A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Líder: Prof. Dr. Luiz Gonçalves Junior - Vice-Líder: Prof. Dr. Glauco Nunes Souto Ramos -

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Líder: Prof. Dr. Luiz Gonçalves Junior - Vice-Líder: Prof. Dr. Glauco Nunes Souto Ramos -"— Transcrição da apresentação:

1 Líder: Prof. Dr. Luiz Gonçalves Junior - luiz@ufscar.brluiz@ufscar.br Vice-Líder: Prof. Dr. Glauco Nunes Souto Ramos - glauco@ufscar.brglauco@ufscar.br CCBS/DEFMH – Site: http://www.ufscar.br/~defmh/spqmh/http://www.ufscar.br/~defmh/spqmh/ NÚCLEO DE ESTUDOS DE FENOMENOLOGIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA (NEFEF) Branco 100μm AISI 1040 steel BRANCO 100μm a) b)b) Palavras-chave: Pesquisa Qualitativa. Motricidade Humana. Educação Física Escolar. Lazer. Diversidade. HISTÓRICO O Núcleo de Estudos de Fenomenologia em Educação Física (NEFEF) iniciou seus trabalhos em Junho de 1996 no Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com a intenção de ultrapassar o discurso dicotômico da educação física através do estudo da fenomenologia: precursores, estudiosos contemporâneos, procedimentos de pesquisa, processos educativos. Atualmente caracteriza-se de modo interinstitucional, integrando pesquisadores(as) da UFSCar, UNESP-Bauru, PUC-SP, UACh, UPM e CEUCLAR. Com o desenvolvimento do NEFEF, adesão de novos(as) estudantes e pesquisadores(as) de distintas áreas (além da Educação Física, contamos com membros da Arte-Educação, das Ciências Sociais, da História e da Pedagogia), ampliamos nossas investigações para outras abordagens qualitativas, além da fenomenologia, tais como Etnografia, História Oral e Sociologia da Vida Cotidiana. O NEFEF tem como praxe a realização de uma reunião semanal as sextas-feiras, nestas dialogamos sobre metodologias qualitativas, motricidade humana, educação física escolar, pedagogia dialógica, educação das relações étnico-raciais, diversidade, arte-educação, lazer, entre outros. Os(as) estudantes e pesquisadores(as) vinculados ao NEFEF têm desenvolvido pesquisas, as apresentado e publicado em diferentes congressos e periódicos. Outra tônica do Núcleo tem sido o agrupamento de estudantes de graduação, de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) e professores das redes pública e particular de educação básica para o desenvolvimento conjunto de projetos de pesquisa e de extensão. Em Junho de 2003 o NEFEF originou a Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) - CNPJ 05.947.176/0001-79, a qual tem realizado regularmente o "Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana". Diálogo sobre o capítulo "O Espaço" do livro Fenomenologia da Percepção, de Maurice Merleau-Ponty. “Corporeidade Indígena Kalapalo”, por Ugisé Kalapalo e Jeika Kalapalo, acompanhados pelo antropólogo João V. Franco Neto. ALGUMAS REUNIÕES NEFEF Diálogo sobre o texto “A dúvida de Cezanne", de Maurice Merleau-Ponty. Diálogo sobre o livro “Pedagogia do Oprimido“, de Paulo Freire. ESTUDOS SOCIOCULTURAIS DO LAZER Resumo: Estudo das relações socioculturais presentes no âmbito do lazer historicamente contextualizado, observando seu desenvolvimento em ambientes diversos (cidades urbanizadas, paisagens naturais/rurais, escolas e instituições não escolares - clubes, acantonamentos, acampamentos, SESIs, SESCs), as influências da mídia, a formulação de políticas públicas e privadas, a formação e atuação profissional, enfatizando os processos educativos envolvidos. PRÁTICAS SOCIAIS E PROCESSOS EDUCATIVOS Resumo: Pesquisas em Práticas Sociais próprias de: movimentos sociais, ações de combate ao racismo, atividades de fruição de lazer, atividades de e com pessoas em situações de privação de liberdade, grupos artístico-musicais, comunidades não escolares e escolares. Identificação e compreensão de processos educativos próprios destas práticas, do educar e se educar constituindo os/as pesquisadores(as) e participantes das pesquisas em comunidade de trabalho. LINHAS DE PESQUISA NEFEF CURRÍCULOS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL Resumo: Estudo das concepções e propostas curriculares para os cursos de formação profissional (ensino superior), relacionando-o ao mercado de trabalho específico, observando a legislação que regulamenta as respectivas áreas. Estudo dos estágios curriculares e do ensino reflexivo. PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM DIFERENTES CONTEXTOS Resumo: Estudo das vertentes pedagógicas, abordagens de ensino e influências sócio-político-econômicas na relação de ensino e aprendizagem nos ambientes escolar (educação básica e superior) e não escolar (academias, clubes, SESCs, SESIs, projetos sociais e comunidades educativas). EXPRESSÃO CORPORAL, CRIATIVIDADE E DANÇA Resumo: Estudo filosófico e pedagógico da linguagem corporal e das abordagens metodológicas oriundas da expressão corporal, do movimento hip-hop, da dança educação, das danças circulares sagradas e das práticas corporais alternativas. Visa à compreensão sobre o processo de criação e suas aplicações nas expressões rítmicas que envolvem a motricidade no contexto lúdico e criativo, enfatizando os processos educativos envolvidos.


Carregar ppt "Líder: Prof. Dr. Luiz Gonçalves Junior - Vice-Líder: Prof. Dr. Glauco Nunes Souto Ramos -"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google