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1. Qualidade, Processos e Gestão de Software Uma proposta de uso do TMM para melhoria da capacidade nas áreas de Verificação e Validação do CMMI 13/12/2008.

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2 Qualidade, Processos e Gestão de Software Uma proposta de uso do TMM para melhoria da capacidade nas áreas de Verificação e Validação do CMMI 13/12/2008 2 Nielso Oliveira (ncoj@cin.ufpe.br)

3 Agenda 1.Contextualização 2.CMMI 3.Verificação e Validação – V&V 4.Maturidade em Testes 5.TMM 6.CMMI V&V x TMM 7.Conclusão 3

4 Contextualização 4  Software faz parte de várias atividades do dia-a-dia da sociedade moderna;  Globalização -> Aumento da concorrência -> Qualidade como diferencial competitivo  Mas, como melhorar a qualidade do software? QUALIDADE DO PRODUTO DE SOFTWARE QUALIDADE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO SW-CMMISO 9126 CMMI-Dev MPS Br ISO 12207 Bootstrap ISO 14598 ISO 12119 ISO 25000 (SQuaRE)

5 CMMI 5 SEI CMMI Integração de vários modelos (SW-CMM, IPD-CMM, SE-CM) CMMI-Dev 1.2 publicado em agosto/2006. [ CMMI ] Componentes do Modelo Área de Processo - conjunto de atividades relacionadas que, quando realizadas adequadamente, atendem um conjunto de metas consideradas importantes para trazer uma melhoria significativa naquela área. Objetivos Específicos - descrevem o que deve ser implementado para satisfazer a Área de Processo. Práticas Específicas - atividade importante na satisfação de uma meta específica. Área de Processo Objetivo Específico 1Objetivo Específico 2 Prática Específica 1 Prática Específica 2

6 CMMI 6 [ CMMI ] Componentes do Modelo (continuação) Objetivos Genéricos - descrevem características referentes à institucionalização de um processo que implemente as àreas de processo. São genéricas porque se aplicam a várias áreas de processo. Práticas Genéricas - atividade importante na satisfação de uma meta genérica. Área de Processo 1 Objetivo Específico 1 Prática Específica 1 Prática Específica 2 Área de Processo n Objetivo Genérico 1 Prática Genérica 1Prática Genérica 2...

7 CMMI 7 Representações – definem uma estratégia para a melhoria dos processos Estagiada Áreas de processo agrupadas por nível (1 a 5) Avaliação da maturidade organizacional Contínua Agrupamento de acordo com as necessidade da organização (profile) Avaliação da capacidade dos processos [ CMMI ]

8 CMMI 8 Representações – definem uma estratégia para a melhoria dos processos NívelRepresentação Estagiada (Nível de Maturidade) Representação Contínua (Nível de Capacidade) 0N/AIncompleto 1Executado 2Gerenciado 3Definido 4Quantitativamente Gerenciado 5Otimização Os níveis (maturidade ou capacidade) estão associados à implementação dos processos da organização, ou seja, são alcançados através do alcance das metas genéricas do modelo. [ CMMI ]

9 CMMI 9 Objetivos Genéricos [ CMMI ] NívelObjetivo Genérico 0 - IncompletoN/A 1 - Executado1.1 – Executar as práticas específicas das Aps para desenvolver os produtos e prover os serviços necessários para se alcançar os objetivos específicos. 2- Gerenciado2.1- Estabelecer uma política organizacional para o planejamento e execução do processo 2.2 – Estabelecer e manter um plano par a execução do processo 2.3 – Prover recursos par a execução dos processos 2.4 – Definir responsabilidades e autoridade para a executar o processo 2.5 – Treinas as pessoas para executar e dar suporte ao processo 2.6 – Manter os produtos de trabalho em níveis adequados de gerência de configuração 2.7 – Identificar e envolver os satakeholders conforme planejamento 2.8 – Monitorar e controlar o processo de acordo com o planejamento, tomando ações corretivas quando necessário 2.9 – Avaliar objetivamente a aderência ao processo, identificando as não conformidades 2.10 – Revisar as atividades, status e resultados do processo com a alta gerência 3- Definido3.1 – Estabelecer e documentar o o processo adaptado do processo padrão da organização de acordo com as necessidades do projeto 3.2 – Coletar informações para suportar o uso futuro e a melhoria do processo da organização 4- Quantitativamente Gerenciado 4.1 – Estabelecer objetivos quantitativos para o processo 4.2 – Estabilizar a perfornance dos subprocessos 5-Otimização5.1 – Garantir a melhoria contínua do processo de acordo com as necessidades da organização 5.2 – Identificar e corrigir as causas dos defeitos e problemas no processo

