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PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Dailton Alencar Lucas de Lacerda (UFPB);

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Apresentação em tema: "PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Dailton Alencar Lucas de Lacerda (UFPB);"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Dailton Alencar Lucas de Lacerda (UFPB); Elisângela do Nascimento Barbosa; Kamilla Maria Sousa de Castro; Maria do Socorro Trindade Morais (UFPB); Rodrigo Mendes Silva Luna (UFPB); INTRODUÇÃO A Saúde do Trabalhador (ST) é um campo de saberes e práticas, desenvolvidas por diversos atores situados em lugares sociais distintos e formados por uma perspectiva comum, integrando o sujeito (trabalhador), a saúde e o ambiente de trabalho. O Projeto de Extensão “Educação Popular e Atenção à Saúde do Trabalhador - PEPAST” é uma atividade extensionista, desenvolvida pela Universidade Federal da Paraíba, cujo objetivo é contribuir para reorientação da formação na construção de um “olhar diferenciado”, através da promoção do cuidado, permitindo uma assistência orientada pela Educação Popular em Saúde numa abordagem integral, interdisciplinar e intersetorial. Seu campo de atuação é a Comunidade Maria de Nazaré, situada na zona sul da cidade de João Pessoa - PB. Envolvendo em suas ações estudantes e professores universitários, profissionais da estratégia de saúde da família, trabalhadores e representantes dos movimentos sociais organizados da comunidade. Apresentando em suas práticas uma nova visão do cuidar em saúde do trabalhador, considerando elementos fundamentais: a problematização, a relação horizontalizada entre os sujeitos e a dialogicidade. METODOLOGIA A dinâmica do projeto é desenvolvida semanalmente em duas etapas: um encontro semanal (reunião), com objetivo de planejar e organizar estratégias de ações e aos sábados (com o desenvolvendo as ações). Inicialmente é proposto uma pactuação com parceiros envolvidos na experiência: Associação Comunitária, Equipe da Estratégia de Saúde da Família e outros projetos de extensão com atuação na comunidade. Realiza-se um reconhecimento geral do território de abrangência e suas micro-áreas. Posteriormente, identifica-se os principais meios de ocupação dos usuários, os problemas de saúde apresentados relacionados à atividade ocupacional, e estratégias para minimizar estes impactos. O PEPAST desenvolve ações através de visitas domiciliares, atuando com a proposta de beneficiar o trabalhador, formal ou informal. RESULTADOS Percebeu-se, ao longo das atividades do projeto, que a educação popular provocou estímulo ao protagonismo dos atores envolvidos no processo, mostrando-se um componente importante para ruptura da distância entre os extensionistas, profissionais de saúde e comunidade. Após a atuação do projeto de extensão, destaca-se a aproximação parceira entre a comunidade e o serviço de saúde local, as pessoas começaram a sentir-se cuidadas, passando a cuidar mais de si mesmas. O projeto possibilitou conhecer a rotina da comunidade e dos setores que compõem a rede de atenção à saúde, os quais poderão ser futuros cenários da prática profissional. A vivência tem permitido a reflexão crítica sobre o cuidado em saúde do trabalhador, a compreensão da realidade social e a participação na construção de um caminho de superações. Fazendo desta experiência um espaço para encontro de sujeitos comprometidos com as práticas transformadoras, possibilitando a participação dos usuários-trabalhadores de uma forma autônoma, colocando-o como um sujeito que necessita de cuidados esclarecedores e humanizados. CONCLUSÃO Desde seu surgimento em 1998, o PEPAST passou por várias mudanças na sua estruturação e campos de atuação. Hoje o projeto apresenta-se como uma estratégia eficaz de contribuição na relação do cuidado no campo da ST na atenção primária de saúde. Fazendo parte de uma construção permanente, capaz de conduzir o indivíduo à aprendizagem, enfrentamentos e superações de seus problemas, tornando-os formadores de opiniões a partir de experiências vivenciadas e sociabilizadas.


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