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TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DE SANTA CATARINA. EQUIPE DE TRABALHO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA AOS SERVIDORES SETOR DE PSICOLOGIA INEZINHA BRANDÃO LIED PSICÓLOGA.

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1 TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DE SANTA CATARINA

2 EQUIPE DE TRABALHO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA AOS SERVIDORES SETOR DE PSICOLOGIA INEZINHA BRANDÃO LIED PSICÓLOGA – CRP 12/00071 ASSISTENTE-CHEFE DO SETOR CLIO FERRO KALAFATÁS PSICÓLOGA – CRP 12/00230 FERNANDA SILVA DESTRI PSICÓLOGA – CRP 12/00833

3 “O vício de considerar que a criatividade só existe nas artes, deforma toda a realidade humana”. Fayga Ostrower. Criatividade e Processos de Criação. SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA AOS SERVIDORES SETOR DE PSICOLOGIA

4 SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA AOS SERVIDORES SETOR DE PSICOLOGIA DESENVOLVIMENTO INTERPESSOAL NAS EQUIPES DE TRABALHO OBJETIVO GERAL - Visa o conhecimento e desenvolvimento dos diferentes grupos compostos pelos servidores com o objetivo de valorizar os participantes, inserindo-os no processo de reconhecimento de sua singular história, bem como de suas potencialidades criativas.

5 SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA AOS SERVIDORES SETOR DE PSICOLOGIA DESENVOLVIMENTO INTERPESSOAL NAS EQUIPES DE TRABALHO OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Identificar o modelo de funcionamento do grupo - Desenvolver habilidades nas relações interpessoais - Identificar os fatores que favorecem e que dificultam o crescimento do grupo - Estimular para a solução criativa de problemas

6 SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA AOS SERVIDORES SETOR DE PSICOLOGIA OPERACIONALIZAÇÃO  Participantes: juízes, diretores de secretaria e servidores  Metodologia: dinâmicas de grupo, jogos dramáticos  Critérios para escolha da apresentação da proposta e/ou desenvolvimento do trabalho com as equipes : aleatória e por demanda espontânea

7 SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA AOS SERVIDORES SETOR DE PSICOLOGIA DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO 1. RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO TRABALHO (especificidade do grupo) 2. QUESTÕES INSTITUCIONAIS E ESTRUTURAIS (afetam os aspectos relacionais)

8 SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA AOS SERVIDORES SETOR DE PSICOLOGIA ALCANCE - Número total de municípios: 29 - Número total de municípios visitados: 23 - Número total de Varas do Trabalho: 44 - Número total de Serviços de Distribuição: 10 - Número total de Centrais de Mandados: 10 - Número total de municípios a visitar: 05 - Número total de Varas do Trabalho: 14 - Número total de Serviços de Distribuição: 02 - Número total de Centrais de Mandados: 02

9 Pólo Chapecó Pólo Caçador Pólo Joinville Pólo Blumenau Polo Bal. Camboriu Pólo Bal. Camboriú Pólo Lages Pólo Criciúma 1 - Pólo Chapecó: São M. do Oeste, Xan- xerê, Concórdia e Chapecó 2 - Pólo Caçador: Joaçaba, Caçador, Fraiburgo, Videira, P. União e Canoinhas 3 - Pólo Joinville: Joinville, Mafra, São Bento do Sul e Jaraguá do Sul 4 - Pólo Blumenau: Indaial, Blumenau e Rio do Sul e Timbó 5 - Pólo Lages: Lages e Curitibanos 6 - Pólo Baln. Camboriú: Balneário Camboriú, Itajaí e Brusque 7 - Pólo Criciúma: Imbituba, Tubarão, e Araranguá

10 SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA AOS SERVIDORES SETOR DE PSICOLOGIA CONSIDERAÇÕES 1. Receptividade do grupo 2. Conteúdos e pontos relevantes: - Sobrecarga de trabalho – institucionalização do excesso - Carga efetiva X carga psíquica - Estilos de liderança - Grupo X Equipe

11 SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA AOS SERVIDORES SETOR DE PSICOLOGIA - Eficiência X Eficácia - Chefia X Liderança - Capacitação X qualificação (servidores muito qualificados) - Função e não função – divisão “natural” dos grupos - Incremento da capacitação de diretores (liderança, autonomia, tomada de decisões, autoridade e autoritarismo, relações de poder) - Critérios de remoção - Critérios para substituições

12 SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA AOS SERVIDORES SETOR DE PSICOLOGIA 3 - Articulações com outras áreas do TRT - Interseção com as demais estruturas/projetos do TRT - Aspectos que a instituição precisa responder, rever, propor e agir, a fim de atender as necessidades da organização, sem descuidar do corpo de servidores – mais coerência para decisões mais integradas

13 SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA AOS SERVIDORES SETOR DE PSICOLOGIA RESULTADOS Sentem-se valorizados com o espaço para falar e serem escutados Facilitador da comunicação entre servidores, direção e juízes – explicitação das tarefas e expectativas Transparência e critérios definidos


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