10 CMMI 10 Agrupamento das Áreas de Processo em Categorias [ CMMI ] Verificação Validação

11 Verificação e Validação 11 As atividades de V&V servem para assegurar que o software funcione de acordo com o que foi especificado e atenda aos requisitos dos stakeholders. [SOMMERVILE] Enquanto a verificação preocupa-se com a implementação correta dos requisitos especificados, a validação avalia se o software realmente satisfaz às necessidades dos usuários. [PEZZÈ] Conjunto de atividades com a finalidade de garantir que tanto o modo como o software está sendo desenvolvido quanto o produto estejam em conformidade com o especificado. [DELAMARO] A verificação é o processo de determinar se a saída de uma fase está de acordo com os requisitos especificados na fase anterior. A validação busca confirmar que a especificação do sistema é consistente com os requisitos dos stakeholders. [KOSCIANSKI] A validação preocupa-se em demonstrar que o produto atende às necessidades dos usuários, enquanto que a verificação asegura que os produtos de trabalho foram gerados de acordo com os requisitos especificados. [CMMI]

12 Verificação e Validação 12 Verificação – Objetivos (OE) e Práticas (PE) específicos OE 1 – Preparação para a verificação PE 1.1 – Selecionar produtos para verificação e os métodos que serão utilizados PE 1.2 – Disponibilizar e manter o ambiente necessário à execução da verificação PE 1.3 – Definir e manter os procedimentos e critérios para verificação OE 2 – Executar revisões por pares nos produtos selecionados PE 2.1 – Preparar a revisão por pares PE 2.2 – Realizar as revisões identificando os problemas PE 2.3 – Analizar os dados das revisões OE 3 – Verificar os produtos de trabalho selecionados PE 3.1 – Executar a verificação PE 3.2 – Analisar os resultados da verificação [ CMMI ]

13 Verificação e Validação 13 Validação – Objetivos (OE) e Práticas (PE) específicos OE 1 – Preparação para a validação PE 1.1 – Selecionar produtos para validação e os métodos que serão utilizados PE 1.2 – Disponibilizar e manter o ambiente necessário à execução da validação PE 1.3 – Definir e manter os procedimentos e critérios para validação OE 2 – Validar o produto PE 2.1 – Executar a validação nos produtos selecionados PE 2.2 – Analisar os resultados da validação [ CMMI ]

14 Maturidade em Testes 14 Desde a década de 80 as atividades de teste eram executadas no final do ciclo de desenvolvimento Com o aumento da complexidade dos sistemas de software, a atividade de teste passou a exigir uma maior especialização e a definição de um processo paralelo ao processo de desenvolvimento. [BASTOS] Modelos de maturidade em Testes surgiram para avaliar e melhorar o nível de qualidade dos processos de testes aplicados numa organização desenvolvedora de software. [VASCONCELOS]  Test Improvement Model (TIM)  Test Process Improvement (TPI)  Test Maturity Model (TMM)

15 TMM - Test Maturity Model 15 Desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da universidade de Illinois em 1996, com o objetivo de dar suporte às organizações na melhoria de seu processo de teste. Criado para ser um complemento ao SW-CMM e baseado nos melhores práticas de teste do mercado. Define 5 níveis de maturidade. Cada nível, exceto o nível 1, possui a seguinte estrutura: Conjunto de objetivos de maturidade que podem ser comparados às áreas de processo do CMMI; Sub-objetivos que descrevem o escopo, limitações e comprometimento necessário para se alcançar as metas. Podemos considerá-las equivalentes aos objetivos específicos do CMMI A cada submeta estão associadas atividades (equivalente às práticaas do CMMI) e responsabilidades dos gerentes, desenvolvedores/testadores e dos clientes/usuários [BURSTEIN]

16 TMM - Test Maturity Model 16 Níveis Maturidade de Testes Objetivos de Maturidade Sub-objetivos de Maturidade Indicam Contêm Suportados por Atingidos por Atividades / Responsabilidades Organizadas em Visões Críticas Implementação e Adaptação Organizacional Implicam Desenvolvedor Testador Gerente Usuário Cliente

17 TMM - Test Maturity Model 17 Nível 4: Gerenciamento e Medições Nível 2: Definição da Fase Nível 3: Integração Nível 5: Otimização, Prevenção de defeitos e Controle de Qualidade CAOS Teste == depuração Teste = sw funciona Teste = sw NÃO funciona Introdução de métricas de qualidade (processo e produto) Prevenção de defeitos Nível 1: Inicial

