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MUDANÇA ORGANIZACIONAL

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Apresentação em tema: "MUDANÇA ORGANIZACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 MUDANÇA ORGANIZACIONAL

2 O que significa?

3 Alteração significativa, articulada, planejada e operacionalizada por pessoal interno ou externo à organização que tenha o apoio e supervisão da administração superior e atinja, integradamente, os componentes de cunho comportamental, estrutural, tecnológico e estratégico. Araújo, 1982

4 São atividades intencionais, proativas e direcionadas para a obtenção das metas organizacionais.
Robbins, 1999 Qualquer transformação de natureza estrutural, estratégica, cultural, tecnológica, humana ou de outro componente, capaz de gerar impacto em partes ou no conjunto da organização. Wood Jr (2000)

5 Por que mudar?

6 As organizações de hoje enfrentam um ambiente cada vez mais dinâmico e mutante. Isso exige que elas se adaptem as novas condições. Robbins, 2009 pg. 422

7 ERA DA INFORMAÇÃO

8 ERA DA INFORMAÇÃO MUDANÇAS MUDANÇAS MUDANÇAS MUDANÇAS MUDANÇAS

9 FORÇAS PROPULSORAS DAS MUDANÇAS
TECNOLOGIA

10 FORÇAS PROPULSORAS DAS MUDANÇAS
GLOBALIZAÇÃO

11 FORÇAS PROPULSORAS DAS MUDANÇAS
ECONOMIA

12 FORÇAS PROPULSORAS DAS MUDANÇAS
VOLUME E VELOCIDADE DE INFORMAÇÕES AS ORGANIZAÇÕES MELHOR SUCEDIDAS, SÃO AS CAPAZES DE TRANSFORMAR RAPIDAMENTE A INFORMAÇÃO EM NOVAS OPORTUNIDADES. Idalberto Chiavenato

13 TRANSFORMAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES

14 TRANSFORMAÇÕES NO TRABALHO
Sistemas Mecânicos Sistemas Orgânicos Ênfase nos cargos e nos indivíduos que os ocupam. Relacionamento do tipo autoridade-dependência. Rígida adesão à autoridade e responsabilidade dividida. Divisão do trabalho e supervisão rígida. Processo decisório centralizado. Controle rigidamente centralizado Solução de conflitos por meio de repressão e/ou hostilidade. Ênfase nos relacionamentos entre e dentro dos grupos. Confiança e crença recíprocas. Interdependência e responsabilidade compartilhadas. Participação e responsabilidade grupal. Processo decisório descentralizado. Compartilhamento de responsabilidade e de controle. Solução de conflitos através de negociação ou solução de problemas. Idalberto Chiavenato

15 TRANSFORMAÇÕES NO TRABALHO
Fazer sempre a mesma coisa, trabalho mecânico, repetitivo Criar, pensar, executar,, tentar, errar, inovar...

16 TRANSFORMAÇÕES NO TRABALHO
Trabalho físico Trabalho intelectual

17 TRANSFORMAÇÕES NO TRABALHO
Trabalho individual Trabalho em equipe

18 TRANSFORMAÇÕES NO TRABALHO
Chefe Líder O líder pensa, orienta, aconselha e assessora Sua equipe. O chefe pensa, decide e impõe suas idéias e decisões

19 TRANSFORMAÇÕES NO TRABALHO
Jornadas Flexíveis

20 TRANSFORMAÇÕES NO TRABALHO
Teletrabalho

21 TRANSFORMAÇÕES NAS RELAÇÕES DE TRABALHO
As mudanças influenciam o papel das pessoas e a forma de gerenciá-las.

22 TRANSFORMAÇÕES NAS RELAÇÕES DE TRABALHO
As pessoas passam a ser consideradas parceiros que tomam decisões, cumprem metas, alcançam resultados e que servem ao cliente. Saber lidar com pessoas passa a ser a vantagem competitiva das organizações bem-sucedidas.

23 TRANSFORMAÇÕES NAS RELAÇÕES DE TRABALHO
Em um mundo globalizado e de intensa concorrência, o segredo das organizações bem-sucedidas é saber consolidar e reciclar o conhecimento entre seus funcionários, treinar, preparar e desenvolver os funcionários que tenham condições permanentes de lidar com a mudança e inovação, de proporcionar valor à organização e ao cliente e, sobretudo, de mantê-la sempre eficaz e competitiva. Chiavenato, 2010

24 PROCESSO DE MUDANÇA Descongelamento Mudança Recongelamento
Velhas idéias e práticas são derretidas, abandonadas e desaprendidas Novas idéias e práticas são incorporadas definitivamente ao comportamento Novas idéias e práticas são exercitadas e aprendidas Identificação Internalização Suporte Reforço Idalberto Chiavenato

25 PROCESSO DE MUDANÇAS Descongelamento
É a fase em que as velhas idéias e práticas são desaprendidas para serem substituídas por novas que devem ser aprendidas.

