Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouCacilda Faro Laranjeira Alterado mais de 8 anos atrás
1
Ricardo Henriques Superintendente Instituto Unibanco CONSED – Manaus, 29 outubro 2015 ENSINO MÉDIO: CURRÍCULO E CAMINHOS PARA FLEXIBILIZAÇÃO
2
CONTEXTO
3
13 a 15 disciplinas Disciplinas, em geral, “conteudísticas” e enciclopédicas As mesmas disciplinas, com todos conteúdos obrigatórios para todos estudantes, ao longo de todo período do EM Itinerários idênticos para todos estudantes CONTEXTO DO CURRÍCULO IMPLICAÇÕES (algumas) Desinteresse dos estudantes Incompreensão sobre relevância das disciplinas Poucos vínculos e engajamento com a aprendizagem Elevada evasão Desempenho dos estudantes estagnado ou retrocedendo
4
MODELO de Ensino Médio Flexível
5
Conhecimento Global comum a todos estudantes Conhecimento Específico escolha de trajetórias para aprofundamento (Acadêmica ou Técnica) Ensino Médio FLEXÍVEL
6
Desafios para implementação da Flexibilidade do Ensino Médio
8
DC DIMENSÃO COMUM Conhecimento Global que seria “comum” a todos estudantes O conhecimento global permite escolhas de trilhas para aprofundamento Referenciado na BNCC
9
DE DIMENSÃO ESPECÍFICA AC2 AC3 AC4 AC1 ENSINO TÉCNICO ET2 ET3 ET4 ET1 ET5 Campo de escolha dos estudantes para aprofundamento Trajetórias acadêmicas/propedêuticas ou técnicas Acadêmico desenhado por (4) áreas de conhecimento Pode estar referenciado na BNCC Técnico: conjunto finito e pequeno de escolhas (a definir)
10
DD DIMENSÃO DIVERSIFICADA Adequada ao contexto histórico, físico, político e cultural local Elegível por cada rede de ensino Estruturado por disciplinas ou abordagem transversal
11
DC DD DE DIMENSÃO COMUM DIMENSÃO DIVERSIFICADA DIMENSÃO ESPECÍFICA
13
avaliação ENEM 1 certificação ENEM 2 A A B EXAME TÉCNICO COMUM dimensão ESPECÍFICO PROPEDÊUTICO ESPECÍFICO TÉCNICO Conteúdos e pesos adequados Específico Universal
15
DC DE 4h/a5h/a6h/a HORAS/AULA 1/3 - DE DIMENSÃO ESPECÍFICA 2/3 - DC DIMENSÃO COMUM EM UM DIA 4h/a hoje DC
16
1200 2400 1000 2000 800 1600 2400 3000 3600 Esforço de adequação da BNCC HORAS/AULA NOS TRÊS ANOS DE ENSINO MÉDIO 2400 Dimensão Comum Dimensão Específica E se o estabelecido no documento da BNCC for equivalente a 2400 horas de ensino em 3 anos? Hipótese de Composição: 2/3 para DC 1/3 para DE
17
1200 1600 800 600 2000 1000 1200 2400 600 3000 1200 2400 3600 Dimensão Comum Dimensão Específica HORAS/AULA NOS TRÊS ANOS DE ENSINO MÉDIO E se o estabelecido no documento da BNCC for equivalente a 3600 horas de ensino em 3 anos? Hipótese de Composição: 2/3 para DC 1/3 para DE Esforço de adequação da BNCC
18
RESULTADOS ESPERADOS
19
Dar mais sentido ao Ensino Médio Reduzir a evasão escolar Aumentar a permanência dos estudantes na Escola Reduzir desigualdades entre estudantes Aumentar o nível de aprendizagem
20
DESAFIOS (alguns)
21
Dimensão Comum: Garantia de relevância e pertinência sobre o que é “comum” Dimensão Específica de aprofundamento: Condições de oferta por escola Condições de oferta por territórios Riscos de aumento da desigualdade diante das condições de oferta
22
VISÃO GERAL
23
DIREITO A ESCOLHA CERTIFICAÇÃO TEMPO ADEQUADO PRINCÍPIO DA FLEXIBILIDADE
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.