18 TMM - Test Maturity Model 18 NíveisDescrição dos Objetivos de maturidade 1 – Inicial  N/A 2 - Fase de Definição  Desenvolver os objetivos do teste  Iniciar o processo de planejamento do teste  Institucionalizar técnicas e métodos básicos de teste 3 – Integração  Estabelecer uma organização de testes de software  Integrar o teste no ciclo de vida do software.  Controlar e monitorar o Processo de Teste  Estabelecer um programa de treinamento 4 - Gestão e Medições  Estabelecer um programa amplo de revisão  Estabelecer um programa amplo de medições de teste  Avaliar a qualidade do Software 5 - Otimização, prevenção de defeitos e controle de qualidade  Aplicar processo de prevenção de defeitos  Controlar a qualidade (usando métodos estatísticos)  Otimizar o Processo de Teste

19 CMMI V&V x TMM 19 Como o TMM define 5 niveis de maturidade relacionados a V&V, é muito mais rápido se avançar nos níveis do TMM do que na capacidade das áreas de Verificação e Validação de acordo com o CMMI. TMM Nível 4 ⃗ Executar Revisão por Pares ⃖ Nível 1 de capacidade do CMMI Não há correspondência direta entre os níveis de capacidade do CMMI e os de maturidade do TMM

20 CMMI V&V x TMM 20 Objetivos do TMM para se alcançar o nível 1 de Capacidade do CMMI. Área de Processo CMMI Prática EspecíficaObjetivo de maturidade do TMM VerificaçãoPE 1.1 – Selecionar produtos para verificação e os métodos que serão utilizados Desenvolver os objetivos do teste PE 1.2 – Disponibilizar e manter o ambiente necessário à execução da verificação Institucionalizar técnicas e métodos básicos de teste PE 1.3 – Definir e manter os procedimentos e critérios para verificação Institucionalizar técnicas e métodos básicos de teste PE 2.1 – Preparar a revisão por paresEstabelecer um programa amplo de revisão PE 2.2 – Realizar as revisões identificando os problemas Estabelecer um programa amplo de revisão PE 2.3 – Analizar os dados das revisões Controlar e monitorar o Processo de Teste Estabelecer um programa amplo de medições de teste PE 3.1 – Executar a verificaçãoDesenvolver os objetivos do teste Iniciar o processo de planejamento do teste Institucionalizar técnicas e métodos básicos de teste PE 3.2 – Analisar os resultados da verificação Controlar e monitorar o Processo de Teste Estabelecer um programa amplo de medições de teste

21 CMMI V&V x TMM 21 Objetivos do TMM para se alcançar o nível 1 de Capacidade do CMMI. Área de Processo CMMI Prática EspecíficaObjetivo de maturidade do TMM ValidaçãoPE 1.1 – Selecionar produtos para validação e os métodos que serão utilizados Desenvolver os objetivos do teste PE 1.2 – Disponibilizar e manter o ambiente necessário à execução da validação Institucionalizar técnicas e métodos básicos de teste PE 1.3 – Definir e manter os procedimentos e critérios para validação Institucionalizar técnicas e métodos básicos de teste PE 2.1 – Executar a validação nos produtos selecionados Desenvolver os objetivos do teste Iniciar o processo de planejamento do teste Institucionalizar técnicas e métodos básicos de teste PE 2.2 – Analisar os resultados da validação Controlar e monitorar o Processo de Teste Estabelecer um programa amplo de medições de teste E quanto aos demais níveis de capacidade ??

22 CMMI V&V x TMM 22 Relacionamento Metas do nível 2 do TMM com Capacidade dos processos CMMI Nível TMMObjetivo de MaturidadeObjetivo Genérico do CMMI 2Desenvolver os objetivos do teste2.1- Estabelecer uma política organizacional para o planejamento e execução do processo Iniciar o processo de planejamento do teste 2.2 – Estabelecer e manter um plano par a execução do processo 2.3 – Prover recursos par a execução dos processos 2.4 – Definir responsabilidades e autoridade para a executar o processo 2.7 – Identificar e envolver os satakeholders conforme planejamento Institucionalizar técnicas e métodos básicos de teste 2.1- Estabelecer uma política organizacional para o planejamento e execução do processo