26 PROCESSO DE MUDANÇAS Mudança: Fase em que novas atitudes, valores e comportamentos são adotados. Nesta fase novas idéias e práticas são aprendidas. As pessoas passam a pensar e executar de uma nova maneira

27 PROCESSO DE MUDANÇAS Recongelamento: Incorporação de um novo padrão de comportamento através de mecanismos de suporte e de reforço. Significa que o que foi aprendido foi incorporado à prática atual. Passa a ser a nova maneira que a pessoa conhece e faz o seu trabalho.

28 Descongelamento: Situação desejada Forças restritivas Status quo
Forças propulsoras Tempo Robbins, 2005 28

29 AGENTES DE MUDANÇAS São as pessoas que conduzem o processo de mudança, que assumem a responsabilidade pela administração das atividades de mudanças. Podem ser funcionários da organização ou consultores externos.

30 Figura 11.4. Os tipos de mudança organizacional
Mudanças na Estrutura Organizacional Tecnologia Mudanças nos Produtos / Serviços Cultura Redesenho da organização. Mudança do formato do trabalho. Nova configuração do negócio. Novos equipamentos. Novos processos de trabalho. Redesenho do fluxo de trabalho. Novos produtos. Novos serviços. Desenvolvimento de produtos. Novos clientes. Novas atitudes, percepções, Expectativas. Nova mentalidade. Novas habilidades e competências. Novos resultados. Desempenho Organizacional Melhorado Idalberto Chiavenato

31 Mudança na estrutura: envolve relações de autoridade, replanejamento do trabalho, ou outra variável estrutural. Mudança na tecnologia: modificações na forma como o trabalho é processado e nos equipamentos utilizados.

32 Mudança na cultura: modificação de atitudes, habilidades, expectativas, percepções e comportamentos.

33 CAMPO DE FORÇAS NO PROCESSO
DE MUDANÇA Forças Positivas (apoio e suporte) Tentativa de mudança bem-sucedida Forças positivas à mudança são maiores do que as forças negativas Nova Situação Velha Situação Tentativa de mudança mal sucedida Forças negativas à mudança são maiores do que as forças positivas Velha Situação Forças Negativas (oposição e resistência) Idalberto Chiavenato

34 As forças positivas e negativas
à mudança Forças Impulsionadoras e Favoráveis Forças Restritivas e Impeditivas Mudança Desejo de mudar Vontade de melhorar Novas idéias Criatividade Inovação Inconformismo Empreendedorismo Desejo de ficar Vontade de manter o status quo Velhas idéias Conservantismo Rotina Conformismo Burocratismo + - Passagem de um estado para outro Idalberto Chiavenato

35 RESISTÊNCIA À MUDANÇA ASPECTO POSITIVO
Proporciona certa estabilidade e previsibilidade ao comportamento.

36 RESISTÊNCIA À MUDANÇA ASPECTO NEGATIVO
dificulta a adaptação ao progresso.

37 RESISTÊNCIA À MUDANÇA FONTES:
INDIVIDUAL ORGANIZACIONAL

38 RESISTÊNCIA À MUDANÇA FONTES:
Individual: Hábito: criamos hábitos ou respostas programadas para enfrentar a complexidade da vida. Segurança: as pessoas com elevada necessidade de segurança costumam resistir à mudança por se sentirem ameaçadas.

39 RESISTÊNCIA À MUDANÇA FONTES:
Fatores econômicos: receio que a mudança reduza de rendimentos. Medo do desconhecido: a mudança faz o conhecido ser trocado pela ambiguidade e pela incerteza. Processamento seletivo de informações: as pessoas tendem a ouvir o que quer, a ignorar informações que possam desafiar o mundo em que construíram.

40 RESISTÊNCIA À MUDANÇA FONTES:
Organizacional: Inércia estrutural: as organizações possuem mecanismos internos que produzem a estabilidade. Foco limitado de mudança: as organizações são formadas por diversos subsistemas interdependentes. Não se pode mudar um deles sem afetar os demais.

41 RESISTÊNCIA À MUDANÇA FONTES:
Inércia do grupo: mesmo que os funcionários queiram mudar seu comportamento, as normas de grupo agem como limitadora. Ameaça à especialização: as mudanças nos padrões organizacionais podem ameaçar a exclusividade de alguns grupos especializados.

42 RESISTÊNCIA À MUDANÇA FONTES:
Ameaça às relações de poder estabelecidas: qualquer redistribuição de autoridade para tomada de decisões pode ameaçar as relações de poder já estabelecidas. Ameaça às alocações de recursos estabelecidas: os grupos que controlam recursos que possa ser cortado freqüentemente vêem a mudança como uma ameaça.

43 Como ?

44 Imprescindível o apoio da alta administração;
Entender que o próprio processo em si, já é uma mudança; Evitar criar a expectativas sobre a solução de todos os problemas identificados; Não esperar resultados plenos e imediatos; Controlar permanentemente o processo.

45 DESAFIOS QUEBRAR PARADIGMAS Procurar culpados;
Achar que tem o controle; Acomodação; Pensar que para aprender só é necessário experiência; Medo de tentar.

