; Motivado para buscar soluções.

13 COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS Perfil de Competências
18) Autocontrole: Capacidade de controlar suas emoções diante de hostilidades e provocações; Bom equilíbrio entre racionalidade e emotividade; Plenamente equilibrado nas situações de estresse; Reage ponderadamente frente a pressões e imposições. 19) Criatividade: Capacidade de pensar fora dos padrões estabelecidos; Consegue sair do fluxo comum do pensamento em busca de inovação; Busca sempre alternativas criativas para solucionar problemas. 20) Independência: Age por impulso e sem restrições; Tem fé nas suas próprias idéias; Sente-se livre para pensar e agir. Não tem receio de ser cerceado; Identifica, antes dos outros, o que precisa ser feito; Toma a ação livremente diante de decisões difíceis. 21) Companheirismo: Capacidade natural de desenvolver empatia; Facilidade de relacionamento interpessoal; Relaciona-se com facilidade em todos os níveis sociais; Companheiro ideal fazendo aumentar o comprometimento das pessoas nas ações

14 COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS Perfil de Competências
22) Sociabilidade: Facilidade para criar e estabelecer laços e vínculos sociais; Busca sempre a interação social; Capacidade para promover a interação de grupos sociais; Age pela simpatia e capacidade natural de liderança. 23) Persuasão: Poder de argumentação assertiva; Perspicácia de maneira a conseguir convencer o outro; Habilidade para convencer as pessoas em todos os aspectos; Capacidade para conseguir o apoio dos outros para idéias, propostas, projetos e soluções. 24) Comunicação: Facilidade de verbalização dos pensamentos e sentimentos; Sabe ouvir e responder adequadamente; Capacidade para perceber e interpretar comunicações não verbais e o clima do ambiente; Habilidade para planejar e fazer comunicações orais e escritas.

15 = TEORIAS E FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Fato Histórico
Evidências de conhecimento administrativo 5.000 anos ADMINISTRAÇÃO Evolução Humana = cidades governos exércitos organizações religiosas Paradigmas sociais Permanecem vivos enquanto forem úteis à sociedade

16 TEORIAS E FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Fato Histórico
1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL ( ) 2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL ( Formação da Teorias da Administração Altera a forma de produção Grandes Industrias Por isso, a transição do século XIX para o século XX é considerada o marco do surgimento da administração enquanto ciência, cujas transformações criaram profundo impacto na forma de se fazer as coisas, como ocorre com mudanças de paradigmas intensas.

17 TEORIAS E FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Fato Histórico
DEFINIÇÃO INÍCIAL Um processo para utilização de recursos, tecnologias e competências devidamente integrados e alinhados para alcançar objetivos. ENTRETANTO “A administração deixou de ser um simples processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos”. Significa a melhor maneira de agregar valor e criar riqueza dentro da sociedade”, pois é capaz de “tornar produtivos os conhecimentos dos vários campos do conhecimento. ATUALMENTE

18 TEORIAS E FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Fato Histórico
4000 a.C transição da Revolução Agrícola para a Revolução Urbana PRIMEIRAS ORGANIZAÇÕES estabilizar as organizações das cidades e dos estados Um dos principais eventos que caracterizam os antecedentes históricos da Administração, foi o sistema feudal, que durou quatro séculos no período medieval. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO QUEDA DO FEUDALISMO PRODUÇÃO ARTESANAL Busca de auto-suficiência proteção artesãos (guildas) produção distribuição controle Na transição da Idade Média para o Renascimento, a riqueza e o poder passam da posse da terra para a do dinheiro e a autosuficiência passa para a cumulação de excedentes, fomentando o surgimento do Capitalismo. proteger os associados da concorrência desleal e defender as práticas “justas” de negócios

19 TEORIAS E FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Fato Histórico – Capitalismo Mercantil
Mercantilismo Impactou profundamente nas práticas de administração a partir da expansão ocorrida no século XV. A emergente burguesia do período medieval transformou-se em poderosas famílias de comerciantes e banqueiros, cujas empresas, já como Sociedades Anônimas, exerciam importante influência econômica. Surge o intermediário entre as oficinas artesanais e os fornecedores de matéria-prima e de mão-de-obra. A evolução da navegação possibilitou o surgimento dos negócios em rede de comércio de bens em larga escala capazes de alcançar outros continentes. Entra em cena o Capitalista como detentor do conhecimento dos sistemas de produção e da comercialização. O processo de decisão passa do trabalhador para o empreendedor.

