A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

como ferramenta didática no ensino de Astronomia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "como ferramenta didática no ensino de Astronomia"— Transcrição da apresentação:

1 como ferramenta didática no ensino de Astronomia
Módulo de ensino de Ciência e Cultura: Potencialidade dos episódios do seriado Castelo Rá-Tim-Bum como ferramenta didática. Módulo de ensino de Ciência e Cultura: Potencialidade dos episódios do seriado como ferramenta didática no ensino de Astronomia Ciência e Cultura – 2015 Docente: Ivã Gurgel Érica De Oliveira Fábio Da Silva Cruz Guilherme Ventura Bondezan Marcia Augusta Almeida

2 A Proposta

3 Público-Alvo: Alunos do 1º do Ensino Médio e 7°, 8°, 9° ano do fundamental II. Número de aulas: 8 aulas Objetivos gerais com a implementação da proposta: A implementação da proposta tem como objetivo desenvolver um estudo contextualizado e problematizado de alguns aspectos da Astronomia, relacionando-a com a sociedade e meio ambiente. A proposta está embasada no referencial teórico dos três momentos pedagógicos proposto pelo Delizoicov

4 Sequência didática

5 Problematização Aula 1 Tema da aula: Como seria a vida na Terra se ela pare se de girar. Conteúdo específico da aula: Rotação da Terra e suas consequências Nesta aula, apresentaremos o trecho do episódio “O dia em que a Terra parou”

6 Problematização Faremos a discussão sobre “Como seria a vida na Terra se ela pare se de girar?”. Após o vídeo será proposto aos alunos uma discussão sobre os possíveis impactos, e que anotem individualmente suas hipóteses e entreguem ao professor.

7 Organização do conhecimento
Aula 2 Tema da aula: E a Terra gira. Parte I Conteúdo específico da aula: Rotação da Terra (Dia e Noite). Obs. A aula poder ser elaborada e executada com a ajuda do professor (a) de Geografia. Começaremos com a leitura do poema de Olavo Bilac “O universo: a Terra”

8 Organização do conhecimento
Como ocorre o Dia e a Noite Após introduzir o tema de rotação da Terra será proposta aos alunos a leitura do texto “Alô, tia Luana. Parabéns!” Atividade sobre a leitura do texto “Alô, tia Luana?” Celeste, tida como irmã distraída, lembrou-se do aniversário da tia Luana e deseja cumprimentá-la. Apesar de serem 10h da noite na casa dos irmãos no Brasil, e sabendo que a tia dorme cedo, Celeste deseja fazer a ligação. Como bem lembram os dois irmãos, em Portugal pode ser ainda mais tarde, ou mais cedo, dependendo do sentido de rotação da Terra.

9 Organização do conhecimento
Atividade sobre a leitura do texto “Alô, tia Luana?” E você, o que acha? Acordaram ou não a tia Luana? Reflita e discuta com seus colegas. Anote suas hipóteses em uma folha separada.

10 Organização do conhecimento
Aula 3 Tema da aula: E a Terra gira. Parte II Conteúdo específico da aula: Rotação da Terra (Dia e Noite). Nesta aula proporemos que os alunos realizem um experimento de Demonstração do movimento de rotação e a ocorrência do fenômeno Dia e Noite.

11 Organização do conhecimento
Após eles proporem seus modelos será apresentado o episódio do Castelo Rá-Tim-Bum intitulado “Lua/Sol” Em seguida será entregue um mapa mostrando os fusos horários no mundo.

12 Organização do conhecimento
Atividade de aplicação Os alunos deverão tentar novamente responder a questão sobre Celeste, Telúrico e Astronildo: Acordaram ou não a tia Luana? E comparem com sua resposta anterior.

13 Organização do conhecimento
Aula 4 Tema da aula: Estações do Ano Conteúdo específico da aula: Rotação e translação da Terra, com a inclinação do eixo de rotação e incidência solar e sua influência nas estações do ano. O tema da aula será introduzido através da leitura do poema “As Quatro Estações” de José Jorge Letria.

14 Organização do conhecimento
Após a leitura, será discutido com os alunos o que são Estações do Ano de acordo com o poema e suas características visíveis. Posteriormente, será construído o experimento com os alunos afim de que criem modelos para explicar a causa das estações do ano.

15 Organização do conhecimento
Aula 5 Tema da aula: Entendendo as estações do ano. Conteúdo específico da aula: Explicação das estações do Ano. Retomando o conteúdo das aulas anteriores, explicando o experimento realizado em aula sobre as Estações do Ano, reforçaríamos o conteúdo aplicado usando um programa de simulação

16 Organização do conhecimento
Aula 6 Tema da aula: Impactos sociais e biológicos das estações do ano – Parte I Conteúdo específico da aula: Consequências do não movimento da Terra Para retomarmos o conteúdo da aula anterior sobre as estações do ano, passaremos alguns trechos do episódio 40 – Pintou o maior clima! - do Castelo Rá-Tim-Bum

17 Organização do conhecimento
Aproveitando o último trecho do episódio, proporíamos uma discussão sobre quais seriam os impactos causados no nosso planeta pelas estações do ano, caso elas fossem prolongadas. Será discutido os possíveis impactos na Natureza caso as estações como Verão ou Inverno fosse prolongadas

18 Organização do conhecimento
Estudo de caso Finlândia Discussão sobre os impactos biológicos e psicológicos que longos períodos de escuridão podem causar. Leitura do Texto: Adaptado – Relato de Evelyse Eerola mora em Helsinki, Finlândia

19 Organização do conhecimento
Aula 7 Tema da aula: Impactos sociais e biológicos das estações do ano – Parte II Conteúdo específico da aula: Consequências do não movimento da Terra Através da análise dos quadros de Giuseppe Arcimboldo será proposta uma discussão sobre a relação entre as Estações do Ano e a produção de alimentos

20 Organização do conhecimento
Outono Primavera Verão Inverno

21 Organização do conhecimento
A importância do Sol para nossa vida Será proposta aos alunos a leitura do trecho do texto “Física no Cotidiano” extraído do site Ciência Hoje que descreve a importância do Sol para vida humana. “Física no cotidiano por Adilson de Oliveira”

22 Aplicação do conhecimento
Aula 8 Tema da aula: Como seria a vida na Terra se ela parasse de girar Conteúdo específico da aula: Rotação da Terra e suas consequências. Construção de uma narrativa : Inicialmente será apresentado aos alunos, um trecho do episódio 89 – O dia em que a Terra parou – do Castelo Rá-Tim-Bum.

23 Aplicação do conhecimento
Pediremos para que os alunos elaborem a seguinte narrativa: De acordo com os seus conhecimentos sobre os movimentos da Terra e suas consequências como, Dia/Noite e Estações do Ano, redija uma manchete de jornal com o seguinte acontecimento: “O que aconteceria se a Terra parasse de girar?”. Use sua imaginação para escolher em que lugar do planeta onde você estaria e quais os possíveis os impactos na sociedade e na natureza. Ignore os efeitos de Inércia

24 OBRIGADO

25 Bibliografias LONGHINI M.D, GOMIDES H.A, DEUS M.F, FERNANDES T.C; Ensino de Astronomia Com base em história Problematizadora: Uma experiência com alunos e professores em formação. Editora EDUFU, Minas Gerais 2014. Obras Giuseppe Arcimboldo. Figura 1. Mapa fuso horário mundial. Simulador das Estações do Ano – Grupo Sputnik.


Carregar ppt "como ferramenta didática no ensino de Astronomia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google