46 DESAFIOS Preparar a empresa e as pessoas para o futuro.
Utilizar mecanismos de motivação e de realização pessoal. Utilizar mecanismos de motivação e de realização pessoal. Incentivar uma cultura participativa e democrática.

47 Utilizar intensivamente o benchmarking
DESAFIOS Utilizar intensivamente o benchmarking Estimular, reconhecer e recompensar a flexibilidade e a criatividade.

48

49 Tempo significa a duração de qualquer fenômeno ou acontecimento
Tempo significa a duração de qualquer fenômeno ou acontecimento. É a sucessão de anos, meses, dias, horas, momentos.

50 ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO
CARACTERISTICAS DO TEMPO: IRREVERSÍVEL PERECÍVEL IRRECUPERÁVEL INTRANSFERÍVEL DEMOCRÁTICO LIMITADO

51 ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO
O Princípio de Pareto (também conhecido como princípio 80-20), sugerido por Joseph Juran, afirma que para muitos fenômenos, 80% das consequências advêm de 20% das causas.

52 ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO
O essencial leva pouco tempo (20%), o acessório leva muito tempo (80%). Em que devemos nos concentrar, no acessório ou no essencial?

53 ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO
Oitenta por cento do sucesso a ser conquistado depende de vinte por cento de suas atividades

54 ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO
“O tempo é o recurso mais escasso e, a não ser que seja gerido, nada mais pode ser gerido…”. Peter Drucker

55 ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO
Devem ser observados: - importância; - urgência; - facilidade na execução das atividades.

56 Qual a diferença?

57 ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO
Importantes: Contribuem diretamente para o alcance dos objetivos, trazendo resultados mais efetivos; Urgentes: têm prazos imediatos para finalização, a não execução imediata pode acarretar problemas.

58 ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO
Dedique-se em primeiro lugar aos assuntos que contribuam para o alcance dos objetivos.

59 DESPERDIÇADORES DE TEMPO
Atividades circunstanciais: atividades não urgentes e não importantes: realizadas em função de uma situação, condição, ambiente ou outra pessoa.

60 DESPERDIÇADORES DE TEMPO
Interrupções; Perfeccionismo; Procrastinação;

61 DESPERDIÇADORES DE TEMPO
Outros exemplos?

62 MATRIZ DE GERENCIAMENTO DO TEMPO

63 DICAS PARA ADMINISTRAR O TEMPO
PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO DELEGAÇAO LISTA MESTRA

64 PLANEJAMENTO

65  ”Se não tiveres rumo, nenhum vento te será favorável” (Séneca)

66 Planejamento do tempo: Definir o que se quer fazer e ordenar as ações para a realização da maior quantidade de atividades no menor prazo para se atingir seus objetivos. Toda hora aplicada em planejamento poupa três ou quatro na execução e produz melhores resultados.

67 Planejamento Deve ser feito em função do tempo necessário e não do tempo disponível.

68 ORGANIZAÇÃO É aliada do tempo, facilita a execução das tarefas.

69 DELEGAÇÃO

70 DELEGAÇÃO Atribuição de tarefas para outras pessoas a fim de liberar o tempo para tarefas mais importantes.

71 DELEGAR PASSAR A TAREFA PARA OUTRA PESSOA
LIVRAR-SE DE UMA TAREFA TRANSFERINDO-A PARA OUTRA PESSOA

72 DELEGAR FAZER AS COISAS ACONTECEREM ATRAVÉS DE OUTRAS PESSOAS

73 DELEGAR É NECESSÁRIO: - DAR UMA DIREÇÃO; - DAR AUTORIDADE;
- DAR CONDIÇÕES.

74 LISTA MESTRA Lista de atividades: a partir dela é possível elaborar a agenda diária.

75 LISTA MESTRA Informações mínimas: Atividade Prazo Nível de facilidade
Nível de urgência Conclusão – registrar quando a atividade for concluída.

76 OUTRAS DICAS PARA ADMINISTRAR O TEMPO
EVITAR INTERRUPÇÕES O CANSAÇO É INIMIGO DA PRODUTIVIDADE CADA PESSOA TEM SEU PRÓPRIO RITMO, É O QUE DETERMINA A DISTRIBUIÇÃO DO SEU DIA.

77 OUTRAS DICAS PARA ADMINISTRAR O TEMPO
APRENDE A DIZER NÃO ESTABELECER METAS E PRAZOS REALISTAS DETERMINAR UM TEMPO PARA AS TAREFAS QUE NÃO GOSTA.

78 EFICIÊNCIA X EFICÁCIA EFICIÊNCIA: obter resultados com a máxima qualidade, o mínimo de energia e no prazo esperado. Está relacionada a mais produtividade com menos custo e em menos tempo. “Fazer certo as coisas”

79 EFICIÊNCIA X EFICÁCIA EFICÁCIA: atingir os resultados pretendidos no prazo esperado. Está relacionada ao processo de decisão, refere-se ao resultado do processo. “Fazer as coisas certas”

80 EFICIÊNCIA X EFICÁCIA EFETIVIDADE: Está relacionada à satisfação das expectativas do cliente através de uma ação direcionada para este fim. Significa que os resultados pretendidos foram alcançados e comprovados.


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