20 Contribuições da Reforma Protestante
TEORIAS E FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Fato Histórico – Reforma Protestante Contribuições da Reforma Protestante Especialmente na formação de valores, levando a mudanças de paradigmas por meio da ênfase no espírito individualista e empreendedor, em substituição à submissão religiosa valorizada pela Igreja: deslocamento da salvação espiritual no futuro para a prosperidade no presente. Os protestantes migraram da Inglaterra para os Estados Unidos carregando na bagagem idéias essenciais para o desenvolvimento industrial e filosofia gerencial.

21 TEORIAS E FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Fato Histórico – Revolução Industrial
No século XVIII, o surgimento das fábricas, a invenção da máquina a vapor e o uso do ferro como matéria prima, levaram ao início da Revolução Industrial. Alterou a produção e a aplicação dos conhecimentos administrativos, que até aquele momento, eram exclusivos das organizações religiosas, dos governos e dos exércitos (essa é uma questão de domínio do conhecimento sobre como fazer as coisas).

22 TEORIAS E FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Fato Histórico – Revolução Industrial
O sistema de fabricação “para fora” – também conhecido como sistema de fabricação familiar – surgiu na Inglaterra como precursor das fábricas, no qual os capitalistas entregavam matérias-primas e máquinas da produção de têxteis para as famílias, que por sua vez, eram pagas por peça produzida. Entretanto, três fatores prejudicavam os negócios: o artesão continuava detentor da tecnologia; a baixa produtividade, em razão do princípio de subsistência herdado do período anterior; o fato de os artesãos venderem a matéria prima em situações de apertos financeiros. Na tentativa de solucionar estas questões, alguns capitalistas começaram a reunir trabalhadores em galpões, podendo, assim, exercer maior controle, dando início ao sistema fabril.

23 TEORIAS E FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Fato Histórico – Revolução Industrial
Revolução – Marco É a inserção das máquinas aplicadas à produção de bens que, aliada à concentração de trabalhadores em um mesmo local, aumentou grandemente a produtividade. Essa evolução também aumentou a complexidade dos problemas – nos negócios e na sociedade, pois elevou-se intensamente o êxodo rural, o que fez crescer as cidades e a necessidade de Infra estrutura. A transição da figura do artesão para operário é marcada pela perda do trabalhador quanto aos meios de produção e da visão de conjunto do que produzia, tornando-se especialista na operação de uma única máquina, o que aumentava substancialmente a eficiência, mas impedia que o operário “enxergasse” todo o processo: o trabalhador torna-se dependente do emprego. Assim, os conflitos intensificaram-se até que, no início do século XIX, surgiram os primeiros sindicatos.

24 TEORIAS E FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Fato Histórico – Revolução Industrial
Assim como outros estudiosos daquela época, Karl Marx criticava severamente aquele sistema de trabalho, defendendo que no capitalismo o dono do dinheiro possui o poder, e compra a obediência e a submissão das pessoas. Marx ainda dizia que o trabalhador gera mais dinheiro do que recebe (mais-valia) e que essa diferença enriquece somente ao capitalista. Apesar das críticas sofridas, os modelos administrativos criados durante a Revolução Industrial consolidaram-se no século seguinte e a administração encontrou as condições ideais para se transformar num corpo organizado de conhecimento.

25 TEORIAS E FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Fato Histórico – Revolução Industrial
As grandes fábricas e a preocupação com a eficiência proporcionaram o contexto ideal para o desenvolvimento das teorias da Administração que, em um primeiro momento, tinham sua base na ciência econômica, a partir do estudo de Adam Smith, que observou um aumento de 240 vezes na produtividade de um trabalhador individual por meio da divisão do trabalho e que este trabalhador era ignorante e embotado (desbotado; sem gume). Também o estudo de James Mill, no qual ele antecipa que a redução ao mínimo do número de tarefas de cada trabalhador, aumenta a velocidade de produção e, ainda, antecipa os problemas acarretados pelo estudo de tempos e movimentos, sugerido mais tarde por Taylor.

