A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A FORMAÇÃO DOCENTE EM VIGILÂNCIA DA SAÚDE José Inácio Jardim Motta Paulo Sabroza Marcelo Firpo Marcelo Rasga.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A FORMAÇÃO DOCENTE EM VIGILÂNCIA DA SAÚDE José Inácio Jardim Motta Paulo Sabroza Marcelo Firpo Marcelo Rasga."— Transcrição da apresentação:

1 A FORMAÇÃO DOCENTE EM VIGILÂNCIA DA SAÚDE José Inácio Jardim Motta Paulo Sabroza Marcelo Firpo Marcelo Rasga

2 DA ORIGEM DA PROPOSTA Necessidades de qualificação docente apontadas pela pesquisa nacional no âmbito da rede de centros de formação para o SUS; Necessidades de qualificação docentes apontadas pela Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde para fazer frente aos desafios do processo de organização das vigilâncias locais, especialmente a epidemiológica e ambiental.

3 O CONTEXTO DO TRABALHO EM VIGILÂNCIA E O CAMPO DA FORMAÇÃO Trabalho em vigilância como um problema complexo, assumindo ser este um campo interdisciplinar de conhecimentos e um campo intersetorial de práticas. Prática pedagógica como resposta estratégica a complexidade do conhecimento mobilizado. Trabalho em vigilância como uma prática de construção coletiva de conhecimentos entre os sujeitos de sua ação, ou seja, entre gestores, trabalhadores e usuários do sistema. Processos educacionais como espaços coletivos de construção e socialização de conhecimentos.

4 ATORES DA FORMAÇÃO DOCENTES E FUTUROS DOCENTES (A SEREM FIXADOS). PERTENCENTES A REDE DE ESCOLAS E CENTROS FORMADORES EM SAÚDE PÚBLICA COMPROMISSO DOS CENTROS DE FORMAÇÃO COM OS PROCESSOS LOCAIS DE QUALIFICAÇÃO EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE

5 PERSPECTIVA METODOLÓGICA Se constitui de quatro eixos estratégicos: Vigilância epidemiológica; Vigilância epidemiológica; Vigilância ambiental; Vigilância ambiental; Processos educacionais; Processos educacionais; Investigação em saúde. Investigação em saúde. Eixos se articulam em hélice sendo que a centralidade é carreada pelas vigilâncias, e os processos educacionais e a investigação orbitam em torno deles.

6 PERSPECTIVA METODOLÓGICA A problematização como eixo orientador das atividades pedagógicas; O conhecimento dos 4 eixos se mesclam no cotidiano de reflexões do aprendiz. Processo de superação de fronteiras disciplinares; O cotidiano do trabalho local em vigilância em saúde como espaço de reflexão dos seus grandes desafios, e a educação e investigação como estratégias de compreensão e intervenção sobre esses desafios.

7 O PROCESSO CURRICULO dividido em cinco momentos de concentração articulados com espaços de interação no trabalho entre eles. Espaços de Interação: realizados nos locais de trabalhos articulados com os centros formadores sobre a supervisão de mediadores de aprendizagens; Espaços de Interação: realizados nos locais de trabalhos articulados com os centros formadores sobre a supervisão de mediadores de aprendizagens; Evento pedagógico estadual; Projeto de intervenção

8 ETAPAS Consolidação da equipe central com um coordenador por eixo; Oficina com atores/docentes com experiência reconhecida nos quatro eixos, definição da matriz curricular Oficina de construção do currículo; Qualificação dos mediadores de aprendizagem Seleção dos aprendizes junto com os centros formadores; Inicio do processo de qualificação


Carregar ppt "A FORMAÇÃO DOCENTE EM VIGILÂNCIA DA SAÚDE José Inácio Jardim Motta Paulo Sabroza Marcelo Firpo Marcelo Rasga."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google