23 CMMI V&V x TMM 23 Relacionamento Metas do nível 3 do TMM com Capacidade dos processos CMMI Nível TMMObjetivo de MaturidadeObjetivo Genérico do CMMI 3Estabelecer uma organização de testes de software 2.3 – Prover recursos par a execução dos processos 2.4 – Definir responsabilidades e autoridade para a executar o processo 2.7 – Identificar e envolver os satakeholders conforme planejamento Integrar o teste no ciclo de vida do software 3.1 – Estabelecer e documentar o o processo adaptado do processo padrão da organização de acordo com as necessidades do projeto Controlar e monitorar o Processo de Teste 2.7 – Identificar e envolver os satakeholders conforme planejamento 2.8 – Monitorar e controlar o processo de acordo com o planejamento, tomando ações corretivas quando necessário 2.9 – Avaliar objetivamente a aderência ao processo, identificando as não conformidades 2.10 – Revisar as atividades, status e resultados do processo com a alta gerência 3.2 – Coletar informações para suportar o uso futuro e a melhoria do processo da organização Estabelecer um programa de treinamento 2.5 – Treinas as pessoas para executar e dar suporte ao processo

24 CMMI V&V x TMM 24 Relacionamento Metas do nível 4 do TMM com Capacidade dos processos CMMI Nível TMMObjetivo de MaturidadeObjetivo Genérico do CMMI 4Estabelecer um programa amplo de revisão 2.2 – Estabelecer e manter um plano par a execução do processo 2.3 – Prover recursos par a execução dos processos 2.4 – Definir responsabilidades e autoridade para a executar o processo 2.7 – Identificar e envolver os satakeholders conforme planejamento Estabelecer um programa amplo de medições de teste 3.2 – Coletar informações para suportar o uso futuro e a melhoria do processo da organização Avaliar a qualidade do Software 4.1 – Estabelecer objetivos quantitativos para o processo

25 CMMI V&V x TMM 25 Relacionamento Metas do nível 5 do TMM com Capacidade dos processos CMMI Nível TMMObjetivo de MaturidadeObjetivo Genérico do CMMI 5Aplicar processo de prevenção de defeitos 5.1 – Garantir a melhoria contínua do processo de acordo com as necessidades da organização 5.2 – Identificar e corrigir as causas dos defeitos e problemas no processo Controlar a qualidade (usando métodos estatísticos) 4.2 – Estabilizar a perfornance dos subprocessos Otimizar o Processo de Teste 5.1 – Garantir a melhoria contínua do processo de acordo com as necessidades da organização

26 Conclusões 26 Apesar do CMMI ser um modelo mundialmente difundido e tratar todas as disciplinas realtivas ao desenvlvimento de software, um modelo específico para Testes facilita o planejamento das organizações para iniciativas de melhoria nessa área. O Test Maturity Model – TMM, além de facilitar a iniciativa de melhoria em testes da organização, também contribui para melhorar a capacidade em Verificação e Validação de acordo com o CMMI. Ou seja, a adoção do TMM não dispersa esforços relativos à metas de certificação CMMI, ao contrário, contribui para o alcance das mesmas.

27 Trabalhos Futuros 27 Realizar estudo de caso em uma organização de forma a constatar como o uso do TMM pode contribuir para o aumento da capacidade em Verificação e Validação. - Avaliação inicial TMM e CMMI V&V - Desenvolvimento de programa de melhoria em testes com base no TMM - Após concluído o projeto de melhorias em testes, reavaliar capacidade em CMMI V&V. Obrigado!

28 Referências 28 BASTOS, Aderson et al. Base de Conhecimento em Testes de Software: São Paulo: Martins, 2007 BURSTEIN Illene; SUWANNASART, Taratip; CARLSON, C.R. Developing a Testing Maturity model: Part I. Crosstalk, Utah, Agosto 1996 CMMI for Development version 1.2, Pittsburgh, Software Engineering Institute, Carnegie Mellon University, August 2006 DELAMARO, Eduardo; MALDONADO, José Carlos; JINO, Mário. Introdução ao Teste de Software. Rio de janeiro: Elsevier, 2007 KOSCIANSKI, André. Qualidade de Software. São Paulo: Novatec, 2007 OLIVEIRA JÚNIOR, Nielso. An Assessment of CIn-BTC Automation Test Process According to Test Maturity Model – TMM. 2005. 46p. Monografia de Conclusão de Curso (Curso Sequencial de Formação Complementar em Análise de Testes) - UFPE, Recife, 2005 PEZZÈ, Mauro. Teste e Análise de Software. Porto Alegre: Bookman, 2008 SOMMERVILE, Ian. Engenharia de Software. 6 ª ed. São Paulo: Addison Wesley, 2003 VASCONCELOS, A.. Modelos de Maturidade de Testes, 2007

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