26 As Competências para o Administrador Globalizado

27 AMBIENTES DE NEGÓCIOS EMPRESA MERCADO MACRO AMBIENTE : CONSUMIDOR
PREÇO EMPRESA COMUNICAÇÃO MERCADO MACRO AMBIENTE : CONSUMIDOR CONCORRENTE FORNECEDOR ÍNTERMEDIÁRIOS ECONOMICO LEGISLATIVO TECNOLOGIA CULTURAL POLÍTICO NATURAL ETC PRODUÇÃO COMERCIAL FINANÇAS RH ETC PESQUISA DISTRIBUIÇÃO PRODUTO

28 influências paradigmas considerações e TENDÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO
OLHANDO PARA O MUNDO influências paradigmas considerações e TENDÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO

29 EVOLUÇÃO DAS SOCIEDADES
AGRICOLA INDUSTRIAL DE INFORMAÇÃO FONTE DE CONHECIMENTO PASSADO PRESENTE FUTURO RECURSO ESTRATÉGICO (PODER) TERRA CAPITAL CONHECIMENTO

30 ENTENDENDO A A EVOLUÇÃO DA TGA
FILOSOFIA GREGA SÓCRATES; PLATÃO E ARISTÓTELES REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS LIBERALISMO ECONÔMICO FÍSICA QUÂNTICA

31 ABORDAGEM CLÁSSICA 1 – TAYLORISMO (TAREFAS)
FREDERICK W. TAYLOR (HOMO ECONOMICUS) ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO-1903/11 2 – HENRI FAYOL (ESTRUTURA) PRINCÍPIOS DE ADM. INDUSTRIAL E GERAL -1916

32 Princípios da Administração
Funções de Empresa - Fayol CLÁSSICA CIENTÍFICA HUMANÍSTICA MODELO BUROCRÁTICO ESTRUTURALISTA As características da Burocracia - Weber

33 Princípios da administração científica

34 ESCOLA DE RELAÇÕES HUMANAS (pessoas)
EXPERIMENTO DE HAWTHORNE (27-32) PENSAMENTO HUMANISTA GEORGE ELTON MAYO GEORGE HOMANS KURT LEWIN HOMEM SOCIAL; TEORIA DO CAMPO; GRUPOS INFORMAIS; LIDERANÇA

35 ABORDAGEM ESTRUTURALISTA estrutura/ambiente/pessoas
TEORIA DA BUROCRACIA – MAX WEBER Características da Organização Tipos de Sociedade TEORIA ESTRUTURALISTA – múltipla Mundo Organizacional/Sociedade Org. Nascemos;crescemos;desenvolvemos e morremos em Organizações Homem Organizacional

36 BEHAVIORISMO Pessoas e Ambiente Herbert Simon –1945 Abraham Maslow – 1956 Frederick Herzberg Douglas McGregor 1938 – CHESTER BARNARD HOMEM ADMINISTRATIVO

37 TEORIA GERAL DOS SISTEMAS
INFLUÊNCIA DO MACROAMBIENTE INPUTS/OUTPUTS ENTROPIA TURBULÊNCIA A ERA DA INCERTEZA

38 Empregabilidade e Você
O Ambiente; Turbulento; mutável e incerto O que fazer? Como perceber? A jornada....

39 Empregabilidade do inglês employability, significa ser capaz ou competente para manter-se ou tornar-se empregado; ou, simplesmente, ser bom o suficiente para encontrar emprego a qualquer momento, onde quer que seja.

40 Empregabilidade É tornar-se rapidamente empregável para um mercado altamente especializado e exigente. É a capacidade de dar emprego aos seus conhecimentos e habilidades, desenvolvidos – de modo planejado – por meio de educação e treinamento adequados às necessidades do mercado de trabalho.

41 Seu talento é o produto; o mercado, seus empregadores.
Empregabilidade Seu talento é o produto; o mercado, seus empregadores. A ordem, antes, era gerar emprego e salário; hoje, o conceito é a capacidade de gerar trabalho e renda permanentemente.

42 Empregabilidade Mais importante do que estar empregado é tornar-se empregável, manter-se competitivo em um mercado em evolução contínua. Acabou o paternalismo empresarial; hoje o mercado busca profissionais com múltiplas habilidades e com iniciativa.

43 Empregabilidade Tal como uma empresa, além de sobreviver e crescer, você precisa prosperar. Nenhuma empresa vai se preocupar com o seu crescimento ou com sua prosperidade. Isso é problema seu. A empresa é um empreendimento que vai para frente com você, sem você ou apesar de você.

44 Pilares da Empregabilidade
Adequação vocacional Competência profissional Idoneidade

45 Pilares da Empregabilidade
Equilíbrio Saúde física Competência técnica Saúde mental Espiritual Econômico-financeiro Social

46 Pilares da Empregabilidade
Reservas financeiras Fontes alternativas de receita Relacionamentos

47 Empresabilidade Capacidade das empresas de oferecer condições de manter empregados com alta taxa de empregabilidade. Fazer um diagnóstico permanente das necessidades desses profissionais; Identificar as carências técnicas; Analisar comportamentos; Elaborar um plano de especialização e aperfeiçoamento.

48 Rivalidade entre os Profissionais (de suas competências)
Ambiente Competitivo Entrantes Potenciais Profissionais que vêem disputar o seu mercado na sua região de interesse Formandos e profissionais que vêem de outras regiões ou áreas de trabalho para competir no seu mercado. Barreiras de entrada Barreiras de Saída Fornecedores Pulverizados Rivalidade entre os Profissionais (Mercado) Compradores (de suas competências) e-procurement ~Instituições que contribuem para o aperfeiçoamento profissional Poder de negociação dos compradores / base de captação ampliada Substitutos Tecnologia / Processos O quanto as suas competências podem ser substituidas pela tecnologia ou por alterações de processos

49 Buscando um posicionamento
Composto: Produto (competências e habilidades) Preço (salário) Comunicação (imagem percebida, comportamento e atitude) Entrega / Distribuição (reconhecimento) Palavra Chave: Coerência Administre sua marca

50 Limites de Competência (Planejamento de Vôo)
Condição profissional Conhecimentos técnicos Experiência Relacionamentos no segmento Condição econômico-financeira R$ para bancar seu desenvolvimento

51 Limites de Competência (Planejamento de Vôo)
Condição pessoal Habilidade na resolução de problemas Maturidade Flexibilidade Empatia Habilidade de relacionamento Criatividade Entusiasmo

52 Limites de Competência (Planejamento de Vôo)
- Comprometimento - Habilidade de negociação - Humildade - Postura e atitude - Carisma

53 Limites de Competência (Planejamento de Vôo)
- Formador de backups - Capacidade de síntese - Capacidade de abstração - Visão de / do negócio

54 O Gestor excelente Visão de Labor Flexível e tolerante às mudanças Reflete em ação Competência técnica Competência Interpessoal Visão de futuro Noção do caos como a nova ordem mobilidade

55 FATORES - CHAVE DE SUCESSO
ANÁLISE DOS FATORES - CHAVE DE SUCESSO

56 FATORES - CHAVE DE SUCESSO
O ADMINISTRADOR ÉTICO VISÃO SISTÊMICA REFLECTION IN ACTION EFETIVIDADE ORGANIZACIONAL LEITURA AMBIENTAL

57 FATORES-CHAVE DE SUCESSO
TOMADOR DE DECISÕES COMPETÊNCIA TÉCNICA COMPETÊNCIA INTERPESSOAL PRATICA MUDANÇAS

58 FATORES-CHAVE DE SUCESSO
ADHOCRÁTICO NOÇÃO DO TODO PROFISSIONALIZADO SER HUMANO

59 FCS’s : FINALIZANDO O CAOS É A PRÓPRIA ORDEM
AVENTURAR-SE CAUSA ANSIEDADE DEIXAR DE ARRISCAR-SE É PERDER A SI PRÓPRIO VIVA, VIVA BEM; VIVA MELHOR TEORIA BOA É TEORIA ÚTIL PÉS NO CHÃO , MAS CABEÇA NAS NUVENS GIRE O TRINCO DA PORTA DA LOUCURA COM AS MÃOS MOLHADAS DE LIBERDADE !

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